Ajuda na escolha de postmix e regulador de CO2

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Krishna

Well-Known Member
Joined
Sep 17, 2016
Messages
476
Reaction score
138
Fala pessoal!

Então, 5 anos após começar a fazer breja e 70 brassagens após, no priming... to querendo passar pra carbonatação forçada! Nem me perguntem pq demorei tanto...

Então, faço levas de 12 litros, biabão.

Procurei até por um local que tivesse as informações que preciso. Vi video, li, mas não achei. Queria umas poucas dicas de quem puder me ajudar e tiver mais experiência, principalmente quanto ao regulador de CO2. Começando por ele:

1 - Não tenho grilo em pagar 50 a mais de um em conta, por um regulador novo que tenha bom custo/benefício. Sugestões?

2 - 1 ou duas saídas? E pq/pra que duas saídas?

3 - Que mais vc acha que vale a pena eu observar?

Cilindro novo:

4 - O que observar? Alguma sugestão custo-benefício?

5 - 3kg ou 4kg?

Postmix novo 9,5l (cacei de 15l mas não achei nada), não precisa ser o top:

6 - Dica de algum?

7 - Dicas de conexões?

Sei que é muita dúvida... Se alguém tiver dica de vídeo ou site que ajude, também tá rolando. Como disse, procurei até, e no geral os videos ensinam o que fazer, mas não falam da qualidade dos equipamentos e o que observar neles, fragam?

Grande abraço.
 
Last edited:
Fala pessoal!

Então, 5 anos após começar a fazer breja e 70 brassagens após, no priming... to querendo passar pra carbonatação forçada! Nem me perguntem pq demorei tanto...

Então, faço levas de 12 litros, biabão.

Procurei até por um local que tivesse as informações que preciso. Vi video, li, mas não achei. Queria umas poucas dicas de quem puder me ajudar e tiver mais experiência, principalmente quanto ao regulador de CO2. Começando por ele:

1 - Não tenho grilo em pagar 50 a mais de um em conta, por um regulador novo que tenha bom custo/benefício. Sugestões?

2 - 1 ou duas saídas? E pq/pra que duas saídas?

3 - Que mais vc acha que vale a pena eu observar?

Cilindro novo:

4 - O que observar? Alguma sugestão custo-benefício?

5 - 3kg ou 4kg?

Postmix novo 9,5l (cacei de 15l mas não achei nada), não precisa ser o top:

6 - Dica de algum?

7 - Dicas de conexões?

Sei que é muita dúvida... Se alguém tiver dica de vídeo ou site que ajude, também tá rolando. Como disse, procurei até, e no geral os videos ensinam o que fazer, mas não falam da qualidade dos equipamentos e o que observar neles, fragam?

Grande abraço.
*******, bem vindo ao mundo da carbonatação forçada!

1 - Vá de novo então! No Ml, você acha reguladores por um preço bacana!
2- Eu pegaria de 2 saídas, pois vc pode usar tanto para servir 2 barris, quanto vc pode usar para envase por contra-pressão, e principalmente para fazer carbonatação forçada, sem precisar desligar sua saída de serviço/extração.
3- Deve-se ter 2 manometros (alta e baixa)
4-Caso vá transportar seu cilindro, sugiro optar por cilindro de aluminio, pois é bem mais leve.
5- Se for transportar, opte pelo mais leve, do contrario opte por capacidade maior
6- Procure por Postmix de 19 litros. é uma medida mais padrão
7-Ball-lock é vida!
 
Bom dia *******
Primeiramente eu gostaria de parabenizar pela garra de aguentar tanto tempo fazendo priming kkkk

eu vou passar aqui respostas com base na minha vivencia ok? espero que ajude.

1 - Não tenho grilo em pagar 50 a mais de um em conta, por um regulador novo que tenha bom custo/benefício. Sugestões?
eu comprei meu kit de carbonatação com esse vendedor aqui e ta tudo certo até hoje. Eu não sei de onde você é mas na regiao metropolitana de SP chega até no mesmo dia dependendo da hora que você comprar.

