1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Alguma Receita ?

Discussão em 'Cerveja sem glúten' iniciado por pfmattos, 11/6/13.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 11/6/13 #1

pfmattos

pfmattos

pfmattos

Member

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    1
    Já procuro uma receita Gluten Free a algum tempo e nada. Alguém tem uma receita já testada?

Paulo

2. 11/6/13 #2

paulo

paulo

paulo

Moderador Supporter

Afiliado:
    9/5/13
    Curtidas Recebidas:
    356
    Não tenho experiência, mas acho que a maior dificuldade é conseguir os maltes.

Eu nunca vi no mercado nacional maltes feitos a partir de grãos livres de glúten. Provavelmente você teria que comprar esses cereais (sorgo, amaranto, quínoa, painço, trigo sarraceno, ...) e maltear você mesmo.

Tenta dar uma olhada no fórum gringo: http://www.homebrewtalk.com/f164/

3. 12/6/13 #3

danielperez

danielperez

danielperez

Active Member

Afiliado:
    10/6/13
    Curtidas Recebidas:
    6
    Cara, a onda é ir atrás do Xarope de Sorgo. Nem sei se tem por aqui, mas é o que os gringos usam.

4. 14/6/13 #4

alvarol

alvarol

alvarol

Active Member

Afiliado:
    14/6/13
    Curtidas Recebidas:
    9
    Se tua intenção é apenas produzir cerveja gluten free por diversão, beleza, segue as dicas do Paulo. No caso de produzir cerveja para celíacos, aí o buraco é mais embaixo. Qualquer quantidade mínima pode vir a desencadear uma reação, alguns autores falam em 5 ppm, outros em 20. Existem métodos para testar a presença de gluten em alimentos que podem ser feitos em casa, se tua intenção é produzir cerveja segura para celíacos vale investir num kit teste.

5. 17/6/13 #5

hades

hades

hades

Doutrinador

Afiliado:
    6/6/13
    Curtidas Recebidas:
    73
    Existem produtos como o Brewers Clarex que reduzem a quantidade de gluten na cerveja, chegando ao ponto de tornar a bebida tolerável para os celíacos.

Parece que eles vão apresentar o produto agora na Brasil Brau.

6. 18/6/13 #6

pfmattos

pfmattos

pfmattos

Member

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    1
    Obrigado Pessoal
    Alvarol, importante sua colocação. Realmente qq quantidade de glútem pode ser perigoso para o celíaco.
    Hades, interessante esse produto hein. Vou conversar com os caras na Brasil Brau.
    Abraços!

7. 18/6/13 #7

fcieslak

fcieslak

fcieslak

New Member

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    0
    Li há um tempo que recomenda-se, inclusive, que o equipamento utilizado para fazer a cerveja livre de glúten não seja o mesmo usado para preparar cervejas contendo glúten. Será que procede esta informação?

8. 15/7/13 #8

CaiodeSanti

CaiodeSanti

CaiodeSanti

New Member

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    0
    CONFERE! Minha mãe é celíaca. Não pode ter nada de gluten. Mesmo lavando o material algum resquicio de gluten deve permanecer. Só fazendo um teste, por isso o melhor é um material totalmente separado.

9. 13/11/13 #9

brunomarinho

brunomarinho

brunomarinho

Well-Known Member

Afiliado:
    13/11/13
    Curtidas Recebidas:
    9
    Vi umas receitas que tem como base o trigo sarraceno e quinoa. Mas nunca tentei fazer.. Vou tentar qualquer dia.. Fazer uma receita pequena para não ter muito disperdicio. O ruim é que tem que achar os fermentos sem gluten tb.

10. 14/11/13 #10

samuel

samuel

samuel

Well-Known Member

Afiliado:
    10/6/13
    Curtidas Recebidas:
    28
    Na Brew Your Own desse mês tem uma matéria bem longa sobre gluten free.

Tem inclusive três receitas.

Se você não tiver como pegar posso escanear e colocar aqui.

Uma recomendação que chamou minha atenção é a de que até os EQUIPAMENTOS devem ser usados exclusivamente para gluten free, para prevenir contaminação.

11. 2/4/14 #11

rfilippus

rfilippus

rfilippus

Well-Known Member

Afiliado:
    13/6/13
    Curtidas Recebidas:
    13
    Boa noite amigos Cervejeiros, tudo bom?

Samuel, se puder postar a matéria sobre o assunto, ou indicar onde comprar a revista eu agradeço.

Estou ajudando um amigo celíaco, ele é apaixonado por cervejas.

Grande abraço

12. 31/7/14 #12

Violante

Violante

Violante

Member

Afiliado:
    30/7/14
    Curtidas Recebidas:
    1
    Tambem estou esperando essas receitas. Ia ser bom tenta-las

13. 14/12/14 #13

claudiomsmg

claudiomsmg

claudiomsmg

Well-Known Member

Afiliado:
    3/12/13
    Curtidas Recebidas:
    15
    Na Lamas apareceu um extrato de sorgo. Como minha esposa é celíaca, vou conferir. Se alguém já tiver usado, agradeço dicas.

