• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Alguem já fez No-Chill?

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Luciano Souza

New Member
Afiliado
18/12/19
Legal o depoimento, como que você faz para oxigenar? "No outro dia" é muito vago, quantas horas entre trafegar pra bombona e inocular o fermento?
Vou deixar minha última experiência:
Fiz 20L de uma Lager com NoChill. Como o amigo disse, fiz o Whirpool e deixei uns 20 minutos pra depois fazer a trasfega para a bombona. Levei pra resfriar na geladeira e no dia seguinte, quando chegou a temperatura de 13 fiz a inoculação do W34. Hidratei a levedura antes e igualei a temperatura antes da inoculação.
Foi a primeira vez que fiz dessa forma e gostei muito do resultado.

Tomanik

Well-Known Member
Afiliado
13/7/14
O que pode fazer é na configuração do seu equipamento, na parte do Whirpool, checka o campo "Estimate boil hop util in Whirpool" e coloca mais ou menos o tempo que seu equipamento demora para resfriar até chegar nos 85 graus. O IBU será calculado perfeitamente creio eu.
Brigadão !

RServilha

Member
Afiliado
9/1/20
Fala pessoal. Muito bom esse tópico.
Acho legal a discussão e a disseminação desse método.
Faço no chill já a bastante tempo e só tenho coisas boas pra falar desse método.
Eu termino minha fervura normalmente e, após o whirlpool levo o mosto para o fermentador para aguardar aproximadamente 1 dia e inocular o fermento.
Como qualquer processo dentro da produção de cerveja, esse método requer um pouco de estudo e treino. As adições de lúpulo, por mais que o beersmith de um excelente parâmetro de ajuste, aos poucos cada cervejeiro vai ajustando suas receitas meio que no feeling. O uso de equipamentos como cestas de inox ou hop bag para não deixar muito resíduo de lúpulo em contato com o mosto após a fervura/durante o whirlpool ajuda bastante. No meu caso o tempo de queda da temperatura até 80 graus leva cerca de 7 minutos.
Pra mim o principal benefício está ligado a economia de água. Nunca me fez muito sentido gastar um quantidade de água para resfriar o mosto maior do que aquela usada para fazer a cerveja propriamente dita. Querendo ou não, é um recurso escasso (lembrando a última crise hídrica).
Como segundo benefício preferido tem a economia de tempo e dinheiro com a fase de resfriamento, pois não precisa gastar com chillers e também destinar tempo a montar essa parte do set up e limpar depois.
Por fim, é legal ver tanta gente falando do método, assim logo as informações serão cada vez maiores.

Cheers!

pwiens

Well-Known Member
Afiliado
22/3/18
Legal seu relato! Em questão a gasto de água, para resfriar 22l eu gasto 60l, que reutilizo depois para lavar os equipamentos, lavar quintal, etc. No meu caso é a paciencia mesmo, pois gasto 1h no processo de resfriamento, fora que fazendo no-chill na panela, no outro dia o trub está bem decantado.

EDGAR LOUZANO VERDILE

Active Member
Afiliado
29/12/19
Legal o depoimento, como que você faz para oxigenar? "No outro dia" é muito vago, quantas horas entre trafegar pra bombona e inocular o fermento?
Opa amigo, verdade... Então, fica entre 12 e 24 horas, depende da temperatura ambiente para que o mosto atinja uns 25°c... Normalmente, termino as brassagens por volta das 19:00 e daí no outro dia a tarde faço a inoculação caso a temperatura já esteja adequada. Para oxigenar costumo apenas segurar nas duas alças da bombona e fazer movimentos de 180° para ambos os lados por um ou dois minutos. O fermento já jogo hidratado (faço isso meia hora antes) e depois de algumas horas já está trabalhando...

Latest posts

Group Builder