2 - 1 ou duas saídas? E pq/pra que duas saídas?
2 saidas. mesmo que você use manifold ou só tenha um barril e o motivo é exatamente o que foi citado pelo @Pepe.Denis

4 - O que observar? Alguma sugestão custo-benefício?

5 - 3kg ou 4kg?
como você faz só 12L cilindro de 3
Eu faço 20L e dura uns 6 meses (uma brassagem por mês e eu tomo bastante água com gás)
mas se você não quiser ter que fazer um monte de viagens até o lugar de recarregar ou se não for levar a cerveja pra lugar nenhum compra um maior
na loja que linkei acima tem bons preços nos cilindros de alumínio.

n
Postmix novo 9,5l (cacei de 15l mas não achei nada), não precisa ser o top:

6 - Dica de algum?
Não compre o de 9L
você sempre pode colocar menos breja num barril grande mas não da pra colocar 20L num barril de 9L kkk

Postmix vale dar uma garimpada e tentar achar um com menor preço pq eles são basicamente a mesma coisa. Eu prefiro postmix pq é mais fácil de enxergar dentro pra saber se ta limpo e ele vem "pronto" pra usar.. não precisa comprar extratora e etc

7 - Dicas de conexões?

ball lock ou pin lock fica a sua escolha
mas ball lock é mais fácil de encontrar e mais barato

engate rápido é interessante também (o famoso dmfit)
 
concordo com tudo que o @Pepe.Denis escreveu. por um momento até achei que eu que havia escrito kkkk....
Outra informação útil, é tomar cuidado com o cilindro que vai comprar, pois aqui em SP pelo menos tem alguns locais que não recarregam se for reutilizado de extintores. E tem gente que vende esses como "novos", muita atenção.
 
Parabéns pelo salto aí! Duas dicas que podem te ajudar:
1 Regulador de pressão barato sai caro. Comprei no kit carbonatação e veio da SMIndústria em novembro agora vai fazer um ano e ja pifou, tem folga na rosca e o gás passa direto. Comprei o da Famabras bem mais caro mas melhor durabilidade.
2 O postmix se for de 19 litros é bom pra quem tem uma geladeira ou freezer dedicado ou dois de 9,5 pra caber na geladeira.

Agora só aproveita que saiu da maturação e não precisa mais cerveja que esperar prime, aproveita e compra uma torneirinha picnic pra chegar plugar e beber kkkk!
 
Concordo com tudo que o pessoal pontuou, principalmente em relação ao tamanho do postmix: vá de 19L. A facilidade de embarrilar a cerveja provavelmente vai fazer você querer aumentar seu consumo e produção.
Cilindro de alumínio é mais leve e pode ser colocado dentro do keezer ou kegerator sem enferrujar. É mais caro, mas nem tanto assim. Eu compraria um cilindro maior, tipo 4,5/6kg, porque aí se você for adquirindo mais postmixes ao longo do tempo, seu cilindro já estará bem dimensionado.
Caso seja possível, eu daria preferência por um cilindro novo. CO2 para bebida tem um grau de pureza superior ao alimentício exatamente para não dar cheiro e influir nas características sensoriais da cerveja. Já ouvi gente falando que comprou cilindro usado que o gás saía com cheiro de óleo ou caldo de cana (a maior parte do CO2 consumido no Brasil vem de usinas de álcool).
Também é importante sempre cuidar onde você carrega seu cilindro: evite lugares que carregam extintor, dê preferência para comércios que trabalhem com sistemas de serviço de cerveja e outras bebidas, geralmente eles têm CO2 adequado para gaseificação de bebidas. Em caso de dúvida, peça o laudo do gás, comerciante sério sempre vai ter.
 
Permita-me pegar carona no post, pois, acredito que tem relação..
Estou em minha terceira brassagem e já estou pensando em partir muito em breve para a carbonatação forçada.

