AJUDA - Fermento S33 - Problemas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

CleitonDutra

Member
Joined
Jan 25, 2017
Messages
18
Reaction score
1
Estou na minha 4ª brassagem e dessa vez resolvi usar o tal S33.
Estou fazendo uma Patersbier com brassagem entre 65º e 68º (fiz no fogão mesmo, então o controle exato e praticamente impossível).
A OG deu 1040 (pouco a menos que o esperado - 1043)
Não fiz stater do fermento, inoculei direito no mosto com temperatura de 25º.
No começo da fermentação a atividade foi muito intensa, ficando umas 14horas borbulhando sem parar, dai diminui e foi diminuindo e agora parou (sem atividade nenhuma) e estou no 3 dias de fermentação primária.
A temperatura está oscilando entre 24º e 26º (ambiente)
O que pode ter acontecido?
 
Estou na minha 4ª brassagem e dessa vez resolvi usar o tal S33.
Estou fazendo uma Patersbier com brassagem entre 65º e 68º (fiz no fogão mesmo, então o controle exato e praticamente impossível).
A OG deu 1040 (pouco a menos que o esperado - 1043)
Não fiz stater do fermento, inoculei direito no mosto com temperatura de 25º.
No começo da fermentação a atividade foi muito intensa, ficando umas 14horas borbulhando sem parar, dai diminui e foi diminuindo e agora parou (sem atividade nenhuma) e estou no 3 dias de fermentação primária.
A temperatura está oscilando entre 24º e 26º (ambiente)
O que pode ter acontecido?

Mede a densidade da breja e vê o quanto já atenuou.

http://particula.blogspot.com.br/2015/04/erros-comuns-na-fabricacao-de-cerveja_22.html
 

Attachments

  • air lock não é densímetro.jpg
    air lock não é densímetro.jpg
    14.9 KB · Views: 52
o S-33 é bem vigoroso, se a temperatura de fermentação ficou nesta faixa (25ºC) em 3 dias ele já deu conta de todo o açúcar.

Como já dito, air lock não diz nada, use o densímetro.
 
Ver a atenuação é importante. Sua resposta está ali. De resto, dou a sugestão de:

- sempre inocular a 1°C abaixo da temperatura de único e fermentação. No caso da S-33, inocule a 17 °C para fermentar a 18°C.

- quantos litros vc está fazendo? Se for 20 L, recomendo 2 pacotes.

- não custa nada reidratar o seu fermento em água filtrada a 20°C. Coloque cada pacote em 200 mL de água e deixe tampado por 20 min.

Lembre-se: é na fermentação que vc pode acabar com a cerveja.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Ver a atenuação é importante. Sua resposta está ali. De resto, dou a sugestão de:

- sempre inocular a 1°C abaixo da temperatura de único e fermentação. No caso da S-33, inocule a 17 °C para fermentar a 18°C.

- quantos litros vc está fazendo? Se for 20 L, recomendo 2 pacotes.

- não custa nada reidratar o seu fermento em água filtrada a 20°C. Coloque cada pacote em 200 mL de água e deixe tampado por 20 min.

Lembre-se: é na fermentação que vc pode acabar com a cerveja.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Ivanov br, 17ºC? 2 pacotes para 20l?
Todo post que li, mandava inocular acima de 20ºC e 1 pacote dava para 20 l. :confused: :confused:
Medi a densidade, é está em 1015 e o mais estranho vem agora: coloquei o liquido retirado do densímetro em uma taça e provei um pouco, e a sensação na garganta e de um refrigerante muito gelado cheio de gás.
Olhem a foto de como ela ainda está turva e com formação de uma espuma branca em torno do liquido.
b1.jpeg
 
O gás e a cor é normal.

Tens que agitar bem para retirar o CO2 para uma medição mais apurada.

O fermento em suspensão desce com dois a três dias de frio.

2 pacotes é o ideal, principalmente se não reidratar.
Quanto a temperatura, eu inoculo a 25~27 oC

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
o S-33 é bem vigoroso, se a temperatura de fermentação ficou nesta faixa (25ºC) em 3 dias ele já deu conta de todo o açúcar.

Como já dito, air lock não diz nada, use o densímetro.

Bom se fosse apenas 25ºC. Se a temperatura ambiente estava em 25ºC, com o S-33 a temperatura de fermentação deveria estar no mínimo em 30-33ºC.
Não me espanta que tenha terminado em apenas 3 dias.

Usando apenas 1 pacote, não re-hidratado, para 20L e ainda fermentando em temperaturas altas pode contar com, entre outros off-flavors, álcool superior. Vai ser aquelas bombas de dor de cabeça. Minha 3ª brassagem foi assim também, a cerveja estava gostosa até mas a dor de cabeça depois era complicada.
 
Ivanov br, 17ºC? 2 pacotes para 20l?
Todo post que li, mandava inocular acima de 20ºC e 1 pacote dava para 20 l.

Nem tudo que se lê na internet é adequado. Há muita desinformação, há muita informação desatualizada, há muita prática não baseada em evidência, etc. Felizmente, aqui no fórum vc encontrará informações mais adequadas.

Por exemplo, eis um exemplo de informação adequada e fundamentada sobre quantidade de levedura: http://www.homebrewtalk.com.br/showpost.php?p=5100309&postcount=1
 
Bom se fosse apenas 25ºC. Se a temperatura ambiente estava em 25ºC, com o S-33 a temperatura de fermentação deveria estar no mínimo em 30-33ºC.
Não me espanta que tenha terminado em apenas 3 dias.

