Ajuda fermentação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

mwellisch

Well-Known Member
Joined
Mar 23, 2014
Messages
51
Reaction score
0
Prezados,

Já li o fórum quase todo e não achei a informação. Para a fermentação comprei uma bombona plástica alimentícia da foto abaixo:

uploadfromtaptalk1408835419412.jpg

Pergunta: como não tenho como utilizar agir lock, corre o risco, com a liberação de co2 e com a bombona lacrada, de estourar ou ocorrer vazamento, sei lá... A única parte da produção que tenho receios é a fermentação, por isso a pergunta.

Valeu!
 
Amigo, se fermentar sem um airlock, isso vai explodir. Compra uma mangueira de plastico de 1/4" e faz um furo um pouco menor. Ai coloca a ponta da mangueira em uma garrafa com alcool ou iodo. Procura no google Blow Off ou Airlock caseiro. Só não usa sem um.

Abraço!
 
Prezados,

Já li o fórum quase todo e não achei a informação. Para a fermentação comprei uma bombona plástica alimentícia da foto abaixo:

View attachment 114190

Pergunta: como não tenho como utilizar agir lock, corre o risco, com a liberação de co2 e com a bombona lacrada, de estourar ou ocorrer vazamento, sei lá... A única parte da produção que tenho receios é a fermentação, por isso a pergunta.

Valeu!

Sim, essas bombonas lacram muito bem e é possível gerar uma pressão suficiente pra estragar a bombona e também a própria fermentação.

Sugiro comprar torneirinhas pequenas de filtro d'agua com comando tipo rosca e instalar tanto em baixo, pra remover a ceveja, quanto em cima, assim vc pode acoplar uma mangueira à essa torneira de cima e submergir em um copo com sanitizante, funcionando como airlock.

Abç
 
Valeu pelas dicas, pessoal.

Na verdade já deu problema na brassagem. Perdi o controle da temperatura e ela chegou a 80° com 30 min e agora não baixa dos 70... Acho que vou abortar a missão por hj para não perder mais insumos além dos maltes. Dei bobeira e deixei o fogo aceso e a temperatura estava bem controlado em 65. Fui lavar a bombona, não levou 3min, quando voltei a temperatura já estava em 80 graus...
 
Eu já fermentei neste tipo de bombona sem air lock, com a tampa apenas colocada no local, e com o anel de vedação aberto. Faço assim até o término completo da fermentação. Maturação e clarificação eu faço com ela vedada.
 
Eu já fermentei neste tipo de bombona sem air lock, com a tampa apenas colocada no local, e com o anel de vedação aberto. Faço assim até o término completo da fermentação. Maturação e clarificação eu faço com ela vedada.

Foi exatamente isso que o pessoal com quem fiz o curso acabou me indicando. Sábado que vem vou tentar de novo, mas agora ACHO que fiquei um pouco mais calejado. O erro da temperatura foi primário, mas foi bom para aprender.
 
Amigo,
Quanto você pagou por essa bombona?

Achei a questão de vedação dela muito interessante e melhor que os "baldes" que são mais utilizados.

Aproveitando seu tópico.
Esse baldes branco alimenticios possuem boa vedação?
 
awillian,

Paguei R$79 na de 30L na Lamas brew shop. Confesso que não achei barato, mas foi muito difícil achar um tanque de fermentação de 30L.
 
Para quem é de Porto Alegre e região, a Sacaria Baldo vende essas bombonas com bom preço.
Eles inclusive colocam as torneiras, se quiser.
 
Bom, só pra registrar, eu já fiz um teste com uma bombona dessas lacrada e injetando CO² por uma torneira.

Chega um ponto, tipo 1kg de pressão, em que ela começa a vazar pela tampa.

Fiz esse teste pra ver se conseguia carbonatar a cerveja dentro da bombona.

De qualquer maneira, eu nunca recomendaria fermentar com ela totalmente fechada.

Abraço,
 
Guenther, mas você acha que fica legal se fizer só repousando a tampa, sem lacrar e sem air lock ou semelhante, tem muito problema? Nesse quesito cara um fala uma coisa é fico muito na dúvida.
 
Cara... o problema maior nesse caso está na tua pergunta... hehehehe.

Tu perguntou "você acha que fica legal se fizer...". Como assim "ficar legal"? :)

O que é "ficar legal" pra ti?

Se "ficar legal" for sinônimo de "não vai dar problema?" a resposta é... não... não vai dar problema. O fluxo de CO² vai inibir a entrada de bactérias. Feche bem tampa, só não aperte o lacre.