Minhas dúvidas:

1- Posso produzir 19 litros finais e deixar armazenado em post mix sem fazer carbonatação aguardando a ocasião do consumo futuro? Se sim, por quanto tempo sem risco de perder a cerveja?

2- Imaginando que eu queira levar a breja para um churrasco, mas não os 19 litros totais dentro do postmix... Posso carbonatar no postmix, envasar em garrafas (vidro ou pet) ou num "keg" e continuar armazenando o restante dentro do postmix?

3- Essa cerveja envasada manterá a carbonatação normalmente para o consumo nesse churrasco?

4- E o restante da cerveja dentro do postmix, continuará carbonatada ou perderá o gás e no próximo consumo deverei carbonatar novamente?

Desculpem as perguntas, mas como disse ainda sou leigo no assunto.

Obrigado.
 
1- Posso produzir 19 litros finais e deixar armazenado em post mix sem fazer carbonatação aguardando a ocasião do consumo futuro? Se sim, por quanto tempo sem risco de perder a cerveja?
Não deve fazer isso, vc precisa purgar o oxigênio, carbonata logo mesmo que só vá beber depois

2- Imaginando que eu queira levar a breja para um churrasco, mas não os 19 litros totais dentro do postmix... Posso carbonatar no postmix, envasar em garrafas (vidro ou pet) ou num "keg" e continuar armazenando o restante dentro do postmix?
Eu levo em Pet quando vou levar para algum lugar, fácil prático e não preciso me preocupar com equipamentos que levei

3- Essa cerveja envasada manterá a carbonatação normalmente para o consumo nesse churrasco?
Sempre perde um pouco mas vai estar muito boa sim, se quiser compra um cabonator e pressuriza a garrafa pet dai não vai perder nada de pressão.

4- E o restante da cerveja dentro do postmix, continuará carbonatada ou perderá o gás e no próximo consumo deverei carbonatar novamente?
O Barril só perde o gás se estiver vazando, depois de beber deixe com 1kg de pressão ou a pressão que deseja e a cerveja vai manter o gás
 
Fala pessoal!

Então, 5 anos após começar a fazer breja e 70 brassagens após, no priming... to querendo passar pra carbonatação forçada! Nem me perguntem pq demorei tanto...

Então, faço levas de 12 litros, biabão.

Procurei até por um local que tivesse as informações que preciso. Vi video, li, mas não achei. Queria umas poucas dicas de quem puder me ajudar e tiver mais experiência, principalmente quanto ao regulador de CO2. Começando por ele:

1 - Não tenho grilo em pagar 50 a mais de um em conta, por um regulador novo que tenha bom custo/benefício. Sugestões?

2 - 1 ou duas saídas? E pq/pra que duas saídas?

3 - Que mais vc acha que vale a pena eu observar?

Cilindro novo:

4 - O que observar? Alguma sugestão custo-benefício?

5 - 3kg ou 4kg?

Postmix novo 9,5l (cacei de 15l mas não achei nada), não precisa ser o top:

6 - Dica de algum?

7 - Dicas de conexões?

Sei que é muita dúvida... Se alguém tiver dica de vídeo ou site que ajude, também tá rolando. Como disse, procurei até, e no geral os videos ensinam o que fazer, mas não falam da qualidade dos equipamentos e o que observar neles, fragam?

Grande abraço.
Fala cervejerio, blz?

