Ajuda - Equipamento para 20/40 litros

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

heldernadolny

Well-Known Member
Joined
Aug 9, 2017
Messages
62
Reaction score
4
Fala pessoal, esse fórum é uma enciclopédia de informações para o cervejeiro iniciante.

Tenho lido muito e visto muito conteúdo na internet, e acho que está na hora de começar a fazer minhas cervejas.

Mas o primeiro passo é: a montagem do equipamento.

Como não tenho problemas com espaço, pois farei as brassagens na minha chácara, então pensei no sistema de 3 panelas.

Creio que o ideal para isso seria um brew stand com 3 fogareiros em alturas diferentes, como alguns modelos postados pelos confrades, mas vai ficar para o futuro, a princípio.

Porém tenho um fogão industrial de 4 bocas, que poderá me ajudar nessa etapa, pois consigo adaptar as panelas em 3 alturas, e isso faria a vez do brew stand.

Aqui começam minhas dúvidas, penso em fazer a princípio 20 litros, passando assim que tiver segurança para 40 litros. Nesse caso, o que sugerem? Comprar direto as panelas com volume para fazer 40 litros e usa-las para fazer os 20 de início? Ou isso poderia prejudicar minha eficiência, pois a perda seria percentualmente maior?

Quais seriam os volumes ideais para HLT, MLT e BK?

E as válvulas? Vejo panelas com válvulas de 1/2", outras de 3/4". Quais devo utilizar e quais vantagens/desvantagens?

Vou passar uma lista prévia que preparei de equipamentos necessários, caso esteja faltando algo, por favor me avisem, pois acho que não tem coisa pior do que chegar em alguma etapa da brassagem e ver que falta algum equipamento fundamental para o processo:


-1 panela para tina de água quente com válvula (volume ?)
-1 panela para tina de mostura com válvula e fundo falso (volume ?)
-1 panela para fervura com válvula (volume ?)
-1 bomba de recirculação + mangueiras
-1 balde fermentador com airlock (volume ?)
-1 moedor de cereais
-1 chiller de imersão (comprimento ? / espessura ?)
-1 termômetro
-1 refratômetro para medir as densidades (pensei no refratômetro pois sou muito caxias e vou querer anotar as densidades com frequência, e no densímetro perderia um volume considerável para levas de 20 litros a cada medição)
-1 pHmetro (sou chato de tão sistemático, e gosto de acompanhar o processo e anotar tudo para saber como transcorrem as coisas)
-Arrolhador, garrafas e tampinhas para envase
-Balança digital para pesar maltes e lúpulos
-Borrifador, escova, lavador e escorredor para garrafas
-Sanitizante (o mais prático é álcool 70?)
-Enchedor de garrafas com válvula
-Fogão industrial (já possuo)
-Geladeira (já possuo)
-Controlador de temperatura
-Lâmpada aquecedora para elevar a temperatura da geladeira em dias frios (aqui, nesse inverno, chegou a fazer -5º, então preciso me precaver)

Será que tem coisa sobrando? E faltando? Agradeço desde já a ajuda dos confrades.

Com o transcorrer das respostas vou postando as outras dúvidas.
 
Compra direto as panelas grandes. Também comecei assim
Uso 3 panelas pra levas de 30l sendo
Agua - panela n°38 (35l)
Mostura - panela n°40 (42l)
Fervura- panela n°40 (42l)
Na mostura da pra usar a panela de n°38 de boa (nas minhas levas).
A fervura vc tem que considerar panelas bem acima do volume que irá fermentar, devido a evaporação e a espuma que gera no início da fervura, fervo 35-37L e recolho 29-32 .
Pra diminuir a perda na panela de fervura, coloquei um joelho na saída da válvula, assim perco somente 1L no fundo da panela, na de mostura se usar fundo falso da pra fazer a mesma coisa, se usar bazooka como eu, No final da drenagem da a famosa tombadinha na panela
Satizante uso iodofor pra Chiller (contrafluxo) bomba, garrafas, e álcool 70 pro fermentador, airlock, e coisas que precisem de sanitizacao rápida durante a brassagem.
Balde maior que já vi e o de 30l acima disso é bombona ou fermentador conico.
Válvula maior vc vai drenar mais rápido.
Li alguma coisa que o tic17 da pra instalar uma lâmpada pra aquecimento e a geladeira Juntos.

