Ajuda com Controle de Temperatura - Inverno

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Lincoln1

Active Member
Joined
Sep 11, 2014
Messages
26
Reaction score
1
Bom dia amigos.

Comprei um extrato de malte da Coopers e vou iniciar a fermentação hoje a noite. O grande problema é que durante a noite as temperaturas caem muito, ficando abaixo dos 8 graus. Na parte da tarde não terei problemas, pois a temperatura bate os 20 graus e o tic17 vai manter pra mim nos 18 graus. Irei fermentar uma IPA. Usarei uma geladeira velha com tic17 e termostato colado na parede do balde na altura do líquido e com bastante isopor vedando o sensor.
O que os amigos mais experientes sugerem para que eu não tenha essa oscilação de temperatura tão grande durante a noite?

Desde já grato pela ajuda!
 
Bom dia,

Eu faço a ligação de aquecimento do tic em uma lâmpada fluorescente que fica dentro da geladeira.

Acaba gerando um pequeno efeito sanfona mas estabiliza a temperatura sem precisar preocupar.
 
Bom dia,

Eu faço a ligação de aquecimento do tic em uma lâmpada fluorescente que fica dentro da geladeira.

Acaba gerando um pequeno efeito sanfona mas estabiliza a temperatura sem precisar preocupar.

Esse efeito é normal em controladores que usam algoritmo de on/off. Estou fazendo uns ajustes no algoritmo do meu controlador (veja a assinatura...) pra tentar 'prever' o ponto ideal para desligar as cargas, mas nada pra esse ano. Tempo anda bem escasso aqui em casa ultimamente. :p

Pra contornar esse efeito e deixar a curva mais suave, eu mantenho a refrigeração e aquecimento na menor potência possível. Isso é um truque que pode ser aplicado em qualquer controlador, seja ele on/off ou PID.

Abraços.
 
Irei tentar dessa maneira então.
Obrigado amigos

Compre a lâmpada econômica com a menor potência que você encontrar.

Eu uso de 15W porque não acho mais de 7W.

Led é muito fraca, incadescente é muito forte.

Lembre-se que o objetivo não é aquecer mas sim oferecer resistência ao frio. :p

Abraços.
 
Esse efeito é normal em controladores que usam algoritmo de on/off. Estou fazendo uns ajustes no algoritmo do meu controlador (veja a assinatura...) pra tentar 'prever' o ponto ideal para desligar as cargas, mas nada pra esse ano. Tempo anda bem escasso aqui em casa ultimamente. :p

Pra contornar esse efeito e deixar a curva mais suave, eu mantenho a refrigeração e aquecimento na menor potência possível. Isso é um truque que pode ser aplicado em qualquer controlador, seja ele on/off ou PID.

Abraços.

Eu ia responder mas vi que você editou antes :)

Sim, lembrando que o TIC17 é de apenas um estágio, o que significa que ao desligar a geladeira, já liga a lâmpada, e vice-versa.

Na verdade eu falei que uso a "ligação de aquecimento" do TIC17, mas o buraco é mais embaixo: ele tem o NA (normalmente aberto) e NF (normalmente fechado), então a geladeira fica no NA e a lâmpada no NF. Quando a temperatura abaixa da configurada, a lâmpada liga e a geladeira desliga, quando aumenta ocorre o contrário.

Nunca usei um de dois estágios mas acredito que mesmo sendo on/off, esse efeito sanfona fique menor ainda, pois você pode configurar uma faixa onde nenhum dos dois fique ligado, enquanto que no TIC17 sempre um dos dois ficará ligado.
 
Eu iria deixar uma lampada economica ligada direto dentro da geladeira e setaria o tic17 para 18 graus no inicio da fermentação. Vocês dizem então que é possível ligar os dois ao mesmo tempo no tic17?
Da maneira que eu faria, apenas a geladeira estaria conecta no tic17.
 
Eu iria deixar uma lampada economica ligada direto dentro da geladeira e setaria o tic17 para 18 graus no inicio da fermentação. Vocês dizem então que é possível ligar os dois ao mesmo tempo no tic17?
Da maneira que eu faria, apenas a geladeira estaria conecta no tic17.

