Apa com Mosaic

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Parent

Member
Joined
Sep 20, 2016
Messages
15
Reaction score
1
Boa Tarde Cervejeiros, depois de ler mais, resolvi ir para minha segunda brassagem, será uma Apa feita por BIAB, segue uma foto da receita como foi montada, alguma dica de melhora?
 

Attachments

  • WhatsApp Image 2017-09-10 at 20.07.14.jpeg
    WhatsApp Image 2017-09-10 at 20.07.14.jpeg
    174 KB · Views: 183
Show!!!!
Vai ficar boa assim
Faria mais uma adição a 0min mais isso só vai deixar o aroma mais complexo, pra segunda brassagem a receita ta TOP!
Faz como ela tá, se achar que precisa de mais coisa vc vai ajustando ela!

André Wenderosck
 
Parent,

acho o caraamber um dos caramelos médios que mais puxam pro maltado, se não o mais. Ainda mais com o munich junto... Se quiser se prender ao estilo, e a estrela do estilo é o lúpulo, e se o negócio é corrigir a cor, te aconselho a usar outro no lugar dele, ou então usar mais pro fim da brassagem. Sei que é só 5%, mas vai que...

Outra coisa, uma pastilha de whirflock convencional é muito pra 20 litros, e pode até mesmo atrapalhar na questão da limpidez. Acho que você devia dividir a pastilha em 5 pedaços e tá de boa. Guarda o resto pra outras vezes.

E acho que um pacote de fermento é pouco pra essa OG e pra 20 litros. Use dois.

No mais, acho que ficou bacana.
 
Realmente 1 pacote é pouco mais seguro usar 2 (não havia observado isso
Lembrando que 1 pastilha de whirlfloc e pra 100l dividir em 5 e complicado dividindo em 4 não vai trazer problema nenhum.

André Wenderosck
 
Valeu vou seguir as dicas, por isso que quando fiz minha primeira Belgian Pale Ale usei uma pastilha em 10l e ficou muito trub, achei que era uma pastilha para cada 10l ou 20l, vou providenciar mais um pacote de fermento então :D
:mug:
 
no pacote da fermentis fala que um pacote de 20g é para fermentar de 20L a 30L, então acho que não teria necessidade de 2 pacotes, se puderem me tirar essa duvida :D
 
no pacote da fermentis fala que um pacote de 20g é para fermentar de 20L a 30L, então acho que não teria necessidade de 2 pacotes, se puderem me tirar essa duvida :D
Isso depende quantidade de células por ml/°P (grau plato/densidade), Viabilidade das leveduras e mais um monte de variável. Então como não temos como analizar a viabilidade em cada pacote que compramos (se faz isso com microscopio) utilizamos médias de estudos e análises anteriores, que chegam a quantidade aproximada de 1g de fermento por Litro de mosto, que se aplica a grande maioria das receitas que nós fazemos.
Tem a calculadora do beers Friends que eu costumo usar pra fazer starter (multiplicar as células de um pacote)
https://www.brewersfriend.com/yeast-pitch-rate-and-starter-calculator/

André Wenderosck
 
Opa,

Faço APA com Mosaic e fica MUITO boa. Pra segunda brassagem, eu tiraria o dry-hop e mandaria esse lúpulo no apagar do fogo. É como disse o amigo @Wenderosck, teste, teste, teste.

Já fiz 20L de APA com 1pcte de fermento sem agitador. Acho que não precisa de 2. Se ativar com agitador daí não precisa mesmo.

Sobre o whirfloc, se não rolar 1/5 ou 1/4 manda 1/2.

Abraços
 
Boa Tarde Cervejeiros, depois de ler mais, resolvi ir para minha segunda brassagem, será uma Apa feita por BIAB, segue uma foto da receita como foi montada, alguma dica de melhora?

É o estilo que mais fiz testes até hoje. Ontem brassei uma NE APA com um fermento Vermont que consegui, não fiz nenhuma adição de lúpulo na fervura, somente quando o mosto começou a esfriar, fiz adições a 90 e 80 graus, 130g de lupulos pra 15 litros finais no fermentador. Agora vão 180g no DH, não sei o q vai dar, tudo é teste, tudo é aprendizado.

