Ajuda receita Saison

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Feb 19, 2020
Messages
20
Reaction score
3
Location
Rio de Janeiro
Fala galera, beleza?

Sou novo aqui no fórum e há algumas semanas fiz minha primeira brassagem com um amigo, uma APA (20 litros), que apesar da nossa inexperiência teve um resultado surpreendente. Agora, chegando o carnaval, pensamos em fazer na nossa segunda brassagem uma Saison (20 litros), visto que como não temos equipamentos muito adequados para controlar a temperatura e vimos que cervejas desse tipo costumam ter uma temperatura de fermentação mais alta. Gostaria de sugestões de receitas de Saison que vocês achem interessante para iniciantes fazerem.

Valeu!
 
Gostei muito do Fermentis BE-134. funcionou muito bem mas minhas saisons.

pilsen e trigo (60/40) fazem uma boa combinação. Normalmente um mostura com temeperatura baixa (62ºC) para ser bem fermentável. Se quiser dar uma elevada no teor alcoólico, uns 400~600g de açúcar (de preferência adicionar a calda do meio para o final da fermentação). Aconselho que se possível os primeiros dias sejam com a temperatura mais baixa possível e até mesmo o uso de um starter/propagação antes de inocular.
 
Fiz uma pro carnaval ficou muito boa, usei o Fermento Lallemand - Belle Saison, utilizei algumas rampas na mostura e no final ficou 6,8% de abv. ficou pesadinha mais a drinkability ficou top. Carnaval acho que o pessoal vai chapar. Eu tentei fazer um clone de uma receita da cervejaria Tarantino, curti bastante. Se quiser pesquisar foi da URBAN SAISON deles.
 
@jeanpaullopes falou tudo. Passou a receita do bolo!

Também fiz recentemente uma fermentação com o BE-134 e gostei bastante. Tenha paciência com este levedo e não deixa ele estressar, caso contrário poderá ter uma resultado um pouco quanto sulfuroso (tempo resolve).

Para talvez algo mais único, solte sua imaginação e pense em colocar algum tempero/adjunto no final da fervura (para facilitar o processo). Até hoje o que fez mais sucesso entre os bebedores de minha cerveja é casca de laranja.

Att.,

Luis
 
@jeanpaullopes falou tudo. Passou a receita do bolo!

Também fiz recentemente uma fermentação com o BE-134 e gostei bastante. Tenha paciência com este levedo e não deixa ele estressar, caso contrário poderá ter uma resultado um pouco quanto sulfuroso (tempo resolve).

Para talvez algo mais único, solte sua imaginação e pense em colocar algum tempero/adjunto no final da fervura (para facilitar o processo). Até hoje o que fez mais sucesso entre os bebedores de minha cerveja é casca de laranja.

Att.,

Luis
Começar com uma temperatura muito alta pode te trazer também álcool superior, dai é dor de cabeça na certa.

Como disse o @Lperes27 as saisons te permitem muito.

Faço regularmente uma com hibiscos, inclusive foi premiada no último concurso da Acerva Gaúcha em primeiro lugar na categoria herb/spice/fruits. Também fiz uma muito boa com polpa de frutas vermelhas, abacaxi e goiaba.
 
@jeanpaullopes falou tudo. Passou a receita do bolo!

Também fiz recentemente uma fermentação com o BE-134 e gostei bastante. Tenha paciência com este levedo e não deixa ele estressar, caso contrário poderá ter uma resultado um pouco quanto sulfuroso (tempo resolve).

Para talvez algo mais único, solte sua imaginação e pense em colocar algum tempero/adjunto no final da fervura (para facilitar o processo). Até hoje o que fez mais sucesso entre os bebedores de minha cerveja é casca de laranja.

Att.,

Luis
Fala Luis!

Qual quantidade de casca de laranja vc indicaria pra uma receita de 20L? Fico um pouco de receio de colocar frutas e outros temperos na receita e eles roubarem muito o sabor.
 
Gostei muito do Fermentis BE-134. funcionou muito bem mas minhas saisons.

pilsen e trigo (60/40) fazem uma boa combinação. Normalmente um mostura com temeperatura baixa (62ºC) para ser bem fermentável. Se quiser dar uma elevada no teor alcoólico, uns 400~600g de açúcar (de preferência adicionar a calda do meio para o final da fermentação). Aconselho que se possível os primeiros dias sejam com a temperatura mais baixa possível e até mesmo o uso de um starter/propagação antes de inocular.
Fala Jean!

Muito obrigado pelas dicas! Não sei exatamente quando vamos fazer essa segunda brassagem ainda, mas quando fizer postarei um feedback aqui.
 
Fala Luis!

Qual quantidade de casca de laranja vc indicaria pra uma receita de 20L? Fico um pouco de receio de colocar frutas e outros temperos na receita e eles roubarem muito o sabor.

Vinicius,

40g-55g de casca (somente a casca, sem a parte branca) ao final da fervura (últimos 2 minutos) é suficiente para criar um impacto subliminar da laranja. O melhor resultado que tive foi com laranja Seleta (dá pra perceber o aroma mais pungente ao descascar). É impressionante o cheiro que dá quando se ferve as cascas junto ao mosto, fica parecendo que você está fazendo doce de laranja da terra e preocupa demais se a cerveja ficará com tanto aroma/sabor. Mas, infelizmente, a fermentação e oxidação levam muita coisa embora.

Dica: para Saisons com adição de fruta/tempero, minha sugestão é não usar lúpulos do 'novo mundo' com aromas e sabores fortes, pois estes irão dominar. Vá pelos clássicos como Saaz, Spalter, Perle, etc..

Att.,

Luis
 
Back
Top