AmaCitra IPA

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

dimigobbo

Well-Known Member
Joined
Dec 12, 2014
Messages
202
Reaction score
42
Location
Itu/SP
E ai, moçada, blz?

Para minha segunda brassagem, resolvi fazer uma IPA com Amarillo e Citra.

Me digam o que acham da receita (20L):

5,2kg malte pilsen (agraria)
300g caraaroma (Weyermann)
50g Amarillo
30g Citra
2pct US-05

Brassagem:
10min - 55ºC
45min - 66ºC
10min - 78ºC (mash-out)
Lavagem a 78ºC até completar o volume pré-boil

Lupulagem:
60min: 15g de Amarillo + 15g de Citra
15min: 15g de Amarillo
0min: 20g de Amarillo + 15g de Citra

Alguma dica? Temperaturas de brassagem, tempos de lupulagem.

Abcs
 
Qual o motivo da utilização das rampas? Você pode tranquilamente iniciar a mosturação em 68C e ir até o final sem controlar a temperatura - ele deve descer até uns 60 ou 62C se você não abrir a panela o tempo todo.

Como você pretende adicionar esses lúpulos? Vai ter dry hopping?
 
A rampa a 55ºC é a parada proteica, pra dar uma segurada na espuma.
A 66ºC, na real, estava revendo e vou subir para 68ºC pra garantir mais corpo.

Lupulagem como eu coloquei aí: vou separar as quantidades de acordo com o tempo e jogar no mosto durante a fervura. Sem dry-hop.

Estou pensando seriamente em retirar essa lupulagem aos 15min e colocar esse lúpulo com 60min, ficando 30g de amarillo e 15g de citra com 60min e 15g de cada quando desligar a fervura.

Abcs
 
A parada proteica aos 55C é desnecessária se você só vai utilizar grãos malteados. Se você não controlar muito bem o tempo e a temperatura nela, corre o risco de acabar estragando a retenção de espuma. Eu iria de temperatura única em 67/68C deixando cair naturalmente.

Quanto a lupulagem, eu faria assim: Adiciona o lúpulo com maior AA% aos 60" em uma quantidade que chegue em uns 30IBU, depois você faz uma adição aos 20" pra sabor e o que sobrar manda bala no flameout. O ideal nesse estilo é fazer dry hopping, mas não é algo obrigatório. Troca o dry hopping por uma boa adição no flameout, ou melhor ainda - adiciona uma boa quantidade depois de ter resfriado o mosto até 64C - já que o mirceno (óleo mais presente nos lúpulos americanos) tem seu ponto de ebulição em 64C [1]

[1] Myrcene – (147 F/63.9 C boil point) – The largest of the hop oils, making up 40-60% of the hop oil content in many American varieties (Cascade has 50-60%), though most noble hops are low in myrcene (Saaz: 5-13%). Mercene boils off readily, and can even volatilize in a high temperature steep (147F), so you will lose it if you boil it. It has a herbal note that can be described as green, balsamic, hoppy in small quantities. It also has a slight piney/citrus flavor. As a result of its low boiling point, it is present in much higher quantities in dry hopped or steep-hopped beers. It tends to provide a “green hop” or fresh hop aroma when used in dry hopping. (Brad Smith, 2013)
 
Como é uma IPA, eu particularmente gosto quando elas sâo mais secas, faria uma rampa só a 66,7.
 
Então beleza.

Vou fazer uma parada só a 68ºC, mas não tem pq eu deixar essa temperatura cair. Vou manter a 68ºC por 60min e mash-out + lavagem a 78ºC.

Lupulagem:
30g de Citra a 60min
20g de Amarillo a 15min
30g Amarillo no flame-out/whirpool a partir dos 64ºC.

E a cor, será que vai ficar bonita com essa quantidade de CaraAroma?

