Alquimia da Cerveja

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

alanlisboa

Well-Known Member
Joined
Jun 24, 2014
Messages
237
Reaction score
43
Pessoal... não achei muitas referências sobre o assunto por aqui...

Perguntei duas vezes e também não recebi resposta em outros tópicos...

Assim, resolvi postar aqui mesmo:

Comprei quatro kits de preparo da Alquimia da Cerveja, a saber:

- Red Ale (grãos e extrato) - até o momento está ok, se encontra na fermentação secundária, controlada;

- Honey Ale (grãos e extrato) - fiz hoje a leva... acabou com OG de 1036 contra o esperado de 1049. Usei todos os produtos e especificações conformadescrito;

- Pilsen (extrato) - está maturando a 2 graus... até o momento não vi problema grave;

- Golden Ale (extrato) - tenho um tópico sobre ela... tive problema de fermetnação, um lodo esquisito, e ficou azeda... foi fora, deixei umas garrafas para avaliação;

Tenho observado pouca qualidade nos produtos. Escrevi para a empresa há 10 dias, sem resposta...

Qual a opinião geral sobre os produtos da empresa??
 
quais os problemas detectados....
tipo:
aparencia do produto;
odor;
data de validade;
nuca usei extrato, só all grain,,,
 
Comprei parte do meu equipamento e meus primeiros insumos na Alquimia e não pretendo comprar mais nada lá, achei a qualidade bem questionável.

Os lúpulos são mal embalados, sem informações de safra nem nada.

Outra coisa, nas minhas primeiras duas brassagens usei malte deles e a eficiência foi baixíssima. Após, quando usei o malte da WE, tive um salto de qualidade.

Pode ter sido azar meu, mas não pretendo voltar a comprar na Alquimia da Cerveja.

Abraços!
 
Eu já comprei 2 kits dele, APA e Trigo, mas os dois All Grain.
Cara, sobre a informação dos insumos, ninguém que vende receita bota viu, no máximo que eles fazem é colocar a data de validade (não que ninguém coloca, mas os dois lugares que eu comprei não colocaram ).

A APA que eu fiz da receita dele ( só fiz 5 brassagens até agora mas.. ) foi a melhor cerveja que eu fiz até o momento! :mug: aprovada por todo mundo que tomou e pediram já pra repetir a receita!
(O problema pode ser pelo extrato, tenta fazer uma All Grain pra ver! )
 
Já fiz 2 kits All Grain deles, uma Blond Ale e uma Englis Pale Ale, as cervejas ficaram ótimas, tive uma baixa eficiência na EPA mas acredito ser devido a uma mudança no meu equipamento.

O que eu não gostei deles foram as embalagens.
Um dos pacotes de malte veio com microfuros o que fez perder o vácuo
Um dos pacotes de Lúpulo veio com microfuros também.
O fermento vem manipulado (ao invés de mandarem um pacote lacrado de 11g eles mandam 10g em um saquinho transparente etiquetado.

Não tive problemas em nenhuma das levas, mas não gosto que mexam no meu fermento hehehe.
Abraços.
 
Já fiz 2 kits All Grain deles, uma Blond Ale e uma Englis Pale Ale, as cervejas ficaram ótimas, tive uma baixa eficiência na EPA mas acredito ser devido a uma mudança no meu equipamento.

O que eu não gostei deles foram as embalagens.
Um dos pacotes de malte veio com microfuros o que fez perder o vácuo
Um dos pacotes de Lúpulo veio com microfuros também.
O fermento vem manipulado (ao invés de mandarem um pacote lacrado de 11g eles mandam 10g em um saquinho transparente etiquetado.

Não tive problemas em nenhuma das levas, mas não gosto que mecham no meu fermento hehehe.
Abraços.

Fiz uma vez com o kit deles também, uma IPA. ficou boa!

Mas também me decepcionei quanto ao fermento, e apoio seu comentário!!

"Não tive problemas em nenhuma das levas, mas não gosto que mecham no meu fermento hehehe."
 
O fermento vem manipulado (ao invés de mandarem um pacote lacrado de 11g eles mandam 10g em um saquinho transparente etiquetado.

Isso é inaceitável. Um cara que faz isso ou é ignorante ou está de má-fé. Pra mim, só isso é suficiente pra dizer: FUJAM DESSES PICARETAS!
 
O fermento vem manipulado (ao invés de mandarem um pacote lacrado de 11g eles mandam 10g em um saquinho transparente etiquetado.

