ALE ...esqueci a 11 graus na geladeira ...deu pau ?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Barone Flavio

Well-Known Member
Joined
Aug 24, 2019
Messages
188
Reaction score
95
Bom dia confrades ....... esqueci de ligar o termostato ....minha ALE ficou a 11 graus ...quando abri a geladeira ....o airlock estava funcionando
SERÁ QUE VAI DAR PAU ?
Como faço para seguir o processo

Peço ajuda .
O
 
Ou joga direito pra 17 e quando a atividade estiver acabando, sobe pros 22 - 23 pra descanso de diacetil e finalizar a fermentação.
 
Obrigado a todos ....foram 2 dias ....um a 11 e outro a 7 .....pelo que pude verificar .....agora subi para 19 .....depois vou a 20 e 22 .....vamos ver a atenuação ....a OG era 1064
 
Aproveitando que esse tópico fala de temperatura de fermentação:

Fiz uma Blonde Ale e na hora de fermentar, meu termostato não tava funcionando, então ficou os 2 primeiros dias em temperatura ambiente. Depois disso, arrumei meu termostato e setei para 17ºC. Até aí tudo bem, mas depois de mais 2 dias descobri que o controlador não estava funcionando, e quando vi a temperatura estava em -6ºC! Minha reação imediata foi desligar o freezer, voltando então para a temperatura ambiente.

É chegada a hora de engarrafar, não cheguei nem a fazer maturação. A cerveja é para presente, então não terei tempo suficiente para experimentá-la.

A variação de temperatura foi suficiente para ferrar com a cerveja toda, ou será que ela ainda é bebível? Será que as leveduras morreram e não vai dar nem para fazer o priming? (para o priming, eu vou utilizar DME).

Desde já agradeço pela atenção!
 
Aproveitando que esse tópico fala de temperatura de fermentação:

Fiz uma Blonde Ale e na hora de fermentar, meu termostato não tava funcionando, então ficou os 2 primeiros dias em temperatura ambiente. Depois disso, arrumei meu termostato e setei para 17ºC. Até aí tudo bem, mas depois de mais 2 dias descobri que o controlador não estava funcionando, e quando vi a temperatura estava em -6ºC! Minha reação imediata foi desligar o freezer, voltando então para a temperatura ambiente.

É chegada a hora de engarrafar, não cheguei nem a fazer maturação. A cerveja é para presente, então não terei tempo suficiente para experimentá-la.

A variação de temperatura foi suficiente para ferrar com a cerveja toda, ou será que ela ainda é bebível? Será que as leveduras morreram e não vai dar nem para fazer o priming? (para o priming, eu vou utilizar DME).

Desde já agradeço pela atenção!
Meu amigo, primeiro, não de algo que você não tomaria para outrem, se tu não sabe como vai ficar a cerveja, nem sequer se a fermentação chegou ao fim (mediu densidade final?) sendo assim tem o risco de produzir algumas bombas em garrafas.
Segundo ponto, tua breja pode ter ficado boa porém, tu não sabe se não experimentar.
Respondendo tua pergunta, não acho que matou as leveduras, se tua breja não chegou a congelar os riscos são bem menores, mesmo congelando a maioria das vezes da certo.
A dúvida que tenho é se a fermentação chegou ao fim, é o que me preocupa.
 
Vamos usar a lógica:

Se fazemos cold crash a 0ºC por uma semana e depois conseguimos fazer refermentação na garrafa com priming, não seria alguns dias a uma temperatura baixa que iria zoar com uma cerveja. Talvez no máximo seja necessário ressuspender as leveduras que podem ter decantado.
 
Vamos usar a lógica:

Se fazemos cold crash a 0ºC por uma semana e depois conseguimos fazer refermentação na garrafa com priming, não seria alguns dias a uma temperatura baixa que iria zoar com uma cerveja. Talvez no máximo seja necessário ressuspender as leveduras que podem ter decantado.
Para ressuspender as leveduras pode abrir o balde e mexer com uma colher? ou é melhor só dar uma sacudida no balde?
como você faz?
 
Bom dia confrades ....... esqueci de ligar o termostato ....minha ALE ficou a 11 graus ...quando abri a geladeira ....o airlock estava funcionando
SERÁ QUE VAI DAR PAU ?
Como faço para seguir o processo

Peço ajuda .
O
ha ha ha feat facebook
 
Back
Top