Ajuda - Panela Elétrica Inversa

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Victor Gerber

Member
Joined
Jan 2, 2020
Messages
12
Reaction score
5
Location
Americana/SP
Salve confrades!



Faço cerveja em casa há 5 anos e meio e sempre utilizei a configuração tri bloco, porém no começo deste ano eu adquiri uma panela elétrica da Inversa 52 L e apesar dela ser fantástica eu ainda não me adaptei muito a ela.



As 3 brassagens que fiz nela eu observei que as partículas finas do malte acabam passando pelo fundo falso e ficam retidas no fundo da panela, e não passam pela bomba de recirculação. Inclusive nas duas primeiras brassagens eu verifiquei que essas partículas acabam até ficando próximo da resistência da panela, chegando até a caramelizar e grudar no fundo, e quando eu subo para a fervura essas partículas sobem para cima do mosto e eu não venço de remover. Na última brassagem eu retirei todo o mosto antes da fervura e fiquei espantado com a quantidade de partículas que ficam retiras no fundo da panela.



Compro os grãos já moídos por um moedor de rolos pelo fornecedor e sempre insiro os grãos com a bomba de recirculação ligada e acabo mexendo nos 5 a 10 primeiros minutos de mosturação.



Vou encaminhar uma foto da sujidade no início da fervura e outra quando eu retirei todo o mosto antes da fervura.



Apreciaria muito se puderem me dar uma luz.



Abraços

WhatsApp Image 2022-05-04 at 10.29.18.jpeg
WhatsApp Image 2022-05-04 at 10.29.19.jpeg
 
Amigo... tenho a mesma panela, mas nunca tive tanto acumulo quanto o da sua foto.

Duas coisas que me chamam a atenção no seu caso...
Moagem: tem que ser diferente da tri-bloco... aqui no brewshop que compro (Lamas-Campinas), sempre peço moagem para BIAB, fazem um pouco mais grosso, aqui praticamente elimina esse problema.
Potencia: a caramelização vc evita reduzindo a potencia em alguns momentos... tem um video o Robinho Beer em que ele fala como conseguir eficiencia com panela eletrica (não to com acesso ao youtube agora, se não mandava o link). Vc configura a potencia maxima apenas até alcançar a temperatura... depois para manter, pode diminuir, assim consegue evitar a caramelização.

Espero ter ajudado...
 
Muito obrigado André, ajudou sim!

Na última brassagem eu reduzi bastante a potência da resistência, trabalhando geralmente em 1200 W.

Referente a moagem, faz muito sentido. Anteriormente eu também comprava no Lamas, e realmente não juntava esse acúmulo de grãos finos. A próxima brassagem eu vou pedir para fazer uma moagem mais grossa.

Abraço amigo!
 
Muito obrigado André, ajudou sim!

Na última brassagem eu reduzi bastante a potência da resistência, trabalhando geralmente em 1200 W.

Referente a moagem, faz muito sentido. Anteriormente eu também comprava no Lamas, e realmente não juntava esse acúmulo de grãos finos. A próxima brassagem eu vou pedir para fazer uma moagem mais grossa.

Abraço amigo!

Victor,

1000W (ou até menos) tá de bom tamanho para você "manter" a temperatura, pra leva de 30 litros. Para fervura, não precisa colocar a potência máxima, assim evita a tal caramelização. Uns 2300W tá de bom tamanho. No máximo, uns 2500W tá valendo.
Achei que vc tinha moído no liquidificador. Rsrs


Boas cervejas!
 
Victor,

1000W (ou até menos) tá de bom tamanho para você "manter" a temperatura, pra leva de 30 litros. Para fervura, não precisa colocar a potência máxima, assim evita a tal caramelização. Uns 2300W tá de bom tamanho. No máximo, uns 2500W tá valendo.
Achei que vc tinha moído no liquidificador. Rsrs


Boas cervejas!

Opa, valeu Ricardo. Vou diminuir a potência na mostura. Na fervura eu uso 2300 W mesmo, e gera uma boa fervura.

Pior que os maltes são moídos no moedor de rolos e a moagem fica bonita, sendo bem visível a separação da casa e do amido.

Valeu!
 
Salve confrades!



Faço cerveja em casa há 5 anos e meio e sempre utilizei a configuração tri bloco, porém no começo deste ano eu adquiri uma panela elétrica da Inversa 52 L e apesar dela ser fantástica eu ainda não me adaptei muito a ela.



