Ajuda ... Beer Smith não calcula IBU correto !

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
???... Aqui já uso ele a uns 2 anos e tem dado um bom resultado... O que você quer dizer quando põe que "não calcula IBU corretamente"? Voce sabe que é preciso atualizar os parâmetros dos lúpulos sempre que compra de uma nova safra né?
 
???... Aqui já uso ele a uns 2 anos e tem dado um bom resultado... O que você quer dizer quando põe que "não calcula IBU corretamente"? Voce sabe que é preciso atualizar os parâmetros dos lúpulos sempre que compra de uma nova safra né?
Sei sim .... nas ferramentas ....mas sensorialmente o amargor tá furado ... sempre dá sensação de MENOS
 
Amargor é relativo. Se não tá dando o amargor que vc deseja, vale olhar a lupulagem em conjunto com o restante da receita.
 
Amargor é relativo. Se não tá dando o amargor que vc deseja, vale olhar a lupulagem em conjunto com o restante da receita.
90 % do que faço é IPA ...DIPA ....70 ...80 ...90 IBU .... adições em FWH e 40 min ... não consigo sentir tanto amargor que gostaria .... pode ser minhas papilas que estejam já queimadas ....rsrsrs
 
90 % do que faço é IPA ...DIPA ....70 ...80 ...90 IBU .... adições em FWH e 40 min ... não consigo sentir tanto amargor que gostaria .... pode ser minhas papilas que estejam já queimadas ....rsrsrs

Boa noite, @Barão Barone ! Cara, o beersmith estima o amargor perfeitamente. Posso te passar a equação amanhã se vc quiser calcular na mão.
Uma coisa que pode te ajudar, não sei se vc tá ligado já, mas é que não é o campo "IBU" que indica o quão amarga é a cerveja, e sim o campo "bitterness ratio".
É o que o @gabrielskin disse, amargor é relativo.
Tem até um gráfico disso.
1649287278637.png

Além disso, a percepção do amargor tbm muda muito com a relação sulfato x cloreto.
Abs.
 
Last edited:
IBU = U x P x A
..….......... V


U=valor de utilização
P= peso do lúpulo em mg
A= porcentagem de A.A em decimal
V= volume final em litros

Valor de utilização
1649334096203.png
 
Boa noite, @Barão Barone ! Cara, o beersmith estima o amargor perfeitamente. Posso te passar a equação amanhã se vc quiser calcular na mão.
Uma coisa que pode te ajudar, não sei se vc tá ligado já, mas é que não é o campo "IBU" que indica o quão amarga é a cerveja, e sim o campo "bitterness ratio".
É o que o @gabrielskin disse, amargor é relativo.
Tem até um gráfico disso.
View attachment 128283
Além disso, a percepção do amargor tbm muda muito com a relação sulfato x cloreto.
Abs.
Alem disso tem a relação de cloreto/sulfato que muda a percepção do amargor
 
Boa noite, @Barão Barone ! Cara, o beersmith estima o amargor perfeitamente. Posso te passar a equação amanhã se vc quiser calcular na mão.
Uma coisa que pode te ajudar, não sei se vc tá ligado já, mas é que não é o campo "IBU" que indica o quão amarga é a cerveja, e sim o campo "bitterness ratio".
É o que o @gabrielskin disse, amargor é relativo.
Tem até um gráfico disso.
View attachment 128283
Além disso, a percepção do amargor tbm muda muito com a relação sulfato x cloreto.
Abs.
Obrigado ... conheço essa tabela .. minha relação é 4 : 1
 
Obrigado .... conheço esses cálculos também
Kkkkk Ué?! Kkkkkk Então queimou as papila mesmo, mano! Kkkk Tenta uma reabilitação, ficar um tempo longe do lúpulo... Kkkk
Que pra não sentir 90IBU tu deve estar suando lúpulo. Tá igual um frasco de dupappi! Kkkkk
 
Obrigado pelas respostas confrades ... conheço essas tabelas e cálculos e corrijo a minha água em 4:1 , acho que perdi a sensibilidade depois que tive Covid , apesar que já faz 14 meses ...não sei
Alem disso tem a relação de cloreto/sulfato que muda a percepção do amargor
 
Sem nenhuma evidência científica pra respaldar minha afirmação, percebo claramente que o hábito reduz a percepção. É como reduzir o café do açúcar , horrível no primeiro dia, normal na 2a semana... Ou beber whisky (em termos de percepção de álcool) , muito forte no primeiro dia... e sabemos como desce após alguns anos.
Me lembro da primeira vez que tomei a Dead Pony Club , talvez minha primeira cerveja realmente amarga. Hoje eu poderia usá-la de colírio.