Abcs
 
Se quiser garantir uma espuma legal usa um pouco de Cara-pils ou qualquer outra variação de malte dextrina. O caraaroma não é um malte muito legal para IPA, já que o objetivo nesse estilo é o destaque do lúpulo, te indicaria o caramel 40L e o malte principal para este estilo é o pale ale, de preferencia o 2-row.
IPA é um estilo que requer uma atenuação alta por isso não é recomendado fazer esta rampa unica a 68 graus, a cerveja vai ficar com muito corpo, o que te recomendo fazer é o que o pessoal falou colocar a 67-68 graus e deixar cair a temperatura ao longo da mosturação sem corrigir.
 
Então beleza.

Vou fazer uma parada só a 68ºC, mas não tem pq eu deixar essa temperatura cair. Vou manter a 68ºC por 60min e mash-out + lavagem a 78ºC.
Abcs

@dimigobbo , para essa quantidade de malte, se o amigo aquecer a água a 72º-73º, ao adiciona-los a temperatura automaticamente cairá para entorno de 68º. Se o prezado mantiver a panela bem fechada, ao final dos 60 min a temperatura estará a no mínimo 64º, a perda é muito pouca, os grãos retém bastante calor. Eu particularmente não fico controlando temperatura nesses casos, as chances de caramelização no fundo são grandes, uma vez que a ideia é não mexer na cama de grãos durante esse processo, até chegar a 68º na parte de cima, em baixo já estará bem mais alto...
Tu usa fundo falso ou bazuka? Se utilizar fundo falso, pode seguir as dicas tranquilamente. Caso não, dai não me aventuro a opinar pois nunca utilizei bazuka.

Quanto a espuma, acompanho 100% a opinião do @Luz, um tapinha (uns 8%) de Carapils já segura legal.

Abraço!
 
Vou fazer isso então.

Faço um BIAB não convencional, onde eu não coloco os grãos dentro do saco. Simplesmente coloco os graos na panela e depois filtro usando o bag para a panela de fervura. Então mexer na cama de grãos ou não não faz muita diferença.

Não sei se vou ter tempo de arrumar o Carapils para essa brassagem, mas para a próxima, com certeza. Vou melhorando a receita.
Minha idéia e do amigo que faz comigo é pegar uma receita e evoluir essa receita até ficar boa e a gente conseguir reproduzí-la sem erros, esperando o que vai acontecer.

As dicas aqui foram anotadas, com certeza.

E quanto a lupulagem? Será que convém arrumar mais lúpulo? Talvez algum lúpulo de armargor aos 60min e deixar o Amarillo e Citra só pra sabor e aroma?

Abcs
 
"E quanto a lupulagem? Será que convém arrumar mais lúpulo? Talvez algum lúpulo de armargor aos 60min e deixar o Amarillo e Citra só pra sabor e aroma?
"

Eu faria isso, "gastar" CITRA para amargor é desperdício.

Abcs.
 
"E quanto a lupulagem? Será que convém arrumar mais lúpulo? Talvez algum lúpulo de armargor aos 60min e deixar o Amarillo e Citra só pra sabor e aroma?
"

Eu faria isso, "gastar" CITRA para amargor é desperdício.

Abcs.

E qual vc usaria?
 
Costumo usar Magnum para amargor, mas qualquer um que tenha alto índice de alfa ácidos...... e barato de preferência.

Magnum e Galena são conhecidos por seu amargor limpo. São lúpulos baratos e de alto AA%.
 
De fato, Galena é um ótimo custo benefício para amargor. Eu ainda sugiro fazer First Wort Hopping. Estou usando essa técnica direto e sempre obtenho bons resultados.
 
De fato, Galena é um ótimo custo benefício para amargor. Eu ainda sugiro fazer First Wort Hopping. Estou usando essa técnica direto e sempre obtenho bons resultados.

Cara, por curiosidade, eu vou fazer FWH pela primeira vez na minha próxima brassagem. Como você faz, em que momento exatamente você adiciona o lúpulo?
 
Magnum e Galena são conhecidos por seu amargor limpo. São lúpulos baratos e de alto AA%.

Magnum ok, mas Galena não é tão limpo assim... alem dele ter um certo caráter, tem valor relativamente alto de cohumulona, tende a dar um amargor mais áspero.
 
