Airlock sem movimento

Discussão em 'Iniciantes' iniciado por jdeiro, 15/6/13.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 26/6/13 #21

jdeiro

jdeiro

jdeiro

Well-Known Member

Afiliado:
    15/6/13
    Curtidas Recebidas:
    10
    Estou usando um densímetro e, com a temperatura que está, acho que não precisa de correção, né?

Ontem tirei outra amostra e estava em 1025. Provei e a doçura já foi embora. Suponho que seja difícil baixar muito mais que isso, mas vou continuar tirando amostras diariamente (o que se gasta de cerveja nisso, hein?), até estabilizar de um dia pro outro.

A aeração se deu pela simples trasfagação da panela de fervura para o fermentador, que foi feita pela torneira da panela, sem mangueira. Pelo que o Palmer diz, isso já deve ser suficiente, não?

Andei lendo por aí sobre lagering e tem uns sites que falam em subir a temperatura antes da maturação, pra fazer o descanso de diacetil. Vocês acham importante ou mando pra 0ºC assim que estabilizar a FG?

Abs

2. 26/6/13 #22

zerosa

zerosa

zerosa

Well-Known Member

Afiliado:
    10/6/13
    Curtidas Recebidas:
    225
    Correção não, mas tem que eliminar o CO2 da amostra para uma leitura mais acurada.
    Eu não costumo ficar verificando a densidade. Normalmente só faço isto na hora de engarrafar.
    Na lager a fermentação é mais lenta, então paciência é indispensável. Tem que esperar o processo terminar. Eu espero pelo menos 2 semanas para fermentação, elevo a temperatura e mais 1 semana antes de baixar a temperatura para maturação (pelo menos mais 30 dias). Para ales normalmente não faço trasfega mas na lager, devido ao tempo prolongado, alguns dias após baixar a temperatura eu separo a cerveja do fermento.

paulo curtiu isso.
  3. 26/6/13 #23

jdeiro

jdeiro

jdeiro

Well-Known Member

Afiliado:
    15/6/13
    Curtidas Recebidas:
    10
    Sinceramente? Fiz essa leva de um extrato que estava há dois meses na geladeira, então não estou esperando grande coisa (se ficar melhor que a Devassa Bem Loura, tá no lucro).

Vou deixar mais alguns dias e testar no fim de semana, se estiver em torno de 1015, já mando pro descanso (de uns 3 dias) e mais 3 dias de maturação, engarrafando no outro fim de semana.

Estou ansioso pra fazer minha primeira IPA all grain, hehe

Uma coisa é certa: lager de novo, só quando tiver estrutura pra fermentar levas simultâneas.

Abs

4. 27/6/13 #24

Leandro_Noel

Leandro_Noel

Leandro_Noel

Member

Afiliado:
    17/6/13
    Curtidas Recebidas:
    6
    Cara, é muito difícil restartar uma fermentação parada e você conseguiu até um certo ponto. Com certeza essa não é a cerveja ideal, mas com certeza serviu de aprendizado para outras. Não fica fazendo medições com densímetro, gastando cerveja a toa a cada medida esperando que caia bastante a FG. Observe a atividade do fermentador, se sair uma bolha a cada 1min, pode-se dizer que a fermentação acabou (ou neste caso parou de novo).

Matura por umas 2 semanas, engarrafa e manda pra dentro. A cerveja caseira muito ruim ainda é muito melhor do que a Devassa que você mencionou.

Cuidado se for engarrafar, sugiro usar garrafa PET para evitar explosões perigosas. Mesmo restando açucar na cerva pode ser necessário fazer um pequeno priming. Aperta a PET e vai monitorando se está voltando ao normal e ficando rigida, eventualmente vc pode aliviar a pressão se achar que está muito carbonatada.

5. 27/6/13 #25

jdeiro

jdeiro

jdeiro

Well-Known Member

Afiliado:
    15/6/13
    Curtidas Recebidas:
    10
    Bom, conferi hoje de manhã e o airlock ainda está ativo, com bolhas a cada 20-30 segundos.

Vou deixar até amanhã e mando pra maturação. Já me conformei em brassar minha IPA só no dia 13.

6. 27/6/13 #26

Leandro_Noel

Leandro_Noel

Leandro_Noel

Member

Afiliado:
    17/6/13
    Curtidas Recebidas:
    6
    Nessa época do ano eu costumo fermentar fora da geladeira, pois tenho em casa um ambiente que varia muito pouco a temperatura. Se tiver um lugar assim em casa, com temperatura na faixa de 18-22°C, pode mandar ver na IPA. Pode ser que ela fique um pouco mais esterificada, mas nada anormal.

7. 27/6/13 #27

jdeiro

jdeiro

jdeiro

Well-Known Member

Afiliado:
    15/6/13
    Curtidas Recebidas:
    10
    Aqui no RJ é impossível conseguir menos de 24ºC...