Concordo com o pessoal mas devo fazer duas ressalvas:
1- Como vc falou que já faz cerveja a 5 anos e faz 12l, vc nunca aumentou pq não tem material ou espaço? O embarrilhamento é um convite a bebermos mais, então é certo pensar em um barril maior do que a sua produção atual. Se vc não pretende aumentar a sua produção e tem problema de espaço, a empresa EBEBER tem postmix de diversos volumes, eu mesmo comprei um de 15l deles algum tempo atrás, pois era o que cabia no espaço disponível além de dois de 19l que eu já possuía. Se não me engano eles tinham de 12l tb na época. Hoje sei que esse tipo de produto está faltando em boa parte do mercado, mas sugiro uma conversa com eles.
2- Além de tudo que o pessoal falou sobre regulador e cilindro, pelo seu volume, um cilindro de 2,3kg de alumínio é mais do que suficiente se vc tiver dificuldade de recarga ou ainda um de 1,1kg de alumínio se tiver algum local próximo e fácil para isso. CO2 não envelhece, mas realizar a recarga do gás de forma periódica pode ser interessante. Mas fica a sua escolha. Regulador se for de um grande fabricante vai durar um bom tempo, a questão é que alguns industrias medem em vazão (l/min) a baixa pressão ao invés de pressão (bar ou psi), o que dificulta o entendimento e regulagem para um caseiro.

Bora beber mais rápido com a carbonatação forçada?
Abraços e boas brejas.
 
Permita-me pegar carona no post, pois, acredito que tem relação..
Estou em minha terceira brassagem e já estou pensando em partir muito em breve para a carbonatação forçada.

Minhas dúvidas:

1- Posso produzir 19 litros finais e deixar armazenado em post mix sem fazer carbonatação aguardando a ocasião do consumo futuro? Se sim, por quanto tempo sem risco de perder a cerveja?

2- Imaginando que eu queira levar a breja para um churrasco, mas não os 19 litros totais dentro do postmix... Posso carbonatar no postmix, envasar em garrafas (vidro ou pet) ou num "keg" e continuar armazenando o restante dentro do postmix?

3- Essa cerveja envasada manterá a carbonatação normalmente para o consumo nesse churrasco?

4- E o restante da cerveja dentro do postmix, continuará carbonatada ou perderá o gás e no próximo consumo deverei carbonatar novamente?

Desculpem as perguntas, mas como disse ainda sou leigo no assunto.

Obrigado.
Amigo, algumas considerações, se vc pretende armazenar a breja em temperatura ambiente, segue com o primming que é sucesso.
Se for armazenar em cadeia refrigerada, postmix é vida, pois vc pode tirar um copo direto do barril e beber a hora que quiser.
A questão de tempo de armazenamento e durabilidade da breja depende mais do estilo do que da forma que é feita. existem brejas de guarda que ficam melhor ao longo do tempo, como as Imperial Stout por exemplo; e existem brejas que quanto mais frescas são tomadas ficam melhores, como as NEIPAs por exemplo. Agora, se vc curte o resultado de guardar uma IPA por um ano e tals, vai firme, sensorial é único de cada um e no final das contas o que vale é fazer a própria breja!
Após carbonatada a cerveja não perde carbonatação tão fácil assim, principalmente se mantida no postmix refrigerado e perde um pouco se estiver fora da refrigeração mas a breja sofre com isso.
Bem, carbonatação forçada é ótimo para brejas que devem ser tomadas mais frescas!
Abraços e boas brejas
 
Obrigado pelas respostas anteriores.

Outra dúvida em cima delas: Eu posso utilizar o postmix exclusivamente para carbonatar a cerveja (ganhando tempo em relação ao priming) porém, depois de carbonatar no postmix deixar a breja guardada/armazenada em garrafas de vidro (refrigerada a 5°C) para o consumo do dia a dia?

A idéia seria fazer duas brassagens de 20L com estilos diferentes de breja e depois do Cold de cada uma já carbonatar no postmix e guardar nas garrafas de vidro dentro de uma geladeira dedicada.

Grato.
 
Obrigado pelas respostas anteriores.

Outra dúvida em cima delas: Eu posso utilizar o postmix exclusivamente para carbonatar a cerveja (ganhando tempo em relação ao priming) porém, depois de carbonatar no postmix deixar a breja guardada/armazenada em garrafas de vidro (refrigerada a 5°C) para o consumo do dia a dia?

