Apa com Manga

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Jul 7, 2020
Messages
11
Reaction score
3
Location
Rio de Janeiro
Boa Noite pessoal, gostaria de fazer uma breja com um toque de fruta, pensei em Manga. Estou com uma APA fermentado a 2 dias a 18°, pretendo lá pelo sexto dia, transferir para outro balde e adicionar aproximadamente o 1,5 Litros do bagaço de manga e deixar por mais 5 dias a 20°. Depois fazer nova trasfega para maturar 4 dias a 5° e 4 dias a 0°. O que acham ? Qual manga devo usar ?
Sugestões são bem vindas.
👍👊🍻
 
3 trasfegas = oxidação sem fim

Reavalia essa parte do processo

Na minha opinião da pra fazer tudo que voce quer fazer sem trasfega e voce vai acabar com uma breja se maior qualidade e maior tempo de prateleira
 
Boa Noite pessoal, gostaria de fazer uma breja com um toque de fruta, pensei em Manga. Estou com uma APA fermentado a 2 dias a 18°, pretendo lá pelo sexto dia, transferir para outro balde e adicionar aproximadamente o 1,5 Litros do bagaço de manga e deixar por mais 5 dias a 20°. Depois fazer nova trasfega para maturar 4 dias a 5° e 4 dias a 0°. O que acham ? Qual manga devo usar ?
Sugestões são bem vindas.
👍👊🍻
Eu já fiz uma IPA com manga e o resultado é sensacional! Algumas dicas: congele a manga picada antes de bater no processador, isso vai ajudar tanto na esterilização, quanto na maior liberação de aroma e sabor, pois com o congelamento vc faz a quebra das paredes celulares. Use fruta bastante madura, quando mais doce melhor. NÃO FAÇA TRASFEGA!!! Se o seu fermentador tiver espaço, faça a adição da manga e provavelmente vai entupir tudo, então retire a cerveja por cima ao final do cold crash. Use gelatina para ajudar a decantar o máximo possível de sólidos, mas ela continuar bastante turva!

Basicamente é isso. É um pouco mais trabalhoso, mas o resultado compensa.
Depois posta aqui pra compartilhar com a gente como ficou.

Abraço!
 
Boa Noite pessoal, gostaria de fazer uma breja com um toque de fruta, pensei em Manga. Estou com uma APA fermentado a 2 dias a 18°, pretendo lá pelo sexto dia, transferir para outro balde e adicionar aproximadamente o 1,5 Litros do bagaço de manga e deixar por mais 5 dias a 20°. Depois fazer nova trasfega para maturar 4 dias a 5° e 4 dias a 0°. O que acham ? Qual manga devo usar ?
Sugestões são bem vindas.
👍👊🍻
Use polpa ...já é selecionada e esterilizada pelo congelamento....adicione no 3-4 º dia a fermentação , pois nessa fase as leveduras já consumiram quase toda a glicose e frutose , restando a maltose .....vai dar um UP na fermentação por causa da glicose e frutose da manga ...espere mais 10 dias dias faça, o DH se quizer ...eleve a temperatura a 24 Cº para ter certeza do consumo total de açucares ...NÃO faça a ADIÇÃO em outra fase pois terá refermentação e vai baixar a FG podendo levar ao excesso de espuma e até explosão de garrafas nesse calor ......faça a transfega ,,,deixe para trás o trub ...levedura , lupulo e residuos da manga .....então resfrie por 14 dias a 0Cº e envase ou carbonate
 
Legal esse tópico, estou montando uma receita de APA com Manga e Abacaxi, a ideia seria congelar como o amigo comentou e colocar logo após o termino da fermentação primária, dentro de um bag de voal e deixar uns 5 dias junto com o dry hop, e depois partir para o cold crash. Creio que com o dentro do bag de voal, a quantidade dos sedimentos será menor ajudando na clarificação, porém isso pode inibir a liberação de aromas e sabor.

Se puderem adicionar vossos comentários, agradeço.

Abs.
 