Já se "ficar legal" for sinônimo de "o que tu acha melhor?"... bom, eu certamente instalaria um air-lock ou, no caso dessas bombonas, talvez um blow-off. Eu adoro controlar a as curas de aceleração e desaceleração das minhas fermentações.

Abraço,
 
Prezados,

Já li o fórum quase todo e não achei a informação. Para a fermentação comprei uma bombona plástica alimentícia da foto abaixo:

View attachment 114190

Pergunta: como não tenho como utilizar agir lock, corre o risco, com a liberação de co2 e com a bombona lacrada, de estourar ou ocorrer vazamento, sei lá... A única parte da produção que tenho receios é a fermentação, por isso a pergunta.

Valeu!

amigo olha só, se vc não colocar air look, a coisa vai fica tensa, se deixar a tampa semi aberta ou algo do gênero, se sai co2 também vai entrar ar, eu quando comecei a fazer cerveja artesanal comecei com uma bombona de 50l que tem a tampa igual a sua, acredito que sua melhor opção é ir em uma loja que vende conexões pneumáticas e comprar essa peça da foto e uns 50 cm de mangueira própria pra ela e furar a tampa e encaixar a peça e a mangueirinha na peça e a outra ponta colocar em uma garrafinha de água, vc não vai gastar mais do que 5 reais tenho certeza, e vai fica top...
 

Attachments

  • www.jpg
    www.jpg
    3.1 KB · Views: 140
Eu uso uma bombona igual a essa com sistema blow-off e acho até melhor que airlock. Comprei uma torneirinha dessa usadas em bebedouro pra bombona de 20 litros, cortei a torneirinha fora, deixei só o "pescoço" da torneira. Aí só conecto a mangueira e coloco ela dentro do copo com água. Como disse o Deko, 5 pilas resolve o problema.
 
Cara... o problema maior nesse caso está na tua pergunta... hehehehe.

Tu perguntou "você acha que fica legal se fizer...". Como assim "ficar legal"? :)

O que é "ficar legal" pra ti?

Se "ficar legal" for sinônimo de "não vai dar problema?" a resposta é... não... não vai dar problema. O fluxo de CO² vai inibir a entrada de bactérias. Feche bem tampa, só não aperte o lacre.

Já se "ficar legal" for sinônimo de "o que tu acha melhor?"... bom, eu certamente instalaria um air-lock ou, no caso dessas bombonas, talvez um blow-off. Eu adoro controlar a as curas de aceleração e desaceleração das minhas fermentações.

Abraço,

Como essa é minha primeira leva e quero só que "fique legal" rsrs, acho que vou no esquema sem blow-off. Airlock pra mim é impossível, não cabe no meu freezer.

Guenther, tu que é um cara que já tem longa experiência com isso, se eu te mandar a receita que quero fazer no próximo sábado, que montei no beersmith, tem como dar uma olhada se estou no caminho certo? O negócio é que eu estou tentando seguir o caminho das pedras que o pessoal com quem fiz o curso me passou, mas não consegui os maltes da receita deles, então tive que comprar outros. Além disso, quero tentar fazer essa leva só de 25L.

Abs
 
amigo olha só, se vc não colocar air look, a coisa vai fica tensa, se deixar a tampa semi aberta ou algo do gênero, se sai co2 também vai entrar ar, eu quando comecei a fazer cerveja artesanal comecei com uma bombona de 50l que tem a tampa igual a sua, acredito que sua melhor opção é ir em uma loja que vende conexões pneumáticas e comprar essa peça da foto e uns 50 cm de mangueira própria pra ela e furar a tampa e encaixar a peça e a mangueirinha na peça e a outra ponta colocar em uma garrafinha de água, vc não vai gastar mais do que 5 reais tenho certeza, e vai fica top...

Bacana essa ideia. Nessa vou no risco, sem airlock ou blow-off. Na próxima terei tempo pra me organizar e montar um esquema desses.

Vlw
 
Amigos,

Vou colocar aqui a receita que estou tentando adaptar no BeerSmith para tentar produzir no sábado. Se alguém puder dar uma olhada para opinar, agradeço muito! O que pegou pra mim na configuração do BS foi a parte de configuração do equipamento, que acho que não tem tanto impacto assim neste momento, mas especialmente na brassagem. Configurei como "Temperature Mash, 1 step, medium body". Depois tentei ajustar isso para ficar o mais parecido possível com a apostila que ganhei no curso que fiz.

Como não estou conseguindo colar a imagem, estou anexando o BSMX.

