• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Ajuda receita Saison

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

ViniciusBorges

New Member
Afiliado
19/2/20
Fala galera, beleza?

Sou novo aqui no fórum e há algumas semanas fiz minha primeira brassagem com um amigo, uma APA (20 litros), que apesar da nossa inexperiência teve um resultado surpreendente. Agora, chegando o carnaval, pensamos em fazer na nossa segunda brassagem uma Saison (20 litros), visto que como não temos equipamentos muito adequados para controlar a temperatura e vimos que cervejas desse tipo costumam ter uma temperatura de fermentação mais alta. Gostaria de sugestões de receitas de Saison que vocês achem interessante para iniciantes fazerem.

Valeu!

jeanpaullopes

Well-Known Member
Afiliado
17/5/16
Gostei muito do Fermentis BE-134. funcionou muito bem mas minhas saisons.

pilsen e trigo (60/40) fazem uma boa combinação. Normalmente um mostura com temeperatura baixa (62ºC) para ser bem fermentável. Se quiser dar uma elevada no teor alcoólico, uns 400~600g de açúcar (de preferência adicionar a calda do meio para o final da fermentação). Aconselho que se possível os primeiros dias sejam com a temperatura mais baixa possível e até mesmo o uso de um starter/propagação antes de inocular.

Bruno Nery

Well-Known Member
Afiliado
24/12/18
Fiz uma pro carnaval ficou muito boa, usei o Fermento Lallemand - Belle Saison, utilizei algumas rampas na mostura e no final ficou 6,8% de abv. ficou pesadinha mais a drinkability ficou top. Carnaval acho que o pessoal vai chapar. Eu tentei fazer um clone de uma receita da cervejaria Tarantino, curti bastante. Se quiser pesquisar foi da URBAN SAISON deles.

Lperes27

Well-Known Member
Afiliado
4/4/18
@jeanpaullopes falou tudo. Passou a receita do bolo!

Também fiz recentemente uma fermentação com o BE-134 e gostei bastante. Tenha paciência com este levedo e não deixa ele estressar, caso contrário poderá ter uma resultado um pouco quanto sulfuroso (tempo resolve).

Para talvez algo mais único, solte sua imaginação e pense em colocar algum tempero/adjunto no final da fervura (para facilitar o processo). Até hoje o que fez mais sucesso entre os bebedores de minha cerveja é casca de laranja.

Att.,

Luis

jeanpaullopes

Well-Known Member
Afiliado
17/5/16

Também fiz recentemente uma fermentação com o BE-134 e gostei bastante. Tenha paciência com este levedo e não deixa ele estressar, caso contrário poderá ter uma resultado um pouco quanto sulfuroso (tempo resolve).

Para talvez algo mais único, solte sua imaginação e pense em colocar algum tempero/adjunto no final da fervura (para facilitar o processo). Até hoje o que fez mais sucesso entre os bebedores de minha cerveja é casca de laranja.

Att.,

Luis
Começar com uma temperatura muito alta pode te trazer também álcool superior, dai é dor de cabeça na certa.

Como disse o @Lperes27 as saisons te permitem muito.

Faço regularmente uma com hibiscos, inclusive foi premiada no último concurso da Acerva Gaúcha em primeiro lugar na categoria herb/spice/fruits. Também fiz uma muito boa com polpa de frutas vermelhas, abacaxi e goiaba.

ViniciusBorges

New Member
Afiliado
19/2/20

Att.,

Luis
Fala Luis!

Qual quantidade de casca de laranja vc indicaria pra uma receita de 20L? Fico um pouco de receio de colocar frutas e outros temperos na receita e eles roubarem muito o sabor.

ViniciusBorges

New Member
Afiliado
19/2/20
Gostei muito do Fermentis BE-134. funcionou muito bem mas minhas saisons.

pilsen e trigo (60/40) fazem uma boa combinação. Normalmente um mostura com temeperatura baixa (62ºC) para ser bem fermentável. Se quiser dar uma elevada no teor alcoólico, uns 400~600g de açúcar (de preferência adicionar a calda do meio para o final da fermentação). Aconselho que se possível os primeiros dias sejam com a temperatura mais baixa possível e até mesmo o uso de um starter/propagação antes de inocular.
Fala Jean!

Muito obrigado pelas dicas! Não sei exatamente quando vamos fazer essa segunda brassagem ainda, mas quando fizer postarei um feedback aqui.

Lperes27

Well-Known Member
Afiliado
4/4/18
Fala Luis!

Qual quantidade de casca de laranja vc indicaria pra uma receita de 20L? Fico um pouco de receio de colocar frutas e outros temperos na receita e eles roubarem muito o sabor.
Vinicius,

40g-55g de casca (somente a casca, sem a parte branca) ao final da fervura (últimos 2 minutos) é suficiente para criar um impacto subliminar da laranja. O melhor resultado que tive foi com laranja Seleta (dá pra perceber o aroma mais pungente ao descascar). É impressionante o cheiro que dá quando se ferve as cascas junto ao mosto, fica parecendo que você está fazendo doce de laranja da terra e preocupa demais se a cerveja ficará com tanto aroma/sabor. Mas, infelizmente, a fermentação e oxidação levam muita coisa embora.

Dica: para Saisons com adição de fruta/tempero, minha sugestão é não usar lúpulos do 'novo mundo' com aromas e sabores fortes, pois estes irão dominar. Vá pelos clássicos como Saaz, Spalter, Perle, etc..

Att.,

Luis

Group Builder