1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

American IPA com Pequi

Discussão em 'Receitas & ingredientes' iniciado por AndersonDias, 19/4/18.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 19/4/18 #1

AndersonDias

AndersonDias

AndersonDias

Active Member

Afiliado:
    27/10/16
    Curtidas Recebidas:
    5
    Boa noite a todos.

Estamos indo para nossa 10ª brassagem e estamos tentando desenvolver uma receita de American IPA com pequi, uma fruta típica da região do nosso sítio na Serra do Cipó, mas surgiram algumas dúvidas.

Como ela é uma fruta com cheiro e sabor muito fortes, queríamos apenas o aroma para não anular o sabor dos lúpulos.

Estamos na dúvida se adicionamos o pequi no final da fervura ou no dry hop.

Outra dúvida é se colocamos a fruta in natura ou sua polpa cozida.

Qual a quantidade a colocar (nossas levas são de 40L)?

Outra preocupação: ao cozinhar, a fruta solta certa quantidade de óleo. Isso pode acarretar algum problema?

Encontramos duas cervejas no estilo mas sem maiores informações:

http://cervejaavecesar.blogspot.com.br/2014/07/essa-india-pale-ale-elaborada-em.html

http://ninkasibeerclub.blogspot.com.br/2015/03/cervejaria-de-goias-cria-cerveja-de.html

E aqui algumas propriedade da fruta:

http://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/21315-pequi

Se alguém puder nos ajudar de alguma forma, agradecemos.

2. 24/4/18 #2

fabianoccc

fabianoccc

fabianoccc

Well-Known Member

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    28
    Fala Anderson.

Vou acompanhar o tópico. Sou goiano e adoro pequi. kkkkk

A Colombina, cervejaria de Goiânia, tem uma saison com pequi. O aroma é bem discreto.

Como o pequi tem cheiro e sabor fortes, é bom não exagerar.

Se você já tiver uma IPA pronta, coloca um pequi ou a polpa para provar. Acho que dry pequi deve ser melhor mesmo.

Conta o resultado depois.

3. 8/6/18 #3

AndersonDias

AndersonDias

AndersonDias

Active Member

Afiliado:
    27/10/16
    Curtidas Recebidas:
    5
    Eu e minha esposa engarrafamos uma A. IPA no último sábado. Nas últimas seis garrafas fizemos um teste do priming com um licor de pequi que ela havia feito. O problema foi que adicionamos meio que 'empiricamente' (uns 300ml, rs). Só depois perguntei pra ela a proporção de açúcar do licor e foi quase 1kg/l (kkk). Resultado: com três dias essas 6 garrafas já haviam carbonatado e um dia a mais teríamos risco de explosão; um delicioso aroma de pequi; porém demasiadamente doce. Na próxima iremos ferver o pequi e fazer uma calda com a água na relação de 1/1 com açúcar e 1 pequi pra cada 100ml de água.

4. 8/6/18 #4

dcunhamaciel

dcunhamaciel

dcunhamaciel

Well-Known Member

Afiliado:
    30/7/15
    Curtidas Recebidas:
    47
    Se for colocar no dry é melhor ferver antes para evitar contaminação..

Se fosse EU, escolheria outro estilo para usar o pequi, ele é muito forte e tem um sabor/aroma muito particular, o que na minha opinião vai descaracterizar uma American IPA..

Como o colega citou acima, uma Saison seria uma boa opção..

1 pessoa curtiu isso.
  5. 8/6/18 #5

AndersonDias

AndersonDias

AndersonDias

Active Member

Afiliado:
    27/10/16
    Curtidas Recebidas:
    5
    Essa calda com açúcar seria para o priming.

Um colega de outro grupo deu dica para após a fervura da fruta, deixae o líquido na geladeira para retirar o óleo...

Compartilhe esta Página