Ajustando minha cerveja

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Nicolas76

New Member
Joined
Feb 7, 2019
Messages
3
Reaction score
0
Sou novato no fórum e esta é minha 3ª cerveja feita em casa.
Fiz 20l de cream ale onde obtive 1040 de OG e 1010 de FG. A cerveja fermentou bem nos 2 primeiros dias ( airlock trabalhando forte) e agora ao 10º dia fui fazer nova medição com o densímetro, que manteve os 1010 de FG, mas ao provar a cerveja achei muito rala, aguada em relação aos outros dias que provei...
Não abri a fermentadora em nenhum momento, utilizei 1 sachê de US-05 e fermentei em geladeira com termostato a 20º por 10 dias.
Minha dúvida é a seguinte,
Pensei em refermentar utilizando um pouco de extrato de malte pale ale que tenho, mas como sou iniciante não sei ao certo se funcionaria para encorpar a cerveja. Não teria muito problema a consequente alteração das características de minha cream ale, contanto que não estrague 20l do precioso trabalho.
Aceito sugestões e outras soluções.
Obrigado a todos e desculpem as bobagens de iniciante !
 
na minha humilde opinião, não faz nada com esta cerveja. Deixa ela ficar pronta, veja os erros e ajuste para a próxima brassagem.

com uma FG de 1.010 não deveria ter a percepção de aguada muito evidente.
 
Bom dia! Acho melhor você esperar esta ficar pronta primeiro, pois as medidas batem com o estilo, e se ficou baixa a OG, depois de experimentar a sua, na hora certa, terá mais critérios para ajustar o seu maquinário!! E vai pra frente... o importante, é não parar!!!!
 
na minha humilde opinião, não faz nada com esta cerveja. Deixa ela ficar pronta, veja os erros e ajuste para a próxima brassagem.

com uma FG de 1.010 não deveria ter a percepção de aguada muito evidente.
Bom dia! Acho melhor você esperar esta ficar pronta primeiro, pois as medidas batem com o estilo, e se ficou baixa a OG, depois de experimentar a sua, na hora certa, terá mais critérios para ajustar o seu maquinário!! E vai pra frente... o importante, é não parar!!!!

Sigo com a mesma opinião acima dos companheiros.

O fato dela se tornar mais 'rala' com o passar da fermentação é comum pois as leveduras estão consumindo o açúcar que faz parte do corpo da cerveja.

Dica: se ela de fato estiver extremamente 'rala', evite colocar uma carbonatação muito alta. Apesar de sair do estilo, uma carbonatação um pouco mais baixa ajuda a 'deixar' mais corpo e até realçar alguns sabores, como o do malte.
 
Concordo com você Lperes 27, se a fermentação estiver a uns 17 graus, a levedura, vai sofrer mais, e assim realça o sabor!!! o sofrimento faz bem muitas vezes!!
 
Não carbonatou ainda, correto? Avalie após carbonatar, boas chances de mudar de opinião.

Abs
 
Não carbonatou ainda, correto? Avalie após carbonatar, boas chances de mudar de opinião.

Abs
Sim, ainda não carbonatou, irei fazer o primming em garrafas dentro de 5 dias.
Seguirei os conselhos, e assim que concluída informo sobre o resultado obtido!
Muito obrigado pelo retorno de todos
 
Não carbonatou ainda, correto? Avalie após carbonatar, boas chances de mudar de opinião.

Abs
Que bom ter perguntado aqui no HomeBrew!
Realmente depois de pronta foi uma experiência totalmente diferente.
No final das contas ficou top!
 

Attachments

  • 84D7CA9D-273D-4E35-9C0B-356117A7BA24.jpeg
    84D7CA9D-273D-4E35-9C0B-356117A7BA24.jpeg
    67.4 KB · Views: 65
Amigo

É provável que vc tenha feito a mostura em temperatura abaixo de 66 graus.
Isso deixa a brejo com corpo bem leve.
Por outro lado, sua atenuação foi baixa para 10 dias, mas para uma Cream Ale está bom o ABV de 4%
Eu mandaria o Cold Crash agora ...
Vou fazer uma Cream Ale tb, mas foi fazer Dry Hopping ou colocar frutas
 
Back
Top