Air-lock, medição da densidade e controle de temperatura

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

pinduuca

New Member
Joined
Jul 4, 2019
Messages
2
Reaction score
0
Location
Santa Catarina
Boa tarde pessoal,

há uns meses venho estudando arte do homebrew até que no sábado que passou fiz minha primeira brassagem, como sou iniciante optei por comprar um kit e seguir a receita, uma pale ale de 20l, segui as instruções da mesma, sem nenhum imprevisto até o momento da fermentação.
Vi várias postagens aqui em relação a não atividade no air-lock, relutei bastante nesse assunto antes de postar minha dúvida, porém não consegui assemelhar com o meu cenário, que foi: hidratei e inoculei o fermento (na temperatura indicada) mais ou menos 18h do sábado, no domingo de manhã por voltas das 9h fui conferir e o air-lock estava borbulhando, porém no fim do dia fui novamente conferir e o mesmo não estava mais borbulhando e segue nesse cenário até hoje ao meio-dia, quando conferi novamente.

Essas são as minhas dúvidas:
  1. é comum esse cenário do air-lock borbulhar e parar num curto período de tempo? li bastante a respeito que atividade ou não no air-lock não é um indicativo 100% da fermentação estar ocorrendo ou não;
  2. tenho um auto sifão, devo utilizá-lo para retirar amostras pra conferência de densidade ou vou pela torneira mesmo?
  3. meu fermentador tem poço térmico, estou utilizando o controlador de temperatura tic-17, inicialmente setado em 20ºC conforme indicado na receita, porém a temperatura hoje ao meio dia estava em 18ºC, devo me preocupar com essa diferença?
Obrigado.
 
Olá Pinduuca,

Não é usual o Airlock que já começou a borbulhar, parar de fazê-lo tão cedo.
Normalmente isso acontece depois de 24h / 36h, porém primeiro ocorre a desaceleração antes de parar totalmente (ou virar algo como 1 por minuto).

Seu headspace é muito grande?
Aposto em problemas de vedação, principalmente se for balde (em bombona é mais raro).

Pode acompanhar retirando amostras pela torneira e , claro, descartando-a (ou bebendo-a...) após a medição.

Abs

Persevalli
 
Salve! Então... o confrade Persevalli já disse tudo! Tens que observar se a frequência das bolhas diminuiu ou parou. No começo é esperado que a intensidade seja maior e vai diminuindo com o tempo. Verifica também a vedação do fermentador (tampa) e das borrachas do airlock e do poço termométrico.
Agora em relação ao TIC 17 provavelmente falta configurar o histeresse que, de forma simplificada, é a margem pra mais ou pra menos que o controlador tolera antes de ativar ou desativar o compressor da geladeira, geralmente se usa 0.5 C°, dá uma lida no manual. Acertando essa configuração vais conseguir controlar melhor as temperaturas que quiser usar. ;)
 
E tem outra coisa. Qual fermento estás utilizando? Começar a fermentação com 20C° é uma temperatura "um pouco" elevada pra maioria deles...
 
E tem outra coisa. Qual fermento estás utilizando? Começar a fermentação com 20C° é uma temperatura "um pouco" elevada pra maioria deles...

Aproveitando, é até uma dúvida que tive. Também estou com uma Pale Ale fermentando. Na receita fala que a fermentação primária seria na temperatura de 22°C. Achei bem alta, mas até então estou seguindo. A levedura é a US-05. Apesar de estar na faixa, essa temperatura seria ideal?
 
Dá uma lida nesses tópicos:
https://www.homebrewtalk.com.br/threads/se-você-é-um-iniciante-leia-isso-e-se-não-é-leia-e-contribua.404529/
https://www.homebrewtalk.com.br/threads/breve-explicação-sobre-fermentação-primária-secundária-maturação-etc.403851/
e na própria embalagem do fermento tem as faixas de trabalho, geralmente tem escrito assim:
Temperature range (temperatura de trabalho, numa tradução livre): 12C° - 25C°
Ideally (idealmente): 15 - 22C°
Portanto o ideal é você começar na temperatura de trabalho mais baixa nos primeiros dias (ex: 15C°) ir aumentando gradualmente até a secundária (ex:19C°) e se fizer primming termina em 22C°. Lembrando que esses exemplos podem ser um perfil de fermentação (eu particularmente já usei), mas não são uma regra ou verdade absoluta, é apenas um exemplo.
 
Last edited:
Back
Top