André Wenderosck
 
Tudo bem Helder!

Conheço essas bandas de São Mateus também rsrs...

Eu comecei nessa brincadeira há uns meses, segue algumas dicas:

Poço termométrico pro balde fermentador (para os mais neuróticos com controle de temp.);
Erlenmayer pra starter da levedura;
Peneira Cônica, vai precisar pra retirar o hot brake;

Jarra graduada, pá cervejeira...

O controlador eu comprei STC1000, tem no AliExpress, ele é ótimo pra instalação de um aquecimento por lâmpada, tem dois reles independentes.



Abçs
 
Bem vindo ao mundo maravilhoso da cerveja ! :mug:

Te aconselharia também a ter um densímetro, mesmo tendo o refratômetro. Ele é mais preciso, principalmente pra medir a OG e FG. Eu sempre meço essas densidades com o densímetro, e acompanho a fermentação com o refratômetro. Para uso do densímetro, precisa de uma proveta também.

Outra compra que recomendo é um aerador de mosto com pedra porosa, pois facilita a vida na hora da aeração. Se for usar somente fermento seco, não precisa.

Outra coisa muito útil é um poço termométrico nas panelas com termômetro digital. Não é essencial, mas facilita bastante a vida.

O que eu tenho e acho muito útil é uma régua de inox pra medir o volume nas panelas.

O tamanho do chiller depende do tamanho das panelas. A minha de fervura tem 65 litros e meu chiller de imersão é de cobre, com us 10m, eu acho. Dá bem contra do recado, mas pra funcionar legal mesmo eu baixo a temperatura na panela pra uns ~40°C com o chiller paradinho e mando o mostro pro fermentador, onde eu coloco o chiller de novo e fico mexendo, o que faz abaixar muito mais rápido a temperatura.

Quanto ao tamanho das panelas, eu aconselho a tu ter uma capacidade de uns 40 litros no final. É um volume bom pra quem está começando. As pessoas que conheço que tem equipamentos menores se arrependeram de não ter comprado um maior. Pra esse volume, uma panela n° 45 pra fervura tá bom. E as outras, n° 40 dá bem conta do recado.

Como fermentador recomendo uma bombona de 50 litros ou dois baldes de 30 litros. Eu uso bombona.

Em minha panela uso válvula de 1/2" e ela funciona legal, mas a de 3/4" te dá mais agilidade no processo.

Sanitizante é bom ter álcool 70% e iodophor ou ác. peracético. O álcool é mais rápido e prático por estar sempre pronto pro uso, mas resseca borrachas e é mais caro. Pra esses casos usa-se o outro sanitizante. Pra garrafas, a melhor combinação que acho é álcool 98% + iodophor. Sanitiza muito bem e não gera a espuma que o iodophor faz quando diluído em água.

Quanto ao controlador, eu uso o STC-1000 também. Custa uns 30 reais no Aliexpress e é ótimo. Ligo nele a geladeira e uma resistência em forma de fita que prende em volta do fermentador (também recomendo, mas não é essencial) e o controle de temperatura fica perfeito.

Dá uma conferida se teu fogão é forte, porque vai precisar ser.

De cara o que eu me lembrei é isso. Já vai dar pra brincar legal..

