Ajuda limpeza e sanitização Postmix/keg entre levas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rdinallo

Well-Known Member
Joined
Sep 8, 2016
Messages
152
Reaction score
32
Recentemente comprei o fermentador izzibeer, um Postmix, e um cilindro de co2 pra até q enfim me livrar das garrafas. Fiz a brassagem de 30 litros de uma
American lager, fiz a fermentação, tive um problema com fermento, inoculei mais levedura mas por fim tudo ok.
O Postmix era novo, desmontei as conexões, sanitizei com iodo, fiz a mesma coisa com os minikegs. No dia da brassagem o mesmo iodo que usei para sanitização o fermentador, passei por pressão para o Postmix e nos minikegs, e deixei lá até o dia do envase.
No dia do envase apenas extrai o líquido de dentro com pressão e depois fiz a transferência fechada da breja.
A breja ficou muito boa, sem off flavor nenhum. Fiz uma segunda brassagem nesse dia, depois q extrai a cerveja, joguei o mosto na lama q sobrou no fermentador, a fermentação foi muito rápida.
passou 2 semanas e só consegui acabar com a cerveja que estava nos mini kegs, joguei gelatina na cerveja q estava fermentado, no mesmo dia fiz uma solução de iodo com água fervida, e coloquei nos 2 mini kegs. 2 dias depois fiz o mesmo processo, esgotei o iodo dos mini kegs,fiz transferência fechada, faz 3 dias que está ligada direto no cilindro a 1 bar para acertar a carbonatação. Provei hoje e a cerveja está com off horrível, tanto aroma quanto gosto, não sei explicar, mas lembra muito o cheiro de iodo. No fermentador ainda sobrou 15 litros que não transferi, tirei uma amostra e a cerveja está perfeita muito neutra, sem aroma de nada. Então o problema foi na sanitização dos minikegs.
Aí fica a dúvida, qual a melhor maneira de lavar e sanitizar depois de acabar de tomar uma leva, eu apenas lavei com água e detergente (sem esfregar) dessa vez não desmontei as conexões. Como sanitização as conexões e mangueiras de gás também?
Será q um tempo maturando esse off melhora?
 
Bom dia amigo.
A limpeza dos meus PM realizo com vanish branco.... solução, PM cheio, 12 horas e tudo certo, só enxaguar bem depois....
A sanitização tb faço com iodo, entretanto, realizo o processo no dia do envase, passo pela linha, etc, depois deixo escorrer destampado, uns 10 minutos... álcool 70 na tampa, fecha, purga O2 e envasa...
Nunca tive problemas de off flavour neste sentido que apontou....
Se vai sumir?? Pode tentar deixar por um tempo, mas eu descarbonataria o PM e realizaria a carbonatação novamente.... talvez o off saia com a volatilização.... Perderá característica da cerva, mas não ela... OBS.: Esta indicação é por instinto... nunca aconteceu comigo, mas pode ter fundamento.
Abraços
 
Cara, aqui não uso nenhum tipo de sanitizante nos kegs... simplesmente, após acabar a breja, passo água com a mangueira, em seguida 10% da capacidade dele de água fervente. Mecho bastante, deixo ali dentro por uns 5 minutos, extraio parte pela torneira pra "esterilizar" a linha , tiro o sifão (ou a tampa) e deixo escorrer. Em seguida boto a tampa (ou o sifão) de volta e pronto. Se não for usar nos próximos dias, costumo espetar CO2 e expurgar todo o O2... Nunca tive problemas.
 
Amigo,

O problema dos minikegs e que eles usam tubo pescador de silicone que as vezes não conseguem extrair todo o resquício de sanitizante.
Nos post mix o fundo é cônico e o pescador de inox garantindo que saia tudo.

De toda forma, vou deixar o meu processo de limpeza descrito:

1- Apos terminar a cerveja eu abro e lavo bem com bucha (parte amarela), detergente neutro e vanish branco e desmonto as conexões.

2- Monto tudo novamente e encho com solução de acido peracetico e deixo ele com a solução até a próxima leva.

3- Quando precisa envasar de novo guardo a solução de acido em um outro vasilhame, fervo uns 2 litros de agua e despejo ela ainda fervendo dentro do post mix. Fecho, agito bem e jogo fora. Desta forma não sobra nenhum resquicio de acido.

Obs: eu nunca extraio os sanitizantes por pressão, sempre abro as tampas, despejo na pia ou uso auto-sifao

Um abraço

Eduardo
 
Amigo,

O problema dos minikegs e que eles usam tubo pescador de silicone que as vezes não conseguem extrair todo o resquício de sanitizante.
Nos post mix o fundo é cônico e o pescador de inox garantindo que saia tudo.

De toda forma, vou deixar o meu processo de limpeza descrito:

1- Apos terminar a cerveja eu abro e lavo bem com bucha (parte amarela), detergente neutro e vanish branco e desmonto as conexões.

2- Monto tudo novamente e encho com solução de acido peracetico e deixo ele com a solução até a próxima leva.

3- Quando precisa envasar de novo guardo a solução de acido em um outro vasilhame, fervo uns 2 litros de agua e despejo ela ainda fervendo dentro do post mix. Fecho, agito bem e jogo fora. Desta forma não sobra nenhum resquicio de acido.

