• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Agrokeg!! Vale a pena ou não?

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Afiliado
18/9/20
Buenas Indiada cervejeira!
O tal agrokeg vale a pena. Alguém chegou a fazer algum? Temos alguma experiência que possa ser compartilhada para o grupo?
Estou pensando seriamente em fazer um.

LEANDRO SATO

Member
Afiliado
29/11/18
É uma boa alternativa para quem não quer gastar em um post mix ou precisa de algum keg a mais. Eu tenho meus post mix e 2 agrokegs. Já me quebraram um galho quando os post estavam cheios. Gastei $80 em 2 kegs de 7l, cola tipo epóxi araldite e torneiras picnic. Os carbonators eu já tinha.

Sidneyjr

Active Member
Afiliado
30/1/19
Na minha humilde opinião, vale a pena sim, ainda mais se for um método pra iniciar com carbonatação forçada. Eu tenho 3 já, um de 10L igual ao que o Leandro do cerveja fácil ensina a fazer e 2 de 7L.
Pra mim que não tenho postmix e queria fazer carbonatação forçada sem investir muito foi, e é excelente. Lógico que adoraria ter um postmix de inox, com todas as conexões perfeitas e sem gambiarra, mas o custo total dos meus 3 agrokegs foi de 350~380 reais com os carbonators e torneiras picnic já, o que não compra nem um postmix de 19L.
Gostei muito dos agrokegs, e eles funcionam perfeitamente, já usei pra umas 7 levas, e não tive nenhum problema. Minha meta pro próximo ano é converter a saída deles pra ball lock também, e instalar duas torneiras na porta da geladeira pra evitar precisar ficar abrindo e conectando o CO2 toda hora.
O custo pra montar um varia muito, depende do volume do agrokeg, do tipo de carbonator que vai usar (pet ou inox) e se vai usar torneira picnic ou a que já vem nele. Pra montar um de 7L com carbonator pet e torneira picnic estimo entre 130 a 160 reais (depende do frete pro seu endereço).
Só pra deixar registrado os meus de 7 litros são da marca Palisad e o de 10 litros é Lynus. Os de 7 funcionam melhor como agrokeg, pois a mangueira de saída é mais fina, e vc consegue controlar melhor a questão da espuma, o Lynus é um pouco mais larga, costuma espumar bastante.

dimigobbo

Well-Known Member
Afiliado
12/12/14
Perguntei pq os preços daqueles growler keg estão muito bons. Mas não se compara a R$80,00.
Eu comprei um de 5L e tem me servido para aprender a carbonatar.
O bom do AgroKeg é que ele deve resfriar a cerveja mais rápido que o Growler, visto que a parede (em teoria) é mais fina (apesar do plásticos não ser tão bom para troca de calor).

Felipe de Mello

Active Member
Afiliado
26/3/19
Na minha opinião vale muito a pena, não me arrependo nem um pouco de ter feito o meu, apesar de não ter ficado tão barato. Sou bem enjoado então quis fazer com um pulverizador de polipropileno e com a tampa nesse modelo em especifico que fica facil de colocar o carbonator, o único que achei foi dessa marca Bremen, e ele era bem mais caro que a maioria. Além disso troquei a mangueira e pescador por mangueiras de silicone. Eu já tinha todas as peças, mas se considerar tudo o valor final fica em torno de 200 reais
54a718fe-c05a-442e-9a9f-5af613110989.jpg