As 3 brassagens que fiz nela eu observei que as partículas finas do malte acabam passando pelo fundo falso e ficam retidas no fundo da panela, e não passam pela bomba de recirculação. Inclusive nas duas primeiras brassagens eu verifiquei que essas partículas acabam até ficando próximo da resistência da panela, chegando até a caramelizar e grudar no fundo, e quando eu subo para a fervura essas partículas sobem para cima do mosto e eu não venço de remover. Na última brassagem eu retirei todo o mosto antes da fervura e fiquei espantado com a quantidade de partículas que ficam retiras no fundo da panela.



Compro os grãos já moídos por um moedor de rolos pelo fornecedor e sempre insiro os grãos com a bomba de recirculação ligada e acabo mexendo nos 5 a 10 primeiros minutos de mosturação.



Vou encaminhar uma foto da sujidade no início da fervura e outra quando eu retirei todo o mosto antes da fervura.



Apreciaria muito se puderem me dar uma luz.



Abraços

View attachment 128366 View attachment 128367
Experimenta colocar um pedaço de voal por cima do fundo falso, pra ver se minimiza a passagem dessas partículas para o fundo.
 
pedaço de voal por cima do fundo falso
Apenas tome cuidado pq queimei um saco com lupulo (ele grudou no fundo por conta do calor da Resistencia, queimou, lupulo saiu tudo e deu um baita trabalho) ... Tentaria apenas mudar a moagem para ver se ja nao melhora
 
Pessoalmente uso uma saída inferior no meio da panela, e na força bruta deixei o fundo côncavo, dai esses resíduos são levados novamente pra cima do bag ou cesto no meu caso, inclusive uso isso com whirlpool para remover qualquer coisa com a peneira entre o mashout, fervura e pre fermentador.
 
Apenas tome cuidado pq queimei um saco com lupulo (ele grudou no fundo por conta do calor da Resistencia, queimou, lupulo saiu tudo e deu um baita trabalho) ... Tentaria apenas mudar a moagem para ver se ja nao melhora
André,
Você queimou o voal com lúpulo na fervura, certo?
 
Pessoalmente uso uma saída inferior no meio da panela, e na força bruta deixei o fundo côncavo, dai esses resíduos são levados novamente pra cima do bag ou cesto no meu caso, inclusive uso isso com whirlpool para remover qualquer coisa com a peneira entre o mashout, fervura e pre fermentador.
Fala Marcel.
Qual é o equipamento que você tem?
Realmente faz muito sentido o que você falou, mas a minha panela o fundo não é côncavo e a saída da bomba é deslocada para a extremidade da panela.
 
Eu sou da mesma linha que o André, e acho que a questão está na grossura da moagem dos grãos.
Pelas fotos, só estão passando as partículas muito pequenas, tipo pó mesmo - o que afasta o problema do cesto em si.

Essas panelas têm uma característica peculiar: tem uma relação altura/diâmetro muito alta, então uma circulação travada é bem mais frequente.
Galera que usa muita aveia nessa panela tem muito mais cabelo branco que os que tem outros tipos de panela...
Eu não apostaria no saco de voal no fundo falso, pois são maiores as chances de dar problema.
 
Fala Marcel.
Qual é o equipamento que você tem?
Realmente faz muito sentido o que você falou, mas a minha panela o fundo não é côncavo e a saída da bomba é deslocada para a extremidade da panela.
Homemade (Feito em casa)! Era de 30l de alumínio, foi pra 60, e agora de 150l inox, sempre com sexto, fundo falso, e saída inferior. Por não ser côncavo, algumas pequenas marteladas resolve, o maior problema é os acessórios adicionais necessários. Outra coisa é que o sensor da resistência tem que estar a 1cm imediatamente acima da resistência e controlar só a potência é complicado no meu ver. Quanta resistência passar de uma temperatura deve pra senão vai caramelizar com certeza.
 
Salve confrades!



Faço cerveja em casa há 5 anos e meio e sempre utilizei a configuração tri bloco, porém no começo deste ano eu adquiri uma panela elétrica da Inversa 52 L e apesar dela ser fantástica eu ainda não me adaptei muito a ela.



As 3 brassagens que fiz nela eu observei que as partículas finas do malte acabam passando pelo fundo falso e ficam retidas no fundo da panela, e não passam pela bomba de recirculação. Inclusive nas duas primeiras brassagens eu verifiquei que essas partículas acabam até ficando próximo da resistência da panela, chegando até a caramelizar e grudar no fundo, e quando eu subo para a fervura essas partículas sobem para cima do mosto e eu não venço de remover. Na última brassagem eu retirei todo o mosto antes da fervura e fiquei espantado com a quantidade de partículas que ficam retiras no fundo da panela.



