American Wheat com manjericão, gengibre e maracujá

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Emilio_Rossi

Well-Known Member
Joined
Jun 8, 2020
Messages
179
Reaction score
76
Location
Cerquilho SP
Galerinha das experiencias doidas, ajuda o Tio aqui, quero fazer uma American Wheat, lupulagem só sorachi final fervura.....to querendo usar gengibre, manjericão e maracujá..... eu sei..tô inventando muita moda...kkkkkk, com maracujá ok..já tenho XP e gosto de usar polpa congelada final fermentação.... agora gengibre e manjericão..nada.....porem me soa razoável fazer um chá concentrado do gengibre e colocar no envase.... e manjericão usar um maço de mercado....metade final fervura..outra metade ou maturação ou DH de manjericão no cold... e ai..alguém com XP com algum destes ingredientes?

Dicas e sugestões bem vindas.
 

Attachments

  • aw.png
    aw.png
    163.1 KB · Views: 26
Não tenho XP com nada disso, mas talvez a sua XP possa me ajudar kkk..Tenho usado maracujá no envase, faço uma polpa, transformo em suco concentrado e boto no barril antes de carbonatar. Essa sua polpa congelada você coloca no fermentador antes do cold é isso? Tem usado quanto, e de que marca?
 
Fiz uma vez uma american wheat com capim limão, coloquei no final da fervura, o aroma ficou excelente, porem ficou um pouco amargo demais, acredito que o capim limao tbm contribuiu para o amargor. Quanto as frutas nunca usei.
 
Não tenho XP com nada disso, mas talvez a sua XP possa me ajudar kkk..Tenho usado maracujá no envase, faço uma polpa, transformo em suco concentrado e boto no barril antes de carbonatar. Essa sua polpa congelada você coloca no fermentador antes do cold é isso? Tem usado quanto, e de que marca?

Então....sempre uso polpa dessas de mercado mesmo acho que a marca é dájuda... aprox 100g por litro já aparece legal...pro meu paladar.... nunca usei em fervura pq vi videos do Jamal explicando que qualquer fruta submetida a aquecimento puxa aquele gosto de compota..de fruta cozida.....então , fruta nenhuma jamais usarei em fervura.....tb não uso no envase pela simples questão de não ter controle no consumos dos açucares da fruta né....ai foge do esquema de carbonatação.....eu faço primming ainda..então já viu...dá pra fazer umas bombinhas, unica saída que tenho é uma refermentação...ou parada diacetil..ou maturação a quente..como quiser chamar.....assim garanto sabor fresco da fruta, garanto que os açucares serão consumidos.

Se fosse quiser optar em continuar fazendo a polpa caseira a partir de frutas frescas top, eu só uso a de mercado pela praticidade mesmo.........e se usa barril tranquilo.....pressão pelo consumo dos açucares não será problemas, na verdade seu método (por ser barril) deixa sabor acredito que mais fresco ainda.....
 
Já fiz um saison de manjericão que ficou uma delícia, usei 30g pra 20 L ficou bem pronunciado, apenas lavei as folhas com água sanitária para alimentos e adicionei no início da fermentação secundária dentro de um biab

Tbm já usei maracujá, na HR do envase estava mto bom, porém na refermentacao perdeu o gosto.

Gengibre ainda não usei, mas acho q pode ir uma parte na fervura e uma parte junto com manjericão
 
Já fiz um saison de manjericão que ficou uma delícia, usei 30g pra 20 L ficou bem pronunciado, apenas lavei as folhas com água sanitária para alimentos e adicionei no início da fermentação secundária dentro de um biab

Tbm já usei maracujá, na HR do envase estava mto bom, porém na refermentação perdeu o gosto.

Gengibre ainda não usei, mas acho q pode ir uma parte na fervura e uma parte junto com manjericão

Show, vou seguir sua recomendação de uso do manjericão...maracujá como tenho tido boas experiencias com adição na maturação quente vou manter....já gengibre penso em um pouco fervura e talvez depois de provar se achar que precisa mais faço um achá e add no envase...pq ele é facilzinho perder a mão né....perigo de roubar a cena.
 