Cheers! :rockin:
 
Compra direto as panelas grandes. Também comecei assim
Uso 3 panelas pra levas de 30l sendo
Agua - panela n°38 (35l)
Mostura - panela n°40 (42l)
Fervura- panela n°40 (42l)
Na mostura da pra usar a panela de n°38 de boa (nas minhas levas).
A fervura vc tem que considerar panelas bem acima do volume que irá fermentar, devido a evaporação e a espuma que gera no início da fervura, fervo 35-37L e recolho 29-32 .
Pra diminuir a perda na panela de fervura, coloquei um joelho na saída da válvula, assim perco somente 1L no fundo da panela, na de mostura se usar fundo falso da pra fazer a mesma coisa, se usar bazooka como eu, No final da drenagem da a famosa tombadinha na panela
Satizante uso iodofor pra Chiller (contrafluxo) bomba, garrafas, e álcool 70 pro fermentador, airlock, e coisas que precisem de sanitizacao rápida durante a brassagem.
Balde maior que já vi e o de 30l acima disso é bombona ou fermentador conico.
Válvula maior vc vai drenar mais rápido.
Li alguma coisa que o tic17 da pra instalar uma lâmpada pra aquecimento e a geladeira Juntos.

André Wenderosck

Beleza André. Valeu pelas dicas.

Essa do joelho na válvula é uma boa, já tinha visto algo, mas não tinha colocado na lista, vou adaptar.
 
Tudo bem Helder!

Conheço essas bandas de São Mateus também rsrs...

Eu comecei nessa brincadeira há uns meses, segue algumas dicas:

Poço termométrico pro balde fermentador (para os mais neuróticos com controle de temp.);
Erlenmayer pra starter da levedura;
Peneira Cônica, vai precisar pra retirar o hot brake;

Jarra graduada, pá cervejeira...

O controlador eu comprei STC1000, tem no AliExpress, ele é ótimo pra instalação de um aquecimento por lâmpada, tem dois reles independentes.



Abçs

Valeu Lucas.

Samas é uma terrinha boa, mas gelada. No inverno acho que vou ter que apelar para aquecimento quando fermentar ales. Esse ano tivemos -5ºC e acho que minha geladeira não segura a onda acima de 15ºC só com a vedação e isolamento.

Sobre a lista, sabia que tinha coisa faltando. O poço termométrico eu tinha visto que precisaria, mas faltou colocar na lista, já corrigi. O Erlenmeyer e a peneira cônica eu tinha visto nos vídeos, mas passou batido, obrigado por lembrar.

E o controlador vou estudar mais a fundo, pois vou mesmo precisar de um que controle a resistência e a geladeira, sem liga-los simultaneamente.
 
Bem vindo ao mundo maravilhoso da cerveja ! :mug:

Te aconselharia também a ter um densímetro, mesmo tendo o refratômetro. Ele é mais preciso, principalmente pra medir a OG e FG. Eu sempre meço essas densidades com o densímetro, e acompanho a fermentação com o refratômetro. Para uso do densímetro, precisa de uma proveta também.

Tinha pensado a mesma coisa, mas precisava de uma opinião de quem manja. Densímetro para duas medições, a inicial e a final, e acompanhar com refratômetro. Bom saber que mesmo antes de começar já tenho ideias que batem com a prática de quem já é experiente.


Outra compra que recomendo é um aerador de mosto com pedra porosa, pois facilita a vida na hora da aeração. Se for usar somente fermento seco, não precisa.

Tenho um oxigenador desses para manter iscas vivas para pesca:

iscas-marine-sports-D_NQ_NP_137511-MLB20599710383_022016-F.jpg


Eu usava para transportar os peixes que eu crio e oxigenava bem a água. Se trocar a pedra porosa e usar um filtro vai funcionar?

Outra coisa muito útil é um poço termométrico nas panelas com termômetro digital. Não é essencial, mas facilita bastante a vida.

Já foi pra lista, penso em coloca-lo na válvula de retorno do mosto na recirculação.

O que eu tenho e acho muito útil é uma régua de inox pra medir o volume nas panelas.