Sim, é possível, sua ligação está com uma tomada com um fio no 11 (relê NA, normalmente aberto) e outro no 7 (alimentação), e você liga a geladeira.

Basta fazer uma outra tomada com fios ligados no 7 (alimentação) e no 12 (relê NF, normalmente fechado) e ligar a lâmpada lá. Assim, a lâmpada vai ligar apenas quando a geladeira desligar.

tic17-lampada-geladeira.jpg
 
Certo.
Muito obrigado amigo. Dessa forma ficou muito mais claro para compreender a ligação no tic.
Grato a todos pela ajuda!
 
Mantendo o assunto, caso alguém tenha alguma experiência com termostato de dois estágios e possa relatar se vale realmente a pena trocar deste tipo de ligação (NA/NF) para um termostato que "oficialmente" suporte dois estágios e os motivos, acredito que venha a enriquecer o tópico.
 
Sim, é possível, sua ligação está com uma tomada com um fio no 11 (relê NA, normalmente aberto) e outro no 7 (alimentação), e você liga a geladeira.

Basta fazer uma outra tomada com fios ligados no 7 (alimentação) e no 12 (relê NF, normalmente fechado) e ligar a lâmpada lá. Assim, a lâmpada vai ligar apenas quando a geladeira desligar.

tic17-lampada-geladeira.jpg

Cara eu uso na geladeira o MT512E 2HP da Full Gauge. Sabe se também suporta outra ligação no NF? A ligação é parecida?

Valeu!
 
Eu liguei na Full Gauge e eles disseram que o MT512 não tem esse suporte NF-NA.

Então, comprei o MT518.. respondendo a pergunta do renatoat... ele é de dois estágios e eu setei ele como disseram mais acima... em resumo, preciso que a temperatura fique em torno de 18 graus... então, setei ele pra ligar a geladeira quando chega a 18,5 graus e desliga aos 18 e setei o outro estágio pra ligar uma lâmpada quando chegar a 17 graus. Então, só vai ligar a lâmpada nos dias mais frios, quando a temperatura baixa a 17. Entre 18 e 17, tudo desligado. Funciona perfeitamente!!!
 
Compre a lâmpada econômica com a menor potência que você encontrar.

Eu uso de 15W porque não acho mais de 7W.

Led é muito fraca, incadescente é muito forte.

Lembre-se que o objetivo não é aquecer mas sim oferecer resistência ao frio. :p

Abraços.

@jalexandre, como não sei nada sobre esses assuntos, vou perguntar =p Essas lâmpadas econômicas têm branco frio e branco morno. Alguma seria melhor do que a outra ou não faz a menor diferença? Valeu!
 
Recentemente comprei um controlador STC 1000. Ele tem duas funções interessantes, um valor de tolerância para trocar função (frio/quente), por padrão 0,5°C, e um tempo mínimo para religar, padrão 10min. Me passa atreve que assim há menos o tal efeito sanfona.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Pow, tenho sofrido com o mesmo problema com esse frio de SC, ainda bem que resolvi ler esse tópico! :)

Vou fazer essa "gambiarra" da lâmpada no Tic 17 também.
 
Qualquer uma serve. :)

Valeu! Para essas lâmpadas mais fracas nem preciso me preocupar com o alumínio, certo? Coloquei o alumínio e ficou tão fraco o aquecimento que nem aumentou a temperatura, aí tirei e vi que aumentou durante a madrugada.
 
Valeu! Para essas lâmpadas mais fracas nem preciso me preocupar com o alumínio, certo? Coloquei o alumínio e ficou tão fraco o aquecimento que nem aumentou a temperatura, aí tirei e vi que aumentou durante a madrugada.

Vi relatos aqui de gente que quase incendiou a casa com o alumínio:
http://www.homebrewtalk.com.br/showpost.php?p=5092994&postcount=23

E também de gente que derreteu o soquete da lâmpada:
http://www.homebrewtalk.com.br/showpost.php?p=5075274&postcount=5

Por segurança, eu uso um soquete de porcelana, não arriscaria uma lâmpada incandescente porque o calor é muito intenso (pode chegar a amolecer/derreter partes plásticas da geladeira) e, por fim, não usaria papel alumínio pelo risco de curto circuito caso entre em contato com o soquete.
 
Back
Top