Alcool 70%, dificuldades de encontrar

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

manjunior007

Well-Known Member
Joined
Nov 8, 2014
Messages
88
Reaction score
6
Gente, dúvida básica, os alcools 70% pararam de ser vendidos nos mercados né?!?!

Onde vocês compram eles? serve o em gel?

ps: Eu tbm comprei o iodo para sanitização!
 
cara eu compro embalagem de 1 litro em farmácias..., algumas não vendem, outras sim....
 
então vou correr atrás de farmácia! saberia me informar quanto você paga em 1L de alcool 70%??
 
Gente, dúvida básica, os alcools 70% pararam de ser vendidos nos mercados né?!?!

Onde vocês compram eles? serve o em gel?

ps: Eu tbm comprei o iodo para sanitização!

Em gel eu não recomendo, pois possui glicerina e as vezes outros compostos que podem deixar algum resíduo.
 
Eu compro em São Paulo, na Pedroso em Pinheiros, bem ao lado da Kalunga, uma loja que só vende materiais para limpeza, tem o alcool 70 hospitalar e o 92, custa 4,20 cada um.
 
Não se encontra mais o 92,8% nos mercados por aí? ele pode ser diluído pra 70%...

Mas deixo a dica do iodofor, que é mais barato, dura muito tempo e é muito eficiente.

Abraços
 
Não se encontra mais o 92,8% nos mercados por aí? ele pode ser diluído pra 70%...

Mas deixo a dica do iodofor, que é mais barato, dura muito tempo e é muito eficiente.

Abraços

Sim, eu comprei o Iodo para fazer o Iodophor, mas preciso do alcool para colocar no Airlock!

como diluir o alcool 92,8% para 70%??
 
Não se encontra mais o 92,8% nos mercados por aí? ele pode ser diluído pra 70%...

Mas deixo a dica do iodofor, que é mais barato, dura muito tempo e é muito eficiente.

Abraços

A venda de álcool com graduação acima de 54°GL foi proibida pela Anvisa. Não se encontra mais nos supermercados.
 
Outra dúvida, o que posso usar para subistituir a pá cervejeira? uma colher de pau serve?
 
A venda de álcool com graduação acima de 54°GL foi proibida pela Anvisa. Não se encontra mais nos supermercados.

Nos grandes não, em alguns mercados menores ainda se encontra por aqui, por um preço não tão absurdo que nem o 70% vendido por empresas de reagentes quimicos, que parece que se aproveitaram bastante disso. Pra azar de quem gosta de usar um alcool 70% como sanitizante volátil, pra manipular levedura por ex, porque solução de iodofor deixa tudo úmido sempre. Me indigna essa proibiçao.
 
Sim, eu comprei o Iodo para fazer o Iodophor, mas preciso do alcool para colocar no Airlock!

como diluir o alcool 92,8% para 70%??

Cara, pode colocar o iodofor no airlock também...

Pra diluir é bem simples, use a fórmula:
Volume1 x Concentração1 = Volume2 x Concentração2

Exemplo: com 1 litro de alcool 92,8% vc faz ....
1000ml x 92,8% = V2 x 70%
70xV2 = 92800
V2 (de alcool 70%) = 1325,71mL = 1,32L

Se o volume final total será de 1,32L vc teria que adicionar 0,32L (320mL) ao litro original de alcool 92,8.

Abraço
 
Então talvez eu nem compre o Alcool!

Mais prático.

Eu acho que o alcool nem precisa ser usado mais nas brassagens, porque não há necessidade e tem custo bem mais elevado.

A única e grande vantagem do álcool sobre outros sanitizantes (quando realmente se deseja isso, o que não é muito comum) é que ele evapora com muita facilidade.

Abraço
 
Iodo normalmente = Iodo numa certa concentração

Iodofor ou Iodophor = Iodo numa certa concentração, misturado num solubilizante.
 
Cara, eu daria preferencia pra uma de inox ou de PP. No pão de açúcar vende uma de inox da Dalla por 29,90.. achei muito boa. Tem uns dois ou 3 modelos parecidas com esta.

colher_para_arroz_-_tramontina_2.jpg


A de madeira serve, porém eu não gosto muito devido as ranhuras.
abs
 
Eu compro em São Paulo, na Pedroso em Pinheiros, bem ao lado da Kalunga, uma loja que só vende materiais para limpeza, tem o alcool 70 hospitalar e o 92, custa 4,20 cada um.

Caramba @Sergio, valeu a dica.. é do lado da minha casa e eu não sabia.
Normalmente eu compro na Lamas, na Caio graco, que é mais longe e pago 9 reais.
 
Caramba @Sergio, valeu a dica.. é do lado da minha casa e eu não sabia.
Normalmente eu compro na Lamas, na Caio graco, que é mais longe e pago 9 reais.

E ainda tem varias coisas com preços bons, eu trabalho pertinho sempre passo lá! :mug:
 
Eu uso vodka da mais barata para o airlock.

Álcool compro o 90 e diluo como já foi citado. É bem mais barato. E uso somente na sanitização das garrafas por evaporar mais rápido.
 
Outra dúvida, o que posso usar para subistituir a pá cervejeira? uma colher de pau serve?

O problema da colher de pau são as ranhuras, que em pouco tempo de uso acumulam bactérias, aumentando o risco de contaminação da cerveja/comida.

Como já disseram, dê preferência à outro tipo de material, mas se não tiver, e você realmente estiver muito afim de fazer a brassagem, sanitize a colher de pau e vai com ela mesmo.
 
Não se encontra mais o 92,8% nos mercados por aí? ele pode ser diluído pra 70%...

Mas deixo a dica do iodofor, que é mais barato, dura muito tempo e é muito eficiente.