Boa dica. Vi alguns vídeos ensinando a fazer um medidor externo, mas acho que vou deixar para fazer futuramente, por enquanto acho que a ideia da régua é uma boa.

O tamanho do chiller depende do tamanho das panelas. A minha de fervura tem 65 litros e meu chiller de imersão é de cobre, com us 10m, eu acho. Dá bem contra do recado, mas pra funcionar legal mesmo eu baixo a temperatura na panela pra uns ~40°C com o chiller paradinho e mando o mostro pro fermentador, onde eu coloco o chiller de novo e fico mexendo, o que faz abaixar muito mais rápido a temperatura.

Estou estudando bem o chiller. Vi uma postagem onde o confrade fez um que fica bem justo na panela e dá um bom espaço no meio para fazer o whirpool, e estou pensando em fazer um igual. E montar um pré-chiller para mergulhar em uma bacia com água e gelo.

Quanto ao tamanho das panelas, eu aconselho a tu ter uma capacidade de uns 40 litros no final. É um volume bom pra quem está começando. As pessoas que conheço que tem equipamentos menores se arrependeram de não ter comprado um maior. Pra esse volume, uma panela n° 45 pra fervura tá bom. E as outras, n° 40 dá bem conta do recado.

Me falaram a mesma coisa sobre arrependimento de comprar panelas para 20 litros.

Como fermentador recomendo uma bombona de 50 litros ou dois baldes de 30 litros. Eu uso bombona.

Dois baldes seria ótimo, pois poderia testar duas fermentações distintas, porém minha geladeira não comporta. Tenho um freezer horizontal parado lá na chácara, que poderia usar, porém meu medo é que ao final teria que tirar o balde do freezer para fazer o envase ou trasfega, isso não vai movimentar a cerveja a ponto de levantar a levedura que decantou?

Em minha panela uso válvula de 1/2" e ela funciona legal, mas a de 3/4" te dá mais agilidade no processo.

Como as transferências não são feitas "jorrando" o líquido de uma panela para outra, acredito que não há necessidade de colocar válvulas de 3/4". Por outro lado, a de 3/4" eu consigo controlar a vazão da mesma forma que uma de 1/2", porém a de 1/2" é limitada à vazão máxima e não chega à vazão de 3/4", então vou pesar bem o custo x benefício.

Sanitizante é bom ter álcool 70% e iodophor ou ác. peracético. O álcool é mais rápido e prático por estar sempre pronto pro uso, mas resseca borrachas e é mais caro. Pra esses casos usa-se o outro sanitizante. Pra garrafas, a melhor combinação que acho é álcool 98% + iodophor. Sanitiza muito bem e não gera a espuma que o iodophor faz quando diluído em água.

De início vou ser bem pirado com sanitização, então essas dicas são sempre boas. Em tempo, vale a pena usar um Spin Vinator para sanitizar as garrafas?

Quanto ao controlador, eu uso o STC-1000 também. Custa uns 30 reais no Aliexpress e é ótimo. Ligo nele a geladeira e uma resistência em forma de fita que prende em volta do fermentador (também recomendo, mas não é essencial) e o controle de temperatura fica perfeito.

Vou pesquisar, como aqui faz muito frio creio que vou precisar de um controlador para a geladeira e uma resistência. Essa ideia da fita nunca tinha visto, vou pesquisar também, achei ótimo.

Dá uma conferida se teu fogão é forte, porque vai precisar ser.

Acho que dá, é um fogão industrial parecido com esse:
fogao-industrial-4-bocas-kenok-superfasu4b.404-217510500.jpg

Usamos para fazer comida para 40, 50 pessoas. Feijoada em panela de ferro de 20 litros e tem que manter o fogo baixo, então acho que comporta tranquilo.

De cara o que eu me lembrei é isso. Já vai dar pra brincar legal..

Cheers! :rockin:

Valew fera. Ótimas dicas.
 
