Airlock sem movimento

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

jdeiro

Well-Known Member
Joined
Jun 15, 2013
Messages
81
Reaction score
12
Caros,

Antes de mais nada, agradeço a criação do espaço, já estava na hora de termos um fórum brasileiro sobre homebrew.

Ontem brassei minha segunda leva, uma American Pilsen com kit de extrato de malte da Alquimia.

Tudo correu bem, mas tive um pequeno contratempo: esqueci de sanitizar o recipiente onde ativaria o fermento e, por isso, acabei ativando em um pote de vidro apenas lavado.

Tudo feito, mosto resfriado, medi o OG e deu 1040, sendo que o esperado pelo fabricante era de 1045. Tudo certo, eu acho.

Coloquei no fermentador, misturei a levedura e lacrei (batendo MUITO na tampa, que ficou bem fechada). Botei no freezer, setei o termostato para 7.5 graus e selei o airlock.

O problema é que não vejo atividade no airlock, com mais de 12 horas. O líquido foi todo para um dos lados, como se houvesse pressão para entrar ar e não para sair.

Na minha primeira leva, também não vi atividade, mas isso foi em razão de problemas na tampa, que fizeram o ar escapar pelas frestas.

O que acham? É o mesmo problema?

Quando posso retirar uma amostra para medir a FG?

Abs
 
Bom, vamos lá...

A questão de não ter sanitizado o recipiente poderia ser um problema, mas não quer dizer que o fermento realmente foi contaminado. Tenha esperança.

A OG está dentro do esperado, sem problemas.

A pergunta agora é, você está fazendo uma Lager? Se for uma lager realmente fermentaria nessa temperatura, porém até onde eu sei a fermentação de lager demora bem mais para começar.
Se o fermento é Ale aí está o seu problema a temperatura está muito baixa.

Se for lager eu daria mais um ou dois dias e aí faria uma medição da FG. Só lembrando, a falta de atividade do airlock não quer dizer absolutamente nada. Mesmo sem atividade é possível que a cerveja esteja fermentando normalmente. O que vai te garantir se a fermentação está acontecendo ou não é a medição da FG mesmo.

Abraços
 
Aguarde mais um tempo, e então abra o fermentador pra dar uma olhada e ver se criou espuma. Se criou.. está fermentando, e possivelmente teu fermentador está com problema de vedação.

No entanto, eu não usaria os kits desse fabricante.

Abraço!
 
Valeu, tiro um FG na terça então.

Comprei os kits lá pq foi onde consegui o melhor preço nos equipamentos. Onde recomendam comprar? Quero fazer uma dubbel na próxima leva e pensei em pegar o kit da Turma.
 
Boa noite,

líquido de um lado como se fosse entrar ar no fermentador eu nunca vi. Se estiver parado, pode ser realmente a vedação do balde.

Amostra para medir a FG pode ser retirada sempre que necessário, mas se não tiver refratômetro vai perder muita cerveja. Deixa para tirar amostra lá pelo 5º dia.
 
Do ar entrando deve ser a diferença de pressão, se vc colocou o mosto numa temperatura maior do que a do freezer o mosto vai esfriando e "encolhendo", cria pressão negativa e entra ar. Baldes costumam dar esses problemas de vazamento na tampa, eu prefiro bombonas da agua pra fazer 18L ou aquelas bombonas retangulares pra fazer mais...
abraço
 
Valeu, tiro um FG na terça então.

Comprei os kits lá pq foi onde consegui o melhor preço nos equipamentos. Onde recomendam comprar? Quero fazer uma dubbel na próxima leva e pensei em pegar o kit da Turma.

Sem sombra de dúvida:

http://www.weconsultoria.com.br/

Em relação à inatividade, não é de se estranhar (ainda mais se tratando de Lager)
 
Tirei hoje para fazer um FG e não deu nenhuma mudança, baixou de 1045 para 1039. Provei a cerveja e está ainda muito doce.

Estou marcando o termostato para 12°, mas suponho que a temperatura do líquido fique acima disso. Devo setar mais baixo, talvez? Lembro que é o fermento S23.

Abs
 
Quatro dias para lager é pouco tempo, ainda mais na temperatura que tu está fermentando. Mas de qualquer forma, parece que a atenuação foi muito baixa (1,040 para 1,039).
O air-lock acusou fermentação?
Qual foi a temperatura de inoculação?
Qual o volume do lote e quanto fermento tu inoculou?
 
Não vi bolhas, mas o líquido do airlock antes estava todo para a direita e, agora, foi para a esquerda.

Inoculei o fermento a 24 graus, sendo que o fermento estava mais frio do que isso, pois estava na geladeira.

São 20l e usei um pacote, como enviado pelo fabricante.

Qual temperatura devo setar no termostato?

