Ale fermentando em dias frios

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Machado1

Well-Known Member
Joined
Aug 23, 2013
Messages
374
Reaction score
90
Pessoal, sou um iniciante mesmo, com pouco conhecimento técnico e sem muitos dados precisos mas com um kit cervejeiro caseiro em casa e muito a fim de levar a diante essa função de fazer minha própria cerveja. Com a ajuda de fóruns, tutoriais e vídeos, tem ficado cada vez mais possível levar isso adiante.

No domingo passado eu fiz minha primeira cerveja, uma Honey (uma Ale, a do Obama, rs) que, até onde tenho aprendido, fermentaria adequadamente durante uns 7 dias em temperaturas entre 22 e 26º, mais alguma margem pra lá e pra cá. Mas o fato é que assim que fechei o fermentador, as temperaturas caíram aqui em Porto Alegre e ficaram entre 7 e 15º a maior parte desses dias. Eu pretendia engarrafar essa primeira leva amanhã já que aparentemente cessou a fermentação entre sexta e sábado (pelo menos até sexta o airlock ainda soltava alguma borbulha). Será que vale a pena deixar mais uns dias no fermentador?

Em tempo, essa receita foi feita a partir de um kit extrato de malte & grãos, bem coisa de iniciante mesmo. Mas ontem mesmo já fiz minha segunda cervejinha, também um kit comprado só que toda em grãos, uma Hefe Weiss, também de alta fermentação. Sigo torcendo pra temperatura elevar um pouco, rs.
Valeu :mug:
 
Machado,

A (in)atividade no airlock não quer dizer que a fermentação cessou. É importante que seja medido com densímetro, ou no mínimo refratômetro (com a devida correção) por pelo menos dois ou três dias seguidos. Caso o contrário você correrá sério risco com garrafas bombas.

7 dias costumam ser suficientes para fermentação de uma ale, porém, como as temperaturas estavam muito baixas, há o risco dela não estar com a fermentação finalizada, de forma que se vc não tiver como medir a densidade dela, acharia melhor vc esperar mais um pouco.

Além disso, mesmo com a fermentação finalizada, é importante que se dê tempo para o fermento absorver subprodutos gerados durante a fermentação.

Outra coisa, a temperatura de 22 a 26 graus seriam muito altas para a fermentação, fazendo com que ela fique com fusel alcohols (álcool ruim), além de extremamente esterificada. Ainda mais que a fermentação é um processo exotérmico, o que será bem provável que ela estará acima da temperatura ambiente.

Para suas próximas levas tente investir num sistema de controle de temperatura da fermentação.

Até pouco tempo eu não possuía. Quando comecei a controlar a temperatura a cerveja mudou totalmente, melhorando infinitamente.

E também (caso não possua) invista em um densímetro ou refratômetro.

abraços,
 
Rodrigo, obrigado pelas dicas. Cara, na verdade eu tenho um controlador FullGauge TIC-17RGTi pronto para uso (só falta investir num frigobar), além de um densímetro que veio no kit, mas acabei não usando-o na hora devida e até agora preferi não arriscar uma contaminação. Quase comprei um frigobar usado de 50L mas acho que vou acaber investindo num novo de 80 a 120L, apesar da falta de espaço no apartamento. Mas com toda certeza a próxima receita de cerveja, um kit de grãos de Pale Ale que tenho aqui, já será fermentada com temperatura controlada.

Sobre as Ale que estão fermentando aqui, ambas estão em fermentadores com torneira, será que se for tirado uma amostra pela torneira há risco de contaminação? Ontem mesmo procurei um tutorial mais ilustrado de como usar adequadamente um densímetro, algo como até onde encher com o líquido (isso interfere muito?), ou um vídeo bem detalhado, rs.

Então talvez eu deixe mais uns 3 dias no fermentador, já que os prazos médios citados em receitas são de 7 a 10 dias.
Obrigado novamente pelas dicas.
:mug::
 
Machado,

Sem problemas tirar amostras pela torneira! faço isso diariamente (gosto de acompanhar a evolução dos aromas e sabores dela hehe). Sempre tomo o cuidado de após a tirada da amostra esborrifar sanitizante na torneira para evitar que se acumule e seque a cerveja.