Legal esse tópico, estou montando uma receita de APA com Manga e Abacaxi, a ideia seria congelar como o amigo comentou e colocar logo após o termino da fermentação primária, dentro de um bag de voal e deixar uns 5 dias junto com o dry hop, e depois partir para o cold crash. Creio que com o dentro do bag de voal, a quantidade dos sedimentos será menor ajudando na clarificação, porém isso pode inibir a liberação de aromas e sabor.

Se puderem adicionar vossos comentários, agradeço.

Abs.
Eu jogo no 3-4 º dia da fermentação primária , a lanço , junto com os lúpulo ....estes precisam de área de contato para maior solubilização dos seus oleos ...qualquer coisa em sacos de pano , e principalmente lupulos , perde muito ...pelo menos 50 % do linalol que é o aromático predominante LUPULO EM SACO OFICIAL.jpg
 
Eu jogo no 3-4 º dia da fermentação primária , a lanço , junto com os lúpulo ....estes precisam de área de contato para maior solubilização dos seus oleos ...qualquer coisa em sacos de pano , e principalmente lupulos , perde muito ...pelo menos 50 % do linalol que é o aromático predominanteView attachment 124897

Entendi, valeu pela dica. Abs
 
Boa Noite pessoal, gostaria de fazer uma breja com um toque de fruta, pensei em Manga. Estou com uma APA fermentado a 2 dias a 18°, pretendo lá pelo sexto dia, transferir para outro balde e adicionar aproximadamente o 1,5 Litros do bagaço de manga e deixar por mais 5 dias a 20°. Depois fazer nova trasfega para maturar 4 dias a 5° e 4 dias a 0°. O que acham ? Qual manga devo usar ?
Sugestões são bem vindas.
👍👊🍻
Fala Roberto, blz?
Então, eu já fiz essa experiência porém em uma Cream Ale que por sinal havia fermentado com uma Kveik hothead no qual já é bem frutada remetendo exatamente a frutas amarelas, como manga por exemplo. Dividir meu lote de 20l em duas de 10 litros, onde acabei por fazer essa experiência, comprei algumas mangas palmer, retirei toda a casca e fiz uma poupa com auxílio de um mixer, após acondicionei no freezer por um dia e coloque em um hop bag saco de voal dentro do postimix. Passados +ou- 2 a 3, saquei o beg e dei aquela espremidinha marota, pois devido a poupa da manga ser bem densa, só dessa forma passaria mais o seu sabor. Logo após esse processo, fiz a carbonatação forçada com Co². Vou deixar um pequeno gif e uma foto da cerveja final para ter uma idéia do quão denso ficou, isso sem contar a explosão de manga no nariz...
Ps: Lembrando que dessa forma que adicionei a fruta, não tive nenhum problema com super carbonatação, pelo simples fato de ter carbonatado forçado a baixa temperatura, ou seja, 1°C no meu kegerator. Agora se for carbonatar através de PRIMING usando açúcar, terar que tomar um cuidado mais específico para que não haja excesso de carbonatação na garrafa devido o residual de açúcar da fruta. E dessa forma acabe por explodir garrafas. Abraço e boas brejas 🍺20200605_150538.jpg
20200607_151128.jpg
20200605_150538.jpg
 
Fala Roberto, blz?
Então, eu já fiz essa experiência porém em uma Cream Ale que por sinal havia fermentado com uma Kveik hothead no qual já é bem frutada remetendo exatamente a frutas amarelas, como manga por exemplo. Dividir meu lote de 20l em duas de 10 litros, onde acabei por fazer essa experiência, comprei algumas mangas palmer, retirei toda a casca e fiz uma poupa com auxílio de um mixer, após acondicionei no freezer por um dia e coloque em um hop bag saco de voal dentro do postimix. Passados +ou- 2 a 3, saquei o beg e dei aquela espremidinha marota, pois devido a poupa da manga ser bem densa, só dessa forma passaria mais o seu sabor. Logo após esse processo, fiz a carbonatação forçada com Co². Vou deixar um pequeno gif e uma foto da cerveja final para ter uma idéia do quão denso ficou, isso sem contar a explosão de manga no nariz...
Ps: Lembrando que dessa forma que adicionei a fruta, não tive nenhum problema com super carbonatação, pelo simples fato de ter carbonatado forçado a baixa temperatura, ou seja, 1°C no meu kegerator. Agora se for carbonatar através de PRIMING usando açúcar, terar que tomar um cuidado mais específico para que não haja excesso de carbonatação na garrafa devido o residual de açúcar da fruta. E dessa forma acabe por explodir garrafas. Abraço e boas brejas 🍺View attachment 124900View attachment 124901View attachment 124900
Rapaz que lindo. Era exatamente isso que eu tava querendo fazer, vou tentar numa apa.
 