Compro os grãos já moídos por um moedor de rolos pelo fornecedor e sempre insiro os grãos com a bomba de recirculação ligada e acabo mexendo nos 5 a 10 primeiros minutos de mosturação.



Vou encaminhar uma foto da sujidade no início da fervura e outra quando eu retirei todo o mosto antes da fervura.



Apreciaria muito se puderem me dar uma luz.



Abraços

View attachment 128366 View attachment 128367
Passo por isso também.

Até hoje eu me pergunto se faço da maneira certa. Mas na verdade eu faço a lavagem para um balde auxiliar. No final da lavagem eu retiro o malte e limpo a panela. Depois da limpeza eu retorno o mosto do balde auxiliar para a penela e começo a fervura.
 
Se voce colocar um voal no fundo falso vai ter entupimento, problema com a recirculação e homogenização de temperatura. Você mexe os grão durante a mostura? se voce mexe, aconselho a usar uma moagem mais grossa e tentar não mexer na cama de grãos que fica lá no fundo falso. ela que impede de passar particulas grandes. tente mexer apenas na parte um pouco abaixo do centro da cama. Se você não mexe os grão, alteraria a moagem apenas.
 
Se voce colocar um voal no fundo falso vai ter entupimento, problema com a recirculação e homogenização de temperatura. Você mexe os grão durante a mostura? se voce mexe, aconselho a usar uma moagem mais grossa e tentar não mexer na cama de grãos que fica lá no fundo falso. ela que impede de passar particulas grandes. tente mexer apenas na parte um pouco abaixo do centro da cama. Se você não mexe os grão, alteraria a moagem apenas.
Legal Wagner, muito obrigado.
Na próxima brassagem eu vou pedir para o brewshop fazer uma moagem mais grossa, apesar que no visual ele separa bem a casca com o amido.
Eu mexo apenas nos primeiros 5 a 10 minutos da mosturação, e com recirculação contínua.
 
Buenas!
Nas minhas primeiras brassagens também ocorreu a caramelização.
Tive a ideia de fazer esse nippel pra levantar o nível do liquido na parte de baixo por segurança.
Não tive mais caramelização depois dessa peça instalada.
Fico a disposição. Abç!
nippel-inversa-jpg.128890
image1.jpeg
 

Attachments

  • Nippel Inversa.JPG
    Nippel Inversa.JPG
    19.8 KB · Views: 143
Buenas!
Nas minhas primeiras brassagens também ocorreu a caramelização.
Tive a ideia de fazer esse nippel pra levantar o nível do liquido na parte de baixo por segurança.
Não tive mais caramelização depois dessa peça instalada.
Fico a disposição. Abç!
nippel-inversa-jpg.128890
View attachment 128891
Fenomenal sua idéia!
Parabéns, e obrigado por compartilhar conosco!
 
Buenas!
Nas minhas primeiras brassagens também ocorreu a caramelização.
Tive a ideia de fazer esse nippel pra levantar o nível do liquido na parte de baixo por segurança.
Não tive mais caramelização depois dessa peça instalada.
Fico a disposição. Abç!
nippel-inversa-jpg.128890
View attachment 128891
Excelente!!!
Já pensei na existência de uma dessas para evitar puxar trub na bomba.

Como vc mandou fazer (ou encontrou pronta?)?
 
Buenas!
Nas minhas primeiras brassagens também ocorreu a caramelização.
Tive a ideia de fazer esse nippel pra levantar o nível do liquido na parte de baixo por segurança.
Não tive mais caramelização depois dessa peça instalada.
Fico a disposição. Abç!
nippel-inversa-jpg.128890
View attachment 128891

Excelente sua ideia, obrigado por compartilhar conosco! Vou providenciar um também.
Abraços
 
Buenas!
Nas minhas primeiras brassagens também ocorreu a caramelização.
Tive a ideia de fazer esse nippel pra levantar o nível do liquido na parte de baixo por segurança.
Não tive mais caramelização depois dessa peça instalada.
Fico a disposição. Abç!
nippel-inversa-jpg.128890
View attachment 128891
Pode adaptar um pedaço de mangueira de silicone tb… aguenta fervura tranquilo
 
Rapaz vou tentar essa alternativa da magueira de silicone na próxima brassagem.
Uso malte de trigo nas receitas, e em 100% das vezes isso significa problema, fundo queimado, panela desarmando e desligando. Ai vcs já imaginam o transtorno. Valeu
 
Back
Top