Magnum ok, mas Galena não é tão limpo assim... alem dele ter um certo caráter, tem valor relativamente alto de cohumulona, tende a dar um amargor mais áspero.

Estava ouvindo à palestra de agora de manhã do Concerveja e era sobre lúpulos.

Um dos assuntos abordados foi o Magnum vs. Galena e ele falou exatamente isso.

Eu estava vendo, pra ficar tudo dentro do "American IPA" usar o Summit pra amargor (que tem o mesmo "defeito" do Galena), mas vou adotar o Magnum mesmo. Pode ser que vire meu "padrão" para amargor.

Sobre FWH, como é feito? No momento que se tira o malte e começa a aquecer a água pra fervura?

Abcs
 
Estava ouvindo à palestra de agora de manhã do Concerveja e era sobre lúpulos.

Um dos assuntos abordados foi o Magnum vs. Galena e ele falou exatamente isso.

Eu estava vendo, pra ficar tudo dentro do "American IPA" usar o Summit pra amargor (que tem o mesmo "defeito" do Galena), mas vou adotar o Magnum mesmo. Pode ser que vire meu "padrão" para amargor.

Sobre FWH, como é feito? No momento que se tira o malte e começa a aquecer a água pra fervura?

Abcs

Isso não torna os lupulos exatamente ruins, só tem que ter cuidado quanto ao uso deles, a quantidade, o resultado é diferente....

No FWH adiciona o o lúpulo no mosto, na panela de fervura, quando começa a esquentar pra ferver...
 
Isso não torna os lupulos exatamente ruins, só tem que ter cuidado quanto ao uso deles, a quantidade, o resultado é diferente....

No FWH adiciona o o lúpulo no mosto, na panela de fervura, quando começa a esquentar pra ferver...

Eu adiciono o lúpulo de FWH quando começo a passar o mosto para a panela de fervura, quando estou lavando. Só tenha cuidado com o amargor, pois o FWH aumenta em aproximadamente 10% o IBU comparado ao uso da mesma quantidade de lúpulo no início da fervura.
 
Eu adiciono o lúpulo de FWH quando começo a passar o mosto para a panela de fervura, quando estou lavando. Só tenha cuidado com o amargor, pois o FWH aumenta em aproximadamente 10% o IBU comparado ao uso da mesma quantidade de lúpulo no início da fervura.

Quanto a esse amargor extra, não sei se é bem assim. Não tenho certeza, mas creio que vi um post do Guenter dizendo que nas literaturas mais novas isso não é mais considerado. Curiosamente, a calculadora do brewersfriend credita menos IBU com FWH do que o método tradicional, considerando adição ao início da fervura (no caso da minha simulação, 60min). Vc teria mais informações sobre FWH? To bem curioso quanto a isso.
 
Quanto a esse amargor extra, não sei se é bem assim. Não tenho certeza, mas creio que vi um post do Guenter dizendo que nas literaturas mais novas isso não é mais considerado. Curiosamente, a calculadora do brewersfriend credita menos IBU com FWH do que o método tradicional, considerando adição ao início da fervura (no caso da minha simulação, 60min). Vc teria mais informações sobre FWH? To bem curioso quanto a isso.

Estou me baseando no Brad Smith: http://beersmith.com/blog/2012/11/19/first-wort-hops-fwh-in-beer-revisited/

O artigo dele é um tanto quanto antigo (2012), mas uso o Beer Smith e o software, até hoje, credita mais 10% de IBU quando usado o FWH.
 
Quanto a esse amargor extra, não sei se é bem assim. Não tenho certeza, mas creio que vi um post do Guenter dizendo que nas literaturas mais novas isso não é mais considerado. Curiosamente, a calculadora do brewersfriend credita menos IBU com FWH do que o método tradicional, considerando adição ao início da fervura (no caso da minha simulação, 60min). Vc teria mais informações sobre FWH? To bem curioso quanto a isso.


