1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Ajuda com minha água

Discussão em 'Brew Science' iniciado por rafaelrick, 2/7/19.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 2/7/19 #1

rafaelrick

rafaelrick

rafaelrick

Well-Known Member

Afiliado:
    10/6/13
    Curtidas Recebidas:
    42
    Será que alguma alma caridosa poderia me ajudar com o ajuste da água?

Tenho a seguinte água:

Bicarbonato 22,16mg/L
    Sódio 2,746mg/L
    Cálcio 2,619mg/L
    Magnésio 2,311mg/L
    Cloreto 2,28mg/L
    Sulfato 0,74mg/L
    pH 6,24

Estou procurando a seguinte água:

Sódio 0 a 5mg/L
    Magnésio 0 a 5mg/L
    Cálcio 100mg/L
    Sulfato 50mg/L
    Cloreto 100mg/L

Meu Mash é:

5kg de Malte Pilsen
    1kg de Malte de Trigo
    3kg de Flocos de Trigo
    1kg de Aveia

Fiz as contas com a planilha EZ Water... Mas surgiram dúvidas.

Está tudo certo? Não tem a opção de corrigir o pH da água de lavagem? Se tem, como faz?

Eu tentei tirando os grãos do mash (aí seria o pH oroginal da água), mas da erro na planilha se eu tiro todos os grãos.

Arquivos Anexados:

2. 8/7/19 #2

Dmynk

Dmynk

Dmynk

Well-Known Member

Afiliado:
    19/5/15
    Curtidas Recebidas:
    2
    Bom, joguei aqui rapidamente no Beersmith e as adições bateram perto. Porém considerando só a água do Mash.
    Tem sim e voce inclusive marcou a caixinha lá de "adjust sparge water". Porém, pelo que entendi nesse tempo pesquisando, não há tanta necessidade de corrigir os sais da água de sparge, e sim o pH. Ideal deixá-lo abaixo de 6. Nessa sua segunda imagem ai eu nao entendi muito bem o porque de estar marcando 9ml de ácido lático. Mas acho que é muita coisa!
    O ideal e ir gotejando e medindo o pH da água de sparge.. rapidinho pega o jeito se utilizar a mesma água.
    Essa receita ai ja foi brassada?

3. 8/7/19 #3

rafaelrick

rafaelrick

rafaelrick

Well-Known Member

Afiliado:
    10/6/13
    Curtidas Recebidas:
    42
    Obrigado pela resposta.

Quanto a corrigir os sais da água de lavagem, eu sei... inclusive fiz essa opção ali..

Porque não haveria tanta necessidade? São sais necessários para a cerveja final, não para a mosturação, né? Ou então colocaria todo o sal necessário na água de mostura?

A minha dúvida é exatamente sobre a correção do pH da água de lavagem.. na planilha não fala nada sobre isso, ou eu não entendi..

Fala sobre a correção da água de mostura com ácido lático, que não pode ser a mesma coisa... pois a água de mostura já é parcialmente corrigida pelos maltes..

Eu fiz essa receita.. corrigi os sais.. mas não tive coragem de corrigir o pH.. achei ácido lático demais..

Aos poucos vou aprendendo.. na próxima, quem sabe, corrijo o pH também..

4. 8/7/19 #4

Scaranello

Scaranello

Scaranello

Well-Known Member

Afiliado:
    19/9/13
    Curtidas Recebidas:
    91
    A adição de sais possuem duas finalidades. (1) Melhorar a eficiência da sacarificação (isso inclui ajuste no pH também feito pelo sais); (2) Melhorar sabor e estabilidade final.

Eu adiciono os sais no começo da mostura, antes de arriar o malte. Mas isso vai depender do sal que você utilizar. O carbonato de cálcio, por exemplo, não dissolve tão fácil.... vai pro fundo da panela facinho.

A água da lavagem vai ajudar a extrair o açúcar que já foi convertido na mostura. Você pode dividir os sais responsáveis por melhorar o sabor, por exemplo, e adicionar parte na água de lavagem. Como sempre, tudo depende!

Compartilhe esta Página