Obs: eu nunca extraio os sanitizantes por pressão, sempre abro as tampas, despejo na pia ou uso auto-sifao

Um abraço

Eduardo
Muito bom, também faço assim... Como já disse, lavo com água corrente após o uso, jogo água fervente dentro, dou uma mexida boa (as vezes retiro a água fervente pela extratora, assim já sanitiza a linha toda). Depois tiro o sifão, viro os keg pra escorrer o máximo de água, espirro álcool no sifão e fecho. No dia de envase da nova leva, só tiro o sifão, mando a breja pra dentro, espirro álcool de novo no sifão e lacro. Carbonato, freezer e já dá pra beber. Nunca tive problemas com contaminação e offs fazendo dessa forma, aqui são pelo menos 8 levas por mês por quase dois anos dessa forma.
 
Muito bom, também faço assim... Como já disse, lavo com água corrente após o uso, jogo água fervente dentro, dou uma mexida boa (as vezes retiro a água fervente pela extratora, assim já sanitiza a linha toda). Depois tiro o sifão, viro os keg pra escorrer o máximo de água, espirro álcool no sifão e fecho. No dia de envase da nova leva, só tiro o sifão, mando a breja pra dentro, espirro álcool de novo no sifão e lacro. Carbonato, freezer e já dá pra beber. Nunca tive problemas com contaminação e offs fazendo dessa forma, aqui são pelo menos 8 levas por mês por quase dois anos dessa forma.
Tambem faco assim! No meu caso, uso barris de inox ( 20 e 30 lts ), com sifao! Depois do uso, tiro o sifao, lavo tudo com agua corrente, fervo 5 lts de agua e jogo dentro, lacro e chacoalho bastante. depois tiro o sifao, jogo a agua quente fora e borrifo alcool 70, lacro e pronto para uso! Faco uma 4-6 receitas por mes, a 2 anos e nunca tive problemas!
 
Pessoal, uma dúvida. Eu normalmente faço a limpeza com vanish e depois borrifo álcool 70 e fecho até o próximo uso. Se eu deixar um pouco de álcool 70 no fundo e dar uma leve pressurizada para extrai-lo afim de sanitizar toda a linha há algum risco/problema? O equipamento é um postmix de 19 litros. Obrigado.
 
Pessoal, uma dúvida. Eu normalmente faço a limpeza com vanish e depois borrifo álcool 70 e fecho até o próximo uso. Se eu deixar um pouco de álcool 70 no fundo e dar uma leve pressurizada para extrai-lo afim de sanitizar toda a linha há algum risco/problema? O equipamento é um postmix de 19 litros. Obrigado.
Faço a mesma coisa, deixo sempre um pouquinho de alcool dentro do postmix.
Imagino que o unico problema que podemos ter é ressecar as borrachas de vedação, eu ainda não tive (faz uns 8/9 anos que tenho o postmix e faço isso).
 
Amigo,

O problema dos minikegs e que eles usam tubo pescador de silicone que as vezes não conseguem extrair todo o resquício de sanitizante.
Nos post mix o fundo é cônico e o pescador de inox garantindo que saia tudo.

De toda forma, vou deixar o meu processo de limpeza descrito:

1- Apos terminar a cerveja eu abro e lavo bem com bucha (parte amarela), detergente neutro e vanish branco e desmonto as conexões.

2- Monto tudo novamente e encho com solução de acido peracetico e deixo ele com a solução até a próxima leva.

3- Quando precisa envasar de novo guardo a solução de acido em um outro vasilhame, fervo uns 2 litros de agua e despejo ela ainda fervendo dentro do post mix. Fecho, agito bem e jogo fora. Desta forma não sobra nenhum resquicio de acido.

Obs: eu nunca extraio os sanitizantes por pressão, sempre abro as tampas, despejo na pia ou uso auto-sifao

Um abraço

Eduardo
Em relação ao item 2 - "...encho com solução de acido peracetico e deixo ele com a solução até a próxima leva", não sei se adianta deixar todo esse tempo, pois a solução com peracético é sanitizante por 24 horas apenas. Esse deve ser o motivo pelo qual não sobra nenhum resquício de ácido (item 3)
 
Eu lavo meus barril com Soda PA, inclusive eu jogo um pouco de co2 dentro para passar esse liquido pelo pescador e linhas saindo pela torneira de chopp, isso já da uma limpada nessas linhas.

Depois eu enxaguo com água o barril, em seguida coloco mais um pouco de água com iodo e passo novamente pelas linhas. Descarto essa água e deixo o barril parado dessa forma, no próximo uso jogo meio copo de álcool e dou uma chacoalhada novamente, descarto escorrendo bem, depois disso mando a cerveja por cima que não tem erro rsrrs.
 
Alguns fabricantes(Ikeg, por exemplo) não recomenda o uso de soda, apenas agua, detergente neutro e agua quente para esterilizar. Não sei se equipamentos passivados tem alguma particularidade.
 
Putz, olha a caca...como deixo o keg sempre com um fundinho de álcool, ontem fui colocar cerveja no de 5 litros e na correria esqueci de escorrer alguns ml`s de álcool 70 que estava no fundo, me toquei quando já tinha finalizado o processo...algum risco para a saúde tomar ele diluído na cerveja?
 
Putz, olha a caca...como deixo o keg sempre com um fundinho de álcool, ontem fui colocar cerveja no de 5 litros e na correria esqueci de escorrer alguns ml`s de álcool 70 que estava no fundo, me toquei quando já tinha finalizado o processo...algum risco para a saúde tomar ele diluído na cerveja?
se o seu álcool é composto apenas de álcool e água não terá problema. Caso a composição dele tenha "veiculo", "desnaturante" ou algum outro aditivo ai pode ser que tenha problemas com sabor, dependendo da quantidade
 
Back
Top