• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Alcool 70%, dificuldades de encontrar

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

jalexandre

Well-Known Member
Afiliado
15/11/14
Outra dúvida, o que posso usar para subistituir a pá cervejeira? uma colher de pau serve?
O problema da colher de pau são as ranhuras, que em pouco tempo de uso acumulam bactérias, aumentando o risco de contaminação da cerveja/comida.

Como já disseram, dê preferência à outro tipo de material, mas se não tiver, e você realmente estiver muito afim de fazer a brassagem, sanitize a colher de pau e vai com ela mesmo.

valtert

Well-Known Member
Afiliado
19/6/14
Não se encontra mais o 92,8% nos mercados por aí? ele pode ser diluído pra 70%...

Mas deixo a dica do iodofor, que é mais barato, dura muito tempo e é muito eficiente.

Abraços
Por curiosidade, teria alguma vantagem em diluir além de render mais? Tem algum problema em usar o álcool 92% puro?

Tiago

Well-Known Member
Afiliado
11/6/13
Por curiosidade, teria alguma vantagem em diluir além de render mais? Tem algum problema em usar o álcool 92% puro?
Tem... a concentração de 70% não é a toa. Essa concentração permite que o álcool entre nas células dos microorganismos e mate elas. A 92% o álcool é tão forte que elas iriam desidratar sem que o alcool entrasse nelas, assim depois que o álcool fosse removido as células se reidratam e voltam ao normal.

Abaixo de 70% funciona, até um limite, mas o tempo de contato pra sanitização vai diminuindo. Eu tinha uma tabela num pdf que fazia esses comparativos, não sei mais aonde está. Lembro que a 70% a sanitização é praticamente imediata, questão de poucos segundos, a 60% já precisaria alguns minutos.

mateusinfo

Well-Known Member
Afiliado
15/4/14
Tem... a concentração de 70% não é a toa. Essa concentração permite que o álcool entre nas células dos microorganismos e mate elas. A 92% o álcool é tão forte que elas iriam desidratar sem que o alcool entrasse nelas, assim depois que o álcool fosse removido as células se reidratam e voltam ao normal.

Abaixo de 70% funciona, até um limite, mas o tempo de contato pra sanitização vai diminuindo. Eu tinha uma tabela num pdf que fazia esses comparativos, não sei mais aonde está. Lembro que a 70% a sanitização é praticamente imediata, questão de poucos segundos, a 60% já precisaria alguns minutos.
Tiago, sabe me dizer se posso usar iodo com álcool 46%? O iodo sanitizaria e o álcool 46 apenas para ajudar na evaporação e na espuma do iodo. O 46% é mais fácil de achar e mais barato.

Tiago

Well-Known Member
Afiliado
11/6/13
Tiago, sabe me dizer se posso usar iodo com álcool 46%? O iodo sanitizaria e o álcool 46 apenas para ajudar na evaporação e na espuma do iodo. O 46% é mais fácil de achar e mais barato.
Pode usar, fazendo a mesma diluição que faria em água.

Abraço

caioiac

Well-Known Member
Afiliado
15/4/14
Alguém ai sabe se pode-se utilizar álcool de posto? eles são a mesma coisa, a única dúvida é se há algum aditivo.

Paguei 18 pila em um litro na farmácia.

renatomiani

Well-Known Member
Afiliado
6/12/13
Alguém ai sabe se pode-se utilizar álcool de posto? eles são a mesma coisa, a única dúvida é se há algum aditivo.

Paguei 18 pila em um litro na farmácia.
99% das pessoas vão falar pra não usar... eu sempre uso ele no airlock, diluído para 70%... existe ainda a lenda de que tem aditivos no alcool de posto, mas ele contem somente etanol, resquícios de metanol e quase nada de alcoois superiores.

agora, você pode comprar alcool P.A. em qualquer loja de produtos químicos ou para lab, ai é só diluir...

Tiago

Well-Known Member
Afiliado
11/6/13
Cara... antes de ficar procurando substituir por alcool de posto, por que não utilizar outro sanitizante? Iodofor é 100 vezes mais barato que etanol combustível.......

Até acho válido procurar soluções diferentes quando não existe um ingrediente, equipamento, ou insumo disponível pro propósito alimenticio, mas tendo tantas opções de sanitizante, pra que usar o combustível? sabe deus oq tem nesse alcool, como ele é armazenado, tratado, distribuido, adulterado, etc...

FabioRicardo

Well-Known Member
Afiliado
6/8/14
Na própria FISPQ da Petrobras diz que contem resquícios de gasolina...

Guenther

Administrador
Moderador
Afiliado
23/4/13
Pessoal, vocês acham que os carros tem filtro de combustível porque a sujeira vem somente do tanque do carro?

É óbvio que não..... tem um MONTE...... novamente, um MONTE de sujeiras e resquícios de metais no combustível... vindos dos reservatórios dos postos, bombas, etc. A sujeira que se acumula num tanque de gasolina é justamente por isso, bem como em tanques de combustível dos postos. Aliás, o tubo pescador de qualquer tanque de combustível não chega até o fundo justamente pra não sugar muita sujeira do fundo.

Mais uma coisa, se forem usar álcool, TENHAM CERTEZA de que é PURO, e não contém benzoato de denatônio, desnaturante normalmente adicionado (um dos compostos mais amargos que existem) para evitar que usem álcool pra qualquer outra aplicação (como fazer destilados).

Abraço,

luizoliveira

Well-Known Member
Afiliado
16/1/14
Putz, fui correndo olhar o rótulo do alcool 70 que tenho.
Alivio na embalagem: "não contém desnaturante" / "Composição: Álcool etilico e água" / "Principio ativo: Álcool etílico 70% (p/p)"

Mario

Well-Known Member
Afiliado
10/1/14
@caioac, álcool de posto NUNCA deve ser utilizado. Ele é do tipo DESNATURADO, ou seja, nele são colocadas substâncias que deixem o gosto ruim e impeçam o consumo. Vários podem ser os desnaturantes, mas um dos principais é a própria gasolina que, por natureza, é tóxica e carcinogênica. Além desta, outros compostos como benzeno também podem ser encontrados, oriundos da própria gasolina.

caioiac

Well-Known Member
Afiliado
15/4/14
Estou convencido! Hahahhaha
Qual a melhor maneira de ter uma solução sanitizante sempre a mão?
Comecei agora a mexer com barril e meu problema é ter que fazer solução de pac200 todas as vezes para fazer as conexoes

Tiago

Well-Known Member
Afiliado
11/6/13
Estou convencido! Hahahhaha
Qual a melhor maneira de ter uma solução sanitizante sempre a mão?
Comecei agora a mexer com barril e meu problema é ter que fazer solução de pac200 todas as vezes para fazer as conexoes
Iodofor no borrifador. 1.5mL/L (uma concentração um pouquinho acima do padrão, mas ainda dentro do limite sem-enxague). Dura tranquilamente 1 semana refrigerado, na geladeira.

Abraço

ever_ribeiro

Active Member
Afiliado
12/2/15
Pelo que li até agora, tampinhas de garrafa não devem ser sanitizadas com iodophor. Confere ?

Pellin

Well-Known Member
Afiliado
6/9/13
Pelo que li até agora, tampinhas de garrafa não devem ser sanitizadas com iodophor. Confere ?
Cara, eu uso iodo para tudo.. nunca tive problemas ou qqr contaminação. Agora fiquei curioso.. onde viu algo sobre não usar em tampinhas?