Rodrigo Oliveira Elegda

Well-Known Member
Afiliado
1/2/20
Na minha humilde opinião, vale a pena sim, ainda mais se for um método pra iniciar com carbonatação forçada. Eu tenho 3 já, um de 10L igual ao que o Leandro do cerveja fácil ensina a fazer e 2 de 7L.
Pra mim que não tenho postmix e queria fazer carbonatação forçada sem investir muito foi, e é excelente. Lógico que adoraria ter um postmix de inox, com todas as conexões perfeitas e sem gambiarra, mas o custo total dos meus 3 agrokegs foi de 350~380 reais com os carbonators e torneiras picnic já, o que não compra nem um postmix de 19L.
Gostei muito dos agrokegs, e eles funcionam perfeitamente, já usei pra umas 7 levas, e não tive nenhum problema. Minha meta pro próximo ano é converter a saída deles pra ball lock também, e instalar duas torneiras na porta da geladeira pra evitar precisar ficar abrindo e conectando o CO2 toda hora.
O custo pra montar um varia muito, depende do volume do agrokeg, do tipo de carbonator que vai usar (pet ou inox) e se vai usar torneira picnic ou a que já vem nele. Pra montar um de 7L com carbonator pet e torneira picnic estimo entre 130 a 160 reais (depende do frete pro seu endereço).
Só pra deixar registrado os meus de 7 litros são da marca Palisad e o de 10 litros é Lynus. Os de 7 funcionam melhor como agrokeg, pois a mangueira de saída é mais fina, e vc consegue controlar melhor a questão da espuma, o Lynus é um pouco mais larga, costuma espumar bastante.
Então amigo, você usou a torneira do pulverizador mesmo, como fica o serviço?
Eu não cheguei experimentar ela.
Eu acho que vale a pena sim, príncipalmente pra começar na carbonatação forçada ou como uma opção mais portátil que o postmix.
Eu fiz com esse conector ballock na lateral, é um pouco difícil de segurar a porca de dentro, mas eu acho importante manter a válvula de segurança. Útil também para expurgar o oxigênio do headspace.

Attachments

dimigobbo

Well-Known Member
Afiliado
12/12/14
Na minha opinião vale muito a pena, não me arrependo nem um pouco de ter feito o meu, apesar de não ter ficado tão barato. Sou bem enjoado então quis fazer com um pulverizador de polipropileno e com a tampa nesse modelo em especifico que fica facil de colocar o carbonator, o único que achei foi dessa marca Bremen, e ele era bem mais caro que a maioria. Além disso troquei a mangueira e pescador por mangueiras de silicone. Eu já tinha todas as peças, mas se considerar tudo o valor final fica em torno de 200 reais
Ver anexo 125372
E esse pulverizador aí, é só tirar a parte da bomba da tampa e colocar o carbonator?

Felipe de Mello

Active Member
Afiliado
26/3/19
E esse pulverizador aí, é só tirar a parte da bomba da tampa e colocar o carbonator?
Eu não vou conseguir colocar fotos pq ele tá em uso, mas vou tentar explicar da melhor forma possível...
Eu desmontei a parte da bomba, o tubo externo tem que ficar pois ele que faz a vedação do fechamento da tampa, mas cortei um pedaço dele. Coloquei um disco de silicone fechando todo o fundo da parte interna da tampa, fiz um furo nele e passei uma boca de garrafa por dentro, com mais uns aneis pra dar a altura pra vedar e rosqueei o carbonator por fora. O tubo externo vem rosqueado por ultimo, o disco de silicone que faz a vedação dele, depois que ele foi cortado

Sidneyjr

Active Member
Afiliado
30/1/19
Então amigo, você usou a torneira do pulverizador mesmo, como fica o serviço?
Eu não cheguei experimentar ela.
Eu acho que vale a pena sim, príncipalmente pra começar na carbonatação forçada ou como uma opção mais portátil que o postmix.
Eu fiz com esse conector ballock na lateral, é um pouco difícil de segurar a porca de dentro, mas eu acho importante manter a válvula de segurança. Útil também para expurgar o oxigênio do headspace.
Não cheguei a usar a torneira que vem nele, logo troquei pela picnic, mas já vi uns 2 vídeos do pessoal desmontando a torneira e tirando a parte aspersora dela, pra aí sim conseguir usar com cerveja. Eu acabei nem considerando usar elas por conta da picnic ser barata, e as torneiras que vem no pulverizador geralmente tem uma trava pra deixar o fluxo aberto, e isso pode dar cagada na hora de servir.