Fala Roberto, blz?
Então, eu já fiz essa experiência porém em uma Cream Ale que por sinal havia fermentado com uma Kveik hothead no qual já é bem frutada remetendo exatamente a frutas amarelas, como manga por exemplo. Dividir meu lote de 20l em duas de 10 litros, onde acabei por fazer essa experiência, comprei algumas mangas palmer, retirei toda a casca e fiz uma poupa com auxílio de um mixer, após acondicionei no freezer por um dia e coloque em um hop bag saco de voal dentro do postimix. Passados +ou- 2 a 3, saquei o beg e dei aquela espremidinha marota, pois devido a poupa da manga ser bem densa, só dessa forma passaria mais o seu sabor. Logo após esse processo, fiz a carbonatação forçada com Co². Vou deixar um pequeno gif e uma foto da cerveja final para ter uma idéia do quão denso ficou, isso sem contar a explosão de manga no nariz...
Ps: Lembrando que dessa forma que adicionei a fruta, não tive nenhum problema com super carbonatação, pelo simples fato de ter carbonatado forçado a baixa temperatura, ou seja, 1°C no meu kegerator. Agora se for carbonatar através de PRIMING usando açúcar, terar que tomar um cuidado mais específico para que não haja excesso de carbonatação na garrafa devido o residual de açúcar da fruta. E dessa forma acabe por explodir garrafas. Abraço e boas brejas 🍺View attachment 124900View attachment 124901View attachment 124900

Walney, legal seu relato, uma pergunta, em qual fase você adicionou a fruta?
Abs.
 
Walney, legal seu relato, uma pergunta, em qual fase você adicionou a fruta?
Abs.
Fernando boa noite!
Que bom que gostou, espero que seja de grande valia para outros colegas aqui do fórum que estão no intuito de produzir algum estilo que agrega manga ou até mesmo outras frutas. Agora respondendo sua pergunta... Adicionei a poupa logo após o cold crash. Qualquer dúvida fique a vontade.
 
Fala Roberto, blz?
Então, eu já fiz essa experiência porém em uma Cream Ale que por sinal havia fermentado com uma Kveik hothead no qual já é bem frutada remetendo exatamente a frutas amarelas, como manga por exemplo. Dividir meu lote de 20l em duas de 10 litros, onde acabei por fazer essa experiência, comprei algumas mangas palmer, retirei toda a casca e fiz uma poupa com auxílio de um mixer, após acondicionei no freezer por um dia e coloque em um hop bag saco de voal dentro do postimix. Passados +ou- 2 a 3, saquei o beg e dei aquela espremidinha marota, pois devido a poupa da manga ser bem densa, só dessa forma passaria mais o seu sabor. Logo após esse processo, fiz a carbonatação forçada com Co². Vou deixar um pequeno gif e uma foto da cerveja final para ter uma idéia do quão denso ficou, isso sem contar a explosão de manga no nariz...
Ps: Lembrando que dessa forma que adicionei a fruta, não tive nenhum problema com super carbonatação, pelo simples fato de ter carbonatado forçado a baixa temperatura, ou seja, 1°C no meu kegerator. Agora se for carbonatar através de PRIMING usando açúcar, terar que tomar um cuidado mais específico para que não haja excesso de carbonatação na garrafa devido o residual de açúcar da fruta. E dessa forma acabe por explodir garrafas. Abraço e boas brejas 🍺View attachment 124900View attachment 124901View attachment 124900
Relato top
Um jeito nao tao convencional de uso
Mas parece ter dado super certo
Quero fazer algo do genero, muito bacana
 
