American IPA - abrindo garrafa mesmo gelada, espuma sem parar

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Apr 24, 2019
Messages
19
Reaction score
8
Location
Araraquara/SP
Olá pessoal !

Venho aqui trazer a minha experiencia com uma American IPA Cascade.

OG - 1064
FG - 1026 ( era ter ficado 1014 )

Mesmo assim fiz o envase nas garrafas com priming de 5g açúcar invertido ( pego 100ml de água + 100gr de açúcar e fervo ), e com o auxilio de uma seringa, doso 05ml em cada garrafa.

Após ter feito o envase, falei com o pessoal do curso que fiz ( os mestres cervejeiros ) e me foi dada a dica de que deveria ter colocado metade ou até menos açúcar, por conta da refermentação do priming.

O fato de abrir a garrafa gelada e ela começar a "espumar" é por conta desse problema que tive com a FG ???

Olhando as garrafas, o fundo delas tem quase 01cm de "lama" da refermentação, e parece que quando abre ela age com o CO2 e o AR!

Começa a "ferver" como uma daquelas pastilhas "efervescente"

Obrigado.
 
E aí amigo, dá mais alguns detalhes sobre o processo, como temperatura de mosturação, levedura utilizada na fermentação, temperatura e
tempo de fermentação, quantidade de levedura. Assim vai ficar mais fácil de ajudar.

Mas acredito que você esteja com algumas bombas em forma de cerveja, tome cuidado com elas.
 
Parece ser um caso de fermentação não completa. É muito grande a diferença de 1.026 para 1.014 de FG. Só isto ná daria uma bela carbonatação.

Para tirar a dúvida, abra uma das garrafas supercarbonatadas e meça a FG a 20ºC sem o gás.

E como já disse o @FernandoPetry , tiu tens umas bombas em forma de garrafa. Coloque todas elas na geladeira e em caixas.
 
Fala Tiago, também sou de Araraquara, vamos combinar de fazer algumas brassagens ae!!
Com relação à tua dúvida, eu vejo 2 possíveis problemas, o mais provável na minha opinião é o que a galera já comentou, tua fermentação está incompleta.
Se por exemplo você fez uma brassagem em uma temperatura muito elevada, por exemplo acima de 70ºC, é possível que você converteu açucares que não eram para ser convertidos ou seja, ao invés de trabalhar com beta amilase (60 a 65ºC) você trabalhou com alfa amilase (acima de 70ºC), quando isso ocorre você terá uma FG acima do que pretendia, pois são açucares que não são 100% fermentaveis que "substituem" os açucares pretendidos anteriormente/fermentaveis.
Bem, a segunda hipótese tem relação com que escrevi acima, se tu converteu boa parte de alfa amilase e supondo que tua cerveja foi fermentada 100%, pode ser o famoso GUSHING.
O que é o Gushing? é alguma contaminação que faz com que tuas garrafas espumem até o amanhecer, e não tem o que fazer pois é contaminação.
 
Ahh, um detalhe, se for fermentação incompleta, tu pode abrir as garrafas e tampa-las novamente, com isso você tira um pouco o excesso de CO2 e alivia um pouco a pressão.
 
E aí amigo, dá mais alguns detalhes sobre o processo, como temperatura de mosturação, levedura utilizada na fermentação, temperatura e
tempo de fermentação, quantidade de levedura. Assim vai ficar mais fácil de ajudar.

Mas acredito que você esteja com algumas bombas em forma de cerveja, tome cuidado com elas.

Bom dia amigo ! Obrigado pela ajuda...

Segue algumas informações : Receita para 10L AMERICAN IPA

- mostura de 60min a 68graus.
- mashout de 10min a 78graus.
- recirculaçao de 10min a 75graus feita manualmente com canecão e escumadeira.
- lavagem dos graos, após isso feito a pré OG e estava dentro do esperado.
- 60g lupulo cascade ( 20g 60'/ 40g 15' )
- Fermento 01pct mangrove jacks M36
- 07 dias fermentando 20graus
- 10 dias maturando em 13graus ( no 6o dia, fazer DH com 72g lupulo cascade )
- 05 dias coolding a 00graus ( remover o hopbag )
- envase com 05gr acucar invertido.

Abraços,
 
Fala Tiago, também sou de Araraquara, vamos combinar de fazer algumas brassagens ae!!
Com relação à tua dúvida, eu vejo 2 possíveis problemas, o mais provável na minha opinião é o que a galera já comentou, tua fermentação está incompleta.
Se por exemplo você fez uma brassagem em uma temperatura muito elevada, por exemplo acima de 70ºC, é possível que você converteu açucares que não eram para ser convertidos ou seja, ao invés de trabalhar com beta amilase (60 a 65ºC) você trabalhou com alfa amilase (acima de 70ºC), quando isso ocorre você terá uma FG acima do que pretendia, pois são açucares que não são 100% fermentaveis que "substituem" os açucares pretendidos anteriormente/fermentaveis.
Bem, a segunda hipótese tem relação com que escrevi acima, se tu converteu boa parte de alfa amilase e supondo que tua cerveja foi fermentada 100%, pode ser o famoso GUSHING.
O que é o Gushing? é alguma contaminação que faz com que tuas garrafas espumem até o amanhecer, e não tem o que fazer pois é contaminação.

Bom dia !