Abs
 
Para uma lager, o fabricante recomenda entre 8 e 12 g de fermento para 10 l de mosto.
Eu acredito que, se o fermento estiver em boas condições, 1 pacote (11 g) pode dar conta do serviço, mas o processo vai ser mais lento.
Nunca comprei deste fornecedor, mas já vi comentários de que o fermento dos kits teria vindo fora da embalagem original, se foi o teu caso, eu suspeitaria, tanto da conservação do mesmo, quanto da quantidade.
 
Sim, de fato veio fora da embalagem.

Vou esperar até o fim da semana então. Vc acha que vale mudar a temperatura ou deixo em 12 mesmo?
 
Bem estranho, baixar de 1040 para 1039 mal dá para considerar como atenuação.

Eu hidrataria mais um pct de fermento (confiável) e jogaria no fermentador.

Daria para baixar um pouco a temperatura (tipo 8C e 9C), mas duvido que seja este o problema.
 
Valeu, pessoal, comprarei mais fermento na sexta então. Dou noticias semana que vem.

Abs
 
Atualizando, hidratei e inoculei um pacote de S23 na sexta. De acordo com informações do fabricante, a temperatura ideal é entre 12 e 15, então setei o termostato a 13C.

Terça-feira, com 5 dias de atividade, tiro para ver se atenuou.

EDIT: Acabo de ver atividade no airlock!!! Primeira vez que isso acontece, fiquei até arrepiado, rsrs. Parece que vai dar certo então!! Obrigado a todos!

Aguardem notícias!

Abs
 
Ontem já tinha baixado para 1030 e ainda vejo atividade.

Será que chega aos 1010?
 
É possível.
Fermentação exige paciência. Tem que dar tempo para os bichinhos fazerem o seu trabalho.
Como tu está fazendo a leitura (densímetro ou refratômetro)?
Caso esteja usando refratômetro, aplicou a correção?
 
De uma olhada para ver se esta espumando, se não estiver manda mais um pacote de fermento para dentro! O que não pode é perder a breja, hehe!:D
 
Estou usando um densímetro e, com a temperatura que está, acho que não precisa de correção, né?

Ontem tirei outra amostra e estava em 1025. Provei e a doçura já foi embora. Suponho que seja difícil baixar muito mais que isso, mas vou continuar tirando amostras diariamente (o que se gasta de cerveja nisso, hein?), até estabilizar de um dia pro outro.

A aeração se deu pela simples trasfagação da panela de fervura para o fermentador, que foi feita pela torneira da panela, sem mangueira. Pelo que o Palmer diz, isso já deve ser suficiente, não?

Andei lendo por aí sobre lagering e tem uns sites que falam em subir a temperatura antes da maturação, pra fazer o descanso de diacetil. Vocês acham importante ou mando pra 0ºC assim que estabilizar a FG?

Abs
 
Correção não, mas tem que eliminar o CO2 da amostra para uma leitura mais acurada.
Eu não costumo ficar verificando a densidade. Normalmente só faço isto na hora de engarrafar.
Na lager a fermentação é mais lenta, então paciência é indispensável. Tem que esperar o processo terminar. Eu espero pelo menos 2 semanas para fermentação, elevo a temperatura e mais 1 semana antes de baixar a temperatura para maturação (pelo menos mais 30 dias). Para ales normalmente não faço trasfega mas na lager, devido ao tempo prolongado, alguns dias após baixar a temperatura eu separo a cerveja do fermento.
 
Sinceramente? Fiz essa leva de um extrato que estava há dois meses na geladeira, então não estou esperando grande coisa (se ficar melhor que a Devassa Bem Loura, tá no lucro).

Vou deixar mais alguns dias e testar no fim de semana, se estiver em torno de 1015, já mando pro descanso (de uns 3 dias) e mais 3 dias de maturação, engarrafando no outro fim de semana.

Estou ansioso pra fazer minha primeira IPA all grain, hehe

Uma coisa é certa: lager de novo, só quando tiver estrutura pra fermentar levas simultâneas.

Abs
 
Cara, é muito difícil restartar uma fermentação parada e você conseguiu até um certo ponto. Com certeza essa não é a cerveja ideal, mas com certeza serviu de aprendizado para outras. Não fica fazendo medições com densímetro, gastando cerveja a toa a cada medida esperando que caia bastante a FG. Observe a atividade do fermentador, se sair uma bolha a cada 1min, pode-se dizer que a fermentação acabou (ou neste caso parou de novo).

Matura por umas 2 semanas, engarrafa e manda pra dentro. A cerveja caseira muito ruim ainda é muito melhor do que a Devassa que você mencionou.

Cuidado se for engarrafar, sugiro usar garrafa PET para evitar explosões perigosas. Mesmo restando açucar na cerva pode ser necessário fazer um pequeno priming. Aperta a PET e vai monitorando se está voltando ao normal e ficando rigida, eventualmente vc pode aliviar a pressão se achar que está muito carbonatada.
 