Relato top
Um jeito nao tao convencional de uso
Mas parece ter dado super certo
Quero fazer algo do genero, muito bacana
Olá Evandro, tudo jói!
Que bom que está servindo de expiração, quando vc a fizer, com certeza vai ficar top! Tmj
 
Eu já fiz uma IPA com manga e o resultado é sensacional! Algumas dicas: congele a manga picada antes de bater no processador, isso vai ajudar tanto na esterilização, quanto na maior liberação de aroma e sabor, pois com o congelamento vc faz a quebra das paredes celulares. Use fruta bastante madura, quando mais doce melhor. NÃO FAÇA TRASFEGA!!! Se o seu fermentador tiver espaço, faça a adição da manga e provavelmente vai entupir tudo, então retire a cerveja por cima ao final do cold crash. Use gelatina para ajudar a decantar o máximo possível de sólidos, mas ela continuar bastante turva!

Basicamente é isso. É um pouco mais trabalhoso, mas o resultado compensa.
Depois posta aqui pra compartilhar com a gente como ficou.

Abraço!
Qual tipo de manga utilizou Leonardo?
 
Eu já fiz uma IPA com manga e o resultado é sensacional! Algumas dicas: congele a manga picada antes de bater no processador, isso vai ajudar tanto na esterilização, quanto na maior liberação de aroma e sabor, pois com o congelamento vc faz a quebra das paredes celulares. Use fruta bastante madura, quando mais doce melhor. NÃO FAÇA TRASFEGA!!! Se o seu fermentador tiver espaço, faça a adição da manga e provavelmente vai entupir tudo, então retire a cerveja por cima ao final do cold crash. Use gelatina para ajudar a decantar o máximo possível de sólidos, mas ela continuar bastante turva!

Basicamente é isso. É um pouco mais trabalhoso, mas o resultado compensa.
Depois posta aqui pra compartilhar com a gente como ficou.

Abraço!
 
Também vou fazer uma APA com manga mas pretendo partir de uns 19 litros de "Belgian APA" e colocar coisa de um litro de polpa de manga.
Pra polpa vou usar manga Palmer e fazer esse esquema de congelar e bater, sem pasteurizar pra alterar o menos possível o sabor da fruta
 
Também vou fazer uma APA com manga mas pretendo partir de uns 19 litros de "Belgian APA" e colocar coisa de um litro de polpa de manga.
Pra polpa vou usar manga Palmer e fazer esse esquema de congelar e bater, sem pasteurizar pra alterar o menos possível o sabor da fruta
Vai ficar muito boa!
 
Leonardo, vc pasteurizou a manga ou apenas congelou os pedaços, depois bateu e colocou no fermentador ?
Obrigado pela ajuda.

Fala, Roberto!

Eu apenas piquei a manga e congelei antes de bater no processador. Sanitize TUDO MUITO BEM!!!
Eu preferi não pasteurizar por que queria o aroma mais fresco possível. Joguei tudo no final da fermentação.
Não lembro a variedade de manga que usei, mas acho que o importante é ter uma fruta bem madura. Estou pensando em repetir a receita em breve.
 
Fala pessoal!
Estou fermentando 40 litros de IPA, nesse caso eu usei apenas 1,5 kg de polpa de manga (adicionei quase no final da fermentação junto com o DH).
Notei que o airlock logo já voltou a trabalhar bastante. Pretendo deixar mais uns 3 dias fermentando depois de colocar a manga, e depois partir para o cold crash.
Minha dúvida é o seguinte: geralmente uso 6g/L de primming para IPA, mas nesse caso por causa da manga estou com medo de carbonatar demais e estourar as garrafas, é recomendado diminuir o primming pra quanto? uns 4g/L?
 