Refratrometro durante a fermentação vc vai ter de usar calculadora pra correção já vi um Excel muito bom pra isso, onde vc coloca alguns dados pre-fermentação pra fazer a correção (aquela tabela simples X=Y não serve) pois o álcool da MUITA diferença na leitura.
Existe mini densimetro que usa com proveta de 100ml
O balde ou bombona, lembre-se do peso, provalemte vc terá de Mais movimentar pra fazer o envase e, é so fazer devagar que levanta muito muito pouco o slurry, se clarificar com gelatina menos ainda.
O chiller vc tem que calcular certinho, tamanho x diâmetro tubo x volume mosto x tempo de resfriamento, tem um tópico aqui que o Guenther ensina isso.

André Wenderosck
 
Dois baldes seria ótimo, pois poderia testar duas fermentações distintas, porém minha geladeira não comporta. Tenho um freezer horizontal parado lá na chácara, que poderia usar, porém meu medo é que ao final teria que tirar o balde do freezer para fazer o envase ou trasfega, isso não vai movimentar a cerveja a ponto de levantar a levedura que decantou?

A movimentação do balde, se fazer com cuidado, não levanta a levedura. Nas levas que fiz ela estava bem firme no fundo.


Vou pesquisar, como aqui faz muito frio creio que vou precisar de um controlador para a geladeira e uma resistência. Essa ideia da fita nunca tinha visto, vou pesquisar também, achei ótimo.

Acredito que não precise se preocupar em um sistema de aquecimento muito forte (uma lampada da conta do recado). Na verdade é um sistema mais pra manter a temperatura, pois o processo não demanda elevação forçada de temperatura.
 
Refratrometro durante a fermentação vc vai ter de usar calculadora pra correção já vi um Excel muito bom pra isso, onde vc coloca alguns dados pre-fermentação pra fazer a correção (aquela tabela simples X=Y não serve) pois o álcool da MUITA diferença na leitura.
Existe mini densimetro que usa com proveta de 100ml
O balde ou bombona, lembre-se do peso, provalemte vc terá de Mais movimentar pra fazer o envase e, é so fazer devagar que levanta muito muito pouco o slurry, se clarificar com gelatina menos ainda.
O chiller vc tem que calcular certinho, tamanho x diâmetro tubo x volume mosto x tempo de resfriamento, tem um tópico aqui que o Guenther ensina isso.

André Wenderosck

Valeu André.

Esse densímetro para auxiliar nas medições já inseri na lista.

Quanto a movimentar o balde, se não levanta o slurry, posso separar a leva em 2 baldes de 20 litros, assim faço duas fermentações diferentes, uma em geladeira, outra no freezer.

Quanto ao post do chiller, li de cabo a rabo aquele tópico do Guenther, sensacional e muito bem explicado. Já favoritei pra usar quando for fazer o chiller.

Valew
 
A movimentação do balde, se fazer com cuidado, não levanta a levedura. Nas levas que fiz ela estava bem firme no fundo.




Acredito que não precise se preocupar em um sistema de aquecimento muito forte (uma lampada da conta do recado). Na verdade é um sistema mais pra manter a temperatura, pois o processo não demanda elevação forçada de temperatura.

Bacana.

Tenho um amigo que fermenta em freezer horizontal, e como a sala onde ele faz as brassagens tem laje em cima, ele fixou um sistema de polias para retirar as bombonas, pois faz levas de 50 litros e retirar uma bombona dessas do freezer na mão não é fácil. Como, se eu for dividir, farei em baldes de 20 litros, é tranquilo.

Quanto ao aquecimento, pensei em coisa simples mesmo, uma fita como o JoaoJuliano citou, ou aquelas lâmpadas de aquecimento que vendem em loja pet, mais pra prevenir do que pra remediar.
 
Eu usava para transportar os peixes que eu crio e oxigenava bem a água. Se trocar a pedra porosa e usar um filtro vai funcionar?