Usando apenas 1 pacote, não re-hidratado, para 20L e ainda fermentando em temperaturas altas pode contar com, entre outros off-flavors, álcool superior. Vai ser aquelas bombas de dor de cabeça. Minha 3ª brassagem foi assim também, a cerveja estava gostosa até mas a dor de cabeça depois era complicada.

Tô contigo e não abro... tentei uma belgian dark strong ale com esse fermento e acabei inoculando ele com 26ºC (não convém aqui mencionar os motivos)... no outro dia o fermentador tava que era uma meleira só (isso porque fiz só 19 litros em um fermentador de 32l).... fora isso, a cerveja ficou bebível, mas com aquele calor na garganta e, no outro dia, para minha sorte, apenas leves dores de cabeça, mas ainda assim, dores de cabeça.
 
Pode até ser engano meu, mais cheguei do trabalho animado pq segundo minha esposa ela ouviu barulho de borbulho vindo do fermentador, e ai fui medir novamente a densidade é está em 1013.
Consegui baixar a temperatura ambiente para 22º, será que terei alguma melhora no resultado final, tendo em vista que ainda faltam 3 dias de fermentação primária e mais uns 10 de maturação???
 
Cleiton eu não baixaria agora. Variação de temperatura o também é muito ruim para o fermento. Segue tua fermentação e só baixa no cold.
No mais é aprender com erro e bola para frente.

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk
 
Cleiton, minhas contribuições foram baseadas na literatura. Acredito não estar errado. Sei que às vezes não temos como investir numa geladeira com controle, mas lembre-se que medir a temp ambiente não vale nada pois não representa o que ocorre no líquido fermentando. Caso não tenha como investir agora, na próxima brassagem, tente outras formas de resfriar, existem algumas bem criativas na internet e até no livro How tô Brew.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Pra encerrar essa peleja:
Medi novamente a densidade e parou em 1013 (3 dias seguidos).
Já posso colocar para maturar? Li em outro post aqui que o INGRATO S-33 deve ser maturado a temperatura ambiente?!?!? essa informação procede? Ou devo fazer a frio mesmo?
Temperatura de carbonatação (garrafa), a frio ou ambiente???
Obrigado a todos pela ajuda, no final de tudo volto para dizer oq deu dessa leva.
:D
 
Pra encerrar essa peleja:
Medi novamente a densidade e parou em 1013 (3 dias seguidos).
Já posso colocar para maturar? Li em outro post aqui que o INGRATO S-33 deve ser maturado a temperatura ambiente?!?!? essa informação procede? Ou devo fazer a frio mesmo?
Temperatura de carbonatação (garrafa), a frio ou ambiente???
Obrigado a todos pela ajuda, no final de tudo volto para dizer oq deu dessa leva.
:D

Já está maturando e já está na fermentação secundária.

Deixe pelo menos uns 5 dias na temperatura ambiente (a do fermento, por volta de 20 a 25ºC) para que o fermento consuma todos os subprodutos da fermentação.

depois sim, baixe a temperatura para decantar o fermento e limpar a cerveja (aqui quanto mais tempo, mais limpo, mas pessoas com "engarrafação precoce" fazem após 1 dia).

Engarrafou, deixa a temperatura ambiente (a não ser que esteja senegalesca) em 10 a 14 dias estará bem carbonatada (com priming correto).

O S-33 não é ingrato, é mal compreendido. É meu segundo preferido, atrás do somente do US-05. o S-33 trabalha de 12 a 25ºC sendo que seu ideal é de 15 a 20ºC. Já fiz (quando não tinha controle de temperatura) uma witbier com mais de 33ºC de temperatura a semana toda e com uma semana com frio de menos de 10ºC. As duas ficaram muito boas.
 
jeanpaullopes, você me animou um pouco viu, pq a minha fermentação em menos de 24 horas passou de borbulhação intensa (intensa mesmo) a uma borbulhação quase parando até que depois de 2 dias parou tudo, e assim está até hoje (temperaturas de de 24º a 26º).
 
Pode até ser engano meu, mais cheguei do trabalho animado pq segundo minha esposa ela ouviu barulho de borbulho vindo do fermentador, e ai fui medir novamente a densidade é está em 1013.
Consegui baixar a temperatura ambiente para 22º, será que terei alguma melhora no resultado final, tendo em vista que ainda faltam 3 dias de fermentação primária e mais uns 10 de maturação???

Cara, esquece esta de primária em dias e de maturação.

Fermentação ocorre em:
- Consumir açucares;
- Consumir subprodutos da primeira fase;
- Consumir o que der depois disto :D e pelo resto da vida (da garrafa)

Entenda-se por estas fases: Primária, Secundária e maturação (parte dela, pois outra parte da maturação são outras reações químicas de outros compostos - lúpulo, malte)

Então não é muito uma questão de tempo (dias) e sim de processamento.

Tem muita informação equivocada, mal explicada, com nomenclatura errada na internet.

Assim como "airlock não é densímetro", "dias não medem a fermentação".

Estou fazendo e estudando cerveja a 1 ano, mas o que de mais importante aprendi foi que "o cervejeiro faz o mosto, quem faz a cerveja é a levedura". Comecei a me atentar mais com pitch rate, hidratação, temperatura fermentação, mais ou menos fermentáveis (temperatura de mosturação) do que com receita.

E o melhor, no final sempre é cerveja.
 
Back
Top