Pooo que legal !!! olha que mundo pequeno hahahaha

Pelo que falei também com um pessoal que faz e com o pessoal do curso que fiz, a probabilidade do problema é na fermentação incompleta! Como os lotes são de 10L, acabo não fazendo as medições de FG, vou somente contando pelos dias. Agora comprei equipamentos para 60L, da para fazer as medições e possiveis correções.
Até o professor do curso falou que se tivesse falado antes do ter envasado, poderia usar somente 02 ou 03gr somente para o priming, pois ainda teria os acucares para carbonatacao.

Vou fazer a medicao da FG a 20graus assim que abrir uma garrafa !

Obrigado.
 
Bom dia amigo ! Obrigado pela ajuda...

Segue algumas informações : Receita para 10L AMERICAN IPA

- mostura de 60min a 68graus.
- mashout de 10min a 78graus.
- recirculaçao de 10min a 75graus feita manualmente com canecão e escumadeira.
- lavagem dos graos, após isso feito a pré OG e estava dentro do esperado.
- 60g lupulo cascade ( 20g 60'/ 40g 15' )
- Fermento 01pct mangrove jacks M36
- 07 dias fermentando 20graus
- 10 dias maturando em 13graus ( no 6o dia, fazer DH com 72g lupulo cascade )
- 05 dias coolding a 00graus ( remover o hopbag )
- envase com 05gr acucar invertido.

Abraços,

Levando em consideração as informações passadas, o mais provável é ser fermentação incompleta. Pois com uma mostura
em 68° a FG deveria vir no mínimo para uns 1018, mas isso já chutando alto. Mas também nunca utilizei esse fermento, pode ser uma
característica dele.
Então novamente, tome muito cuidado com essas garrafas, acredito que são bombas.
 
Levando em consideração as informações passadas, o mais provável é ser fermentação incompleta. Pois com uma mostura
em 68° a FG deveria vir no mínimo para uns 1018, mas isso já chutando alto. Mas também nunca utilizei esse fermento, pode ser uma
característica dele.
Então novamente, tome muito cuidado com essas garrafas, acredito que são bombas.

Entendi, pelo que pesquisei acredito ter falha na fermentação mesmo.
Isso é um ponto importante para as próximas receitas.

Obrigado
 
Olá pessoal !

Venho aqui trazer a minha experiencia com uma American IPA Cascade.

OG - 1064
FG - 1026 ( era ter ficado 1014 )

Mesmo assim fiz o envase nas garrafas com priming de 5g açúcar invertido ( pego 100ml de água + 100gr de açúcar e fervo ), e com o auxilio de uma seringa, doso 05ml em cada garrafa.

Após ter feito o envase, falei com o pessoal do curso que fiz ( os mestres cervejeiros ) e me foi dada a dica de que deveria ter colocado metade ou até menos açúcar, por conta da refermentação do priming.

O fato de abrir a garrafa gelada e ela começar a "espumar" é por conta desse problema que tive com a FG ???

Olhando as garrafas, o fundo delas tem quase 01cm de "lama" da refermentação, e parece que quando abre ela age com o CO2 e o AR!

Começa a "ferver" como uma daquelas pastilhas "efervescente"

Obrigado.

Olá Tiago!

Sim, o problema é dessa FG.

Sua cerveja não fermentou até o fim, ficando açúcares fermentáveis que somaram-se ao priming, por isso está com super carbonatação criando esse "gushing".

Se fossem açúcares não fermentáveis ela ficaria adocicada e isso não aconteceria - apesar de poder haver dulçor devido as características do M36 e temp de mostura.

Esse priming não é o problema em si. Eu prefiro com 4g/l, mas com 5g/l jamais seria um problema (apesar de 5ml/garrafa não ser exatamente 5g/l, nem 10g/l. Causaria uma carbonatação exciva mas não como "gushing".

A maturação seria melhor acima dos 20ºC de fermentação, em torno de 23ºC, para ativar mais o fermento. Diminuindo para 13ºC você colocou o fermento em dormência devido a baixa temp para ele.

E muito cuidado que provavelmente começará a explodir garrafas!

Solução: tente deixar as garrafas resfriadas para diminuir a pressão ou, o mais indicado, junte os camaradas e tomem todas antes que virem bombas hehehe!

Saúde!
 
Last edited:
Outro ponto a esclarecer...

Você diz que fez primming com 5g... que colocou 5ml em cada garrafa...
Geralmente a gente "pensa" em primming em g/l

Se suas garrafas são de 500 ml.... você colocou 10g/l .... o que já é uma carbonatação elevada...
Somando a isso o açúcar fermentável que sobrou no caso de fermentação incompleta... você tem muito açúcar sendo convertido...
 
Bom dia senhores, se eu tenho 1g de açucar e 1ml de água e após a fervura eu ficar com 200ml, o correto não seria 1g de açucar para cada 2ml de solução?
 
Bom dia senhores, se eu tenho 1g de açucar e 1ml de água e após a fervura eu ficar com 200ml, o correto não seria 1g de açucar para cada 2ml de solução?
esqueça o volume inicial de água. Açúcar não evapora. Se começou com 100g de açúcar, vai terminar com 100g de açúcar (aproximadamente).
Meça o volume final e vá para uma regra de 3.

Além disto não te apega muito aos números, 1g /l a mais o a menos não vai fazer uma diferença absurda no resultado final. Se queres certeza e maior precisão, parta para carbonatação forçada, se não fique com a beleza da incerteza.
 
Back
Top