Agua da Brassagem

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Alexandre Guedes Batista

Well-Known Member
Joined
Aug 4, 2018
Messages
45
Reaction score
6
Location
Maringá - PR
Caros cervejeiros!

Vou fazer minha primeira brassagem e me indicaram uma cerveja de corpo mais leve, ibu em torno de 12 e graduação alcoólica na faixa de 5.
A recestá fala em 4 litros de água por kg de malte na mostura e uma relação de quase 3 l/kg na lavagem do bagaço.
Achei as proporções fora das usuais e me preocupa não trabalho uma boa conversão do amido na brassagem.
Gostaria de algumas opiniões a respeito,

Grande abraço!
 
Eu diria pra não se preocupar com isso agora. Eu, por exemplo, faço BIAB com toda a água já na mostura e nunca tive nenhum problema com conversão.
Na verdade, se for fazer BIAB, até te indicaria não fazer lavagem. Fará o processo ser bem mais simples e, nesse seu começo, isso te ajudará bastante.

E sobre o que te indicaram de receita. Eu já diria pra vc fazer oq vc gosta de beber...
 
Como é sua primeira brassagem, aconselho você utilizar a proporção de 3 litros/kg de malte na mostura e pra lavagem, utilizar 1,5 vezes a quantidade de agua usada na mostura. Fiz assim na minha primeira brassagem e foi sucesso :)

Depois que você já conhece a eficiência do seu equipamento fica mais intuitivo.
 
Back
Top