Alcool 70 com benzoato de denatônio

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

jaumbira

Member
Joined
Sep 1, 2018
Messages
18
Reaction score
3
Location
Santa Cruz do sul
Bom pessoal, acabei comprando esse álcool em uma casa de material de limpeza e agora veio a dúvida, será que da para usar ??


ele tem esse tal composto mais amargo do mundo... que serial o tal benzoato de denatônio,

se ajudar segue as fotos do rotulo.

a70.jpg

a70.jpg


fico no aguardo...
 
Ih... eu to usando um igual. Tenho meia garrafa ainda. Pelo que vi no rótulo, vem dizendo para não utilizar em alimentos. Vou mandar pro ralo e comprar outro.
 
hahahahaha... antes de jogar no ralo fui pesquisar: Ele serve só pra amargar o alcool e evitar que as pessoas bebam (por acidente ou não).

Por que utilizar o Benzoato de Denatônio?
Em 2002, a Anvisa publicou a RDC 46/2002 que cria uma regulamentação técnica para a venda de Álcool etílico para atacadistas e varejistas, entre as mudanças exigidas está a inclusão de desnaturante em todo produto formulado a base de álcool etílico hidratado comercializado com 46,3° INPM (porcentagem de álcool em peso ou grau alcoólico), ou menos.

Além de ser obrigatório para álcool, é de responsabilidade técnica e social a inclusão de desnaturante em formulações que apresentam algum tipo de toxicidade. O efeito aversivo do produto evita a ingestão ocasional ou deliberada, prevenindo assim, acidentes por ingestão que ocorrem principalmente em crianças.
 
hahahahaha... antes de jogar no ralo fui pesquisar: Ele serve só pra amargar o alcool e evitar que as pessoas bebam (por acidente ou não).

Por que utilizar o Benzoato de Denatônio?
Em 2002, a Anvisa publicou a RDC 46/2002 que cria uma regulamentação técnica para a venda de Álcool etílico para atacadistas e varejistas, entre as mudanças exigidas está a inclusão de desnaturante em todo produto formulado a base de álcool etílico hidratado comercializado com 46,3° INPM (porcentagem de álcool em peso ou grau alcoólico), ou menos.

Além de ser obrigatório para álcool, é de responsabilidade técnica e social a inclusão de desnaturante em formulações que apresentam algum tipo de toxicidade. O efeito aversivo do produto evita a ingestão ocasional ou deliberada, prevenindo assim, acidentes por ingestão que ocorrem principalmente em crianças.
Pois é... lancei essa em alguns grupos de whatsapp também...


alguns dizem que sim... outros dizem que não...



eu to na duvida se é toxico isso... alguém sabe?
 
Vendo na Wikipedia. Não se sabe se é tóxico a longo prazo.
"
Utilização
Os sais de denatônio são geralmente sólidos incolores e inodoros, mas são frequentemente comercializados como soluções. Eles são usados como agentes aversivos (bitterants) para evitar a ingestão inadequada. Denatônio é usado em álcool desnaturado,[3]anticongelante, prevenção de mordidas de unhas, máscara respirador fit-testing, repelentes de animais, sabonetes líquidos e xampus. Não se sabe se apresentam riscos à saúde a longo prazo

O denatônio ainda pode atuar como um broncodilatador, ativando receptores de sabor amargo e causando relaxamento no músculo liso das vias aéreas e o sua respectiva dilatação.[4]

Pode ser usado, ainda, nas seguintes funções:

  • É adicionado ao álcool (etanol) para evitar que ele seja usado para produção de bebidas alcóolicas (sobre as quais incidem impostos maiores).
  • É adicionado em substâncias químicas potencialmente perigosas.
  • Acredita-se que os ratos não podem detectar seu gosto, o que o torna útil para evitar a ingestão de venenos para ratos.
  • Denatônio é usado em álcool isopropílico como ingrediente inativo. É também adicionado a muitos tipos de líquidos nocivos, incluindo solventes tintas, vernizes, artigos de higiene e outros itens de higiene pessoal, e vários produtos domésticos como o álcool etílico.
 
