Ajuda: Sugestão de receita p/ primeira brassagem

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

sepesaraiva

Well-Known Member
Joined
Aug 2, 2017
Messages
334
Reaction score
81
Fala galera do Homebrewtalk, tudo tranquilo?

Acabei de montar meus equipamentos e estou prestes a partir para minha primeira brassagem. Gostaria de pedir ajuda dos senhores mais experientes para me indicar uma receita que seja simples de fazer e de preferencia de custo baixo, pois não quero jogar grana fora se algo der muito errado, hehehe!!
Meu estilo preferido são as IPAs, mas gosto muito também de APA e Pale Ale (que ouvi dizer serem mais fácil de fazer). De preferencia gostaria de começar sem Dry Hopping, para simplificar.

Ah, aproveitando, não tenho uma geladeira sobrando para a fermentação controlada. Pretendo deixar o balde dentro de um cooler com água e utilizar garrafinhas de agua congeladas para controlar a temperatura, e maturar na geladeira normal (uns 3ºC). Isso melhora minhas chances??

Agradeço muito a quem puder ajudar um iniciante, porém antigo amante das cervejas artesanais!
Abraços!
 
Eu iria de SMASH (1 malte 1 lúpulo)
Ai vc aprende as características sensoriais do lúpulo escolhido
E iria de Pale Ale que leva menos lúpulo já que não quer gastar muito se errar.
Fica esperto com sanitizacao pq se a cerveja não contaminar, mesmo não ficando Boa ainda da pra beber

André Wenderosck
 
Eu comecei por uma Weiss porem ela tem mais rampas devido ao trigo.
Eu sugiro uma ipa ( cervejas que você pode fazer rampa unica de 63-67 graus)

Quanto a fermentação é a parte principal ne.. você ja comprou os sensores de temperatura?
Nunca tentei faZer sem a geladeira, depois vai mandando pra eu ver como funciona lkkkkk
Boa sorte, qualquer coisa da um toque!!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Já que você gosta de APA, une a fome com a vontade de comer e faz uma APA, ué! É realmente simples a receita. Já que não quer Dry Hopping, Coloca uns 1,5g/litro de lúpulo, e se quiser até um pouco mais, no final da fervura. Não é exatamente o mesmo efeito do DH mas vai dar um arroma bacana e evita que você faça ele.

Já a questão da falta de geladeira, ha mais de um ano que faço sem, usando uma caixa de isopor com pets congeladas. Nem coloco água envolvendo o fermentado. Te falo que dá pra fazer boas cervejas tranquilo assim. Aliás, tem muita discussão aqui no fórum sobre isso.

E a maioria das cervejas da pra clarificar em geladeira normal, ficando nela aproximadamente uma semana. Talvez dez dias pra não ter erro.

Vai com fé que tudo vai dar certo. :)
 
Eu comecei por uma Weiss porem ela tem mais rampas devido ao trigo.
Eu sugiro uma ipa ( cervejas que você pode fazer rampa unica de 63-67 graus)

Quanto a fermentação é a parte principal ne.. você ja comprou os sensores de temperatura?
Nunca tentei faZer sem a geladeira, depois vai mandando pra eu ver como funciona lkkkkk
Boa sorte, qualquer coisa da um toque!!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Não necessariamente. Se for usar trigo maltado, dá pra fazer rampa única a 67~68 e manda bala.

A Weiss pode ser mesmo uma opção bacana caso queira deixar a APA pra depois. É até mais simples, já que vai ter adição de lúpulo só pra amargor e, se quiser, mais uma bem de leve lá pros 15min antes do fim da fervura pra algum sabor, tipo com um perle da vida, mas nem precisa.

Ela tem outra vantagem de ser ainda mais tranquila também em relação ao controle da temperatura de fermentação.
 
Geralmente, o pessoal recomenda para iniciar tudo que tenha "Pale Ale" no nome...

Mas, se quiser diversificar e arriscar outros horizontes, pode tentar também uma Saison que fermenta lá nas alturas e não precisa ser cristalina visualmente. Faria apenas a maturação para arredondar os sabores e aromas da cerveja sem preocupar com clarificação a frio.
 
