Ajuda WB06

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

EvandroLS

Well-Known Member
Joined
Apr 11, 2020
Messages
239
Reaction score
154
Boa noite galera
Fiz uma weiss classica 50 pilsen 50 trigo
Og 1053
Fermentacao a 18 graus
Pitch rate ok
Quinto dia de fermentacao 1013
Cheiro de banana espetacular
Tomei a amostra, ta com uma certa acidez, nao de estragado, mas ta acido
Procurei e vi varios relatos de acidez em weiss com esse fermento
To subindo a temperatura pra fazer o descanso
Algo a fazer em relacao a acidez? Melhora?
 
Coloquei a minha Weiss no fermentador terça utilizando WB-06 tbm..
Pode me dizer quanto tempo demorou pra ver atividade no AirLock?

Eu vi o pessoal falando que da essa acidez mesmo e nao tem o que fazer.. Eu fiz com uma temperatura de mosturacao de 68º pra tentar deixar mais encorpada e mascarar a acidez, se der...
Mas nao sei se tem o que fazer depois..
 
Fala velho
Demorou umas 18 horas pra comecar
24 horas tava aquela treta ja
Quando der tira uma prova e me fala
 
Aumentando a temperatura de mostura ajuda, e diminuindo a carbonatação vai diminuir a formação de ácido carbônico o que dará a sensação de menor acidez.
Eu particularmente não utilizaria mais esse fermento.
 
Fala velho
Demorou umas 18 horas pra comecar
24 horas tava aquela treta ja
Quando der tira uma prova e me fala

Faz 3 dias que inoculei o fermento e nao vi atividade no blow off... nao sei se fiz algo errado com o blow off ou se esta vazando CO2.. espero que seja a segunda opçao...
Pretendo tirar uma amostra amanha ou depois e ver, dai atualizo aqui..
 
Aumentando a temperatura de mostura ajuda, e diminuindo a carbonatação vai diminuir a formação de ácido carbônico o que dará a sensação de menor acidez.
Eu particularmente não utilizaria mais esse fermento.
Ja to com isso em mente
Foda que weiss é pra carbonatacao alta ne kkkk
Esse aqui nao uso mais
 
so uma atualizacao
Aumentei a temperatura ontem pra o descanso diacetil
Hoje tirei uma prova, o aroma de banana diminuiu, assim como a acidez, mas ainda esta presente
Mas pelo menos ja consigo vislumbrar ela gelada e carbonatada bebivel
 
Bom saber
Agora vou chamar geral pra ficar mamado em casa e me ajudar acabar com essa breja kkkkk
 
Boa noite galera
Fiz uma weiss classica 50 pilsen 50 trigo
Og 1053
Fermentacao a 18 graus
Pitch rate ok
Quinto dia de fermentacao 1013
Cheiro de banana espetacular
Tomei a amostra, ta com uma certa acidez, nao de estragado, mas ta acido
Procurei e vi varios relatos de acidez em weiss com esse fermento
To subindo a temperatura pra fazer o descanso
Algo a fazer em relacao a acidez? Melhora?
Fermentação de vweiss
Boa noite galera
Fiz uma weiss classica 50 pilsen 50 trigo
Og 1053
Fermentacao a 18 graus
Pitch rate ok
Quinto dia de fermentacao 1013
Cheiro de banana espetacular
Tomei a amostra, ta com uma certa acidez, nao de estragado, mas ta acido
Procurei e vi varios relatos de acidez em weiss com esse fermento
To subindo a temperatura pra fazer o descanso
Algo a fazer em relacao a acidez? Melhora?
 
Ja tira a amostra velho
Deve ser escape
99% das vezes

Tirei a amostra e fiz a mediçao..
FG em 1011 depois de 5 dias de fermentaçao, saindo de uma OG 1058.. Fermentou e aparentemente era escape mesmo..

Agora a prova do gosto.. esta muito acida.. Tipo, tao acida a ponto de nao conseguir identificar se e acidez da fermentaçao ou contaminaçao..
Mas vou seguir com o plano, aumentando 1º por dia ate os 22º, deixar por uns 2 ou 3 dias (talvez ate mais), depois um cold crash e envasar..
O final sempre fica bem diferente do que as provas intermediarias...

