Ajuda !! como faço para fermentar a cerveja neste frio ?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Barone

Well-Known Member
Joined
Apr 12, 2019
Messages
54
Reaction score
12
Location
Atibaia -SP - Brazil
Bom dia confrades

Seguinte : to com problema , aqui na minha região tá muito frio ! ....não passa de 17 Cº ....e minha cerveja tá na geladeira , desligada , e o máximo que segura é 13 Cº
Já falaram para por lâmpada incandescente enrolada num papel alumínio , secador d cabelo , cobertor e outras

PEÇO AJUDA
 
Bom dia Barone, há uma resistencia própria para aquecer, segue o link:
https://loja.weconsultoria.com.br/resistencia-de-controlador-127v-20w-hertz-p50146/
Não sei o quanto aquece, acredito que não chega a por ex. 35/40º que seria a temperatura para fazer fermentação lactea para cervejas como Catarina Sour, por ex., mas para 20/25º ela chega tranquilo. Meu tio mora em Curitiba e tem esse negócio, funciona mesmo.
 
um secador de cabelos ligado no controlador ou lampada parfa aquecimento de aves (ceramica nao tem luz.....) vendida no mercadolivre
 
Bom dia Barone, há uma resistencia própria para aquecer, segue o link:
https://loja.weconsultoria.com.br/resistencia-de-controlador-127v-20w-hertz-p50146/
Não sei o quanto aquece, acredito que não chega a por ex. 35/40º que seria a temperatura para fazer fermentação lactea para cervejas como Catarina Sour, por ex., mas para 20/25º ela chega tranquilo. Meu tio mora em Curitiba e tem esse negócio, funciona mesmo.
Opa !....valeu ...obrigado ....mas vai demorar para chegar aqui na minha região ...nas vou adquirir . é baratinho e um investimento para próximas
 
duas boas bombonas de 5l com água quente também podem ajudar. O aquecimento não precisa ser rápido e nem potente. Como tu tens uma geladeira, o calor vai ficar irradiando dentro da mesma.

Mas qual a levedura que você está usando? No final na pior das hipóteses vais acabar com uma kölsch hehehehe
 
duas boas bombonas de 5l com água quente também podem ajudar. O aquecimento não precisa ser rápido e nem potente. Como tu tens uma geladeira, o calor vai ficar irradiando dentro da mesma.

Mas qual a levedura que você está usando? No final na pior das hipóteses vais acabar com uma kölsch hehehehe
Estou usando MJM-42 .....boa idéia !.......mas a temperatura não sobe de de 2 a 4 Cº na daFERMENTAÇÃO ?
 
Estou usando MJM-42 .....boa idéia !.......mas a temperatura não sobe de de 2 a 4 Cº na daFERMENTAÇÃO ?
No início da fermentação até a etapa de maior atividade, o mosto vai ficar uns 2~4ºC mais quente que o exterior do fermentador, pois a fermentação é muito exotérmica. Quando a atividade vai baixando, a temperatura tende a estabilizar e equalizar.

Já fiz wittbiers quando não tinha controle de temperatura em junho aqui no RS, foi em uma semana em que a temperatura média era de 10ºC e mesmo assim o S-33 que estava usando deu conta do recado.
 
No início da fermentação até a etapa de maior atividade, o mosto vai ficar uns 2~4ºC mais quente que o exterior do fermentador, pois a fermentação é muito exotérmica. Quando a atividade vai baixando, a temperatura tende a estabilizar e equalizar.

Já fiz wittbiers quando não tinha controle de temperatura em junho aqui no RS, foi em uma semana em que a temperatura média era de 10ºC e mesmo assim o S-33 que estava usando deu conta do recado.
Valeu Jean .....+ uma vez muito obrigado
 
Tem essa placa aquecedora de 80W usada pra chocadeira/incubadora que funciona bem e é barata.... https://produto.mercadolivre.com.br...de-aquecimento-para-chocadeira-incubadora-_JM
Duas dúvidas Renato: primeiro percebi que as entradas de alimentação dela são dois plugs diferentes, como adaptamos para ligar no controlador? Uma só destas placas da conta de uma geladeira, visto seu tamanho diminuto de 8cm x 1,8cm? Bom, espero sua resposta pois achei mto boa sua sugestão e quero comprar, tenho muito receio de deixar um aquecedor ou secado ligados por medo de incêndio. Valeu, obrigado!
 
No Aliexpress há umas resistências em formato de cinta, que podem ser instaladas no entorno do balde fermentador.
 
Olá! vivo em Portugal e na minha região, no inverno, a temperatura anda bem baixa. Estive a ler sobre a possibilidade de arranjar um frigorífico usado (acho que vocês chamam geladeira) e com um controlador de temperatura fazer essa regulação. Para o Verão o problema está resolvido, uma vez que, se por exemplo quiser manter a tempº nos 18/19º esse controlador serve porque se estiver mais quente, a geladeira vai começar a meter frio até chegar a essa temperatura. O problema é no inverno... como fazemos para aquecer a geladeira? Percebi que há umas resistências que dá para aquecer.. mas o controlador de temperatura também tem que ser diferente? Eu mandei vir do aliexpress aquele que vocês usam aí no Brasil (STC 1000), este serve? Já agora podem dizer qual é essa resistência que da para instalar no balde fermentador? Muito Obrigado!
 
