1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Ajuda sobre receita Pale Ale mais leve

Discussão em 'Receitas & ingredientes' iniciado por carloshenriqueroza, 6/6/19.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 6/6/19 #1

carloshenriqueroza

carloshenriqueroza

carloshenriqueroza

Well-Known Member

Afiliado:
    19/1/17
    Curtidas Recebidas:
    19
    Boa tarde amigos.
    Tenho um evento dia 03/06, onde me designaram fazer 100 litros de APA.
    Porem como 95% das pessoas que participarão são "Brahmeiros", primeiramente eu havia montado uma receita de APA normal....
    Mas ai me veio a ideia de abaixar alguns parâmetros dela pra nao arrepiar o pessoal.

Então me veio a duvida??? Existe session APA?
    Por gentileza verifiquem as 2 receitas e deem suas opiniões, Desde ja agradeço!

Arquivos Anexados:

2. 6/6/19 #2

FernandoPetry

FernandoPetry

FernandoPetry

Well-Known Member

Afiliado:
    30/8/16
    Curtidas Recebidas:
    22
    Minha opinião, pediram pra você fazer uma APA, então faz uma APA, as tuas receitas já estão bacanas, se eles já foram
    iniciados no mundo da cerveja artesanal, por mais que são "Brahmeiros" vão aceitar de boas. Mas caso nenhum deles ou
    a grande maioria ainda não seja iniciado, dai você pode fazer uma receita com uns 20 IBU, e um ABV de 4,8%.

Mas referente as receitas, tem alguma confusão ai, pois em uma delas o Amarillo está com 9,2% de AA e na outra 6,2% de AA,
    qual é o correto? Pois isso vai influenciar no teu amargor!

1 pessoa curtiu isso.
  3. 6/6/19 #3

Lperes27

Lperes27

Lperes27

Well-Known Member

Afiliado:
    4/4/18
    Curtidas Recebidas:
    42
    Session é um termo utilizado normalmente para indicar menor teor alcoólico do que o padrão do estilo e possivelmente com características mais brandas. Exemplo: Session IPA < IPA < Double IPA. Pelo que você colocou nas receitas, houve a redução de 0,1% , ficando ainda dentro do padrão da APA: ABV: 4.5 – 6.2% (BJCP 2015). Desta forma, caso mantenha a mesma quantidade de malte demonstrada nas receitas, ela continuará uma APA.

A respeito do receio do amargor poder causar espanto nos Brahmeiros, sugiro não diminuir na adição do Amarillo, e sim diminuir o Magnum. Além disto, o resultado da adição no Dry Hopping é diferente do resultado da adição no final da fervura, não alteraria esta proporção.

Por mais, caso ainda queira reduzir o IBU, sugiro considerar fazer a adição do Amarillo durante o Whirpool. Reduzirá significantemente a isomerização dos Ácidos Alfa, portanto menor IBU, e irá reduzir a volatilização dos óleos aromáticos do Amarillo, deixando mais presente o aroma e sabor.

Como disse nosso amigo Fernando, reveja a questão da % de AA que está utilizando para cálculo.

4. 6/6/19 #4

carloshenriqueroza

carloshenriqueroza

carloshenriqueroza

Well-Known Member

Afiliado:
    19/1/17
    Curtidas Recebidas:
    19
    -----------------------------------------------------------------------------------------

Fernando agradeço a sugestão..
    Sobre o AA do amarillo eu alterei em uma receita e esqueci de alterar na outra....
    O AA correto do amarillo que veio pra mim é 6,20%.

Acho q vou optar pra reduzir mesmo o amargor, só fico pensando na relação BU:GU, meu maior medo é ficar desequilibrada.

5. 7/6/19 #5

FernandoPetry

FernandoPetry

FernandoPetry

Well-Known Member

Afiliado:
    30/8/16
    Curtidas Recebidas:
    22
    Se você realizar uma mostura mirando uma FG de ~1.012, com um IBU de 25 ela não vai ficar desequilibrada, mas se você "secar" muito
    ela (FG < 1.010) ai já pode começar a apresentar um certo desequilíbrio, você pode usar como referencia no BeerSmith uma American
    Blonde Ale, para os parâmetros.

Uma ideia, usa um grist 100% malte pale ale, a não ser que tenha essa quantidade de malte munich sobrando e queira aproveitar, mirando
    uma OG de 1.046, mosturando entre 65° ~ 67° vai conseguir uma FG de ~1.012, usa lupulo Magnum no inicio da fervura (60 min) para
    uns 80% do amargor desejado, e os últimos 20% de amargor vai de Amarillo aos 5 min, e faz um dry hop de umas 3g por litro por uns
    2~3 dias, não precisa mais que isso, cold crash até clarificar, envasar e beber.

Vi na receita que vai usar o US-05, capricha nessa dosagem, quanto mais saudável e rápida for a fermentação, melhor será a tua cerveja,
    quanto a temperatura de fermentação eu geralmente inicio em 16°~17° mantenho assim nas primeiras 24h, deixo subir para 18° e mantenho
    assim até atingir 2/3 da fermentação, depois sobe 1° por dia até uns 20°~21°, para descanso de diacetil.

