Ajuda dimensionamento refrigeração

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Fernando Moreira

Active Member
Joined
May 21, 2019
Messages
30
Reaction score
5
Location
Vitória
Boa tarde, pessoal...
Estou precisando de uma ajuda de quem entenda de refrigeração...
Comprei um balcão refrigerado com temperatura de geladeira, que quero transformar numa câmara fria com temperatura de cervejeira pra gelar os barris que vão ser servidos em uma torre naja...
Procurei alguns técnicos de refrigeração na minha cidade mas é tanta informação desencontrada que tô querendo fazer os cálculos por minha conta e chamar alguém só pra executar...
Testei o balcão e ele ligado direto chega a 4⁰C... Ele tem 355L de capacidade...
Usa um motor com gás r22 (um técnico me disse que o ideal pra temperatura negativas e serpentinas maiores seria gás r134) e tem serpentina somente no teto... Tô colocando umas fotos junto...
Alguém tem
 
Alguém tem algum material ou site que eu possa dimensionar qual a capacidade do motor e quantidade de serpentina que devo usar?
 

Attachments

  • IMG-20210310-WA0042.jpeg
    IMG-20210310-WA0042.jpeg
    55.6 KB · Views: 36
  • IMG-20210310-WA0044.jpeg
    IMG-20210310-WA0044.jpeg
    68.2 KB · Views: 36
Boa Tarde, @Fernando Moreira
Cara, estou pesquisando sobre o assunto por coincidência e achei um site que vende equipamentos de refrigeração
e outro com várias informações sobre câmaras frigoríficas...
Sua serpentina na parte superior parece estar coerente pois o ar frio sempre desce, vc poderia pensar em colocar um evaporador com um ventilador, aí sim, melhoraria bastante... No site da Multifrio tem modelos variados...

https://www.multifrioshop.com/camar...ores-de-ar/forcador-evaporador-elgin-fxbn-031
http://www.ambientegelado.com.br/ar...-visando-a-racionalizacao-da-energia-eletrica
 
Last edited:
Xará, não sou expert em refrigeração mas já fiz várias coisas por aqui.

Tem alguns pontos a se considerar nisso que tu quer fazer:
  • A serpentina no teto é grande o suficiente para adicionar um compressor mais potente?
  • A troca de gás também está muito ligada ao compressor, verifique se o compressor atual ou novo a inserir esta apto a trabalhar com esse gás.
  • Colocar um compressor vai te trazer uma troca térmica mais rápida em primeiro lugar e em segundo plano uma refrigeração com temperaturas menores. (a temperatura minima está mais ligada ao balcão como um todo, ele troca bem temperatura internamente? existe muita perda? o termostato está bem regulado)
  • Existe recirculação do ar dentro do balcão? Uns 2 coolers internos recirculando já ajudará bastante a homogenizar a temperatura e chegar a temperaturas mais baixas;
  • Tu está usando controlador de temperatura eletrônico? Ou somente termostato mecânico? Onde está localizado o sensor? (talvez a temperatura não baixe mais pois o termostato/controlador não deixa, se for termostato mecânico, tire ele e substitua por um controlador eletronico onde tu consegue regular melhor a temperatura)
  • Na situação acima, cuidado, trocando por um controlador de temperatura eletronico você pode regular para temperaturas inferiores aos 4C° porém o compressor trabalhará com mais frequência e tempo, existe risco de diminuir a vida dele.
  • Outra coisa muito importante, formar gelo em excesso nas paredes da serpentina do teto é prejudicial, o gelo é um excelente isolante térmico, então se o gelo se formar ali você não terá mais troca entre a serpentina e o ar interno do balcão.

Tenho uma geladeira aqui que consigo chegar a -4 graus somente trocando o termostato por um controaldor eletrônico e adicionando 2 coolers.

Espero ter ajudado.
 
Tava olhando melhor as tuas fotos, na foto do balcão de longe dá pra ver um controle de termostato mecânico no canto direito (na grade).