Abraços

Por curiosidade, teria alguma vantagem em diluir além de render mais? Tem algum problema em usar o álcool 92% puro?
 
Por curiosidade, teria alguma vantagem em diluir além de render mais? Tem algum problema em usar o álcool 92% puro?

Tem... a concentração de 70% não é a toa. Essa concentração permite que o álcool entre nas células dos microorganismos e mate elas. A 92% o álcool é tão forte que elas iriam desidratar sem que o alcool entrasse nelas, assim depois que o álcool fosse removido as células se reidratam e voltam ao normal.

Abaixo de 70% funciona, até um limite, mas o tempo de contato pra sanitização vai diminuindo. Eu tinha uma tabela num pdf que fazia esses comparativos, não sei mais aonde está. Lembro que a 70% a sanitização é praticamente imediata, questão de poucos segundos, a 60% já precisaria alguns minutos.
 
Tem... a concentração de 70% não é a toa. Essa concentração permite que o álcool entre nas células dos microorganismos e mate elas. A 92% o álcool é tão forte que elas iriam desidratar sem que o alcool entrasse nelas, assim depois que o álcool fosse removido as células se reidratam e voltam ao normal.

Abaixo de 70% funciona, até um limite, mas o tempo de contato pra sanitização vai diminuindo. Eu tinha uma tabela num pdf que fazia esses comparativos, não sei mais aonde está. Lembro que a 70% a sanitização é praticamente imediata, questão de poucos segundos, a 60% já precisaria alguns minutos.
Tiago, sabe me dizer se posso usar iodo com álcool 46%? O iodo sanitizaria e o álcool 46 apenas para ajudar na evaporação e na espuma do iodo. O 46% é mais fácil de achar e mais barato.
 
Tiago, sabe me dizer se posso usar iodo com álcool 46%? O iodo sanitizaria e o álcool 46 apenas para ajudar na evaporação e na espuma do iodo. O 46% é mais fácil de achar e mais barato.

Pode usar, fazendo a mesma diluição que faria em água.

Abraço
 
Alguém ai sabe se pode-se utilizar álcool de posto? eles são a mesma coisa, a única dúvida é se há algum aditivo.

Paguei 18 pila em um litro na farmácia.
 
Alguém ai sabe se pode-se utilizar álcool de posto? eles são a mesma coisa, a única dúvida é se há algum aditivo.

Paguei 18 pila em um litro na farmácia.

99% das pessoas vão falar pra não usar... eu sempre uso ele no airlock, diluído para 70%... existe ainda a lenda de que tem aditivos no alcool de posto, mas ele contem somente etanol, resquícios de metanol e quase nada de alcoois superiores.

agora, você pode comprar alcool P.A. em qualquer loja de produtos químicos ou para lab, ai é só diluir...
 
Cara... antes de ficar procurando substituir por alcool de posto, por que não utilizar outro sanitizante? Iodofor é 100 vezes mais barato que etanol combustível.......

Até acho válido procurar soluções diferentes quando não existe um ingrediente, equipamento, ou insumo disponível pro propósito alimenticio, mas tendo tantas opções de sanitizante, pra que usar o combustível? sabe deus oq tem nesse alcool, como ele é armazenado, tratado, distribuido, adulterado, etc...
 
Pessoal, vocês acham que os carros tem filtro de combustível porque a sujeira vem somente do tanque do carro?

É óbvio que não..... tem um MONTE...... novamente, um MONTE de sujeiras e resquícios de metais no combustível... vindos dos reservatórios dos postos, bombas, etc. A sujeira que se acumula num tanque de gasolina é justamente por isso, bem como em tanques de combustível dos postos. Aliás, o tubo pescador de qualquer tanque de combustível não chega até o fundo justamente pra não sugar muita sujeira do fundo.

Mais uma coisa, se forem usar álcool, TENHAM CERTEZA de que é PURO, e não contém benzoato de denatônio, desnaturante normalmente adicionado (um dos compostos mais amargos que existem) para evitar que usem álcool pra qualquer outra aplicação (como fazer destilados).

Abraço,
 
Putz, fui correndo olhar o rótulo do alcool 70 que tenho.
Alivio na embalagem: "não contém desnaturante" / "Composição: Álcool etilico e água" / "Principio ativo: Álcool etílico 70% (p/p)"
 
@caioac, álcool de posto NUNCA deve ser utilizado. Ele é do tipo DESNATURADO, ou seja, nele são colocadas substâncias que deixem o gosto ruim e impeçam o consumo. Vários podem ser os desnaturantes, mas um dos principais é a própria gasolina que, por natureza, é tóxica e carcinogênica. Além desta, outros compostos como benzeno também podem ser encontrados, oriundos da própria gasolina.
 
Estou convencido! Hahahhaha
Qual a melhor maneira de ter uma solução sanitizante sempre a mão?
Comecei agora a mexer com barril e meu problema é ter que fazer solução de pac200 todas as vezes para fazer as conexoes
 
Estou convencido! Hahahhaha
Qual a melhor maneira de ter uma solução sanitizante sempre a mão?
Comecei agora a mexer com barril e meu problema é ter que fazer solução de pac200 todas as vezes para fazer as conexoes

Iodofor no borrifador. 1.5mL/L (uma concentração um pouquinho acima do padrão, mas ainda dentro do limite sem-enxague). Dura tranquilamente 1 semana refrigerado, na geladeira.

Abraço
 
Pelo que li até agora, tampinhas de garrafa não devem ser sanitizadas com iodophor. Confere ?
 
Pelo que li até agora, tampinhas de garrafa não devem ser sanitizadas com iodophor. Confere ?

Cara, eu uso iodo para tudo.. nunca tive problemas ou qqr contaminação. Agora fiquei curioso.. onde viu algo sobre não usar em tampinhas?
 
Back
Top