Se for possível tire uma amostra hoje e outra terça feira. Estando com a mesma densidade passe para o próximo passo!

Quanto à quantidade, uns 200 ml já são suficientes para fazer a medição.

Depois compartilhe como ficou as cervejas!

abraços,
 
vc pode optar por adquirir um densímetro de escala menor, que vai até 1060 e usa uma proveta menor também, onde vc não gastaria 200 ml por medição. Caso resolva procurar um desses sei que na lamas tem.
 
Rodrigo, Robocop e David Jr., obrigado pelas orientações e dicas, me ajudaram muito.
Vou postar os resultados aqui, com certeza.
Valeu mesmo.
:mug:
 
Pessoal, engarrafei a "brincadeira" às 4h de hoje. Provei o restinho do balde fermentador e acho que vai dar pra beber o resultado do teste. Valeu pelas dicas :mug:
 
Parabéns, Machado! Com certeza a cervejinha vai te fazer feliz.

Agora, muito cuidado ao engarrafar cervejas que de repente não tenham atenuado completamente (como as ales que fermentam em baixas temperaturas e/ou por um tempo curto), havendo mais açucares residuais do que seria ideal você pode acabar tendo explosões. Segundo relatos a coisa é bem feita quando acontece, logo, toda cautela nesse momento.

O ideal mesmo é que tenhas como medir sua FG (final gravity), fica mais seguro.

Sorte e saúde!
 
Parabéns, Machado! Com certeza a cervejinha vai te fazer feliz.

Agora, muito cuidado ao engarrafar cervejas que de repente não tenham atenuado completamente (como as ales que fermentam em baixas temperaturas e/ou por um tempo curto), havendo mais açucares residuais do que seria ideal você pode acabar tendo explosões. Segundo relatos a coisa é bem feita quando acontece, logo, toda cautela nesse momento.

O ideal mesmo é que tenhas como medir sua FG (final gravity), fica mais seguro.

Sorte e saúde!

Alô, André, vou ficar bem atento a isso, com toda certeza. Mas se por acaso isso viesse a acontecer, teria um momento mais provável, como na abertura da garrafa já gelada? Ou o mais provável seria antes disso, durante o prazo de maturação, em temperatura ambiente, na garrafa? E como a deixei 10 dias fermentando, não diminuiria o risco dessas explosões, contando com a (talvez total) fermentação nesse período?

Aproveito para te perguntar sobre a minha segunda cerveja, uma Weiss que está fermentando a 11 dias, precaução por causa das temperaturas entre 10 e 18º na maior parte desse período. Hoje, pela manhã quando simplesmente removi o fermentador (de um lugar fechado e escuro, com cuidado pra não remexer demais o líquido) para outro mais adequado para engarrafar à noite, notei intensa borbulhação no airlock desde então, passou o dia assim, como nesse exato momento, tanto que acabei decidindo não engarrafá-la hoje. Relato que no começo do dia abri a tampa afim de verificar a cerveja visualmente, mas mantendo os cuidados para não contaminá-la. Será que a abertura da tampa tem algo a ver com essa borbulhacão constante? E quem sabe deixe o líquido fermentar por mais 1 ou 2 dias?

Agradeço as dicas.
:mug:
 
Ola pessoal, Sou iniciante também e estou fermentando uma IPA,
A minha OG foi de 1,057 corrigida para 20 graus e esta no 15 dia de fermentação e fiz a medição no oitavo dia e estava em 1,030 e minha ultima medição hj ficou em 1,030 de novo, porem ainda há um pouco de atividade no airlocker (uma bolha a cada 4 a 5 min). Estou achando essa atenuação um pouco alta. Vocês me recomendariam deixar por mais tempo? ou passar ela para um maturador e esperar mais alguns dias antes de engarrafar?

Obs: Os dias aqui estão um pouco frios, mas eu consigo manter uma temperatura ambiente dentro de casa em torno dos 19 graus, mas de noite provavelmente essa temperatura chegue aos 14 ou 15 graus.
 
Back
Top