Bom, conferi hoje de manhã e o airlock ainda está ativo, com bolhas a cada 20-30 segundos.

Vou deixar até amanhã e mando pra maturação. Já me conformei em brassar minha IPA só no dia 13.
 
Bom, conferi hoje de manhã e o airlock ainda está ativo, com bolhas a cada 20-30 segundos.

Vou deixar até amanhã e mando pra maturação. Já me conformei em brassar minha IPA só no dia 13.

Nessa época do ano eu costumo fermentar fora da geladeira, pois tenho em casa um ambiente que varia muito pouco a temperatura. Se tiver um lugar assim em casa, com temperatura na faixa de 18-22°C, pode mandar ver na IPA. Pode ser que ela fique um pouco mais esterificada, mas nada anormal.
 
Aqui no RJ é impossível conseguir menos de 24ºC...
 
Bom, conferi hoje de manhã e o airlock ainda está ativo, com bolhas a cada 20-30 segundos.

Vou deixar até amanhã e mando pra maturação. Já me conformei em brassar minha IPA só no dia 13.

Não faz isso. A fermentação ainda está acontecendo, por que interrompê-la?

Fermentação é algo que requer paciência, ainda mais de Lager.
 
Dando um report pra galera, o airlock finalmente parou ontem.

Subi a temperatura pra 15.5º e vou deixar assim até hoje de noite, quando baixarei pra 0ºC para maturar.

Abs
 
Amigo, o meu líquido também foi todo para o lado direito, sabe o que pode ser?

Edit: ele em um momento ficou desnivelado, com o nível menor no lado direito, agora está desnivelado com o lado direito maior. E em nenhum momento houve sinal de movimento no airlock. Minha brassagem foi no sábado, inoculei o fermento e coloquei no mosto a 35°C (estou achando que matei o fermento). Pode ter sido esse o problema?? E se for, eu posso inocular novamento outro fermento, abrir o fermentador e colocar lá com a temperatura próxima a 20°C?
 
Galera estou na minha segunda brassagem. Nas duas brassagem vi que o airlock no teve taaanta movimentação (mesmo sabendo que airlock nao é Densimetro) mas vejo alguns videos de uma galera que cozinha e o airlock funciona com se fosse uma rajada de metralhadora. O meu solta um "peidinho" a cada 20 segundos mais ou menos. Seria pouca quantidade de levedura? Uso um pacote de 11.5g para 20l.
 
Galera estou na minha segunda brassagem. Nas duas brassagem vi que o airlock no teve taaanta movimentação (mesmo sabendo que airlock nao é Densimetro) mas vejo alguns videos de uma galera que cozinha e o airlock funciona com se fosse uma rajada de metralhadora. O meu solta um "peidinho" a cada 20 segundos mais ou menos. Seria pouca quantidade de levedura? Uso um pacote de 11.5g para 20l.
Qual o tipo do teu air lock?
O que faz borbulhar pouco:
- um grande head space(aliado com o próximo motivo)
- uma resistência na saída do ar (uso blow-off e se a mangueira ficar com a ponto mais de 5 cm abaixo da linha do líquido do borbulhador, não sai bolhas e o CO2 se incorpora na cerveja.
- o caso de 98% das vezes: vazamento no fermentador

P.S.:
Nunca é pouca levedura. Mesmo que tu colocar 3g para 20l vai fermentar. A levedura vai se multiplicar até conseguir ter uma quantidade de células para dar conta do recado. O problema é a quantidade de subprodutos desta multiplicação que vai trazer off-flavors e defeitos ao resultado final (é claro em uma visão grosseira).
 
Qual o tipo do teu air lock?
O que faz borbulhar pouco:
- um grande head space(aliado com o próximo motivo)
- uma resistência na saída do ar (uso blow-off e se a mangueira ficar com a ponto mais de 5 cm abaixo da linha do líquido do borbulhador, não sai bolhas e o CO2 se incorpora na cerveja.
- o caso de 98% das vezes: vazamento no fermentador

P.S.:
Nunca é pouca levedura. Mesmo que tu colocar 3g para 20l vai fermentar. A levedura vai se multiplicar até conseguir ter uma quantidade de células para dar conta do recado. O problema é a quantidade de subprodutos desta multiplicação que vai trazer off-flavors e defeitos ao resultado final (é claro em uma visão grosseira).
Jean, obg pela resposta.
Uso um de 3 peças. Tenho algo de headspace já que meu fermentador é de 30l e eu tenho 20l dentro. Uso uma chave pra fechar meu conico e creio que não seja problema de fechamento do feenrador pq coloca uma força absurda isso até me fode na hora de abrir por exemplo tanto para dh ou para envasar já que é quase impossível que o fermentador não se mova muito 3 acabo levantando mais sedimento para a breja. De todas as formas vejo o mosto atenuando e vejo algo de espuma já que ele é branco opaco mas me dá uma "tristeza" ver o airlock tão timido kkk
 