E devem considerar o preço do pacote fechado de 11g. A cada 10 que eles vendem ganham um ainda. Jeitinho brasileiro comendo solto.

Como eu disse, não pretendo comprar mais nada lá.

Abraços!
 
Até o momento, as levas estão "andando" sem sinal de grandes problemas como no primeira...

O problema principal foi no fermento, como já dito (o que pode ter causado a contaminação da leva de Golden). OS extratos vem num pote branco (mal) lacrado... para evitar vazamento, eles enrolam com fita durex... :confused::(:mad:

Além disso... fico meio encucado... se eu fiz com o extrato e cerca de 10% de grãos... para dar um rendimento tão baixo (1) o extrato veio fraco ou (2) os grãos utilizados veio com 0% de rendimento...
 
Eu fiz 2 Kits da Alquimia, os dois saíram legais, comprei um kit no Malte Shop.
Em termos de embalagem, a Malte Shop da de 10 a zero, eles mandam até tampinhas e assucar invertido junto! Problema que eles não tem muitas opções de Kits :/
 
Eu fiz 2 Kits da Alquimia, os dois saíram legais, comprei um kit no Malte Shop.
Em termos de embalagem, a Malte Shop da de 10 a zero, eles mandam até tampinhas e assucar invertido junto! Problema que eles não tem muitas opções de Kits :/

Se tu mandar e-mail pro pessoal da Malteshop pedindo um kit para uma receita qualquer, ele te manda a receita por e-mail e se for aprovada já é montado o kit...

eu compro lá, o pessoal se dispõe a abrir o BS pra conferirmos a receita...:ban:
 
Pessoal, estou experimentando a primeira Red Ale da Alquimia.

O resultado foi de moderado a bom... não foi primoroso, mas ainda precisa maturar na garrafa mais uns dias... mas não está azeda, estragada ou nada assim...

Assim que provar os outros dois kits eu aviso!!!
 
Minhas primeiras duas levas foram de 5L usando duas metades do kit Ale Gold com extrato líquido. As duas ficaram intragáveis. Azedo, adstringente, com gosto de solvente, e por aí vai.

Ontem engarrafei minha terceira leva, desta vez 10L partial mash usando extrato em pó (DME) e um pacote inteiro de US-05. Nenhum off-flavor aparente! Meu processo também melhorou um pouco, então não podemos condenar o kit, mas segue algumas considerações.

Eu sou iniciante ainda, mas com as duas primeira levas pelo ralo ao menos aprendi algumas coisas que nunca mais vou fazer:
* Usar extrato líquido, ainda mais sem saber a procedência, composição e condições de armazenamento
* Usar fermento manipulado
* Seguir receitas de kits

Outra coisa suspeita é que vem 5g de fermento para os 10L de cerveja. Ainda a receita manda adicionar mais açúcar invertido ao fim da fervura. Aí fica um monte de "açúcar fácil" e pouco fermento. Alguém mais experiente por favor confirme, mas isso não é um prato cheio para os off-flavors que citei?!
 
Resultados parciais dos quatro kits da Alquimia:

- Red Ale (extrato e graos) - bebível, mas não primorosa...
- Golden Ale (extrato) - azeda - ralo;
- Honey Ale (extrato e graos) - azeda - ralo;
- Pilsen (extrato) - está maturando longamente... foi um mes na geladeira, agora ficará um mês em descanso... na garrafa... depois conto se se salvou...
 