Outra coisa, já vi pesquisas científicas que defendem que a percepção sensorial (inclusive para outros aspectos além do amargor) se reduze conforme a idade avança. Em tempo, não estou chamando ninguém de velho, alias, devo ser mais velho que a maioria por aqui...rs
 
Sem nenhuma evidência científica pra respaldar minha afirmação, percebo claramente que o hábito reduz a percepção. É como reduzir o café do açúcar , horrível no primeiro dia, normal na 2a semana... Ou beber whisky (em termos de percepção de álcool) , muito forte no primeiro dia... e sabemos como desce após alguns anos.
Me lembro da primeira vez que tomei a Dead Pony Club , talvez minha primeira cerveja realmente amarga. Hoje eu poderia usá-la de colírio.

Outra coisa, já vi pesquisas científicas que defendem que a percepção sensorial (inclusive para outros aspectos além do amargor) se reduze conforme a idade avança. Em tempo, não estou chamando ninguém de velho, alias, devo ser mais velho que a maioria por aqui...rs
Velho amargurado - pessoa que perdeu a percepção do lúpulo com a idade. Kkkkkk desculpa.
 
Uso BS 2 a 3 anos e sempre funcionou comigo. Bate todas as informações que o software da com o visual e demais características na cerveja quando pronta.
legal, eu trabalho com um espectrofotometro e a o valor da cor passa longe dos valores apresentados em uma das receitas o BS e BF calcularam uma cor de 35 ebc e quando fiz a analise deu 18, mas a cerveja pronta ficou mto parecida com a cor apresentada pelo BS
 
legal, eu trabalho com um espectrofotometro e a o valor da cor passa longe dos valores apresentados em uma das receitas o BS e BF calcularam uma cor de 35 ebc e quando fiz a analise deu 18, mas a cerveja pronta ficou mto parecida com a cor apresentada pelo BS
O lance é que o beersmith estima esse tipo de coisa baseado nos números que a gente insere, mas inúmeras variáveis de processo podem interferir no resultado. Vc planeja uma coisa na receita, mas na hora de executar são outros 500. Olhei aqui algumas análises e em uma o BS estimou 7,7 EBC e o espectrofotômetro mediu 12,3. Em outra estimou 5,9 e na análise foi medido 9,1.
 
Sem nenhuma evidência científica pra respaldar minha afirmação, percebo claramente que o hábito reduz a percepção. É como reduzir o café do açúcar , horrível no primeiro dia, normal na 2a semana... Ou beber whisky (em termos de percepção de álcool) , muito forte no primeiro dia... e sabemos como desce após alguns anos.
Me lembro da primeira vez que tomei a Dead Pony Club , talvez minha primeira cerveja realmente amarga. Hoje eu poderia usá-la de colírio.

Outra coisa, já vi pesquisas científicas que defendem que a percepção sensorial (inclusive para outros aspectos além do amargor) se reduze conforme a idade avança. Em tempo, não estou chamando ninguém de velho, alias, devo ser mais velho que a maioria por aqui...rs
KKKKKKKKKKKK.......Acho que acertou Persevalli ... tô na faixa dos seesenta ....
 
legal, eu trabalho com um espectrofotometro e a o valor da cor passa longe dos valores apresentados em uma das receitas o BS e BF calcularam uma cor de 35 ebc e quando fiz a analise deu 18, mas a cerveja pronta ficou mto parecida com a cor apresentada pelo BS
Claro que o BS estima os parâmetros. Mas há variação, mesmo que pequena, nos insumos que podem alterar características da cerveja. Nunca vai ser 100% tudo correto no produto final com o que o BS calculou. Mas ele já mostra o que você pode esperar da cerveja.
 
Claro que o BS estima os parâmetros. Mas há variação, mesmo que pequena, nos insumos que podem alterar características da cerveja. Nunca vai ser 100% tudo correto no produto final com o que o BS calculou. Mas ele já mostra o que você pode esperar da cerveja.
Cara, dependendo da marca nem é tão pequena, hein?!... Mas os insumos cervejeiros passam por análise. O ideal é inserir as informações das análises de cada lote, toda vez que for Brassar. O brewshop tem acesso a isso mole.
Senão a repetibilidade fica bem prejudicada mesmo.
 
Back
Top