Mas com certeza no futuro farei outra Weiss usando um fermento diferente para comparar...
 
Eu tambem velhao, nunca mais uso o wb06
Mas da o tempo do descanso mesmo....
Eu provei na sexta e foi isso, deixei a 22 graus e nao to mexendo nela, segunda feira volto pra olhar a cara da marvada kkkk...
 
Fala ai velhão a diferença do seu processo

Com certeza deve ter alguma manhã que a gente não fez
temperatura de fermentação ou mostura
 
Tirei a amostra e fiz a mediçao..
FG em 1011 depois de 5 dias de fermentaçao, saindo de uma OG 1058.. Fermentou e aparentemente era escape mesmo..

Agora a prova do gosto.. esta muito acida.. Tipo, tao acida a ponto de nao conseguir identificar se e acidez da fermentaçao ou contaminaçao..
Mas vou seguir com o plano, aumentando 1º por dia ate os 22º, deixar por uns 2 ou 3 dias (talvez ate mais), depois um cold crash e envasar..
O final sempre fica bem diferente do que as provas intermediarias...

Mas com certeza no futuro farei outra Weiss usando um fermento diferente para comparar...

Da vez que eu usei WB06 deu também essa acidez que parecia uma limonada. Agora só Mangrove M20. Teve um fato curioso que talvez possa lhe ser de alguma serventia. Depois de uns 3 meses encontrei uma garrafa esquecida. Abri e qual foi a minha surpresa ao observar que a acidez tinha sumido...
 
Da vez que eu usei WB06 deu também essa acidez que parecia uma limonada. Agora só Mangrove M20. Teve um fato curioso que talvez possa lhe ser de alguma serventia. Depois de uns 3 meses encontrei uma garrafa esquecida. Abri e qual foi a minha surpresa ao observar que a acidez tinha sumido...

Eu tava planejando jogar pro postmix
Mas talvez valha a pena engarrafar entao nao?
 
Atualizando

Joguei pro postmix ontem, depois de um belo descanço e cold crash

Sabor melhorou 70%, ainda tinha uma certa acidez residual
Banana diminuiu mas tava la
To carbonatando forçado mas so vou tirar uma prova daqui uns 7 dias pra deixar arredondar bem essa carbonatação
 
Envasei hoje a minha..

Esta bem mais suave a acidez e consigo pelo menos me ver tomando a leva ate o fim.. ate pq deu bem pouco devido a alguns erros na brassagem..

Uma coisa que achei estranho foi a FG final de +- 1006.. Considerando que fiz toda a mostura em 68º C, imagino que deveria ter ficado mais alta nao?? Ou nao tem nada a ver mesmo..

De qualquer maneira, a proxima de trigo nao vai ser mesmo com o WB06.. hahah
 
Envasei hoje a minha..

Esta bem mais suave a acidez e consigo pelo menos me ver tomando a leva ate o fim.. ate pq deu bem pouco devido a alguns erros na brassagem..

Uma coisa que achei estranho foi a FG final de +- 1006.. Considerando que fiz toda a mostura em 68º C, imagino que deveria ter ficado mais alta nao?? Ou nao tem nada a ver mesmo..

De qualquer maneira, a proxima de trigo nao vai ser mesmo com o WB06.. hahah

Teoricamente sim kkk, precisa ver esse controle da temperatura da brassagem se ta alinhadinho mesmo ne

Mas se ta dando pra tomar ta valendo muito ja kkk

A minha já ta carbonatando forçado ha uns 5 dias (faço burst carbonation por 24 horas e depois deixo na pressão de equilibrio por uns dias pra arredondar), hoje de noite vou finalmente experimentar e relato as impressões ai
 
Atualizando

Breja ta sucesso
Provei agora
Sabor e aroma de banana marcante
Quase zero de acidez residual
Excelente retenção
Turva como uma hefeweizen tem que ser


Acho que o segredo foi segurar o descanso e esperar a levedura fazer o trabalho dela pra arredondar a breja
 
Foto
 

Attachments

  • 20200701_123745.jpg
    20200701_123745.jpg
    21.4 KB · Views: 32
Ficou lindona hein... e nem esperou a noite chegar pra tomar...

