Alguém já viu algo assim?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

tulioneves

Well-Known Member
Joined
Jun 1, 2018
Messages
71
Reaction score
20
Location
Araguaína
Uma foto fala mais do que mil palavras...

FRUITBEER

Tentei usar gelatina para clarificar e reduzir os resíduos.

O que será?
 

Attachments

  • IMG_20190310_111229406.jpg
    IMG_20190310_111229406.jpg
    19.2 KB · Views: 321
  • IMG_20190310_111321762.jpg
    IMG_20190310_111321762.jpg
    73.7 KB · Views: 322
Uma foto fala mais do que mil palavras...

FRUITBEER

Tentei usar gelatina para clarificar e reduzir os resíduos.

O que será?

Cara, embora foto pareça ser a melhor forma de expor algo, quando se trata de contaminação o buraco é mais embaixo. Do jeito que está aí, parece contaminação, mas sem maiores detalhes eu não consigo afirmar nada. Como está o cheiro e o sabor ?
 
Cara, embora foto pareça ser a melhor forma de expor algo, quando se trata de contaminação o buraco é mais embaixo. Do jeito que está aí, parece contaminação, mas sem maiores detalhes eu não consigo afirmar nada. Como está o cheiro e o sabor ?


Não sou SOMMELIER, mas Não tem aroma nem sabor, muito diferente das fruit que já bebi não.

Não senti acidez ou coisa do tipo.

Só que tem esse esquema "boiando" nas garrafas, como se fosse um Scooby dessa galera que faz kombucha.
 
Não sou SOMMELIER, mas Não tem aroma nem sabor, muito diferente das fruit que já bebi não.

Não senti acidez ou coisa do tipo.

Só que tem esse esquema "boiando" nas garrafas, como se fosse um Scooby dessa galera que faz kombucha.

É contaminação ao que tudo indica, mas no caso sua frase ficou confusa, está ou não com gosto de fruit ?
 
Está parecendo uma fruitbeer.

Nunca provei uma breja contaminada.... por isso não sei se contaminou (no gosto ou aroma).

Mas eu beberia tranquilo.

Olha que provei quente.
 
Então vou fazer o seguinte:

Vou esperar fazer os dias do primming e vou levar pra galera beber. Se ngm reclamar, pronto.

Kkkkkkkkk

Obrigado Inglorius pela atenção.
 
Tulio,

pela minha experiência com gelatina, me parecem apenas bolotas que foram para a garrafa. Uma vez eu fui comprar e esqueci de pedir a gelatina INCOLOR e sem sabor.

Tive várias garrafas com bolotas roxas nessa leva. :)
 
Tulio,

pela minha experiência com gelatina, me parecem apenas bolotas que foram para a garrafa. Uma vez eu fui comprar e esqueci de pedir a gelatina INCOLOR e sem sabor.

Tive várias garrafas com bolotas roxas nessa leva. :)

Não sei se parece com gelatina. Quando gelada a cerveja, isto vai para o fundo?

Tá mais parecendo um colônia de bactérias/outras coisas com um scoby de komucha.
 
Comigo aconteceu algo semelhante, na garrafa apareceu uma placas consideráveis, e acredito que foi devido a gelatina e as garrafas na carbonatação ficaram num ambiente onde ocorreram picos de temperatura. Algumas ficaram com um teor mais ácido outras ficaram normais.
 
Uma foto fala mais do que mil palavras...

FRUITBEER

Tentei usar gelatina para clarificar e reduzir os resíduos.

O que será?

Tulio, não descarto contaminação, mas algumas perguntas para entender o seu processo com a gelatina:
1. Quantos litros vc fez?
2. Para essa quantidade, quanto de gelatina vc colocou?
3. Quanto tempo vc deixou a gelatina na maturação a frio?
4. Como foi o envase? Levou mto trub para as garrafas?
 
Cara, tive uma experiência que pode dar a certeza que não é a gelatina.
Estou com uma ipa fermentando, retirei 100ml e coloquei na proveta para fazer o teste de atenuação forçada, não há gelatina no mosto.