Fala pessoal!
Estou fermentando 40 litros de IPA, nesse caso eu usei apenas 1,5 kg de polpa de manga (adicionei quase no final da fermentação junto com o DH).
Notei que o airlock logo já voltou a trabalhar bastante. Pretendo deixar mais uns 3 dias fermentando depois de colocar a manga, e depois partir para o cold crash.
Minha dúvida é o seguinte: geralmente uso 6g/L de primming para IPA, mas nesse caso por causa da manga estou com medo de carbonatar demais e estourar as garrafas, é recomendado diminuir o primming pra quanto? uns 4g/L?
Fala
Se voce deixar mais uns 7 dias para re fermentar o que voce jogou de acucar nao tem tempo ruim, pode manter seu primming de 6
 
Fala Pessoal, voltei para dar o feedback p vcs. Então, no 5º dia de fermentação adicionei a poupa da manga (congelada e batida) no fermentador. Rendeu pouquíssima polpa...algo em torno de 600ml para 17 litros. Depois fiz prime com açúcar invertido, 4,5ml p 600ml. Resultado final, infelizmente quase não consegui sentir o gosto da manga, devido ao pouco rendimento da polpa. Mas ficou interessante, um amargor seguido de um adocicado bem leve...todos gostaram...kkkkk
Essa semana já vou fazer outra, vou repetir todo o processo, mas pretendo jogar 1500ml de polpa para p fermentador. rss
 

Attachments

  • APA Manga 1.jpg
    APA Manga 1.jpg
    46.6 KB · Views: 22
Fala Pessoal, voltei para dar o feedback p vcs. Então, no 5º dia de fermentação adicionei a poupa da manga (congelada e batida) no fermentador. Rendeu pouquíssima polpa...algo em torno de 600ml para 17 litros. Depois fiz prime com açúcar invertido, 4,5ml p 600ml. Resultado final, infelizmente quase não consegui sentir o gosto da manga, devido ao pouco rendimento da polpa. Mas ficou interessante, um amargor seguido de um adocicado bem leve...todos gostaram...kkkkk
Essa semana já vou fazer outra, vou repetir todo o processo, mas pretendo jogar 1500ml de polpa para p fermentador. rss
Muito bom cara! Só pra ter um norte, quantas mangas de que tamanho você picou pra obter os 700ml de polpa congelada? Só pra eu ter uma ideia, pois vou fazer pra 50L... Fico no aguarde do seu resultado com o dobro de polpa...
 
Muito bom cara! Só pra ter um norte, quantas mangas de que tamanho você picou pra obter os 700ml de polpa congelada? Só pra eu ter uma ideia, pois vou fazer pra 50L... Fico no aguarde do seu resultado com o dobro de polpa...
Então Edgar, de 5 mangas cortei em pedaços e congelei... dai quando bati, deu pouco mais de 600ml... na próxima vou para umas 12 a 15 mangas... depende muito do tamanho. Procurei pegar madura, mas sem qualquer machucado ou ponto furado na casca. Vamos tentando até acertar...kkkk
 
Então Edgar, de 5 mangas cortei em pedaços e congelei... dai quando bati, deu pouco mais de 600ml... na próxima vou para umas 12 a 15 mangas... depende muito do tamanho. Procurei pegar madura, mas sem qualquer machucado ou ponto furado na casca. Vamos tentando até acertar...kkkk
Esse é o barato!
 
Então Edgar, de 5 mangas cortei em pedaços e congelei... dai quando bati, deu pouco mais de 600ml... na próxima vou para umas 12 a 15 mangas... depende muito do tamanho. Procurei pegar madura, mas sem qualquer machucado ou ponto furado na casca. Vamos tentando até acertar...kkkk
Uma dica aqui, seria escolher o tipo da manga. Por exemplo a Tommy ela é menos doce e tem sabor que arranha a garganta, a Palmer, é mais doce e mais saborosa, e mais aromática, além a manga Rosa que tem um grande dulcor e um sabor e aroma espetacular, por exemplo. Agora se quer muito dulcor tem a manga Ubá, que é uma das mais doces.
 
O problema é que a Ubá só de encontramos de Minas pra cima. Aqui em Sampa não existe para comprar.
Mas acho que a Palmer é também bastante doce.
 
Back
Top