Sucesso nas proximas..
 
Estou com minha primeira Weiss carbonatando. Utilizei o M20 e fermentei a 16ºC. Foi a fermentação mais vigorosa de todas as cervejas que já fiz. O airlock parecia um gêiser dentro do meu frigobar. Uma sujeira danada. Atenuou totalmente em 5 dias. Cold crash de 3 dias e envase. Pra ser sincero, achei que o negócio ia azedar, pq o cheiro da levedura de weiss é diferente das ales. Não chega a ser um cheiro ruim, mas é estranho. Um enxofre meio azedo, sei lá. Me assustei quando tomei um pouquinho que ficou no balde fermentador. Estava bem balanceada entre cravo e banana. Acho que um pouquinho mais pra banana talvez, o que me agrada. Já estava preparando uma receita versão 1.1 com rampa única e temperatura de fermentação mais alta pra comparar. Mas dependendo do resultado final, não vou mexer em nada. Vai pro arquivo de receitas fixas.
 
Bom ouvir que deu certo pra ti

Aqui a Weiss do wb06 acabou dando certo tambem, ficou bem boa e equilibrada sem acidez
Um amigo meu de munique visitou, tomou e aprovou inclusive kkk
 
Ressuscitando o tópico pra relatar que também tive acidez com a WB-06 numa Dunkelweizen. Fermentação finalizada, tirei uma prova e o aroma está ok, mas o sabor sinceramente não sei se vai dar bom não...
 
Os fermentos legais pra Weiss são:
mangrove Jacks M20
Bio4 Heffeweizen
Weizen Ale

WB-06 é só pra passar raiva...
Olá Pessoal, em minhas experiencias pessoais sem duvida o melhor Fermento para Weiss é o Bio4 heffeweizen, ( Custo Beneficio ) mas todos nos sabemos que o mais utilizável é o wb06, devido a facilidade de encontra-lo e preço mais baixo, mas para aqueles que irão continuar a usa-lo daria uma sugestão para os colegas fazerem uma experiencia no tocante a acidez indesejada, fermentação a 22 graus por 10 dias e subir para 25 por mais 5 dias e na sequencia cold crash para 0 e manter por mais 10 dias, terão melhoras usando o WB06, obviamente que esta uma indicação para o debate em tela.
 
Olá Pessoal, em minhas experiencias pessoais sem duvida o melhor Fermento para Weiss é o Bio4 heffeweizen, ( Custo Beneficio ) mas todos nos sabemos que o mais utilizável é o wb06, devido a facilidade de encontra-lo e preço mais baixo, mas para aqueles que irão continuar a usa-lo daria uma sugestão para os colegas fazerem uma experiencia no tocante a acidez indesejada, fermentação a 22 graus por 10 dias e subir para 25 por mais 5 dias e na sequencia cold crash para 0 e manter por mais 10 dias, terão melhoras usando o WB06, obviamente que esta uma indicação para o debate em tela.
Boa tarde.
Vou brassar com WB-06 neste fds.... 20 litros de uma weizen tradicional 50% pilsen e 50% trigo... talvez use um pouco de munich para uma coloração mais laranja....
Andei lendo muito a respeito, e sua sugestão vai de encontro às minhas descobertas no uso do WB-06.
Estava fechado em fermentar a 19ºC, que é a linha intermediária de range de temperatura desta cepa... busco sabor de cravo e aroma de banana!!!!
Nunca havia levado em consideração uma fermentação tão alta.
A acidez, característica, mas que não seja proeminente, é amenizada pelas rampas de temperatura.... se não me engano, 43º-15 min, 53º-15 min e 68º por mais 50 minutos ou até acabar a sacarificação e mashout....
Vamos aguardar a opinião dos entendidos.
Abraços
 