Olá! vivo em Portugal e na minha região, no inverno, a temperatura anda bem baixa. Estive a ler sobre a possibilidade de arranjar um frigorífico usado (acho que vocês chamam geladeira) e com um controlador de temperatura fazer essa regulação. Para o Verão o problema está resolvido, uma vez que, se por exemplo quiser manter a tempº nos 18/19º esse controlador serve porque se estiver mais quente, a geladeira vai começar a meter frio até chegar a essa temperatura. O problema é no inverno... como fazemos para aquecer a geladeira? Percebi que há umas resistências que dá para aquecer.. mas o controlador de temperatura também tem que ser diferente? Eu mandei vir do aliexpress aquele que vocês usam aí no Brasil (STC 1000), este serve? Já agora podem dizer qual é essa resistência que da para instalar no balde fermentador? Muito Obrigado!

Serve sim. Eu uso um STC 1000 com duas saídas, uma para refrigeração e outra para aquecimento. No aquecimento eu ligo uma lâmpada cerâmica de 100w.
Na configuração eu deixo F2 = 0,5 - F3 = 4 - F4 = 0
https://pt.aliexpress.com/item/32816845842.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.2742b90aOqIzsm
 

Attachments

  • IMG_20190901_130646751.jpg
    IMG_20190901_130646751.jpg
    52.7 KB · Views: 84
  • 2a.jpg
    2a.jpg
    51.4 KB · Views: 74
Last edited:
Olá! vivo em Portugal e na minha região, no inverno, a temperatura anda bem baixa. Estive a ler sobre a possibilidade de arranjar um frigorífico usado (acho que vocês chamam geladeira) e com um controlador de temperatura fazer essa regulação. Para o Verão o problema está resolvido, uma vez que, se por exemplo quiser manter a tempº nos 18/19º esse controlador serve porque se estiver mais quente, a geladeira vai começar a meter frio até chegar a essa temperatura. O problema é no inverno... como fazemos para aquecer a geladeira? Percebi que há umas resistências que dá para aquecer.. mas o controlador de temperatura também tem que ser diferente? Eu mandei vir do aliexpress aquele que vocês usam aí no Brasil (STC 1000), este serve? Já agora podem dizer qual é essa resistência que da para instalar no balde fermentador? Muito Obrigado!

Você poderia ligar uma lâmpada incandescente no controlador, e programa-lo para o modo aquecimento, logo quando a temperatura cair, a lâmpada irá ligar e vai liberar calor.
 
Olá, já tive esse problema para controlar a temperatura nos dias de frio, usei um controlador de temperatura que esquenta e resfria.
Ele possui duas tomadas, uma tomada liga na geladeira e a outra tomada liga em uma resistência 100w de aletas própria para aquecimento de estufas.
Na minha geladeira funcionou bem, dias de frio com temperatura ambiente de 10°C mantenho a temperatura interna da geladeira em 20°C fácil.

Espero ter ajudado.

Abaixo tem o link do controlador.

https://produto.mercadolivre.com.br...ador-temperatura-aquario-aquece-e-resfria-_JM
 
Obrigado! Não consigo comprar esse controlador porque vivo em Portugal. Mandei vir do Aliexpress o STC 1000 que parece que faz o mesmo serviço.
 
Meu rapaz, a lampada é o meio mais econômico....eu uso esse método, funciona perfeitamente. Cuida para ela não encostar em nada plástico e não deixa a luz atingir o fermentador.
Onde tu estás? estou indo em ferias para Portugal, de repente passo aí para provar uma cerveja hahahaha.
 
Ahaha! Ainda não estou a produzir, mas é sempre bem vindo para provar uma artesanal das nossas! Se passar por Braga, diga alguma coisa! :)
 
Eu uso esse metodo da lampada e funciona muito bem. Coloquei a lampada dentro de uma lata metalica. O calor passa, a luz não. Já agora, estou em Portugal também. :)
 
Olá Marcovarnieri! Ainda não comecei a produzir, para já ainda estou a aprender e a recolher informação. Mas é sempre bem vindo! Se passar por Braga, diga que provamos juntos umas artesanais portuguesas! :)
Eu uso esse metodo da lampada e funciona muito bem. Coloquei a lampada dentro de uma lata metalica. O calor passa, a luz não. Já agora, estou em Portugal também. :)

E a lâmpada é de quantos W?
 
Amigos estou com o mesmo problema só que com uma temperatura de 0º a 4º a noite, aqui no sul anda fazendo muito frio, e estou fazendo alta fermentação. vou tentar essa lampada.
 