A idéia seria fazer duas brassagens de 20L com estilos diferentes de breja e depois do Cold de cada uma já carbonatar no postmix e guardar nas garrafas de vidro dentro de uma geladeira dedicada.

Grato.
Muita gente faz isso como vc sugere.
Funciona bem, e resolve a questão do tempo de carbonatação.
Agora se vc tiver espaço, pensa em uma geladeira adaptada para um kegerator.... cerveja direto do barril no dia a dia e na hora que vc quiser!
 
Outra dúvida em cima delas: Eu posso utilizar o postmix exclusivamente para carbonatar a cerveja (ganhando tempo em relação ao priming) porém, depois de carbonatar no postmix deixar a breja guardada/armazenada em garrafas de vidro (refrigerada a 5°C) para o consumo do dia a dia?
dar dá mas não faz muito sentido
se você vai consumir no dia a dia poe uma toneira picnic e manda ver (ou monta um kegerator)
se você pretende ter todo o trabalho de lavar>sanitizar>envasar>arrolhar as cervejas em garrafas e ainda deixar elas guardadas por um tempo não compensa financeiramente comprar um kit de carbonatação forçada.

se você for fazer as duas brassagens de 20l você pode envasar uma nas garrafas e uma no postmix sem precisar envasar>carbonatar>passar pras garrafas>lavar postmix>sanitizar>envasar a outra cerveja
 
Eita, que tanto de resposta bacana, pessoal! Como sempre, por aqui, todos gentis e disponíveis pra ajudar. Acho que cada um que respondeu contribuiu e ajudou muito. Vcs são massa! Valeu!!!

Então, com a ajuda de vcs e alguma pesquisa, decidi começar essa brincadeira (cara!!!!!, poxa vida, como tudo tá caro! kkkkkk) assim:

- 1 Postmix de 12l (Carlos, não achei mesmo de 15l em lugar nenhum). Não cabem dois de 19l no meu frigobar/ fermentador (um cônsul), e não tenho outro refrigerador pra cerveja. Já de 12l, meio que medi aqui, e caberiam dois (quero adquirir outro logo), junto com o cilindro. Talvez um de 19l e um 12l, mas tenho dúvida. Depois vejo e talvez compre o segundo 19l. Consegui achar de 12l novo a uns 700 reais.

- 1 Cilindro de CO2 de alumínio, 4,5kg (Veleu Pepe e demais pela dica). Achei um de 880 reais com teste até 2026 no ML.

- 1 Regulador de CO2 de duas saídas com dois monômetros. Uns 230~250 reais.

- 2 engates Ball lock, cerveja e gás.

- 4 engates rápidos DMIFT. Seriam quantos, 4?, dois pra ponta dos ball locks, um pra do cilindro e outro pra do picnic, certo?

- 2 Mangueiras de gás. 1/4” pessoal?

- 1 mangueira atóxica pra picnic 1/4” (?)

- 1 picnic

- De quebra, 1 Carbonator!!! :D


E ai, seria isso mesmo? To perdendo alguma coisa?

Quando eu fechar aqui os locais onde vou comprar, posto os link pra ajudar quem tiver procurando também. Acho que esse post vai ajudar outros, né?


Grande abraço a todos e, de novo, Valeu demais.
 
Pessoal, mais uma coisa: vi um cilindro de alumínio 4,5 saindo 100 reais mais barato, mas com teste só de dois anos. Vale a pena? Como é isso, depois de 2 anos o cilindro já era?
 
Depois que o teste vence você precisa renovar para continuar utilizando o cilindro com segurança. Não tenho a mínima ideia do valor do teste porque meu cilindro é novo, mas eu pagaria cem conto a mais pelo outro.
 