Jean, obg pela resposta.
Uso um de 3 peças. Tenho algo de headspace já que meu fermentador é de 30l e eu tenho 20l dentro. Uso uma chave pra fechar meu conico e creio que não seja problema de fechamento do feenrador pq coloca uma força absurda isso até me fode na hora de abrir por exemplo tanto para dh ou para envasar já que é quase impossível que o fermentador não se mova muito 3 acabo levantando mais sedimento para a breja. De todas as formas vejo o mosto atenuando e vejo algo de espuma já que ele é branco opaco mas me dá uma "tristeza" ver o airlock tão timido kkk
experimente usar uma mangueira em um copo/garrafa com água-iodofor/álcool, deixando uma lâmina de liquido de 1 a 2 cm no máximo. Se usar um blowoff, cuidado na hora do cold crash, pois tem que retirar a mangueira do líquido para que o fermentador não o sugue por conta da contração dos gases dentro do fermentador.
 
experimente usar uma mangueira em um copo/garrafa com água-iodofor/álcool, deixando uma lâmina de liquido de 1 a 2 cm no máximo. Se usar um blowoff, cuidado na hora do cold crash, pois tem que retirar a mangueira do líquido para que o fermentador não o sugue por conta da contração dos gases dentro do fermentador.
Vou provar na minha proxima brassagem!

Valew!
 
Aproveitando o tópico do airlock, estou na minha primeira brassagem, iniciante cheio de dúvidas, nos primeiros 2 dias o airlock estava trabalhando bastante. Fiquei feliz pois achei que estava nos passos certos. Não quis retirar cerveja no densímetro pelo fato de ter feito apenas 10 litros e irei tirar ao final da semana. Após 4 dias o airlock não está se movimentando, apenas quando mexo, logicamente pelo fato de mexer simplesmente. Li em alguns lugares para movimentar o balde fermentador para oxigenar. Fiz isso e estou aguardando movimentos, estava pensando em tirar a OG no sabado para verificar se fermentou o que tinha que fermentar. Quais suas opiniões?
 
Aproveitando o tópico do airlock, estou na minha primeira brassagem, iniciante cheio de dúvidas, nos primeiros 2 dias o airlock estava trabalhando bastante. Fiquei feliz pois achei que estava nos passos certos. Não quis retirar cerveja no densímetro pelo fato de ter feito apenas 10 litros e irei tirar ao final da semana. Após 4 dias o airlock não está se movimentando, apenas quando mexo, logicamente pelo fato de mexer simplesmente. Li em alguns lugares para movimentar o balde fermentador para oxigenar. Fiz isso e estou aguardando movimentos, estava pensando em tirar a OG no sabado para verificar se fermentou o que tinha que fermentar. Quais suas opiniões?
Bruno estou na minha 4ta brassagem mas acho que te sei responder. No 4to dia já é bem comum que o airlock já trabalhe bem menos. Na sminjas outras 3 brassagens do 4to dia em diante eu já não tinha mais diferença de FG. Vc disse OG mas acho que vc quis dizer FG já que a OG é a densidade do mosto antes de fermentar e a FG depois da fermentação. Veja a densidade só seu mosto e se tem 2 ou 3 dias sem nenhuma alteração, já passe pra secundária. Aos que tem mais experiência me diga de eu falei gula besteira.
Boa breja man
 
Bruno estou na minha 4ta brassagem mas acho que te sei responder. No 4to dia já é bem comum que o airlock já trabalhe bem menos. Na sminjas outras 3 brassagens do 4to dia em diante eu já não tinha mais diferença de FG. Vc disse OG mas acho que vc quis dizer FG já que a OG é a densidade do mosto antes de fermentar e a FG depois da fermentação. Veja a densidade só seu mosto e se tem 2 ou 3 dias sem nenhuma alteração, já passe pra secundária. Aos que tem mais experiência me diga de eu falei gula besteira.
Boa breja man

Era a FG mesmo, desculpe. Vou acompanhar, caso não tenha mais movimento até sábado vou pro próximo passo!
 
Era a FG mesmo, desculpe. Vou acompanhar, caso não tenha mais movimento até sábado vou pro próximo passo!
Bruno não use o não movimento como parâmetro para saber se sua primaria finalizou. Como todos dizem, airlock não é Densimetro. Deixe de sofrer e perca 200ml em duas medições pelo menos kkkkk
 
Bruno não use o não movimento como parâmetro para saber se sua primaria finalizou. Como todos dizem, airlock não é Densimetro. Deixe de sofrer e perca 200ml em duas medições pelo menos kkkkk

hahaha tem razão. Airlock nao eh densimetro
 
Back
Top