Calma, não é exatamente assim, o FWH da mais IBU com certeza, quanto mais tempo em contato com o mosto quente mais extrai os alfa-ácidos, iso não tem discussão, a questão é que a literatura diz que é um amargor mais "redondo" não rasga a garganta, isso pode fazer parecer ter menos IBU.
E a calculadora do brewersfriend está errada nesse cálculo do FWH, já discutimos em outro tópico do fórum.
 
Sinceramente eu não acho NEM UM pouco que seja um desperdicio usar CITRA para amargor e acho um erro usar um lupulo de amargor neutro em um IPA seja ela qual for, o foco da cerveja É o AMARGOR, se quiser economizar em alguma coisa nesta cerveja que não seja nos lúpulos.

E sobre o FWH eu não me preocupo muito sobre estes 10% já que na maioria das vezes o lúpulo que eu compro já sofreu um pouco e quase sempre não da o retorno de IBUS que deveria dar, acho que isso deve ocorrer para muitos já que o produto é quase sempre importado.
 
E quanto a quantidade de lúpulo no FWH, ainda vale aquela indicação de até 30% do total e somente lúpulos de baixo AA?
 
E quanto a quantidade de lúpulo no FWH, ainda vale aquela indicação de até 30% do total e somente lúpulos de baixo AA?

Não, tem um tópico que o Guenther falou disso. Pode usar o que quiser, só tem que saber das diferenças que pode dar na tua receita como IBU e sabor que são diferentes pra adição na fervura, mas não tem restrições de lúpulo.
 
Quando eu faço FWH adiciono os lúpulos no fundo da panela de fervura, assim que começo a lavagem dos grãos.
 
Sinceramente eu não acho NEM UM pouco que seja um desperdicio usar CITRA para amargor e acho um erro usar um lupulo de amargor neutro em um IPA seja ela qual for, o foco da cerveja É o AMARGOR, se quiser economizar em alguma coisa nesta cerveja que não seja nos lúpulos.

E sobre o FWH eu não me preocupo muito sobre estes 10% já que na maioria das vezes o lúpulo que eu compro já sofreu um pouco e quase sempre não da o retorno de IBUS que deveria dar, acho que isso deve ocorrer para muitos já que o produto é quase sempre importado.

Muitas cervejarias americanas usam lúpulo neutro pra amargor em IPAs, Magnum é um chão em que muitas dessas IPAs pisam.

Não sou contra nem a favor de usar lúpulos aromáticos (e talvez mais caros) pra amargor, acho que é um bom aprendizado as single hops. Porém se seu objetivo é fazer a melhor cerveja possível, não vai adicionar loucamente um lúpulo achando que ele vai ser ótimo pra amargor só porque é muito bom de aroma, é necessário conhecer algumas propriedades dele. Me refiro principalmente à cohumulona e % de alfa ácidos. Vc pode se arrepender, que nem eu ja me arrependi, de fazer uma IPA single hop de cascade. :D Citra no caso tem boas qualidades pra amargor.
 
Tens mais? Com esse Amarillo e Citra, eu faria 2 coisas: jogaria tudo só a partir dos 15min, porções cavalares. Ou isso, e mais FWH. American IPA não tem janela de IBU pra jogar lúpulo aos 60 :D

Late hopping funciona tri bem com Citra e Amarillo.
 
Com tudo o que foi discutido aqui, estou mudando a receita e vou adicionar o Citra e o Amarillo no fim da fervura, pra dar aroma e vou fazer um dry hop.

Não comprei muito pq achei que a quantidade dava, mas posso arrumar mais, principalmente o Amarillo (e deixar o Citra pra outra receita).

Abcs
 
Os planos para fazer essa receita foram meio furados e acho que vou conseguir um Magnum e Carapils para fazer essa receita.

Vou adicionar 30g de magnum com 60" e deixar o Citra e o Amarillo mais para o fim, para aroma e sabor.

Também adicionei 350g de Capapils Weyermann. Reduzi o Caraaroma para 150g.

Espero que tudo chegue até o fim de semana.

Não me sinto confortável ainda para fazer DH por dois motivos: 1 - não quero mexer com a gelatina ainda; 2 - não faço carbonatação forçada e acho que já estará bastante turva essa cerveja no fim de tudo e, principalmente depois do primming.