Pessoal, mais uma coisa: vi um cilindro de alumínio 4,5 saindo 100 reais mais barato, mas com teste só de dois anos. Vale a pena? Como é isso, depois de 2 anos o cilindro já era?
O cilindro dura basicamente para sempre, mas as empresas só carregam com teste hidrostático válido. O primeiro teste vem de fábrica cinzelado no cilindro para 5 anos.
A última vez que tive que refazer o teste custou 200 contos e para CO2 somente em SP. Isso já faz um tempo, mas dá uma ideia de valor e frete se for o caso.
Bacana do carbonator é carbonatar diretamente nas PETs. De vez em quando acabo usando tb para provar uma cerveja de guarda que vou fazer primming...
Com o que vc descreveu no post dá para começar tranquilamente.
Boa sorte nessa nova fase da sua vida cervejeira!
 
Que legal, Claudio, que tá te ajudando. Eu já comprei tudo, menos o cilindro. O Carlos colocou uma dúvida boa em minha cabeça. To em dúvida se compro de 4,5kg ou de 2,3kg. Vou decidir até segunda.
Eu ia postar depois que tivesse comprado tudo, mas, se vc quiser, posso passar os links dos lugares onde olhei e comprei as coisas até agora. Foi onde achei os melhores preços mirando o que queria e usando as dicas do pessoal aqui.

Mas de fato, há pouco coisa na internet quanto a qualidade dos equipamentos, e também de dimensionamento, quando o assunto é carbonatação forçada. A questão do cilindro, de aço ou alumínio, e o tamanho, por exemplo, que o Pepe, o Ed81 e o Paulo levantam, tão me ajudando demais pensar e decidir sem fazer besteira. E não vi nada disso nem em video nem em postagem na internet. E olha que pesquisei muito.
 
Eu tenho facilidade de acesso pra encher o cilindro. Tem loja próxima, e faço levas de 10 litros e bebo quase tudo sozinho. Entao preferi comprar um cilindro bem pequeno de aluminio, 1,1kg. O regulador achei por 250 no ML. Acho que vou comprar esse mesmo, pois só falta isso. Vou começar com o keggi e ate o final do ano partir pra um postmix.
 
Eu tenho facilidade de acesso pra encher o cilindro. Tem loja próxima, e faço levas de 10 litros e bebo quase tudo sozinho. Entao preferi comprar um cilindro bem pequeno de aluminio, 1,1kg. O regulador achei por 250 no ML. Acho que vou comprar esse mesmo, pois só falta isso. Vou começar com o keggi e ate o final do ano partir pra um postmix.
Temos o mesmo perfil, também optei pelo de 1,1kg.
Acho que vai atender o OP também.
 
Eu tenho facilidade de acesso pra encher o cilindro. Tem loja próxima, e faço levas de 10 litros e bebo quase tudo sozinho. Entao preferi comprar um cilindro bem pequeno de aluminio, 1,1kg. O regulador achei por 250 no ML. Acho que vou comprar esse mesmo, pois só falta isso. Vou começar com o keggi e ate o final do ano partir pra um postmix.

To meio nessa pegada também. Não devo aumentar minhas levas, tem loja de recarga perto mas, ainda assim, preferi comprar pelo menos um de 2,3kg. Acabei de comprar, alias. Vou deixar aqui os links de onde comprei e de quem.

Regulador 2vias com engates rapidos e mangueiras de brinde, 250 conto:
https://shopee.com.br/Regulador-de-...ualidade-Engate-Rapido-i.433904845.8551877084
Kit ball lock gás e liquido, com engate rápido junto, 71 bolsonaros:
https://shopee.com.br/Kit-Ball-Lock...ido-Dmfit-7-16-x-3-8--i.447977657.12604928884
Post mix 12 litros, 668 reinaldos, mas parece que já subiu de preço:
https://shopee.com.br/PostMix-12-Li...brew-Cerveja-Artesanal-i.423429328.5686089257
Cilindro de aluminio 2,3kg, 589 bozos (teste hidrostático até 2026):
https://produto.mercadolivre.com.br...co2-aluminio-23-kg-novo-cerveja-artesanal-_JM
No Shopee eu sai catando cupum de entrega grátis. Não peguei nenhuma entrega. No ML parece que o vendedor dá a entrega gratis.
 
