AJUDE UM INICIANTE

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Bruno de A Freitas

New Member
Joined
Oct 8, 2020
Messages
3
Reaction score
1
Location
Poços de Caldas, MG, Brasil
Olá pessoal, sou novo aqui e estou estudando sobre a fabricação de cerveja artesanal e quero fazer a minha primeira cerveja, porém o dinheiro para investir é limitado. Então vou utilizar uma panela convencional de cozinha para preparar o mosto e fazer o seu cozimento, contudo estou com dúvidas de como proceder em relação a recirculação do mosto e a retenção do bagaço.

Agradeço muito se puderem me responder e dar dica de como proceder com um equipamento desse.
 
Olá pessoal, sou novo aqui e estou estudando sobre a fabricação de cerveja artesanal e quero fazer a minha primeira cerveja, porém o dinheiro para investir é limitado. Então vou utilizar uma panela convencional de cozinha para preparar o mosto e fazer o seu cozimento, contudo estou com dúvidas de como proceder em relação a recirculação do mosto e a retenção do bagaço.

Agradeço muito se puderem me responder e dar dica de como proceder com um equipamento desse.
Boa tarde Bruno,

A maneira mais simples e barata para para fazer cerveja é utilizando o método BIAB. O BIAB consiste em utilizar um saco de tecido poroso onde os grãos serão acomodados. Veja como funciona a mostura utilizando este método:

"Como mosturar com BIAB?

A mostura é muito simples.

Você aquece a água até atingir sua temperatura de strike (geralmente uns 72ºC), já com o saco dentro da panela, coloca o malte aos poucos e mexendo bem para não embolotar. Quando todo o malte estiver no saco, mexa bem para homogeneizar a temperatura, corrija se for necessário (cuidado com a caramelização do mosto, hein!!), tampe a panela e espere 90 minutos.