Já fiz Weiss + Maracuja no envase e ficou muito boa, apesar de um pouco ácida. Só não pode pesar a mão no maracujá em polpa, é fácil passar do ponto.

Já fiz American Wheat com gengibre na fervura, 10 minutos finais + correção na maturação e ficou excelente. Usei gengibre fresco, 3g / litro. Presente sem se sobresair, ficou uma cerveja muito refrescante pro calor.

Já o manjericão eu deixaria para a Pizza que acompanhará as cervejas...rs
 
Já fiz Weiss + Maracuja no envase e ficou muito boa, apesar de um pouco ácida. Só não pode pesar a mão no maracujá em polpa, é fácil passar do ponto.

Já fiz American Wheat com gengibre na fervura, 10 minutos finais + correção na maturação e ficou excelente. Usei gengibre fresco, 3g / litro. Presente sem se sobresair, ficou uma cerveja muito refrescante pro calor.

Já o manjericão eu deixaria para a Pizza que acompanhará as cervejas...rs

Agora já tenho um Norte para os 3 ingredientes..... vou seguir sua recomendação no gengibre.....se precisar corrijo no envase tb, sobre manjerição nunca tomei confesso..estou indo por relatos, videos..etc..mas o que me fez querer fazer foi um quadro do Leandro do "Beber sem ver"......onde ele degusta uma wit, e diz ser a melhor que ele tomou, e exclama "Amigo, que coentro maravilho é esse!"..ou algo assim....não lembro....mas ele ficou maravilhado com a breja....e quando foi ver era manjericão.....

Só tem um jeito de saber né! kkk pretendo brassar daqui uns dias
 
Agora já tenho um Norte para os 3 ingredientes..... vou seguir sua recomendação no gengibre.....se precisar corrijo no envase tb, sobre manjerição nunca tomei confesso..estou indo por relatos, videos..etc..mas o que me fez querer fazer foi um quadro do Leandro do "Beber sem ver"......onde ele degusta uma wit, e diz ser a melhor que ele tomou, e exclama "Amigo, que coentro maravilho é esse!"..ou algo assim....não lembro....mas ele ficou maravilhado com a breja....e quando foi ver era manjericão.....

Só tem um jeito de saber né! kkk pretendo brassar daqui uns dias

Não sei se dá tempo, mas você poderia tentar experimentar essa aqui:

Cervejaria Seasons
 
American Wheat foi pro cold..... no final só usei manejricao fresco num bag no final fermentação primaria...ficou muiiito bom...uma picancia..ardencia....de algo herbal.....gostei bastante resuldado....cerveja estando pronta posto impressões e receita
 
Salve pessoal..... cerveja pronta e degustada.....acabei não usando gengibre nem maracujá.....não pesei o manjericão...foi um maço pequeno de mercado... com caules, flor e tudo...coloquei bag e deixei 3 dias ai retirei e subir maturação 4 graus acima..depois cold...ficou uns 12 dias a zero graus.....carbonatei usando 8 gramas /litro....a breja fico sensacional....não vou nem perder tempo testando outras formas de inserção do manjericão na breja..........literalmente um espetáculo.....levei para amigos degustarem....6 no total.....antes falei sobre o processo....mesmo 3 deles sendo cervejeiros ..todos sem exceção torceram o nariz enquanto eu explicava.....porem, ao destampar a breja....após avaliarem aroma......sabor....unanime....todos adoraram....cervejeiro pediram receita....e por ai vai....segue receita em anexo.....podem replicar que é sucesso.....qto ao peso de manjericão ai vai de bom senso e gosto.....a maioria lá no dia adorou..2 já acharam demais o manjericão...mas ai já é a sensibilidade de cada 1......agora meu próximo teste será com uso de alecrim.......Saúde pessoal!!!!!!!!!!!!!!

