Ajuda com minha água

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rafaelrick

Well-Known Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
265
Reaction score
43
Será que alguma alma caridosa poderia me ajudar com o ajuste da água?

Tenho a seguinte água:

Bicarbonato 22,16mg/L
Sódio 2,746mg/L
Cálcio 2,619mg/L
Magnésio 2,311mg/L
Cloreto 2,28mg/L
Sulfato 0,74mg/L
pH 6,24

Estou procurando a seguinte água:

Sódio 0 a 5mg/L
Magnésio 0 a 5mg/L
Cálcio 100mg/L
Sulfato 50mg/L
Cloreto 100mg/L

Meu Mash é:

5kg de Malte Pilsen
1kg de Malte de Trigo
3kg de Flocos de Trigo
1kg de Aveia

Fiz as contas com a planilha EZ Water... Mas surgiram dúvidas.

Está tudo certo? Não tem a opção de corrigir o pH da água de lavagem? Se tem, como faz?

Eu tentei tirando os grãos do mash (aí seria o pH oroginal da água), mas da erro na planilha se eu tiro todos os grãos.
 

Attachments

  • Agua1.PNG
    Agua1.PNG
    309.3 KB · Views: 22
  • Agua2.PNG
    Agua2.PNG
    31.3 KB · Views: 20
Bom, joguei aqui rapidamente no Beersmith e as adições bateram perto. Porém considerando só a água do Mash.
Tem sim e voce inclusive marcou a caixinha lá de "adjust sparge water". Porém, pelo que entendi nesse tempo pesquisando, não há tanta necessidade de corrigir os sais da água de sparge, e sim o pH. Ideal deixá-lo abaixo de 6. Nessa sua segunda imagem ai eu nao entendi muito bem o porque de estar marcando 9ml de ácido lático. Mas acho que é muita coisa!
O ideal e ir gotejando e medindo o pH da água de sparge.. rapidinho pega o jeito se utilizar a mesma água.
Essa receita ai ja foi brassada?
 
Bom, joguei aqui rapidamente no Beersmith e as adições bateram perto. Porém considerando só a água do Mash.
Tem sim e voce inclusive marcou a caixinha lá de "adjust sparge water". Porém, pelo que entendi nesse tempo pesquisando, não há tanta necessidade de corrigir os sais da água de sparge, e sim o pH. Ideal deixá-lo abaixo de 6. Nessa sua segunda imagem ai eu nao entendi muito bem o porque de estar marcando 9ml de ácido lático. Mas acho que é muita coisa!
O ideal e ir gotejando e medindo o pH da água de sparge.. rapidinho pega o jeito se utilizar a mesma água.
Essa receita ai ja foi brassada?

Obrigado pela resposta.

Quanto a corrigir os sais da água de lavagem, eu sei... inclusive fiz essa opção ali..

Porque não haveria tanta necessidade? São sais necessários para a cerveja final, não para a mosturação, né? Ou então colocaria todo o sal necessário na água de mostura?

A minha dúvida é exatamente sobre a correção do pH da água de lavagem.. na planilha não fala nada sobre isso, ou eu não entendi..

Fala sobre a correção da água de mostura com ácido lático, que não pode ser a mesma coisa... pois a água de mostura já é parcialmente corrigida pelos maltes..

Eu fiz essa receita.. corrigi os sais.. mas não tive coragem de corrigir o pH.. achei ácido lático demais..

Aos poucos vou aprendendo.. na próxima, quem sabe, corrijo o pH também..
 
A adição de sais possuem duas finalidades. (1) Melhorar a eficiência da sacarificação (isso inclui ajuste no pH também feito pelo sais); (2) Melhorar sabor e estabilidade final.

Eu adiciono os sais no começo da mostura, antes de arriar o malte. Mas isso vai depender do sal que você utilizar. O carbonato de cálcio, por exemplo, não dissolve tão fácil.... vai pro fundo da panela facinho.

A água da lavagem vai ajudar a extrair o açúcar que já foi convertido na mostura. Você pode dividir os sais responsáveis por melhorar o sabor, por exemplo, e adicionar parte na água de lavagem. Como sempre, tudo depende!
 
Boa tarde galera. Minha dúvida é parecida.

Uso água de poço artesiano (que consumimos há anos aqui no sítio) para fazer minhas cervejas.

Uso um filtro de mica e um de carvão ativado trocado a cada seis meses.

Orcei umas análises da água aqui na região e a mais barata foi 500 reais.

Então comprei ácido láctico e estou partindo apenas para correção do PH. Na fita tá dando entre 6 e 7.

Também joguei meus dados na EzWater (85L mash, 75L sparge e 20Kg pilsen) e pede 14ml de ácido lático pra ficar nos 5.49 de PH. Tb não entendi se os 14ml é só pro mash ou pra água total.

Daí a dúvida:

* Sabemos que os grãos modificados já dão uma baixada no PH. Com esse valor entre 6 e 7 eu precisaria baixar um pouco o PH do Mash ou baixar só o PH do Sparge seria suficiente?
 
Back
Top