Air-lock, medição da densidade e controle de temperatura

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

pinduuca

New Member
Joined
Jul 4, 2019
Messages
2
Reaction score
0
Location
Santa Catarina
Boa tarde pessoal,

há uns meses venho estudando arte do homebrew até que no sábado que passou fiz minha primeira brassagem, como sou iniciante optei por comprar um kit e seguir a receita, uma pale ale de 20l, segui as instruções da mesma, sem nenhum imprevisto até o momento da fermentação.
Vi várias postagens aqui em relação a não atividade no air-lock, relutei bastante nesse assunto antes de postar minha dúvida, porém não consegui assemelhar com o meu cenário, que foi: hidratei e inoculei o fermento (na temperatura indicada) mais ou menos 18h do sábado, no domingo de manhã por voltas das 9h fui conferir e o air-lock estava borbulhando, porém no fim do dia fui novamente conferir e o mesmo não estava mais borbulhando e segue nesse cenário até hoje ao meio-dia, quando conferi novamente.

Essas são as minhas dúvidas:
  1. é comum esse cenário do air-lock borbulhar e parar num curto período de tempo? li bastante a respeito que atividade ou não no air-lock não é um indicativo 100% da fermentação estar ocorrendo ou não;
  2. tenho um auto sifão, devo utilizá-lo para retirar amostras pra conferência de densidade ou vou pela torneira mesmo?
  3. meu fermentador tem poço térmico, estou utilizando o controlador de temperatura tic-17, inicialmente setado em 20ºC conforme indicado na receita, porém a temperatura hoje ao meio dia estava em 18ºC, devo me preocupar com essa diferença?
Obrigado.
 
Olá Pinduuca,

Não é usual o Airlock que já começou a borbulhar, parar de fazê-lo tão cedo.