Opa amigo.
Parta para uma APA.
Se estiver procurando a receita em si(não sei se foi esse o objetivo do post) só responder aqui que procuramos alguma ou você pode instalar o BeerSmith(vai estar em trial) e procurar alguma receita que você julgue simples no banco de dados.
Eu mesmo fiz uma receita que o brewshop me cedeu.
Precisando pode avisar!

Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando Tapatalk
 
Opa! é, minha intenção era buscar uma receita em si mesmo.. tipo uma que alguém ja fez, achou simples e ficou boa! Mas as sugestões estão massa tb!

Quanto ao beersmith, o pouco que vi sobre ele achei muito avançado para mim, ainda estou preocupando com muita coisa que estou vendo/fazendo pela primeira vez, mas depois vou dar uma estudada nele!
Valeu!
 
Já a questão da falta de geladeira, ha mais de um ano que faço sem, usando uma caixa de isopor com pets congeladas. Nem coloco água envolvendo o fermentado. Te falo que dá pra fazer boas cervejas tranquilo assim. Aliás, tem muita discussão aqui no fórum sobre isso.

E a maioria das cervejas da pra clarificar em geladeira normal, ficando nela aproximadamente uma semana. Talvez dez dias pra não ter erro.

Vai com fé que tudo vai dar certo. :)
Boa!! vc foi a primeira pessoa a me encorajar a fazer assim, eu acho! hahaha

Pretendo colocar ele na agua porque meu cooler não cabe a tampa com o balde dentro, ai fica mais fácil manter a temperatura com agua! Mas que bom saber que da certo assim também, minhas esperanças estavam diminuindo...
Abraço!
 
Opa! é, minha intenção era buscar uma receita em si mesmo.. tipo uma que alguém ja fez, achou simples e ficou boa! Mas as sugestões estão massa tb!

Quanto ao beersmith, o pouco que vi sobre ele achei muito avançado para mim, ainda estou preocupando com muita coisa que estou vendo/fazendo pela primeira vez, mas depois vou dar uma estudada nele!
Valeu!


Então vamos lá. Sei bem o que é procurar uma recceita kkkkk

Vou te passar a minha primeira feita que é uma APA, foi muito simples de fazer e deu pra entender muita coisa.

Ingredientes comprados:

2,000 Kg Malte Pale Ale Best Malz
2,400 Kg Malte Pilsen Best Malz
0,095 Kg Malte Chateau Crystal Belga
1 pcte Fermento Mangrove M44 US-05
0,020 Kg Lúpulo Chinook +- 13,4%AA (50 minutos fervura)
0,030 Kg Lúpulo Cascade +- 05,9%AA (30 minutos fervura)
0,010 Kg Lúpulo Citra +- 12,1%AA (05 minutos fervura)

Para cada quilo de malte utilizei 2.5 litros de água (Foi pouco)
na lavagem eu deveria ter usado 22 litros mas acabei usando 15 apenas. Isso me ferrou depois, mas o sabor ficou ótimo então...

Processo:

Mostura teve aproximadamente 70 minutos com teste de Iodo positivo aos 55(eu não havia percebido), por curiosidade joguei umas 100gr de aveia em pó e deixei 10 minutos parados na temperatura de 45°. Falando dessas coisas que fiz, não existe necessidade, isso foi por puro impulso de ver tanto material na internet sobre como fazer cerveja, os ânimos altos e etc, então como viu foi por pura vontade de falar "olha fiz essa alteração e blá blá blá", pura besteira agora que vejo kkkkk.
A mostura foi feita em um Bag, não consegui fazer recirculação então houve uma falha nesse ponto.

Após a mostura transferi o mosto para a panela de fervura e fiz as adições de lúpulo.

Resfriamento fiz com gelo dentro de uma caixa de isopor, 1 saco de gelo para uns 30 litros de água, sempre chacoalhando a água envolta da panela afim de fazer uma troca de calor melhor. resfriou em menos de 15 minutos.


Na fervura ainda, fiz a hidratação do fermento, 100ml de água fervida anteriormente, em temperatura de 30°. Joguei a levedura lá e deixei a bichinha se hidratar, depois mexi e despejei no balde fermentador com o mosto ja lá dentro, fiz a oxigenação com a colher mesmo, bem vigorosa e tampei.

Aqui tem o link da brassagem e caso tenha dúvidas pode perguntar diretamente, não sei muito mas o pouco que entendi ja pode resolver muita coisa!

Abraços!
 
Back
Top