Amargor recorrente após envase

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Jasontng

Well-Known Member
Joined
Jan 14, 2020
Messages
73
Reaction score
61
Location
São Paulo
Olá, sou novato e por enquanto fiz 4 brassagens no total. No entanto, estou tendo um problema recorrente de uma sensação de amargor leve q fica na boca por muito tempo depois de tomar a cerveja.

As cervejas que eu fiz até agora foram todas de kit e já vinham com o malte moído. Fiz cervejas com bastante e pouco lúpulo, mas todas acabavam com essa característica mencionada.

A sensação na hora de tomar é mais perceptível qdo a temperatura da cerveja não está baixa, mas mesmo com a cerveja gelada a sensação estranha na boca depois de tomar é igual.

Quando eu tomo a cerveja logo depois de finalizada e um pouco antes de envasar, sem nenhuma carbonatação, eu não sinto esse amargor, independentemente da temperatura. Eu só sinto isso depois que abro a garrafa já carbonatada.

Eu utilizo álcool 70 para sanitização e no airlock.

Eu desconfio ou do priming, que já fiz tanto jogando açúcar direto do sachê como fazendo solução; ou do alcool 70, que apesar de usar em todo processo para sanitizar e deixar escorrer bem, pode ser que o volume de 600 ml não seja suficiente para diluir a substância de amargor que tem no álcool; ou o ph da água, não faço correção porque ainda estou aprendendo e nem tenho phmetro, então não sei qual o ph do mosto.

A última receita que eu fiz e também teve esse problema foi a seguinte:

Batch: 10 L
Método: BIAB
Água utilizada: Água Crystal = ph 7 a 25°C (é o que consta no rótulo)

Grist:
1.75 kg malte pilsen
200 g de aveia em flocos

Lúpulo:
5 g Herkules 30 min

Levedura: 1 pacote Fermentis T-58