Boa tarde.
Vou brassar com WB-06 neste fds.... 20 litros de uma weizen tradicional 50% pilsen e 50% trigo... talvez use um pouco de munich para uma coloração mais laranja....
Andei lendo muito a respeito, e sua sugestão vai de encontro às minhas descobertas no uso do WB-06.
Estava fechado em fermentar a 19ºC, que é a linha intermediária de range de temperatura desta cepa... busco sabor de cravo e aroma de banana!!!!
Nunca havia levado em consideração uma fermentação tão alta.
A acidez, característica, mas que não seja proeminente, é amenizada pelas rampas de temperatura.... se não me engano, 43º-15 min, 53º-15 min e 68º por mais 50 minutos ou até acabar a sacarificação e mashout....
Vamos aguardar a opinião dos entendidos.
Abraços
Olá Daniel, Como relatei as orientações é referente exclusivamente ao WB-06, para titulo de informação no uso do BIO-4 HEFFE WEIZEN fermentação 100% a 18 Graus, com descida de 4graus dia por 5 dias seguidos e 14 dias de lagering a zero, isto no Bio-4, lhe daria também uma outra sugestão nas rampas, Arreio a 43 graus, Parada ferúlica 43°C por 20MIN, Parada Proteica 52°C por 15 MIN, Beta amilase 65°C por 40MIN, Alfa amilase 72ºC por 20MIN e Mash Out 78°C por 10MIN se seguir próximo destas indicações terá uma Weiss Premiida em seu Fermentador, o Cravo só será formado por meio do precursor ácido ferúlico que precisa do descanso em 43ºC a Maturação por no minimo de 14 dias é fundamental a 0ºC, nos Maltes outra sugestão seria o Melano com apenas 3% da receita, claro que podemos inventar o que quisermos, mas de forma técnica as orientações podem ser relevantes.
 
Olha, pessoal... Utilizo bastante wb06 e realmente nunca consegui deixar a bera com essa acidez igual leio tanto...

Vamos lá... 2 pontos a se analisar sobre a acidez.

1) o mosto tem que ser entregue para as leveduras (wb06) com ph de 5,8 ou acima pq sabemos que ela abaixa mais o ph comparado com outras.

2) excesso de rampa ferulica. Já reparei que esse ester de cravo em excesso deixa essa pegada ácida.


Amo de paixão wb06 e sempre sigo as mesmas rampas de fermentação e mosturação. 10 min 44 graus, 7 min 54 graus, 30 min 62 graus, 25 min 72 graus, 20 min 78 graus.

Também sempre costumo tirar 10% do grist de trigo pra adicionar só na rampa de 62 graus (ajuda na espuma).

Pra quem queira, segue a receita com as devidas rampas

Ah, os 10 min da ferulica tem que considerar o tempo de subida até a próxima rampa.
 

Attachments

  • 16ADD70C-7DF9-4BB8-B24D-E3DD6F79438D.png
    16ADD70C-7DF9-4BB8-B24D-E3DD6F79438D.png
    125 KB · Views: 26
Olha, pessoal... Utilizo bastante wb06 e realmente nunca consegui deixar a bera com essa acidez igual leio tanto...

Vamos lá... 2 pontos a se analisar sobre a acidez.

1) o mosto tem que ser entregue para as leveduras (wb06) com ph de 5,8 ou acima pq sabemos que ela abaixa mais o ph comparado com outras.

2) excesso de rampa ferulica. Já reparei que esse ester de cravo em excesso deixa essa pegada ácida.


Amo de paixão wb06 e sempre sigo as mesmas rampas de fermentação e mosturação. 10 min 44 graus, 7 min 54 graus, 30 min 62 graus, 25 min 72 graus, 20 min 78 graus.

Também sempre costumo tirar 10% do grist de trigo pra adicionar só na rampa de 62 graus (ajuda na espuma).

Pra quem queira, segue a receita com as devidas rampas

Ah, os 10 min da ferulica tem que considerar o tempo de subida até a próxima rampa.
E a fermentação? Faz em quais temperaturas?
 
E a fermentação? Faz em quais temperaturas?
Opa, segue em anexo o pdf da receita.
17 graus até bater 1,020 (~3 Dias), após sobe para 19 graus até atenuar.

no PDF eu desço para 18 graus no final quando faço sob pressão, só para começar carbonatar, mas ultimamente está sendo normal msm, ai nao tem necessidade de descer para 18 no final.
 

Attachments

  • Weiss WB06.pdf
    447.7 KB · Views: 9
Last edited:
Back
Top