1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Alguém já viu algo assim?

Discussão em 'Sanitização' iniciado por tulioneves, 10/3/19.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

  1. 13/4/19 #21

    damigol

    damigol

    damigol

    Well-Known Member

    Afiliado:
    13/9/17
    Mensagens:
    193
    Curtidas Recebidas:
    43
    Desconheço agentes patogênios que possam causar perigos à saúde que sobrevivam em uma cerveja fermentada, principalmente que não causem off-flavors bizzarros. Cervejas são ambientes hostis para a maioria dos microorganismos (em razão de ph, álcool, etc)
    E se existem tais contaminantes, no máximo vão causar um "piriri".
    Recordo que por séculos a cerveja era considerada uma bebida segura, principalmente em razão de escassez de fontes de água potável. Mesmo em casos de contaminações, a maioria delas, a cerveja ainda é tomável. Inclusive cervejas que antes eram consideradas contaminadas hoje estão cada vez mais em voga: bretta, wild, lambic, etc.
    Contaminação não me parece motivo para alarde, a não ser pelo lote perdido em razão de uma bebida eventualmente impossível de tomar.
    Se provou a cerveja e dá para tomar, segue o jogo.
    Mas se você tem informações mais específicas sobre tais contaminações patogênicas, favor posta aí que pode ser de utilidade para todos.
     
  2. 15/4/19 #22

    RodrigoBerro

    RodrigoBerro

    RodrigoBerro

    Well-Known Member

    Afiliado:
    29/9/16
    Mensagens:
    50
    Curtidas Recebidas:
    17
    Infelizmente (ou felizmente) nunca ví nem encontrei matéria sobre agentes patológicos na cerveja fermentada, citei essa hipótese pois em um post no Facebook do Yeast Facts, a Fernanda Fregonesy alertou a não provar cerveja com sinal de mofo, por causa do risco a saúde. Mas eu vou dar uma pesquisada nesse assunto e, se encontrar, posto aqui.
     
  3. 15/4/19 #23

    RodrigoBerro

    RodrigoBerro

    RodrigoBerro

    Well-Known Member

    Afiliado:
    29/9/16
    Mensagens:
    50
    Curtidas Recebidas:
    17
    @damigol em uma breve pesquisada realmente não encontrei nada com embasamento científico sobre contaminação patológica na cerveja fermentada e mesmo se acontecer, dificilmente alguém irá provar. Apesar disso, é bom eliminar qualquer risco de contaminação. Nesse blog o autor comenta uma substância perigosa causada por bactérias ácido láticas.
    https://blog.neoprospecta.com/microbiologia-industria-cervejeira/
     
  4. 16/4/19 #24

    damigol

    damigol

    damigol

    Well-Known Member

    Afiliado:
    13/9/17
    Mensagens:
    193
    Curtidas Recebidas:
    43
    Existem várias espécies de bolor e mofos que são de fato patogênicas. O problema não seria a cerveja propriamente, mas o mofo.

    Nenhuma levedura existente é patogênica, para nossa sorte.

    E como citado no teu artigo, contaminações são um perigo maior para a cerveja em si do que para a saúde humana.
     
    1 pessoa curtiu isso.

Compartilhe esta Página