Acho que não esqueci nada...

De Niro e Jose Coratto curtiram isso.
  6. 7/6/19 #6

carloshenriqueroza

carloshenriqueroza

carloshenriqueroza

Well-Known Member

Afiliado:
    19/1/17
    Curtidas Recebidas:
    19
    Caramba, verdadeira Aula Fernando.
    Muitíssimo Obrigado!
    Abraço!

7. 7/6/19 #7

Rins

Rins

Rins

Well-Known Member

Afiliado:
    14/6/13
    Curtidas Recebidas:
    69
    Cara pesquisa sobre BU:GU ratio, por aí vc pode fazer uma apa não tao amarga. Basta fazer esse calculo bem simples.

Abraço!

1 pessoa curtiu isso.
  8. 7/6/19 #8

osrocha

osrocha

osrocha

Member

Afiliado:
    21/12/17
    Curtidas Recebidas:
    7
    Concordo com o @Rins, deixa ela com uma relação BU:GU entre 0.6 e 0.7, com uma FG próximo de 1.011 que é sucesso garantido. Já fiz uma assim para tomar com uns amigos "Brahmeiros" e os FDP tomaram 20 litros como se fosse água.

De Niro e (deletar usuário) curtiram isso.
  9. 7/6/19 #9

carloshenriqueroza

carloshenriqueroza

carloshenriqueroza

Well-Known Member

Afiliado:
    19/1/17
    Curtidas Recebidas:
    19
    kkkkkkkkkkkkkkkkk Perfeito Brother. Valeu!

10. 12/6/19 #10

gvignotti

gvignotti

gvignotti

Member

Afiliado:
    28/3/17
    Curtidas Recebidas:
    5
    o que eu vejo como session apa é uma american blonde ale... ve direito o que vai querer fazer e se for optar por uma apa abaixo dos padrões, pesquisa sobre blonde.

11. 13/6/19 #11

jrrocha

jrrocha

jrrocha

Well-Known Member

Afiliado:
    30/3/15
    Curtidas Recebidas:
    6
    Isso mesmo, faça uma american blonde ale.

12. 13/6/19 #12

GBP

GBP

GBP

Member

Afiliado:
    11/7/18
    Curtidas Recebidas:
    4
    Ou uma Cream Ale também é bacana...

ou uma APA mesmo sendo bem sincero, por que ela é leve e as pessoas já começariam a saber o que é Lupulo... rs fora as histórias pra contar... só não carregaria tanto no amargor e deixaria ela com um perfil mais leve...

ou, uma terceira opção, duas brassagens, faz uma IPA ou a que você gosta e uma de trigo que na maioria das vezes agrada gregos e troianos!

13. 13/6/19 #13

carloshenriqueroza

carloshenriqueroza

carloshenriqueroza

Well-Known Member

Afiliado:
    19/1/17
    Curtidas Recebidas:
    19
    -----------------------------------------------

Iremos fazer 550 Litros de cerveja pro evento, divididos em 7 estilos:

IPA
    Red Ale
    Weiss
    Witbier
    Stout
    Cream Lager - (Meu sócio esta fazendo esta)
    APA - (fiquei responsável de fazer esta)

14. 13/6/19 #14

Caramba

Caramba

Caramba

Well-Known Member

Afiliado:
    13/4/16
    Curtidas Recebidas:
    17
    Um evento pra "Brahmeiros" com IPA, Red Ale, Stout e APA....
    Coragem fazer um evento desses...

Mas não vejo muito sentido em "descaracterizar" a APA...
    Ou faz uma APA verdadeira..... ou faz outro estilo....

Se fosse "quero fazer uma cerveja mais leve para "Brahmeiros""... ok
    Mas se é um evento com vários estilos de cerveja diferentes.... não vejo sentido... vão "suavizar" todos ?

15. 13/6/19 #15

carloshenriqueroza

carloshenriqueroza

carloshenriqueroza

Well-Known Member

Afiliado:
    19/1/17
    Curtidas Recebidas:
    19
    Geralmente estamos projetando com os parâmetros mínimos indicados no beersmith para as receitas

16. 13/6/19 #16

jfmoretti

jfmoretti

jfmoretti

Well-Known Member

Afiliado:
    3/10/16
    Curtidas Recebidas:
    20
    A sua session APA ainda é uma APA (não caiu para blonde Ale), só por causa do amargor. Sugiro manter tudo igual, só diminuindo mais ainda o IBU para uns 25 no total. Troque o Magnum por Warrior (mantendo os 25 IBU). Apesar de ser mais forte ele é mais limpo no sabor. Mantendo uma APA, acho que isso é o máximo que podes fazer, pois já está entrando nos parâmetros máximos de uma blonde ale. Dependendo do pessoal que bebe eu faço assim, APAs com no máximo 25 e Ipas com no máximo 35 IBUS. Sai muito bom, com drinkability................

17. 14/6/19 #17

carloshenriqueroza

carloshenriqueroza

carloshenriqueroza

Well-Known Member

Afiliado:
    19/1/17
    Curtidas Recebidas:
    19
    Obrigado jfmoretti, era isso que eu queria saber.

Compartilhe esta Página