Acredito que vá funcionar perfeitamente, mas aconselho a trocar a mangueira também.

Boa dica. Vi alguns vídeos ensinando a fazer um medidor externo, mas acho que vou deixar para fazer futuramente, por enquanto acho que a ideia da régua é uma boa.

Pessoalmente, acho aqueles medidores externos só mais uma tralha pra limpar, régua é mais prático. Fiz uma tabelinha no excel que diz a cada cm de água quantos litros representa, aí fica barbada.

Estou estudando bem o chiller. Vi uma postagem onde o confrade fez um que fica bem justo na panela e dá um bom espaço no meio para fazer o whirpool, e estou pensando em fazer um igual. E montar um pré-chiller para mergulhar em uma bacia com água e gelo.

Eu uso pré-chiller também, esqueci de comentar. Não é nada essencial mas acelera teu resfriamento. Melhor ter do que não ter, mas tua cerveja vai ficar tão boa sem pré-chiller quanto com.

Dois baldes seria ótimo, pois poderia testar duas fermentações distintas, porém minha geladeira não comporta. Tenho um freezer horizontal parado lá na chácara, que poderia usar, porém meu medo é que ao final teria que tirar o balde do freezer para fazer o envase ou trasfega, isso não vai movimentar a cerveja a ponto de levantar a levedura que decantou?

Tirando com jeito não levanta a levedura, não. O problema é se ficar chacoalhando mesmo.

De início vou ser bem pirado com sanitização, então essas dicas são sempre boas. Em tempo, vale a pena usar um Spin Vinator para sanitizar as garrafas?

Bem lembrado, tiha esquecido do Vinator. Uso e recomendo MUITO.

Vou pesquisar, como aqui faz muito frio creio que vou precisar de um controlador para a geladeira e uma resistência. Essa ideia da fita nunca tinha visto, vou pesquisar também, achei ótimo.

A fita que comprei foi essa https://pt.aliexpress.com/item/new-arrived-Brew-Belt-Fermentation-Heating-Belt-Pad-for-Beer-Wine-Spirits-with-EU-PLUG-Thermometer/32791642521.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.FvmDUi

Existem também resistências que ficam dentro da geladeira e aquecem o ambiente, com o mesmo princípio de funcionamento das lâmpadas. Funciona legal também, eu uso uma dessas ligada no termostato junto com a fita, aí o aquecimento é por inteiro e perfeito. Segue o link: http://loja.weconsultoria.com.br/resistencia-de-controlador-220v-20w-hertz-p50101/

Desse jeito tu não vai ter problema nenhum na primeira brassagem, o que chega a ser chato. kkkkkkkkkk

Abraço!
 
Li, reli, li mais uma vez boa parte dos tópicos, e então parti para os orçamentos.

'Patcha la miseria', para montar um esquema de transferências com bombas sai mais caro as válvulas do que as panelas.

Estou bem tendencioso a iniciar com BIAB, por redução de custos iniciais. Mesmo assim, gostaria de buscar preços mais acessíveis para o equipamento completo de 3 panelas e ir comprando aos poucos.

Alguma recomendação de loja?

Valew.
 
cara
meu equipamento de 3 panelas é usado 1 x/ano.
meu biab de 8 litros é usado 3 x/semana.

comecei com 3 panelas e migrei pro biab. se soubesse disto no início, teria economizado uma grana.
 
Realmente, bem mais barato e prático, porém futuramente penso em produzir levas maiores, tipo 50, 60 litros e creio que BIAB não comporta.

Por isso estou buscando lojas de equipamentos para fazer uma bela pesquisa de preços.
 
Estou usando BIAB e acho muito prático, moro em apartamento, cozinha pequena...

Mas se partir pra esse método acredito que fica bom até uns 20 litros, mais que isso vai ficar pesado e difícil de trabalhar.