Deixei essa proveta com o densímetro dentro por vários dias e essa massa apareceu na parte de cima.
Agora a questão é: Se for contaminação, a cerveja pode ser consumida?
 
Cara, tive uma experiência que pode dar a certeza que não é a gelatina.
Estou com uma ipa fermentando, retirei 100ml e coloquei na proveta para fazer o teste de atenuação forçada, não há gelatina no mosto.

Deixei essa proveta com o densímetro dentro por vários dias e essa massa apareceu na parte de cima.
Agora a questão é: Se for contaminação, a cerveja pode ser consumida?

Mas nesse caso você deixou o mosto fermentando ao ar livre? Creio que mesmo com uma proveta e densímetro sanitizados, essa contaminação não indica necessariamente que dentro do fermentador vai estar igual.
 
Deixei na proveta tampada com um papel alumínio.
O mosto no fermentador ainda não vi como está. Mas realmente a massa está igualzinha da foto do primeiro post.
 
Deixei na proveta tampada com um papel alumínio.
O mosto no fermentador ainda não vi como está. Mas realmente a massa está igualzinha da foto do primeiro post.


Aposto na contaminação na amostra da proveta devido a manipulação. Esse papel alumínio não garante nada
 
No meu caso está tudo tranquilo, abri o fermentador e está Ok. O intuito foi ajudar o autor do tópico e entendermos que provavelmente seja contaminação
 
Novidades pessoal:

3 sommeliers diferentes da cidade provaram a cerveja em momentos diferentes e nenhum acusou contaminação, ou pelo menos contaminação significativa (já que na casca da maioria das frutas tem brettanomyces).

Concluí portanto que foi uma massa criada pela gelatina mesmo, que aglutinou as proteínas em suspensão.

Fiquei contente que apesar de todos os 3 sommeliers (não sei o plural de sommelier) , terem reclamado do baixo corpo da breja e de um desequilíbrio da framboesa - realmente puxou muito pra essa fruta - nenhum reclamou de offs relacionados com contaminação.

Então, barco que segue.

OBRIGADO A TODOS PELA AJUDA!

Cheers
 
Tulio, não descarto contaminação, mas algumas perguntas para entender o seu processo com a gelatina:
1. Quantos litros vc fez?
2. Para essa quantidade, quanto de gelatina vc colocou?
3. Quanto tempo vc deixou a gelatina na maturação a frio?
4. Como foi o envase? Levou mto trub para as garrafas?

1. 10 litros
2. 3 a 4 gramas total
3. 3 dias a 10 graus C
4. Devo ter levado, pois não troquei de balde para maturação (burro dá 0 pra ele kkkkkk)


Obrigado por participar do tópico.
 
3. 3 dias a 10 graus C

Pelo que já li, ao colocar a gelatina, deve-se abaixar a temperatura para perto de 0ºC ou o mais próximo disso, talvez tenha sido este o ponto que deixou essa aparencia...

Na minha opinião, se a cerveja está boa de tomar, não tem cheiro e nem gosto ruim, segue o jogo, toma tudo e já faz a próxima leva!

abraço
 
Cara, tive uma experiência que pode dar a certeza que não é a gelatina.
Estou com uma ipa fermentando, retirei 100ml e coloquei na proveta para fazer o teste de atenuação forçada, não há gelatina no mosto.

Deixei essa proveta com o densímetro dentro por vários dias e essa massa apareceu na parte de cima.
Agora a questão é: Se for contaminação, a cerveja pode ser consumida?
Se não tem mofo, não tem odor ruim, nem grande alteração no sabor, pode consumir tranquilo. Existe contaminações que alteram as características da cerveja, contaminações que não alteram e contaminações perigosas pra saúde (mais raro). Agora, já que houve contaminação, mesmo sem mudar o perfil, fica um alerta de que o teu processo está vulnerável a outros tipos de microorganismos concorrendo com as leveduras. Vale dar uma analisada e uma limpeza/sanitização mais pesada.
 