Pessoal, a ideia é evitar que cachaceiro use álcool pra fazer caipirinha, para tomar puro etc... mas borrifar álcool para sanitizar algo é completamente normal, a quantidade em contato é mínima e não vai passar gosto nem causar mal. Mas se está na dúvida, substitui pelo iodofor. Hoje eu uso álcool 70 apenas no air lock e para limpar a mão, o iodofor é mais eficiente, barato e prático. Os únicos problemas do iodofor é que perde a eficiência depois de umas horas e espuma muito, vazando do air lock com a saída dos gases da fermentação, o álcool é mais estável nesses sentidos, por isso uso no air lock. Mas de resto, só iodofor...
 
Então pessoal, tenho uma dívida também.. este benzoato de de denatônio não iria dar um amargor indesejado na breja? Visto que após a sanitização, não teria enxague.
 
Então pessoal, tenho uma dívida também.. este benzoato de de denatônio não iria dar um amargor indesejado na breja? Visto que após a sanitização, não teria enxague.

A quantidade é muito pequena para influenciar na cerveja.
 
O delatonio tem um limiar de percepção de amargor variando entre 0,01 e 0,05ppm, dependendo de sua forma utilizada. É um amargante muito poderoso. Eu já tive problema de perceber amargor estranho em uma leva onde entrou um pouco de álcool do airlock quando levantei o balde. O álcool que eu usava na época tinha o delatonio. Pesquisando um pouco eu vi que usam de 10 a 30ppm no álcool e que o limiar de percepção é a partir de 0,01ppm. Assim, poucos ml de álcool com delatonio podem alterar o amargor de uma leva e é um amargor bem áspero, então aparece muito fácil.
Eu aprendi na prática que pode ser um problema na produção e passei utilizar somente álcool sem adição de delatônio. É um pouco mais difícil de conseguir, mas na web se acha galões de 5L de álcool 70 com bom preço. (comprei 4 galoes de 5L por R$120,00 com frete junto)
 
O delatonio tem um limiar de percepção de amargor variando entre 0,01 e 0,05ppm, dependendo de sua forma utilizada. É um amargante muito poderoso. Eu já tive problema de perceber amargor estranho em uma leva onde entrou um pouco de álcool do airlock quando levantei o balde. O álcool que eu usava na época tinha o delatonio. Pesquisando um pouco eu vi que usam de 10 a 30ppm no álcool e que o limiar de percepção é a partir de 0,01ppm. Assim, poucos ml de álcool com delatonio podem alterar o amargor de uma leva e é um amargor bem áspero, então aparece muito fácil.
Eu aprendi na prática que pode ser um problema na produção e passei utilizar somente álcool sem adição de delatônio. É um pouco mais difícil de conseguir, mas na web se acha galões de 5L de álcool 70 com bom preço. (comprei 4 galoes de 5L por R$120,00 com frete junto)

Por esses problemas que depois que adotei o tubo blow off, nunca mais quero saber de airlock.
 
O delatonio tem um limiar de percepção de amargor variando entre 0,01 e 0,05ppm, dependendo de sua forma utilizada. É um amargante muito poderoso. Eu já tive problema de perceber amargor estranho em uma leva onde entrou um pouco de álcool do airlock quando levantei o balde. O álcool que eu usava na época tinha o delatonio. Pesquisando um pouco eu vi que usam de 10 a 30ppm no álcool e que o limiar de percepção é a partir de 0,01ppm. Assim, poucos ml de álcool com delatonio podem alterar o amargor de uma leva e é um amargor bem áspero, então aparece muito fácil.
Eu aprendi na prática que pode ser um problema na produção e passei utilizar somente álcool sem adição de delatônio. É um pouco mais difícil de conseguir, mas na web se acha galões de 5L de álcool 70 com bom preço. (comprei 4 galoes de 5L por R$120,00 com frete junto)
Pessoal que compra grande volume de alcool 70, como esses galões de 5L, como conservam após aberto? Ao longo do tempo parece que o alcool vai perdendo suas propriedades. Eu parei de utilizar alcool por esse motivo.
 