Bom dia pessoal... sei que o tópico ja foi aberto a mais de um ano mas foi onde encontrei problemas semelhantes ao meu... Bom, comprei meu kit para 20l a uns 4 meses na Alquimia tb... comprei por ser a loja mais em conta e mais perto de onde moro, Soledade RS, a loja é em Porto Alegre. Nao havia tido problemas serios ainda, embora a primeira leva tenha ficado c um forte gosto de fermento hehe...mas acho q foi pq eu era a primeira e o processo foi meio atrapalhado... Li muito a respeito de todo o processo, muito mesmo, assiti muitos videos, muitos mesmo hehe, e sigo a risca e rigorosamente todos os tempos, escalas de temperatura, questoes de sanitizaçao, comprei geladeira e termostato para controlar a temperatura da fermentaçao. Fiz otimas cervejas, red ale, english pale ale, american p a, gold ale, trigo etc... porem todas com a OG abaixo do esperado pro estilo e pra propria receita, e lembrando q deixo 1:30h a 65graus como o Gunner diz q faz tb. Alem disso, as duas ultimas levas da red ale estragaram. A primeira achei q tivesse sido algum erro meu, contamimaçao ou alguma outra coisa. Foi pro ralo. Comprei outras receitas e tudo "ok", ceva boa porem sempre baixo OG e consequentemente pouco alcoolicas. Tornei a fazer outra red nesse ultimo domingo e de novo, primeiro dia de fermentaçao ok, e ontem (terça) quando abri a geladeira ja senti aquele mesmo cheiro azedo de quando a outra red estragou. Retirei um pouco pela torneira do fermentador e de novo, a ceva q tinha ficado c uma cor linda, tava c aquela cor de diarréia como a outra que estragou. Vou deixar ate domingo mas pela cor ja sei que nai vai adiantar. Ainda tem a questao do fermento, embalagens que li aqui no tópico, da ceva da WE ter ficado melhor etc... Comprei o termostato, escorredor e refratometro la, vou experimentar os insumos agora e ver como vao ficar as cevas. Era isso então. So queria relatar aqui um pouco das minhas experiências e tambem o problema e o descontentamento com a Alquimia da Cerveja, em especial as duas ultimas red! Abraço a todos e boas cevas!!!
 
Bom dia pessoal... sei que o tópico ja foi aberto a mais de um ano mas foi onde encontrei problemas semelhantes ao meu... Bom, comprei meu kit para 20l a uns 4 meses na Alquimia tb... comprei por ser a loja mais em conta e mais perto de onde moro, Soledade RS, a loja é em Porto Alegre. Nao havia tido problemas serios ainda, embora a primeira leva tenha ficado c um forte gosto de fermento hehe...mas acho q foi pq eu era a primeira e o processo foi meio atrapalhado... Li muito a respeito de todo o processo, muito mesmo, assiti muitos videos, muitos mesmo hehe, e sigo a risca e rigorosamente todos os tempos, escalas de temperatura, questoes de sanitizaçao, comprei geladeira e termostato para controlar a temperatura da fermentaçao. Fiz otimas cervejas, red ale, english pale ale, american p a, gold ale, trigo etc... porem todas com a OG abaixo do esperado pro estilo e pra propria receita, e lembrando q deixo 1:30h a 65graus como o Gunner diz q faz tb. Alem disso, as duas ultimas levas da red ale estragaram. A primeira achei q tivesse sido algum erro meu, contamimaçao ou alguma outra coisa. Foi pro ralo. Comprei outras receitas e tudo "ok", ceva boa porem sempre baixo OG e consequentemente pouco alcoolicas. Tornei a fazer outra red nesse ultimo domingo e de novo, primeiro dia de fermentaçao ok, e ontem (terça) quando abri a geladeira ja senti aquele mesmo cheiro azedo de quando a outra red estragou. Retirei um pouco pela torneira do fermentador e de novo, a ceva q tinha ficado c uma cor linda, tava c aquela cor de diarréia como a outra que estragou. Vou deixar ate domingo mas pela cor ja sei que nai vai adiantar. Ainda tem a questao do fermento, embalagens que li aqui no tópico, da ceva da WE ter ficado melhor etc... Comprei o termostato, escorredor e refratometro la, vou experimentar os insumos agora e ver como vao ficar as cevas. Era isso então. So queria relatar aqui um pouco das minhas experiências e tambem o problema e o descontentamento com a Alquimia da Cerveja, em especial as duas ultimas red! Abraço a todos e boas cevas!!!

O manuseio deles é totalmente inadequado, fermento aberto e dividido, malte moído embalado por semanas, lúpulo embalado de qualquer jeito. Só pode dar errado mesmo, depois o pessoal faz cerveja ruim e não sabe porque. Olha a loja Brewhouse de Portão, fica numa distância boa pra ti aí, o dono é aqui do fórum mesmo, não tem erro.
 
Fala Fagner, valeu pela dica, vou experimentar nessa loja também. Comprei uma Red na Malte Shop pra experimentar como fica. Vou fazer ela domingo agora ou no próximo e postarei as impressoes de embalagens e o resultado do mosto, ja q o da Alquimia fica mais pra âmbar que pra vermelho. Valeu. Abraço!!!
 
Pessoal... não achei muitas referências sobre o assunto por aqui...