Olá Marcovarnieri! Ainda não comecei a produzir, para já ainda estou a aprender e a recolher informação. Mas é sempre bem vindo! Se passar por Braga, diga que provamos juntos umas artesanais portuguesas! :)


E a lâmpada é de quantos W?
Eu uso lâmpada halógena de 50W, daquelas de embutir em forro de gesso, com fios próprios para suportar altas temperaturas. Coloco dentro de um vaso cerâmico com tampa para distribuir bem o calor e não passar luz.
Funciona perfeitamente e não queima como as incandescentes comuns.
 
Olá Igor

Na fermentação atual, estou utilizando a cinta abraçando dois baldes com 16L de mosto. Temperatura ambiente 17-18C. A temperatura do mosto mantida em 22-23C, utilizando um controle manual de temperatura. Ora ligo, ora desligo a resistência. Envio foto como anexo. Note que os fermentadores estão sobre a laje. Em um sistema mais isolado, como um frigobar desligado, temperaturas mais altas podem ser obtidas.

Compensa tu comprares uma unidade e testar direto na tua aplicação. Há cintas com maior potência, pelo que recordo. Eu preferi a de 30W. Eventualmente, se quiseres para volumes maiores, podes até instalar duas. É um bom produto. Utilizo há 2 anos.
 

Attachments

  • IMG_5658.jpg
    IMG_5658.jpg
    34.7 KB · Views: 31
Olá Marcovarnieri! Ainda não comecei a produzir, para já ainda estou a aprender e a recolher informação. Mas é sempre bem vindo! Se passar por Braga, diga que provamos juntos umas artesanais portuguesas! :)


E a lâmpada é de quantos W?
Uso de 100w pois meu fermentador é de 50 litros, caso tu use um fermentador menor, podes usar 75 0u 60W.
É, não sei se vou a Braga, não montei o roteiro, mas qualquer coisa aviso.
Um abraço.
 
Olá Marcovarnieri! Ainda não comecei a produzir, para já ainda estou a aprender e a recolher informação. Mas é sempre bem vindo! Se passar por Braga, diga que provamos juntos umas artesanais portuguesas! :)


E a lâmpada é de quantos W?
Estou a usar uma lampada de 60W.
 
Eu uso essa manta de aquecimento que comprei no aliexpress.. acho ela melhor que a cinta pois distribui melhor o calor, e da pra colocar em qualquer tamanho de fermentador. Uso em conjunto com um controlador aegon de relê duplo, e nas minhas levas de 50litros funciona perfeitamente.

https://pt.aliexpress.com/item/3295...000&pvid=dce266b6-1ce8-4bc0-a52f-71b8b2e4aba7

Ótima solução também. E mais barata que a cinta. O filme no qual está envolvida a resistência possui certa rigidez, não?
 
Olá! Ja tenho o controlador de temperatura na minha geladeira. Programei para 20º com uma margem de 1º. Acontece que quando passa a temperatura, liga a geladeira que para novamente nos 20º só que, apesar de desligar, a temperatura continua a baixar até aos 18.1º... e depois começa novamente a subir. Há aqui uma diferença de 2º.. será que vai dar problema na fermentação, caso ela deva ser feita a 20º?
Obrigado
 
Olá! Ja tenho o controlador de temperatura na minha geladeira. Programei para 20º com uma margem de 1º. Acontece que quando passa a temperatura, liga a geladeira que para novamente nos 20º só que, apesar de desligar, a temperatura continua a baixar até aos 18.1º... e depois começa novamente a subir. Há aqui uma diferença de 2º.. será que vai dar problema na fermentação, caso ela deva ser feita a 20º?
Obrigado

Numa ale muito pouco provável que dê problema essa variação, já numa lager poderá ter problema com off-flavor, quanto mais estável a temperatura de fermentação, menos risco. Meu setup pra ambos estilos é 0,5 graus de histerese de temperatura e tempo de on/off do motor o mínimo possível - 1 minuto, eu uso o STC-1000. Veja no manual do seu controlador como regular esse tempo do ciclo on/off do motor.
 
Entendo.. Vou ajustar para essa configuração. Assim vai fazer com que a geladeira ligue e desligue muitas vezes.. Será que não diminuiu a sua "saúde"?
 
Entendo.. Vou ajustar para essa configuração. Assim vai fazer com que a geladeira ligue e desligue muitas vezes.. Será que não diminuiu a sua "saúde"?

Penso que sim, no início o motor fica funcionando quase que direto, depois alivia.... é o preço que se paga pra manter a temperatura constante.
 
A propagação do calor/frio de sua origem até o sensor de temperatura sempre vai gerar esse tipo de problema (variações maiores do que a desejada). Ainda mais em se tratando de geladeiras, o termostato original delas costuma ter uma variação de 4° e elas não são previstas para controles tão precisos de temperatura. Se você conseguir fazer uns testes e determinar uma diferença constante entre o ar interno da geladeira e a temperatura da cerveja fermentando, fica mais fácil de controlar pelo temperatura do ar interno. Eu consigo um controle bem preciso com o uso do glicol, variações de menos de 0,5° total, mas é um preciosismo que não sei se tem impacto em Ales, principalmente fermentadas em temperaturas mais altas como essa sua de 20°.
 
Back
Top