[EDIT]: Pode iniciar com BIAB e depois escalar, não vai perder a utilidade da panela. Eu recomendo iniciar com levas menores pra pegar o jeito e diminuir o risco de perder grandes quantidades.
 
Estou usando BIAB e acho muito prático, moro em apartamento, cozinha pequena...

Mas se partir pra esse método acredito que fica bom até uns 20 litros, mais que isso vai ficar pesado e difícil de trabalhar.

[EDIT]: Pode iniciar com BIAB e depois escalar, não vai perder a utilidade da panela. Eu recomendo iniciar com levas menores pra pegar o jeito e diminuir o risco de perder grandes quantidades.
Bacana Lucas. Valeu pelas dicas.

A ideia é mais ou menos essa. Montar uma panela já 100% adaptada ao sistema de 3 panelas e usá-la no BIAB por enquanto.

E sobre perder uma leva grande é um caso a se pensar, se bem que já tomei tanta cerveja ruim nessa vida, que a minha por mais que não fique das melhores acho que eu vou tomar. [emoji1] [emoji1] [emoji1]

Brincadeiras à parte, será que começar com 20 litros é ser audacioso demais?

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk
 
Bem vindo ao mundo maravilhoso da cerveja ! :mug:

Te aconselharia também a ter um densímetro, mesmo tendo o refratômetro. Ele é mais preciso, principalmente pra medir a OG e FG. Eu sempre meço essas densidades com o densímetro, e acompanho a fermentação com o refratômetro. Para uso do densímetro, precisa de uma proveta também.

Outra compra que recomendo é um aerador de mosto com pedra porosa, pois facilita a vida na hora da aeração. Se for usar somente fermento seco, não precisa.

Outra coisa muito útil é um poço termométrico nas panelas com termômetro digital. Não é essencial, mas facilita bastante a vida.

O que eu tenho e acho muito útil é uma régua de inox pra medir o volume nas panelas.

O tamanho do chiller depende do tamanho das panelas. A minha de fervura tem 65 litros e meu chiller de imersão é de cobre, com us 10m, eu acho. Dá bem contra do recado, mas pra funcionar legal mesmo eu baixo a temperatura na panela pra uns ~40°C com o chiller paradinho e mando o mostro pro fermentador, onde eu coloco o chiller de novo e fico mexendo, o que faz abaixar muito mais rápido a temperatura.

Quanto ao tamanho das panelas, eu aconselho a tu ter uma capacidade de uns 40 litros no final. É um volume bom pra quem está começando. As pessoas que conheço que tem equipamentos menores se arrependeram de não ter comprado um maior. Pra esse volume, uma panela n° 45 pra fervura tá bom. E as outras, n° 40 dá bem conta do recado.

Como fermentador recomendo uma bombona de 50 litros ou dois baldes de 30 litros. Eu uso bombona.

Em minha panela uso válvula de 1/2" e ela funciona legal, mas a de 3/4" te dá mais agilidade no processo.

Sanitizante é bom ter álcool 70% e iodophor ou ác. peracético. O álcool é mais rápido e prático por estar sempre pronto pro uso, mas resseca borrachas e é mais caro. Pra esses casos usa-se o outro sanitizante. Pra garrafas, a melhor combinação que acho é álcool 98% + iodophor. Sanitiza muito bem e não gera a espuma que o iodophor faz quando diluído em água.

Quanto ao controlador, eu uso o STC-1000 também. Custa uns 30 reais no Aliexpress e é ótimo. Ligo nele a geladeira e uma resistência em forma de fita que prende em volta do fermentador (também recomendo, mas não é essencial) e o controle de temperatura fica perfeito.

Dá uma conferida se teu fogão é forte, porque vai precisar ser.

De cara o que eu me lembrei é isso. Já vai dar pra brincar legal..

Cheers! :rockin:
Qual régua vc usa?
Tem como mandar uma foto?
Vc usa na fervura?

Enviado de meu Moto E (4) Plus usando Tapatalk
 
Back
Top