Perguntei duas vezes e também não recebi resposta em outros tópicos...

Assim, resolvi postar aqui mesmo:

Comprei quatro kits de preparo da Alquimia da Cerveja, a saber:

- Red Ale (grãos e extrato) - até o momento está ok, se encontra na fermentação secundária, controlada;

- Honey Ale (grãos e extrato) - fiz hoje a leva... acabou com OG de 1036 contra o esperado de 1049. Usei todos os produtos e especificações conformadescrito;

- Pilsen (extrato) - está maturando a 2 graus... até o momento não vi problema grave;

- Golden Ale (extrato) - tenho um tópico sobre ela... tive problema de fermetnação, um lodo esquisito, e ficou azeda... foi fora, deixei umas garrafas para avaliação;

Tenho observado pouca qualidade nos produtos. Escrevi para a empresa há 10 dias, sem resposta...

Qual a opinião geral sobre os produtos da empresa??
 
Meu camarada, nunca comprei kit de receitas deles e não vou comentar sobre as coisas que estão dando certo, ok? Vamos falar sobre os problemas:

1) OG que não bateu com o esperado: podem ser várias coisas. Se comprou os grãos já moídos, pode ser que com a oxidação tenha perdido eficiência, pode ser eficiência do seu equipamento, temperatura/tempo de brassagem, etc. OG não bater com a receita é muito comum e não quer dizer, necessariamente, que os insumos são ruins.

2) Lodo esquisito/azeda: muito provavelmente você contaminou sua breja em alguma parte do processo. Jogue fora, repense o momento que isso pode ter ocorrido e corrija o necessário no seu processo. Nada a ver com insumos.

Quanto ao resto, espero que esteja tudo certo no final e que tenha ótimas brejas!
 
Meu camarada, nunca comprei kit de receitas deles e não vou comentar sobre as coisas que estão dando certo, ok? Vamos falar sobre os problemas:

1) OG que não bateu com o esperado: podem ser várias coisas. Se comprou os grãos já moídos, pode ser que com a oxidação tenha perdido eficiência, pode ser eficiência do seu equipamento, temperatura/tempo de brassagem, etc. OG não bater com a receita é muito comum e não quer dizer, necessariamente, que os insumos são ruins.

2) Lodo esquisito/azeda: muito provavelmente você contaminou sua breja em alguma parte do processo. Jogue fora, repense o momento que isso pode ter ocorrido e corrija o necessário no seu processo. Nada a ver com insumos.

Quanto ao resto, espero que esteja tudo certo no final e que tenha ótimas brejas!

O post é bem antigo, mas ainda assim preciso deixar meu relato, pois me senti lesado. Acho que em algum momento já devo ter feito post sobre isto aqui.

Juliano, infelizmente já passei por problemas com compras no referido site. No começo, quis fazer com o extrato, parecia mais tranquilo para um iniciante. Comprei diversos kits deste site. Nenhum kit deles com extrato bateu densidade, quando fui pedir orientações, disseram que o dito mestre cervejeiro da empresa mandou completar com açúcar até dar a densidade. Pensa o absurdo isso, para estilos em que adição de sacarose não é nem cogitado. Mais absurdo ainda o kit ser para 20l e a densidade prevista ser atingida com 16l. No kit vinha lúpulo fracionado que estava bem velho e sem informação de safra ou a.a. e o fermento também era fracionado, nada disso veio a vácuo. Em um dos kits teve latas de extrato vazando.

O guia oferecido por eles para a fabricação da cerveja continha diversos erros de produção de cerveja, tais como: hidratar o fermento em mosto, informar que para adicionar mais corpo pra cerveja deveria se adicionar açúcar invertido, informar que uma diluição de 50% do volume de mosto frio com água não iria alterar em nada o perfil sensorial da cerveja, que se tratava meramente de uma reposição da perda de evaporação (as reações de sabor e aroma da fervura mandaram abraço).

Depois das respostas que obtive indicando que eu completasse com açúcar, nunca mais. Me aprofundei meses estudando e parti fazer all grain, comprar pessoalmente insumos e ser mais rigoroso. Paguei o preço da ignorância e inocência de iniciante, mas é bom para aprender, que nem tudo que é bom é fácil e cerveja não se faz de um jeito fácil, nem economizando.

Hoje não sei como anda a qualidade dos insumos e atendimento oferecido, mas, em 2017, ano do ocorrido, não me agradou.
 
Back
Top