14. 16/12/14 #14

Violante

Violante

Violante

Member

Afiliado:
    30/7/14
    Curtidas Recebidas:
    1
    Puts, começaram a vender mesmo. Pena que acabou o estoque. Tomara que reponham. Alguém já usou?

15. 17/12/14 #15

dcylab

dcylab

dcylab

Well-Known Member

Afiliado:
    31/8/13
    Curtidas Recebidas:
    44
    Sim, já fiz duas levas pequenas com esse xarope. Não é nenhuma maravilha, mas é bem melhor do que não ter cerveja nenhuma. A segunda até que ficou boa. A primeira ficou extremamente amarga e turva.

O gosto do sorgo é bem diferente e levemente metálico. Lembra bem um mosto "normal" mas como vem do grão não maltado, não tem aquele gosto de malte levemente tostado. Combina bem com candi syrup escura para dar um gosto de caramelo e reações de Maillard que o próprio xarope não tem.

Aprendi da minha primeira leva que é muito importante usar irish moss ou Whirlfloc (100x mais que numa cerveja comum) e que é bom reduzir um pouco o amargor. Não achei as minhas receitas (não que eu recomendaria mesmo) mas recomendo esse blog australiano:

http://gfhomebrewing.blogspot.com/

muitas já em unidades métricas.

Eu gostei também de uma saison feito só com o xarope que tomei num encontro do clube de cervejeiros aqui em Washington. Parece que esses estilos dominados pelo gosto do fermento são mais fáceis de acertar.

Tiago curtiu isso.
  16. 31/1/15 #16

dcylab

dcylab

dcylab

Well-Known Member

Afiliado:
    31/8/13
    Curtidas Recebidas:
    44
    OK, finalmente uma receita! Nada do outro mundo, só uma saison bem simples. Estou tomando uma depois de só uma semana na garrafa e está com um leve gosto de sidra. Espero que melhore depois.

Receita para 12 litros (fervura ~16 litros), OG 1.051, FG ~1.000(!)

1,5kg Briess Sorghum Syrup
    400g rapadura em pedaços pequenos, rehidratado em água quente

60 min. -- 14g East Kent Goldings, 7%
    10 min. -- 14g East Kent Goldings, 7%

0.5g irish moss, rehidratado (10 min.)
    1g nutriente Wyeast (10 min.)

Fermento Belle Saison, 1 pacote rehidratado

Água de Washington (40 Ca, 7 Mg, 48 SO4, 20 Na, 29 Cl, 85 HCO3, 70 Alk.) e o que vier com o extrato

Aqueça a água até 75C (um pouco menos do total de 16L por causa do volume do extrato e da rapadura dissolvida) e adicione o extrato de sorgo. Adicione a rapadura dissolvida. Ajuste o volume total da fervura para o seu sistema.

O resto do processo é normal. Eu também adicionei 3mL ácido lático 88% na fervura. Eu gostei do que fez, mas a quantidade e o efeito dependem da composição da sua água.

Tiago curtiu isso.
  17. 31/1/15 #17

Tiago

Tiago

Tiago

Well-Known Member Moderador Moderator

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    1,296
    Legal! Esses extratos da Briess chegaram recentemente no país. Fiquei curioso pra testar.

O sorgo dá um gosto muito diferente dos cerais habituais da cerveja?

Sua cerveja atenuou bastante! Imagino que o gosto de sidra pode vir da adição de 25% de açucar. É uma quantidade considerável...

18. 31/1/15 #18

dcylab

dcylab

dcylab

Well-Known Member

Afiliado:
    31/8/13
    Curtidas Recebidas:
    44
    O gosto é infelizmente muito diferente. Como é feito de sorgo não maltado não tem muito gosto de malte. O mosto em sí lembra um pouco, mas a cerveja fermentada não. Nesse caso, o gosto do fermento saison vai bem com o gosto do sorgo e a acidez também ajudou.

Eu gostaria de usar sorgo maltado como já fiz com milho, mas até agora não encontrei o grão cru.

Sim, é bem provavel que o gosto de sidra veio da adição de tanto açúcar. Eu queria uma cerveja bem seca. E mais, normalmente eu uso um pouco de maltodextrina para ajudar com a espuma. Como eu não achei no mercado brasileiro eu resolvi usar a rapadura, esperando um pouco do mesmo efeito por causa das impuridades.

19. 21/4/15 #19

dcylab

dcylab

dcylab

Well-Known Member

Afiliado:
    31/8/13
    Curtidas Recebidas:
    44
    Resolvi tirar uma foto da penúltima garrafa. O gosto continua o mesmo, mas parece que melhorou um pouco o gosto de sidra.

Arquivos Anexados:

Tiago curtiu isso.
  20. 22/4/15 #20

Kurt

Kurt

Kurt

Well-Known Member

Afiliado:
    10/6/13
    Curtidas Recebidas:
    192
    As cervejarias que produzem produtos sem glúten fazem tudo com os ingredientes normais das cervejas mas adicionam uma enzima que quebra as moléculas de glúten, que são proteínas, em peptídeos menores. Ter acesso a essa enzima seria o ideal, ou procurar qual microrganismo produz ela e tentar fazer um isolado dele para fazer uma segunda fermentação só para a quebra do glúten.

Compartilhe esta Página