Ale fermentando em dias frios

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Machado1

Well-Known Member
Joined
Aug 23, 2013
Messages
374
Reaction score
90
Pessoal, sou um iniciante mesmo, com pouco conhecimento técnico e sem muitos dados precisos mas com um kit cervejeiro caseiro em casa e muito a fim de levar a diante essa função de fazer minha própria cerveja. Com a ajuda de fóruns, tutoriais e vídeos, tem ficado cada vez mais possível levar isso adiante.

No domingo passado eu fiz minha primeira cerveja, uma Honey (uma Ale, a do Obama, rs) que, até onde tenho aprendido, fermentaria adequadamente durante uns 7 dias em temperaturas entre 22 e 26º, mais alguma margem pra lá e pra cá. Mas o fato é que assim que fechei o fermentador, as temperaturas caíram aqui em Porto Alegre e ficaram entre 7 e 15º a maior parte desses dias. Eu pretendia engarrafar essa primeira leva amanhã já que aparentemente cessou a fermentação entre sexta e sábado (pelo menos até sexta o airlock ainda soltava alguma borbulha). Será que vale a pena deixar mais uns dias no fermentador?

Em tempo, essa receita foi feita a partir de um kit extrato de malte & grãos, bem coisa de iniciante mesmo. Mas ontem mesmo já fiz minha segunda cervejinha, também um kit comprado só que toda em grãos, uma Hefe Weiss, também de alta fermentação. Sigo torcendo pra temperatura elevar um pouco, rs.
Valeu :mug:
 
Machado,

A (in)atividade no airlock não quer dizer que a fermentação cessou. É importante que seja medido com densímetro, ou no mínimo refratômetro (com a devida correção) por pelo menos dois ou três dias seguidos. Caso o contrário você correrá sério risco com garrafas bombas.