Ficou a dúvida especialmente na parte do "Timer':

0 min - Saccharification (15 min rise, hold 66,7 C for 60 min)

Adicionar 13,04 l de água até 75,6 C
1:15 hours - Mash Out (10 min rise, hold 75,6 C for 10 min)

Aqueça até 75,6 C por 10 min
1:35 hours - Mash Complete

No método que aprendi, diz para aquecer a água até 70º, desligar o fogo - meu erro crucial da última semana -, colocar o malte e manter ele em temperatura entre 63 e 66º por 1:30. Depois disso, subir a temperatura até 78º pra fazer o mash-out por uns 10min e então começar a fazer o sparging, e por aí vai.

O passo-a-passo do BS me dá essas informações confusas que coloquei acima e está me deixando muito na dúvida do procedimento correto.

Se alguém puder me dar uma ajuda nisso também, agradeço!

Valeu e abs!
 

Attachments

  • bmw.bsmx
    18.5 KB · Views: 33
Cara, sobre o BS, segue o que ele diz na Etapas de Fabricação. Pelo menos eu faço desta forma. E o ideal é estar com teu equipamento configurado direitinho no BS. Litragem das panelas, considerar as perdas que ficam abaixo das torneiras das panelas, uma estimativa de evaporação (eu configurei perda de 6 litros na fervura, mas isso varia de cada equipamento etc...).
Abraço
 
Cara, sobre o BS, segue o que ele diz na Etapas de Fabricação. Pelo menos eu faço desta forma. E o ideal é estar com teu equipamento configurado direitinho no BS. Litragem das panelas, considerar as perdas que ficam abaixo das torneiras das panelas, uma estimativa de evaporação (eu configurei perda de 6 litros na fervura, mas isso varia de cada equipamento etc...).
Abraço
Samuel, meu único receio é de não ter feito a configuração correta para mostura BS. Coloquei temperature, 1 Step, Medium body. Depois ainda mexi um pouco na proporção de água e no tempo no passo que ele cria de sacharification. Não sei se ficou certo.
 
Cara, sobre o BS, segue o que ele diz na Etapas de Fabricação. Pelo menos eu faço desta forma. E o ideal é estar com teu equipamento configurado direitinho no BS. Litragem das panelas, considerar as perdas que ficam abaixo das torneiras das panelas, uma estimativa de evaporação (eu configurei perda de 6 litros na fervura, mas isso varia de cada equipamento etc...).
Abraço
Samuel, meu único receio é de não ter feito a configuração correta para mostura BS. Coloquei temperature, 1 Step, Medium body. Depois ainda mexi um pouco na proporção de água e no tempo no passo que ele cria de sacharification. Não sei se ficou certo.
 
Cara, sobre o BS, segue o que ele diz na Etapas de Fabricação. Pelo menos eu faço desta forma. E o ideal é estar com teu equipamento configurado direitinho no BS. Litragem das panelas, considerar as perdas que ficam abaixo das torneiras das panelas, uma estimativa de evaporação (eu configurei perda de 6 litros na fervura, mas isso varia de cada equipamento etc...).
Abraço
Samuel, meu único receio é de não ter feito a configuração correta para mostura BS. Coloquei temperature, 1 Step, Medium body. Depois ainda mexi um pouco na proporção de água e no tempo no passo que ele cria de sacharification. Não sei se ficou certo. Acho que a configuração da panela está razoavelmente certa.
 
Olá mwellish...
Eu tb uso no BS essa mesma configuração: Temp. Mash - 1 step - medium body.
Aí sigo a temperatura que o BS sugere. Coloco os maltes na agua com a temperatura sugerida, verifico se caiu pra temperatura indicado pelo BS e tampo a panela por 1hora:30min. Durante este tempo não faço nada. Deixo lá sem mexer nos grãos. Após isso inicio o mash out e sigo com os processos.
Na configuração das minhas panelas no BS, eu atentei o seguinte:
- perco na panela de lavagem 2,5 litros que ficam abaixo da valvula (torneira)
- perco na panela de fervura 2,7 litros de trub, que fica abaixo da vávula + o que avapora. No meu caso uns 6 litros evaporam.
- perco na panela de mostura 2,5 litros que ficam abaixo do fundo falso + a água que o malte absorve (aprox 1kg de malte absorve 1 litro de água).
- perco no fermentador aprox, 3 litros que ficam entre a lama de fermento e o que decantou após clarificar.
Todas essas informações eu joguei no BS. No meu caso, digamos que pra eu ter 20 litros pra engarrafar, eu preciso uns 40 litros de agua total para todo processo.
Espero ter te ajudado.
Abraço
 
Caros amigos,

Somente para contar aos amigos que me ajudaram bastante nesse tópico, a princípio deu tudo certo em minha primeira leva. Sei que fugi um pouco do assunto com dúvidas, mas não quis sujar muito o fórum com diversos tópicos.