Posto sim, Ana. Boa ideia.

Ah!, agora quero usar aquela "garra de aguentar tanto tempo fazendo priming" fazendo carbonatação forçada, kkkkkkkkkkkkkk.

Se estiver com muita pressa dá para carbonatar em quinze minutos. Conecta o gás e fica balangando o postmix no colo, igual pra fazer menino dormir. Repete algumas vezes e a cerveja está carbonatada.
Não serve para mandar cerveja para concurso, mas para beber com a galera no churrasco quebra um galho.
 
Chegaram as peças que faltavam. Vou começar a carbonatar no Keggi e em breve ir para um postmix 🙌
Quem quiser alguma informação da loja que comprei ( tudo pelo mercado livre), ou sobre a peça é só perguntar . Agora é recarregar o cilindro e começar.

1.jpg2.jpg3.jpg4.jpg5.jpg20210807_102551.jpgkeggi.jpg
 
Chegaram as peças que faltavam. Vou começar a carbonatar no Keggi e em breve ir para um postmix 🙌
Quem quiser alguma informação da loja que comprei ( tudo pelo mercado livre), ou sobre a peça é só perguntar . Agora é recarregar o cilindro e começar.

View attachment 127308View attachment 127309View attachment 127310View attachment 127311View attachment 127312View attachment 127323View attachment 127324

Show! Carbonatação forçada é vida, as duas horas que você levava para engarrafar a cerveja se transformam em quinze minutos para embarrilar.
 
Quanto vcs pagam pra encher o cilindro de vcs?

Fui ver o preço hoje, e a loja disse que sairia por 80 reais. Meu cilindro é de aluminio , 1,1kg
 
Quanto vcs pagam pra encher o cilindro de vcs?

Fui ver o preço hoje, e a loja disse que sairia por 80 reais. Meu cilindro é de aluminio , 1,1kg
O meu é de 1,1kg também, já tem uns meses que abasteci, R$10 aqui na Walmac, no Rio.
 
Aqui em Goiânia/GO cobram, onde abasteço, 40 reais para qualquer tamanho até 6kg e o pessoal de outros estados me disse que é caro. Então, 80 por 1kg chega a ser um assalto.
 
Quanto vcs pagam pra encher o cilindro de vcs?

Fui ver o preço hoje, e a loja disse que sairia por 80 reais. Meu cilindro é de aluminio , 1,1kg

Estão tentando te roubar. Aqui na Getel em Brasília, que só utiliza CO2 próprio para bebidas, eu pago 11 reais por quilo. É importante verificar o tipo de CO2 que estão te vendendo. Não é recomendável abastecer o cilindro em lugares que enchem extintores porque o gás não tem a pureza exigida para bebidas e pode deixar gosto e cheiro indesejável na sua cerveja, além de poder conter outras impurezas prejudiciais à saúde.
Recomendo abastecer somente em casas especializadas em sistemas de serviço de cerveja. Se tiver dúvida, peça o laudo do gás, eles são obrigados a fornecer.
 
Obrigado pela resposta. Me falaram que como meu cilindro é pequeno, eles cobram uma valor mínimo, que ficou em 80 reais. Achei bem caro. Estou procurando um lugar que no cobre isso tudo.
 
O que o colega falou sobre os graus de pureza do co2 é um ponto importante. Para gases e outros químicos vc pede a FISPQ do produto ( fala físpique). Eu abasteço o meu em uma casa de extintores que usa gás com pureza hospitalar e pago 12 o kg de gás.... No caso do seu eles encheriam com 1kg por garantia e seria R$12,00 total.
A diferença pode ocorrer quando necessita de adaptador para efetuar a recarga, muitos lugares cobram bem mais por terem o adaptador. Se for o caso, sugiro vc comprar o adaptador pois assim poderá carregar em qualquer lugar a um valor melhor.
Espero ter ajudado.
 
Back
Top