Se não tem mofo, não tem odor ruim, nem grande alteração no sabor, pode consumir tranquilo. Existe contaminações que alteram as características da cerveja, contaminações que não alteram e contaminações perigosas pra saúde (mais raro). Agora, já que houve contaminação, mesmo sem mudar o perfil, fica um alerta de que o teu processo está vulnerável a outros tipos de microorganismos concorrendo com as leveduras. Vale dar uma analisada e uma limpeza/sanitização mais pesada.

Desconheço agentes patogênios que possam causar perigos à saúde que sobrevivam em uma cerveja fermentada, principalmente que não causem off-flavors bizzarros. Cervejas são ambientes hostis para a maioria dos microorganismos (em razão de ph, álcool, etc)
E se existem tais contaminantes, no máximo vão causar um "piriri".
Recordo que por séculos a cerveja era considerada uma bebida segura, principalmente em razão de escassez de fontes de água potável. Mesmo em casos de contaminações, a maioria delas, a cerveja ainda é tomável. Inclusive cervejas que antes eram consideradas contaminadas hoje estão cada vez mais em voga: bretta, wild, lambic, etc.
Contaminação não me parece motivo para alarde, a não ser pelo lote perdido em razão de uma bebida eventualmente impossível de tomar.
Se provou a cerveja e dá para tomar, segue o jogo.
Mas se você tem informações mais específicas sobre tais contaminações patogênicas, favor posta aí que pode ser de utilidade para todos.
 
Desconheço agentes patogênios que possam causar perigos à saúde que sobrevivam em uma cerveja fermentada, principalmente que não causem off-flavors bizzarros. Cervejas são ambientes hostis para a maioria dos microorganismos (em razão de ph, álcool, etc)
E se existem tais contaminantes, no máximo vão causar um "piriri".
Recordo que por séculos a cerveja era considerada uma bebida segura, principalmente em razão de escassez de fontes de água potável. Mesmo em casos de contaminações, a maioria delas, a cerveja ainda é tomável. Inclusive cervejas que antes eram consideradas contaminadas hoje estão cada vez mais em voga: bretta, wild, lambic, etc.
Contaminação não me parece motivo para alarde, a não ser pelo lote perdido em razão de uma bebida eventualmente impossível de tomar.
Se provou a cerveja e dá para tomar, segue o jogo.
Mas se você tem informações mais específicas sobre tais contaminações patogênicas, favor posta aí que pode ser de utilidade para todos.
Infelizmente (ou felizmente) nunca ví nem encontrei matéria sobre agentes patológicos na cerveja fermentada, citei essa hipótese pois em um post no Facebook do Yeast Facts, a Fernanda Fregonesy alertou a não provar cerveja com sinal de mofo, por causa do risco a saúde. Mas eu vou dar uma pesquisada nesse assunto e, se encontrar, posto aqui.
 
@damigol em uma breve pesquisada realmente não encontrei nada com embasamento científico sobre contaminação patológica na cerveja fermentada e mesmo se acontecer, dificilmente alguém irá provar. Apesar disso, é bom eliminar qualquer risco de contaminação. Nesse blog o autor comenta uma substância perigosa causada por bactérias ácido láticas.
https://blog.neoprospecta.com/microbiologia-industria-cervejeira/
 
Infelizmente (ou felizmente) nunca ví nem encontrei matéria sobre agentes patológicos na cerveja fermentada, citei essa hipótese pois em um post no Facebook do Yeast Facts, a Fernanda Fregonesy alertou a não provar cerveja com sinal de mofo, por causa do risco a saúde. Mas eu vou dar uma pesquisada nesse assunto e, se encontrar, posto aqui.

Existem várias espécies de bolor e mofos que são de fato patogênicas. O problema não seria a cerveja propriamente, mas o mofo.

Nenhuma levedura existente é patogênica, para nossa sorte.

E como citado no teu artigo, contaminações são um perigo maior para a cerveja em si do que para a saúde humana.
 
Back
Top