O que me dizem dessas alterações?

Abcs
 
Os planos para fazer essa receita foram meio furados e acho que vou conseguir um Magnum e Carapils para fazer essa receita.

Vou adicionar 30g de magnum com 60" e deixar o Citra e o Amarillo mais para o fim, para aroma e sabor.

Também adicionei 350g de Capapils Weyermann. Reduzi o Caraaroma para 150g.

Espero que tudo chegue até o fim de semana.

Não me sinto confortável ainda para fazer DH por dois motivos: 1 - não quero mexer com a gelatina ainda; 2 - não faço carbonatação forçada e acho que já estará bastante turva essa cerveja no fim de tudo e, principalmente depois do primming.

O que me dizem dessas alterações?

Abcs

Cara, por experiência própria, não deixe de fazer DH por receio de utilizar a gelatina para clarificar. Eu fiquei apreensivo de usar nas primeiras brassagens e na última eu utilizei e fiquei espantado do quão fácil e eficiente é o processo.

Me arrependo de não ter utilizado em levas anteriores.
 
Eu não utilizaria o Caraaroma na brassagem de uma IPA.
Procure utilizar caramelos mais fracos.
Fiz uma IPA com apenas 90g de caraaroma - 1,5% do grist e ele deixou a breja parecendo uma Rauchbier, com malte defumado. Sem falar que encobre muito o aroma do lúpulo.
[]'s
 
Só um update:
Brassei a IPA sábado. A receita final ficou:

Maltes:
5,2kg de Pilsen Agrária
400g de Carapils
150g de Caraaroma

Lúpulos:
10g Magnum - FWH
30g Magnum - 60min
10g Citra - 15min
20g Citra - 0min (no momento em que desliguei o fogo)
50g Amarillo - Aroma (o mosto estava a 70ºC)

Fermento: 2pkg de US-05 hidratados.

OG: 1.058 (o programado), mas levei menos de 18L pro fermentador.
Já sei onde errei (lavagem dos grãos e volume pré-fervura) e isso será corrigido para a próxima receita.

Como foi a primeira vez que usei o Carapils, estranhei um pouco a quantidade de espuma de proteína que forma durante a fervura, aquela espuma densa. Fiquei com medo de vazar tudo no fogão e fiquei de olho nos primeiros minutos. Logo sumiu.

Está fermentando a 18,5°C com controle e o sensor colado no balde, isolado por um pedaço de isopor.

A cor ficou bacana. Essa to louco pra engarrafar essa logo.

Ficando boa, vamos desenvolver essa receita até conseguirmos reproduzi-la sem erros (ou com o mínimo possível). Podemos mudar algumas coisas, claro, que não nos agradará, mas a principio vamos manter essa base.

Talvez remover o Caraaroma e colocar algum outro malte caramelo.

Abcs
 
Acho que deu alguma coisa errada.

Após 15 dias da brassagem, medimos a gravidade e deu 1021. O esperado era 1011.

Vamos dar uma chacoalhada no balde e ver se atenua mais um pouco.

Mostura por 60min a 68ºC, fervura de 60min.

Pode ser alguma zica?

Abcs
 
@dimigobbo

Você é de itu né?

Acho que o frio pode ter dado uma atrasada na fermentação, dê mais um tempo!

Vc usou dois pacotes né? Fica tranquilo que é pra abaixar mais mesmo
 
Sou de Itu.

Imaginei, mas a temperatura da fermentação não baixou. A geladeira segurou bem. Bom... Demos uma movimentada no fermentador. Acho que vai.

Ainda bem que vou no densimetro e não por dias de fermentação.

Abcs
 
Depois de quase 10 dias a 23°C a gravidade não baixou. Ficou em 1021 mesmo.

A cerveja não está doce, nem com concentração de coisas estranhas. O cheiro não dá muita diferença por causa da carga de lúpulo.

Baixamos a temperatura para clarificar e vamos engarrafa assim mesmo.

Abcs
 
Back
Top