1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Alcool 70 com benzoato de denatônio

Discussão em 'Sanitização' iniciado por jaumbira, 11/9/18.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 11/9/18 #1

jaumbira

jaumbira

jaumbira

Member

Afiliado:
    1/9/18
    Curtidas Recebidas:
    3
    Bom pessoal, acabei comprando esse álcool em uma casa de material de limpeza e agora veio a dúvida, será que da para usar ??

ele tem esse tal composto mais amargo do mundo... que serial o tal benzoato de denatônio,

se ajudar segue as fotos do rotulo.

fico no aguardo...

2. 12/9/18 #2

bruno12345

bruno12345

bruno12345

Well-Known Member

Afiliado:
    5/6/16
    Curtidas Recebidas:
    113
    Ih... eu to usando um igual. Tenho meia garrafa ainda. Pelo que vi no rótulo, vem dizendo para não utilizar em alimentos. Vou mandar pro ralo e comprar outro.

3. 12/9/18 #3

bruno12345

bruno12345

bruno12345

Well-Known Member

Afiliado:
    5/6/16
    Curtidas Recebidas:
    113
    hahahahaha... antes de jogar no ralo fui pesquisar: Ele serve só pra amargar o alcool e evitar que as pessoas bebam (por acidente ou não).

Por que utilizar o Benzoato de Denatônio?
    Em 2002, a Anvisa publicou a RDC 46/2002 que cria uma regulamentação técnica para a venda de Álcool etílico para atacadistas e varejistas, entre as mudanças exigidas está a inclusão de desnaturante em todo produto formulado a base de álcool etílico hidratado comercializado com 46,3° INPM (porcentagem de álcool em peso ou grau alcoólico), ou menos.

Além de ser obrigatório para álcool, é de responsabilidade técnica e social a inclusão de desnaturante em formulações que apresentam algum tipo de toxicidade. O efeito aversivo do produto evita a ingestão ocasional ou deliberada, prevenindo assim, acidentes por ingestão que ocorrem principalmente em crianças.

1 pessoa curtiu isso.
  4. 12/9/18 #4

jaumbira

jaumbira

jaumbira

Member

Afiliado:
    1/9/18
    Curtidas Recebidas:
    3
    Pois é... lancei essa em alguns grupos de whatsapp também...

alguns dizem que sim... outros dizem que não...

eu to na duvida se é toxico isso... alguém sabe?

5. 13/9/18 #5

bruno12345

bruno12345

bruno12345

Well-Known Member

Afiliado:
    5/6/16
    Curtidas Recebidas:
    113
    Vendo na Wikipedia. Não se sabe se é tóxico a longo prazo.
    "
    Utilização
    Os sais de denatônio são geralmente sólidos incolores e inodoros, mas são frequentemente comercializados como soluções. Eles são usados como agentes aversivos (bitterants) para evitar a ingestão inadequada. Denatônio é usado em álcool desnaturado,[3]anticongelante, prevenção de mordidas de unhas, máscara respirador fit-testing, repelentes de animais, sabonetes líquidos e xampus. Não se sabe se apresentam riscos à saúde a longo prazo

O denatônio ainda pode atuar como um broncodilatador, ativando receptores de sabor amargo e causando relaxamento no músculo liso das vias aéreas e o sua respectiva dilatação.[4]

Pode ser usado, ainda, nas seguintes funções:

• É adicionado ao álcool (etanol) para evitar que ele seja usado para produção de bebidas alcóolicas (sobre as quais incidem impostos maiores).
    • É adicionado em substâncias químicas potencialmente perigosas.
    • Acredita-se que os ratos não podem detectar seu gosto, o que o torna útil para evitar a ingestão de venenos para ratos.
    • Denatônio é usado em álcool isopropílico como ingrediente inativo. É também adicionado a muitos tipos de líquidos nocivos, incluindo solventes tintas, vernizes, artigos de higiene e outros itens de higiene pessoal, e vários produtos domésticos como o álcool etílico.

6. 13/9/18 #6

cerveja73

cerveja73

cerveja73

Well-Known Member

Afiliado:
    6/12/16
    Curtidas Recebidas:
    17
    Pessoal, a ideia é evitar que cachaceiro use álcool pra fazer caipirinha, para tomar puro etc... mas borrifar álcool para sanitizar algo é completamente normal, a quantidade em contato é mínima e não vai passar gosto nem causar mal. Mas se está na dúvida, substitui pelo iodofor. Hoje eu uso álcool 70 apenas no air lock e para limpar a mão, o iodofor é mais eficiente, barato e prático. Os únicos problemas do iodofor é que perde a eficiência depois de umas horas e espuma muito, vazando do air lock com a saída dos gases da fermentação, o álcool é mais estável nesses sentidos, por isso uso no air lock. Mas de resto, só iodofor...

7. 13/9/18 #7

Luís Faturi

Luís Faturi

Luís Faturi

New Member

Afiliado:
    11/9/18
    Curtidas Recebidas:
    0
    Então pessoal, tenho uma dívida também.. este benzoato de de denatônio não iria dar um amargor indesejado na breja? Visto que após a sanitização, não teria enxague.

8. 13/9/18 #8

bruno12345

bruno12345

bruno12345

Well-Known Member

Afiliado:
    5/6/16
    Curtidas Recebidas:
    113
    A quantidade é muito pequena para influenciar na cerveja.

9. 14/9/18 #9

agabeh

agabeh

agabeh

Member

Afiliado:
    2/4/18
    Curtidas Recebidas:
    2
    O delatonio tem um limiar de percepção de amargor variando entre 0,01 e 0,05ppm, dependendo de sua forma utilizada. É um amargante muito poderoso. Eu já tive problema de perceber amargor estranho em uma leva onde entrou um pouco de álcool do airlock quando levantei o balde. O álcool que eu usava na época tinha o delatonio. Pesquisando um pouco eu vi que usam de 10 a 30ppm no álcool e que o limiar de percepção é a partir de 0,01ppm. Assim, poucos ml de álcool com delatonio podem alterar o amargor de uma leva e é um amargor bem áspero, então aparece muito fácil.
    Eu aprendi na prática que pode ser um problema na produção e passei utilizar somente álcool sem adição de delatônio. É um pouco mais difícil de conseguir, mas na web se acha galões de 5L de álcool 70 com bom preço. (comprei 4 galoes de 5L por R$120,00 com frete junto)

10. 14/9/18 #10

bruno12345

bruno12345

bruno12345

Well-Known Member

Afiliado:
    5/6/16
    Curtidas Recebidas:
    113
    Por esses problemas que depois que adotei o tubo blow off, nunca mais quero saber de airlock.

11. 15/9/18 #11

gustavofgt

gustavofgt

gustavofgt

Well-Known Member

Afiliado:
    15/7/15
    Curtidas Recebidas:
    42
    Pessoal que compra grande volume de alcool 70, como esses galões de 5L, como conservam após aberto? Ao longo do tempo parece que o alcool vai perdendo suas propriedades. Eu parei de utilizar alcool por esse motivo.

Compartilhe esta Página