Acho que esse perfil maltado vai sobressair, sobretudo se você não fizer DH. Mudaria esses maltes, mas é teste mesmo, nunca fiz com eles e talvez fique bom. Eu só recomendo uma coisa aí em cervejas lupuladas, deixe ferver 70 min, 10 mins sem adicionar lúpulos, deixa as proteínas do malte aglutinarem, retire as que boiarem antes de fazer a primeira adição de lúpulo.
 
Vou colocar 60g de mosaic no dry-hopping


É o estilo que mais fiz testes até hoje. Ontem brassei uma NE APA com um fermento Vermont que consegui, não fiz nenhuma adição de lúpulo na fervura, somente quando o mosto começou a esfriar, fiz adições a 90 e 80 graus, 130g de lupulos pra 15 litros finais no fermentador. Agora vão 180g no DH, não sei o q vai dar, tudo é teste, tudo é aprendizado.

Acho que esse perfil maltado vai sobressair, sobretudo se você não fizer DH. Mudaria esses maltes, mas é teste mesmo, nunca fiz com eles e talvez fique bom. Eu só recomendo uma coisa aí em cervejas lupuladas, deixe ferver 70 min, 10 mins sem adicionar lúpulos, deixa as proteínas do malte aglutinarem, retire as que boiarem antes de fazer a primeira adição de lúpulo.
 
Blz Pessoal, tô para fazer uma APA com maris otter e malte black só para ajuste de cor... quero usar só Mosaic, sugestões de adição? amargor FWH, se jogar tudo a @min. pega sabor e aroma?

Cheers!
 
Nas minhas APAs/Session IPAs tenho tido excelentes resultados jogando 5g/L no hopstand a 82ºC por 20 minutos e 5g/L no DH de fim de fermentação primária (últimos 1ºP-2ºP). Amargor regulado com FWH de algum lúpulo de AA alto e baixa cohumulone (tipo magnum). Com lúpulos modernos tipo o mosaic dá um aroma bem assertivo. Mesmo assim na próxima quero jogar 7,5g/L em cada adição hehehe

Vai sair uma APA foda, maris otter é bom demais!
 
As vezes menos é mais. Não precisa de adições pesadas em APA's no geral, se não vira IPA né não?
Foca em trazer na casa de 20IBU em FWH, depois só adição tardia, no final de fervura, daí faz uma adição boa, na casa de 3g/l já será legal, amargor fica redondo, se quiser algo um pouco mais alto em relação BU:GU, faz uma adição de 10IBU em 10 minutos. No DH, não precisa passar de 5g/l em APA, se bem que se tá usando um malte potente né, então pregue fogo, mosaic é ótimo, adoro misturar ele com Amarillo.
 
Nas minhas APAs/Session IPAs tenho tido excelentes resultados jogando 5g/L no hopstand a 82ºC por 20 minutos e 5g/L no DH de fim de fermentação primária (últimos 1ºP-2ºP). Amargor regulado com FWH de algum lúpulo de AA alto e baixa cohumulone (tipo magnum). Com lúpulos modernos tipo o mosaic dá um aroma bem assertivo. Mesmo assim na próxima quero jogar 7,5g/L em cada adição hehehe

Vai sair uma APA foda, maris otter é bom demais!

Então Gabriel....Vou usar somente 0,3% (20Gramas) de black para ajustar cor...tava querendo fazer Single Hop Mosaic... será que dará um bom amargor? sempre faço FWH, normalmente usaria Columbus ou Magnum...quero ela bem límpida..por isso irei abrir mão do DH, e 5G/L acho muito (pro perfil que estou buscando nessa breja) pelo menos com Mosaic, que tem quase 13% A.A, eu faço No CHill e sempre usou ou bag ou spider para remover o lupulo para a virada da noite....mas e "se"...depois da lupulagem no Hopstand..eu baixar temp para casa dos 70...e colocar mais uma carga, sera que ainda extrai amargor? pq ai seria como um dry hop né....