Eu se estivesse no teu lugar só trocaria o termostato mecânico por um controlador de temperatura eletrônico (um Tic-17 serve).
Colocaria o sensor em uma posição bem central dentro do balcão.
E adicionaria uns 2 coolers.

Acho que isso já te faz chegar perto dos -2C°
 
Boa tarde, pessoal...

Obrigado pelas contribuições...

Respondendo algumas dúvidas...

O balcão estava com o termostato mecânico, mas já mudei pro eletrônico... Ontem testei ele e ficou a noite inteira com o compressor ligado, hj de manhã chegou a 6,5⁰C e depois manteve em 7⁰C... Tudo com o compressor ligado...

Acabei de colocar dois coolers de CPU lá dentro e vi que tá descendo a temperatura mais rápido...

Mas mesmo que ele chegue na temperatura alvo, se ele ficar muito tempo armado vou tentar colocar um compressor mais potente pra ficar mais confortável, pq o local onde ele está é uma área de churrasco, aquela barulheira o tempo todo incomoda...

Um técnico que conversei falou pra eu colocar uma unidade de 1/3 Hp (aquela que está ali é de 1/6)... Eu calculei ali e tem aproximadamente 11m de serpentina no teto do balcão... Acho que o compressor de 1/3 vai precisar de mais tubulação... Só não sei quanto...

Vou colocar duas fotos aqui pra vcs verem, do controlador e do balcão com a naja. .
 

Attachments

  • IMG-20210313-WA0009.jpeg
    IMG-20210313-WA0009.jpeg
    67.3 KB · Views: 11
  • IMG_20210313_085456.jpg
    IMG_20210313_085456.jpg
    72.4 KB · Views: 12
Boa tarde, pessoal...
Estou precisando de uma ajuda de quem entenda de refrigeração...
Comprei um balcão refrigerado com temperatura de geladeira, que quero transformar numa câmara fria com temperatura de cervejeira pra gelar os barris que vão ser servidos em uma torre naja...
Procurei alguns técnicos de refrigeração na minha cidade mas é tanta informação desencontrada que tô querendo fazer os cálculos por minha conta e chamar alguém só pra executar...
Testei o balcão e ele ligado direto chega a 4⁰C... Ele tem 355L de capacidade...
Usa um motor com gás r22 (um técnico me disse que o ideal pra temperatura negativas e serpentinas maiores seria gás r134) e tem serpentina somente no teto... Tô colocando umas fotos junto...
Alguém tem
Olhando suas fotos, da para ver que o compressor é projetado para funcionar com temperatura de evaporação negativa.
Provavelmente, a temperatura não está ficando abaixo de 4 ° C devido a má transferência de calor entre a serpentina e o ar.
Minha sugestões são:
1) meça a temperatura do lado externo da serpentina para confirmar se a temperatura de evaporação realmente está menor que 0°C. Tente colocar um sensor de temperatura em contato direto com a serpentina e isole a parte do sensor que estiver em contato com o ar. Isto é, prenda o sensor na serpentina com uma fita e cubra o sensor com uma borracha ou outro material isolante.
2) confirmando que a temperatura de evaporação está menor que 0 °C você tem que melhorar o coeficiente de transferência de calor entre a serpentina e o ar. A maneira mais simples e barata é colocando um ventilador para circular o ar ao redor da serpentina.
3) Considere que se a circulação de ar for boa ao redor da serpentina, é razoável esperar que consiga resfriar o ar até que atinja uma temperatura entre 3 e 5 °C acima da temperatura que mediu na parede da serpentina num curto espaço de tempo (e desde que mantenha a porta fechada e sem carga dentro do ambiente, tal como um barril de cerveja).
Outras considerações:
1) Se trocar o gás, terá que trocar o compressor.
2) Só considere aumentar a área da serpentina depois de testar com ventilação forçada ao redor da serpentina.
3) Cuidado ao aumentar a área da serpentina, pois o calor rejeitado no condensador poderá ser maior que o projetado para esse sistema, o que poderá danificá-lo.
 
Back
Top