Estou fazendo a fermentação sem airlock ou blow-off e, aparentemente, vai tudo bem. Saberei melhor amanhã, quando passo para a fermentação secundária. Pelo menos até agora nada explodiu. hehe

Vou compartilhando com vocês os resultados. Inclusive estamos fazendo coleta de material em algumas etapas para ver se ocorreu alguma contaminação bacteriológica.

Abs e obrigado a todos pela ajuda.
 
Pessoal,

Mais uma dúvida. Estava com um resto de malte sobrando e já moído, então resolvi fazer mais uma leva ontem e fermentar sem controle de temperatura, pois não cabia mais nada no freezer. Achei melhor arriscar fazendo cerveja do que perder o malte com o tempo, já que já estava moído.

COloquei num galão de água de 20L e fiz um blow-off tube. Só que ao invés de água, coloquei alcool 70 no outro lado do tubo. Acham que tem algum problema? Imagino que não, mas vai saber...

Valeu, abs!
 
Pessoal,

Mais uma dúvida. Estava com um resto de malte sobrando e já moído, então resolvi fazer mais uma leva ontem e fermentar sem controle de temperatura, pois não cabia mais nada no freezer. Achei melhor arriscar fazendo cerveja do que perder o malte com o tempo, já que já estava moído.

COloquei num galão de água de 20L e fiz um blow-off tube. Só que ao invés de água, coloquei alcool 70 no outro lado do tubo. Acham que tem algum problema? Imagino que não, mas vai saber...

Valeu, abs!

Problema nenhum, aliás, melhor até ter um sanitizante ali...
edit: Só cuidado na hora de resfriar, porque ele vai sugar o álcool, dai é melhor tirar a mangueira e tapar o buraco.
 
Exatamente. Quando terminar a segunda fermentação, fazemos a clarificação, o chamado cold crash. Consiste em gelar ao máximo a ceva (desde que não congele) dentro do fermentador para que ela clarifique e as particulas em suspenção decantem pro fundo do fermentador. Na minha geladeira consigo manter entre 0 a 1 grau tranquilamente.
 
Exatamente. Quando terminar a segunda fermentação, fazemos a clarificação, o chamado cold crash. Consiste em gelar ao máximo a ceva (desde que não congele) dentro do fermentador para que ela clarifique e as particulas em suspenção decantem pro fundo do fermentador. Na minha geladeira consigo manter entre 0 a 1 grau tranquilamente.

Que também pode ser chamado de maturação, certo? Tenho que ver como vou fazer isso, pois estou com outra leva na geladeira e não tenho espaço pras duas. Termino a segunda fermentação da outra leva na quinta e pretendo fazer uns 10 dias de maturação.
 
Maturação = envelhecimento da cerveja.

Ou seja... depois que a cerveja "nasceu"... ela nunca para de maturar, assim como depois que nós nascemos, nunca paramos de envelhecer.

Ou seja, quer tu queiras, quer não, a cerveja vai estar maturando de qualquer maneira, durante a fermentação secundária, durante a clarificação, durante o primming, e depois de carbonatada e guardada..... não interessa, ela sempre vai estar maturando... sempre vai estar envelhecendo.

Um exemplo clássico que eu sempre gosto de dar é como se eu tivesse um irmão gêmeo. A gente nasce junto, e começamos a envelhecer, NÃO IMPORTA o que seja feito.... ambos vamos envelhecer juntos. Agora, como cada um de nós vai envelhecer... aí sim, isso pode ser modificado. Exemplo... se eu trabalhar a vida inteira num escritório, à sombra, levando uma vida normal, e o meu irmão trabalhar a vida inteira na roça, pegando sol na cara, ambos vamos chegar aos 40 anos, porém eu vou estar com o rosto de uma forma mais jovial, e ele vai ter o rosto parecendo que tem mais idade.

Bom, com a cerveja é parecido. Se eu pegar duas garrafas de uma mesma leva, guardar uma alguns anos a frio, e outra deixar a temperatura ambiente, depois de 2 anos..... ambas terão..... 2 anos de maturação, no entanto, elas serão razoavelmente diferentes em decorrência da temperatura em que foram guardadas, da atividade do fermento durante esse tempo, etc.

Em alguns casos, a que foi guardada gelada vai estar melhor, em outros, a que foi guardada a temperatura ambiente vai estar melhor.

Ou seja, não existe essa de dizer "vou maturar 10 dias" e depois vou envasar..... e depois de pronta dizer "ela maturou 10 dias"..... a cerveja vai ter de maturação TODOS os dias contados desde que ela parou de fermentar, ou seja, essa é a verdadeira "idade de maturação" da cerveja.