Boa noite galera... Revivendo este tópico, alguém com propriedade sobre o assunto ou que utiliza esse tipo de álcool para sanitização de equipamentos e fermentadores pode dar a opinião sobre a influência dele na nossa breja? Hoje, utilizo o álcool 70 como único sanitizante durante as brassagens pela praticidade, costumo após lavar os fermentadores de 50L borrifar um pouco dentro e deixar lacrado até o próximo uso (de 1 a 5 dias), antes de usar deixo ele escorrer, mas sempre está ainda úmido quando boto o mosto. Recentemente, comprei 18L de álcool com esse composto, porém não sabia que o continha. Sei que irei aprender isso na prática, pois hoje o utilizei pela primeira vez, mas gostaria de opiniões dos colegas sobre o assunto! Valeu!!
 
Eu compro alcool de cereal 96 graus e diluo 80ml de alcool pra 20ml de água.
 
Eu faço o mesmo que o @pwiens. Compro 10 litros de alcool de cereais, diluo com 20% de água mineral, e faço 12 litros.
Como ele é alimentício, não tem problema de sobrar um pouquinho nos utensílios. Ele dá até pra fazer drinks.
 
Os álcool agora com essa pandemia e com uma legislação ai que exige dos estabelecimentos um CNAE específico no cnpj fez esse alcool cair muito! Aqui na região compro o litro a 7 pila já, mas durante o fervo da pandemia chegou a 12... já usei com esse desnaturante e nunca tive problemas, no entanto ao comparar os dois vc não vai querer mais usar o com desnaturante...o outro traz a sensação de ser mais "limpo" nem fede nada... To pra cotar galão de 200L que sai a menos de 4 reais o litro, mas vou verificar a questão... uso muito alcool, até na sombra rsss
 
Boa tarde pessoal! Uso alcool de cereais, que considero o ideal, grau alimenticio! Tambem faco a diluicao 80 - 20 e armazeno no proprio galao que compro, se bem fechado, nao perde qualidade alguma! Nunca tive problemas!
 
Boa tarde pessoal! Uso alcool de cereais, que considero o ideal, grau alimenticio! Tambem faco a diluicao 80 - 20 e armazeno no proprio galao que compro, se bem fechado, nao perde qualidade alguma! Nunca tive problemas!
Não a necessidade deste grau de pureza para desinfecção das coisas... não ganho nem pro álcool se for assim rsssssssss...aqui sai quase 20 conto o litro do cereal.
 
Não a necessidade deste grau de pureza para desinfecção das coisas... não ganho nem pro álcool se for assim rsssssssss...aqui sai quase 20 conto o litro do cereal.
Aqui na minha cidade pago 14 o litro avulso e dura um tempão, o álcool é só borrifar, nem que voce sanitize tudo com ele não gasta tanto.
 
Pessoal, a ideia é evitar que cachaceiro use álcool pra fazer caipirinha, para tomar puro etc... mas borrifar álcool para sanitizar algo é completamente normal, a quantidade em contato é mínima e não vai passar gosto nem causar mal. Mas se está na dúvida, substitui pelo iodofor. Hoje eu uso álcool 70 apenas no air lock e para limpar a mão, o iodofor é mais eficiente, barato e prático. Os únicos problemas do iodofor é que perde a eficiência depois de umas horas e espuma muito, vazando do air lock com a saída dos gases da fermentação, o álcool é mais estável nesses sentidos, por isso uso no air lock. Mas de resto, só iodofor...

Cara, também só uso Iodofor, em tudo!

Age rápido, não precisa enxague e é extremamente seguro! Nada de aroma, nada de sabor, nada de contaminações!

E mais, custa R$40 a R$50 o litro, mas com 1mL obtenho 1000mL de solução, logo, com apenas 1L de Iodofor rende 1.000L de solução! Gasto 1mL por brassagem, ou seja, são R$0,05 hehehehe

Quanto ao tempo de efetividade, são 24h.

Atenção apenas na data de validade para não pegar próxima do vencimento, pois é extensa, dura anos e vale a pena mesmo pagando o dobro desse valor.
 
Aqui na minha cidade pago 14 o litro avulso e dura um tempão, o álcool é só borrifar, nem que voce sanitize tudo com ele não gasta tanto.
Tu não viu eu usando alcool... é 1L na brassagem mais 1 na lavação e mais 1 no envase... isso pra bateladas de 50L....

O Iodofor sou cagado....tem que saber mexe.
 
Back
Top