receita no BF
https://web.brewfather.app/share/pWwiDf4Mv60xxG
 

Attachments

  • WhatsApp Image 2021-08-05 at 10.48.58.jpeg
    WhatsApp Image 2021-08-05 at 10.48.58.jpeg
    46.6 KB · Views: 9
Salve pessoal..... cerveja pronta e degustada.....acabei não usando gengibre nem maracujá.....não pesei o manjericão...foi um maço pequeno de mercado... com caules, flor e tudo...coloquei bag e deixei 3 dias ai retirei e subir maturação 4 graus acima..depois cold...ficou uns 12 dias a zero graus.....carbonatei usando 8 gramas /litro....a breja fico sensacional....não vou nem perder tempo testando outras formas de inserção do manjericão na breja..........literalmente um espetáculo.....levei para amigos degustarem....6 no total.....antes falei sobre o processo....mesmo 3 deles sendo cervejeiros ..todos sem exceção torceram o nariz enquanto eu explicava.....porem, ao destampar a breja....após avaliarem aroma......sabor....unanime....todos adoraram....cervejeiro pediram receita....e por ai vai....segue receita em anexo.....podem replicar que é sucesso.....qto ao peso de manjericão ai vai de bom senso e gosto.....a maioria lá no dia adorou..2 já acharam demais o manjericão...mas ai já é a sensibilidade de cada 1......agora meu próximo teste será com uso de alecrim.......Saúde pessoal!!!!!!!!!!!!!!

receita no BF
https://web.brewfather.app/share/pWwiDf4Mv60xxG

Fiquei interessado na receita.. porém não consigo acessar... No aguardo.. :)
 
Fiquei interessado na receita.. porém não consigo acessar... No aguardo.. :)


American Wheat Manjericão
American Wheat Beer
5.5% / 12.8 °P
Receita de
@cerveja_overdrive
Somente Grãos
Default
65.9% eficiência
Volume do Lote: 32 L
Tempo de Fervura: 60 min
Água de Mostura: 24.63 L
Água de Lavagem: 21.42 L
Água Total: 46.05 L
Volume da Fervura: 39.42 L
Densidade Pré Fervura: 1.046
Parâmetros
Densidade Original: 1.052
Densidade Final: 1.010
IBU (Tinseth): 25
BU/GU: 0.48
Cor: 8.3 EBC


Mostura

Temperatura — 50 °C15 min
Temperatura — 63 °C30 min
Temperatura — 70 °C30 min
Maltes (8.21 kg)
4.25 kg (51.8%) — Castle Malting Chateau Pilsen 6-Row — Grão — 3.5 EBC
3 kg (36.5%) — Stangeland Mølle Wheat Flaked — Grão — 3.2 EBC
480 g (5.9%) — Briess Barley, Flaked — Grão — 3.3 EBC
480 g (5.9%) — Cargill (Gambrinus) Munich Light — Grão — 21.5 EBC
Lúpulos (130 g)
95 g (18 IBU) — Sorachi Ace 14.3% — Aroma — 30 min hopstand @ 80 °C
35 g
(6 IBU) — Chinook 13.2% — Aroma — 30 min hopstand
Hopstand em 80 °C

Diversos
2.4 g — Calcium Chloride (CaCl2) — Mostura
4.1 g
— Epsom Salt (MgSO4) — Mostura
5.9 g
— Gypsum (CaSO4) — Mostura
10 ml
— Lactic Acid 80% — Mostura

Levedura
1000 ml — Fermentis US-05 Safale American 81%

Fermentação
Primária — 16 °C7 dias
Secundária — 20 °C7 dias
Cold Crash — 1 °C10 dias
Carbonatação: 4.7 g/L
Perfil da Água
Ca2+
70Mg2+
15Na+
30Cl-
75SO42-
151HCO3-
38

Adicionar manjericão a gosto no final fermentação primaria....da próxima vez irei utilizar somente folhas e flores do manjericão, não usarei os talos....3 dias em contato já é o suficiente..
 
Back
Top