Então, na verdade, a gente chama de "clarificação" aquele período em que gelamos a cerveja depois da Fermentação Secundária e antes do envase porque foi algo deliberado, algo que realmente nós "atuamos" e decidimos em fazer um "cold-crash", e isso realmente faz diferença na clarificação antes do envase.

Abraço,
 
Amigos,

Recuperando um pouco o tópico, em especial o comentário do Tiago, queria compartilhar com vocês minha preocupação. Quando terminei a primeira fermentação, trasfeguei o mosto de um fermentador para outro e mantive a temperatura externa, ou seja, na casa dos 19o. 24hrs depois notei que o álcool 70 que estava na garrafa do blow off tube tinha quase que sumido. Como o Tiago havia mencionado que isso poderia acontecer no cold crash, imaginei que o álcool pudesse ter evaporado, o que achei estranho pois até então isso não tinha acontecido. Coloquei mais álcool na garrafa, os dias passaram e isso não se repetiu. Aí estou nessa dúvida cruel se o fermentador puxou o álcool ou não. E se puxou, qual o risco pra cerveja e obviamente pra saúde? Daria mais ou menos uns 30 a 40ml pra 10L.
 
Amigos,

Recuperando um pouco o tópico, em especial o comentário do Tiago, queria compartilhar com vocês minha preocupação. Quando terminei a primeira fermentação, trasfeguei o mosto de um fermentador para outro e mantive a temperatura externa, ou seja, na casa dos 19o. 24hrs depois notei que o álcool 70 que estava na garrafa do blow off tube tinha quase que sumido. Como o Tiago havia mencionado que isso poderia acontecer no cold crash, imaginei que o álcool pudesse ter evaporado, o que achei estranho pois até então isso não tinha acontecido. Coloquei mais álcool na garrafa, os dias passaram e isso não se repetiu. Aí estou nessa dúvida cruel se o fermentador puxou o álcool ou não. E se puxou, qual o risco pra cerveja e obviamente pra saúde? Daria mais ou menos uns 30 a 40ml pra 10L.

Bom, o que acontece no cold-crash é por causa da diminuição de temperatura, que acaba reduzindo a pressão dentro do fermentador, sugando ar ou o líquido que tiver do lado de fora.

É possível que isso tenha acontecido contigo se a temperatura dentro do fermentador diminuiu, pode ter feito uma noite de frio ou algo assim?

Pelo menos foi álcool e não iodo... mal pra saúde acho que não, mas é possível que fique com gosto...
 
Bom, só pra registrar, eu já fiz um teste com uma bombona dessas lacrada e injetando CO² por uma torneira.

Chega um ponto, tipo 1kg de pressão, em que ela começa a vazar pela tampa.

Fiz esse teste pra ver se conseguia carbonatar a cerveja dentro da bombona.

De qualquer maneira, eu nunca recomendaria fermentar com ela totalmente fechada.

Abraço,


Guenther por acaso encontrou alguma dessas bombonas plasticas que aguentam pelo menos 1,5 - 2kg de pressão?

Estava pensando se seria possivel fermentar sob pressão em alguma bombona dessas...
 
Guenther por acaso encontrou alguma dessas bombonas plasticas que aguentam pelo menos 1,5 - 2kg de pressão?

Estava pensando se seria possivel fermentar sob pressão em alguma bombona dessas...
re-ressuscitando o tópico..
não aguenta 1,5 - 2 BAR..

mas..
aguenta 0,5 BAR?
a estrutura acredito que aguenta sem dificuldade.
a vedação segura?
 
Bom, só pra registrar, eu já fiz um teste com uma bombona dessas lacrada e injetando CO² por uma torneira.

Chega um ponto, tipo 1kg de pressão, em que ela começa a vazar pela tampa.

Fiz esse teste pra ver se conseguia carbonatar a cerveja dentro da bombona.

De qualquer maneira, eu nunca recomendaria fermentar com ela totalmente fechada.

Abraço,

Rapaz..
tava procurando há um tempão alguém q fez esse teste de pressurização..
Apesar do tempo, vc lembra se o geste foi feito nesses galões de 30L com braçadeira na tampa?

0,5 Bar, então, ele aguenta de boa, né?!

eu só queria essa confimação
obrigado
 
com sistema blow-off e acho até melhor que airlock
Desculpa a ignorância do iniciante aqui, mas por que melhor?? Pensei q airlocks eram bacanas pelo fato de vc colocar la e n ter q se preocupar mais, contanto q se mantenham limpos...
 
Back
Top