AJUDE UM INICIANTE

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Bruno de A Freitas

New Member
Joined
Oct 8, 2020
Messages
3
Reaction score
1
Location
Poços de Caldas, MG, Brasil
Olá pessoal, sou novo aqui e estou estudando sobre a fabricação de cerveja artesanal e quero fazer a minha primeira cerveja, porém o dinheiro para investir é limitado. Então vou utilizar uma panela convencional de cozinha para preparar o mosto e fazer o seu cozimento, contudo estou com dúvidas de como proceder em relação a recirculação do mosto e a retenção do bagaço.

Agradeço muito se puderem me responder e dar dica de como proceder com um equipamento desse.
 
Olá pessoal, sou novo aqui e estou estudando sobre a fabricação de cerveja artesanal e quero fazer a minha primeira cerveja, porém o dinheiro para investir é limitado. Então vou utilizar uma panela convencional de cozinha para preparar o mosto e fazer o seu cozimento, contudo estou com dúvidas de como proceder em relação a recirculação do mosto e a retenção do bagaço.

Agradeço muito se puderem me responder e dar dica de como proceder com um equipamento desse.
Boa tarde Bruno,

A maneira mais simples e barata para para fazer cerveja é utilizando o método BIAB. O BIAB consiste em utilizar um saco de tecido poroso onde os grãos serão acomodados. Veja como funciona a mostura utilizando este método:

"Como mosturar com BIAB?

A mostura é muito simples.

Você aquece a água até atingir sua temperatura de strike (geralmente uns 72ºC), já com o saco dentro da panela, coloca o malte aos poucos e mexendo bem para não embolotar. Quando todo o malte estiver no saco, mexa bem para homogeneizar a temperatura, corrija se for necessário (cuidado com a caramelização do mosto, hein!!), tampe a panela e espere 90 minutos.

Quando acabar a etapa de sacarificação, tire o saco e deixe-o escorrer em algum lugar (eu costumo usar o fermentador), aumente o fogo e se prepare para começar a fervura."


Bruno, dê uma olhada nesse tópico. Tem uma boa discussão a respeito do BIAB. - Quase tudo sobre BIAB
 
É, pra facilitar ao menos o saco de biab vc vai ter que comprar... Amadureça a ideia e retorne com suas novas dúvidas.. meça o tamanho da boca da panela que vc vai usar e compre um compatível.
 
É, pra facilitar ao menos o saco de biab vc vai ter que comprar... Amadureça a ideia e retorne com suas novas dúvidas.. meça o tamanho da boca da panela que vc vai usar e compre um compatível.

comprar ou fazer
tenho varios biab feito com voil pela minha sogra..

@Bruno de A Freitas
Lembre-se: sempre que o fogo estiver ligado é bom vc estar mexendo a mistura e não é necessário recirculação
 
Para ter um rendimento maior você pode optar por utilizar outra panela com água a 76ºC para lavar os grãos, colocando o saco nela, lavando os grãos e depois misturando os dois mostos. Isso após a mostura, é claro.
Se não se importa com o baixo rendimento pode fazer a mostura com toda a água, utilizando apenas uma panela.
 
A forma mais prática, e barata, é um saco de BIAB.

Até seria possível usar duas panelas e uma peneira, se tiver disponível.

Aí seria ir transferindo de uma pra outra passando o mosto pela peneira com os grãos, mas me parece que seria mais trabalhoso.
 
A primeira cerveja que fiz foi seguindo o vídeo do Marcelo Fenoll - Como fazer cerveja artesanal caseira sem equipamentos especiais
Segue uma apostila cervejeira bem resumida
 

Attachments

  • apostila Cerveja Artesanal - Guenther Sehn.pdf
    2 MB · Views: 45
Olá pessoal, sou novo aqui e estou estudando sobre a fabricação de cerveja artesanal e quero fazer a minha primeira cerveja, porém o dinheiro para investir é limitado. Então vou utilizar uma panela convencional de cozinha para preparar o mosto e fazer o seu cozimento, contudo estou com dúvidas de como proceder em relação a recirculação do mosto e a retenção do bagaço.

Agradeço muito se puderem me responder e dar dica de como proceder com um equipamento desse.
Você já viu a serie de vídeos do Canal do Chopp no Youtube!!
 
Cara, eu fiz um post que relata minha experiência, talvez vc consiga tirar algo de util de la e aprender um pouco com meus erros.
https://www.homebrewtalk.com.br/threads/diário-da-minha-primeira-brassagem-da-vida.415507/
Recirculação não é algo a se pensar no começo. Quanto a panela, realmente sugiro que pergunte pra amigos, vizinhos etc se ninguém teria um caldeirão pra te emprestar.... Sobre a retenção do "bagaço", compra em qualquer loja de tecido 1m de VOAL e costura vc mesmo um Bag improvisado. (Se conhecer alguem q tenha maquina de costura, melhor ainda).
 
Back
Top