Abraço!
 
As vezes menos é mais. Não precisa de adições pesadas em APA's no geral, se não vira IPA né não?
Foca em trazer na casa de 20IBU em FWH, depois só adição tardia, no final de fervura, daí faz uma adição boa, na casa de 3g/l já será legal, amargor fica redondo, se quiser algo um pouco mais alto em relação BU:GU, faz uma adição de 10IBU em 10 minutos. No DH, não precisa passar de 5g/l em APA, se bem que se tá usando um malte potente né, então pregue fogo, mosaic é ótimo, adoro misturar ele com Amarillo.

Então....IBU em FWH tá dando 25, e resto em FWH mesmo....só estou tentando achar o ponto..pois não quero fazer DH e só quero usar o Mosaic.
 
Então Gabriel....Vou usar somente 0,3% (20Gramas) de black para ajustar cor...tava querendo fazer Single Hop Mosaic... será que dará um bom amargor? sempre faço FWH, normalmente usaria Columbus ou Magnum...quero ela bem límpida..por isso irei abrir mão do DH, e 5G/L acho muito (pro perfil que estou buscando nessa breja) pelo menos com Mosaic, que tem quase 13% A.A, eu faço No CHill e sempre usou ou bag ou spider para remover o lupulo para a virada da noite....mas e "se"...depois da lupulagem no Hopstand..eu baixar temp para casa dos 70...e colocar mais uma carga, sera que ainda extrai amargor? pq ai seria como um dry hop né....

Abraço!
Mosaic dá um bom amargor sim! AA dele é bem legal. Sem DH vai ficar bem legal ainda assim, só tomaria cuidado com o no chill, pois pode estragar a sua lupulagem em hopstand. Na casa de 70ºC já está abaixo da faixa de isomerização de alfa-ácidos (mais ou menos acima de 80°C), mas pelo que o brewfather diz (cabei de jogar aqui) ainda dá um IBU mas muuito pouquinho. E sabe-se lá se procede ou se é só matemática mesmo. Só não saberia te dizer o quanto vc perderia de óleos essenciais com o no chill, ainda que resfriando pra 70ºC antes de deixar da noite pro dia.

As vezes menos é mais. Não precisa de adições pesadas em APA's no geral, se não vira IPA né não?
Foca em trazer na casa de 20IBU em FWH, depois só adição tardia, no final de fervura, daí faz uma adição boa, na casa de 3g/l já será legal, amargor fica redondo, se quiser algo um pouco mais alto em relação BU:GU, faz uma adição de 10IBU em 10 minutos. No DH, não precisa passar de 5g/l em APA, se bem que se tá usando um malte potente né, então pregue fogo, mosaic é ótimo, adoro misturar ele com Amarillo.

Depende. Se mirar um amargor de APA com um punch alto de aroma de lúpulo, não acho que sairia do estilo. Mas fica a critério do cervejeiro quanto ao intuito da cerveja. Na última APA só usei lúpulos clássicos e nem de perto quis aquele punch absurdo, ficou com um equilíbrio bem legal entre malte e lúpulo...mas na próxima pode ser que queira rs
 
Mosaic dá um bom amargor sim! AA dele é bem legal. Sem DH vai ficar bem legal ainda assim, só tomaria cuidado com o no chill, pois pode estragar a sua lupulagem em hopstand. Na casa de 70ºC já está abaixo da faixa de isomerização de alfa-ácidos (mais ou menos acima de 80°C), mas pelo que o brewfather diz (cabei de jogar aqui) ainda dá um IBU mas muuito pouquinho. E sabe-se lá se procede ou se é só matemática mesmo. Só não saberia te dizer o quanto vc perderia de óleos essenciais com o no chill, ainda que resfriando pra 70ºC antes de deixar da noite pro dia.


Realmente a lupulagem é o calcanhar de aquiles do NoChill, ajustei aqui, vou usar um bag para os lúpulos...tanto amargor, como no hopstand, e ajustei para 20 minutos a 80ºC, após isso removo o bag.... depois posto aqui as impressões gerais.
 
Back
Top