8. 28/6/13 #28

WagnerSarmento

WagnerSarmento

WagnerSarmento

Active Member

Afiliado:
    13/6/13
    Curtidas Recebidas:
    10
    Não faz isso. A fermentação ainda está acontecendo, por que interrompê-la?

Fermentação é algo que requer paciência, ainda mais de Lager.

9. 1/7/13 #29

jdeiro

jdeiro

jdeiro

Well-Known Member

Afiliado:
    15/6/13
    Curtidas Recebidas:
    10
    Dando um report pra galera, o airlock finalmente parou ontem.

Subi a temperatura pra 15.5º e vou deixar assim até hoje de noite, quando baixarei pra 0ºC para maturar.

Abs

10. 4/3/18 #30

Rodrigogualb

Rodrigogualb

Rodrigogualb

Member

Afiliado:
    24/1/18
    Curtidas Recebidas:
    2
    Amigo, o meu líquido também foi todo para o lado direito, sabe o que pode ser?

Edit: ele em um momento ficou desnivelado, com o nível menor no lado direito, agora está desnivelado com o lado direito maior. E em nenhum momento houve sinal de movimento no airlock. Minha brassagem foi no sábado, inoculei o fermento e coloquei no mosto a 35°C (estou achando que matei o fermento). Pode ter sido esse o problema?? E se for, eu posso inocular novamento outro fermento, abrir o fermentador e colocar lá com a temperatura próxima a 20°C?

11. 6/12/18 #31

Gustavo Lago

Gustavo Lago

Gustavo Lago

Active Member

Afiliado:
    20/11/18
    Curtidas Recebidas:
    12
    Galera estou na minha segunda brassagem. Nas duas brassagem vi que o airlock no teve taaanta movimentação (mesmo sabendo que airlock nao é Densimetro) mas vejo alguns videos de uma galera que cozinha e o airlock funciona com se fosse uma rajada de metralhadora. O meu solta um "peidinho" a cada 20 segundos mais ou menos. Seria pouca quantidade de levedura? Uso um pacote de 11.5g para 20l.

12. 6/12/18 #32

jeanpaullopes

jeanpaullopes

jeanpaullopes

Well-Known Member

Afiliado:
    17/5/16
    Curtidas Recebidas:
    517
    Qual o tipo do teu air lock?
    O que faz borbulhar pouco:
    - um grande head space(aliado com o próximo motivo)
    - uma resistência na saída do ar (uso blow-off e se a mangueira ficar com a ponto mais de 5 cm abaixo da linha do líquido do borbulhador, não sai bolhas e o CO2 se incorpora na cerveja.
    - o caso de 98% das vezes: vazamento no fermentador

P.S.:
    Nunca é pouca levedura. Mesmo que tu colocar 3g para 20l vai fermentar. A levedura vai se multiplicar até conseguir ter uma quantidade de células para dar conta do recado. O problema é a quantidade de subprodutos desta multiplicação que vai trazer off-flavors e defeitos ao resultado final (é claro em uma visão grosseira).

Gustavo Lago curtiu isso.
  13. 6/12/18 #33

Gustavo Lago

Gustavo Lago

Gustavo Lago

Active Member

Afiliado:
    20/11/18
    Curtidas Recebidas:
    12
    Jean, obg pela resposta.
    Uso um de 3 peças. Tenho algo de headspace já que meu fermentador é de 30l e eu tenho 20l dentro. Uso uma chave pra fechar meu conico e creio que não seja problema de fechamento do feenrador pq coloca uma força absurda isso até me fode na hora de abrir por exemplo tanto para dh ou para envasar já que é quase impossível que o fermentador não se mova muito 3 acabo levantando mais sedimento para a breja. De todas as formas vejo o mosto atenuando e vejo algo de espuma já que ele é branco opaco mas me dá uma "tristeza" ver o airlock tão timido kkk

14. 6/12/18 #34

jeanpaullopes

jeanpaullopes

jeanpaullopes

Well-Known Member

Afiliado:
    17/5/16
    Curtidas Recebidas:
    517
    experimente usar uma mangueira em um copo/garrafa com água-iodofor/álcool, deixando uma lâmina de liquido de 1 a 2 cm no máximo. Se usar um blowoff, cuidado na hora do cold crash, pois tem que retirar a mangueira do líquido para que o fermentador não o sugue por conta da contração dos gases dentro do fermentador.

Gustavo Lago curtiu isso.
  15. 6/12/18 #35

Gustavo Lago

Gustavo Lago

Gustavo Lago

Active Member

Afiliado:
    20/11/18
    Curtidas Recebidas:
    12
    Vou provar na minha proxima brassagem!

Valew!