guidpereira

Active Member
Afiliado
10/5/20
Tenho um e acho que vale MUITO a pena, principalmente para iniciantes na carbonatação forçada.
É óbvio que postmix/keg é muito mais prático e mais durável, mas se vc ainda não tá convencido do investimento ou tá com grana mais curta, vale muito a pena fazer um, ainda mais contando que pra começar na carbonatação forçada nao tem como fugir de ter o cilindro, reguladora e adaptadore

Eu comprei um pulverizador de 5L por R$49, e a picnic por R$19. Como já tinha carbonator e fiz gambiarra com uns pedaços de mangueira, saiu por R$60.
O único contra deles, na minha opinião, é que ocupam bastante espaço pelo formato meio ovalado nas extremidades.

taca pau!

Htaitson

Member
Afiliado
7/4/20
Ver anexo 125372
Olá, Felipe.
Estou pensando em fazer um para as "emergências".
Quais as vantagens do polipropileno em relação ao polietileno? Pelo que vi na internet ambos são apropriados para uso alimentício.
Depois quando der poderia juntar umas fotos dessa tampa? O acabamento ficou bem bom. Queria ver como fez.

Afiliado
17/12/18
Tb acho bem interessante o agrokeg, exatamente pelo preço, o problema esta em tirar o cheiro e o gosto que o polipropileno, ou a substância que neles são colocados…, já o deixei de molho vários dias com detergente, vinish, bicarbonato…, e sinto o gosto e cheiro do plástico, ou a graxa que veio nele.
Alguém conseguiu eliminar isso?

Felipe de Mello

Active Member
Afiliado
26/3/19
Olá, Felipe.
Estou pensando em fazer um para as "emergências".
Quais as vantagens do polipropileno em relação ao polietileno? Pelo que vi na internet ambos são apropriados para uso alimentício.
Depois quando der poderia juntar umas fotos dessa tampa? O acabamento ficou bem bom. Queria ver como fez.
Boa noite! Acredito que não tenha nenhuma vantagem, como não encontrei nenhum de polietileno fui no polipropileno mesmo. A maioria dos fabricantes não especifica de qual material é feito, de PP só encontrei o Lynus e o Bremen. Quando esvaziar farei as fotos sim

Tb acho bem interessante o agrokeg, exatamente pelo preço, o problema esta em tirar o cheiro e o gosto que o polipropileno, ou a substância que neles são colocados…, já o deixei de molho vários dias com detergente, vinish, bicarbonato…, e sinto o gosto e cheiro do plástico, ou a graxa que veio nele.
Alguém conseguiu eliminar isso?
Tem certeza que o seu é de polipropileno? Alguns tipo o Palisad são de plastico ABS...
O meu é de PP, não tinha cheiro nem quando novo

bruno_freitas1010

New Member
Afiliado
5/10/20
Eu comprei a 6 meses um de 10 litros da Lynus, e desmontei inteiro e lavei. Já deixei de molho no vanish, agua com detergente, soda, vinagre (foi oq tirou o cheiro mas foi temporário), álcool, deixei aberto semanas, deixei com agua e ia trocando... enfim, nada tirou o cheiro de plástico dele, o cheiro é forte e 1 dia com cerveja dentro já é suficiente para pegar sabor e cheiro de plástico. Alguém tem alguma dica?

Attachments

Afiliado
19/4/20
Eu comprei a 6 meses um de 10 litros da Lynus, e desmontei inteiro e lavei. Já deixei de molho no vanish, agua com detergente, soda, vinagre (foi oq tirou o cheiro mas foi temporário), álcool, deixei aberto semanas, deixei com agua e ia trocando... enfim, nada tirou o cheiro de plástico dele, o cheiro é forte e 1 dia com cerveja dentro já é suficiente para pegar sabor e cheiro de plástico. Alguém tem alguma dica?
Eu tive exatamente o mesmo problema. Lavei, deixei de molho no em solução de limão, vinagre, PAC, Kill Germs, enchi de agua e troquei por 1 semana todo dia, troquei as mangueiras, desmontei cada pecinha e deixei de molho tb... fiz de tudo.. e a cerveja continua pegando gosto de plástico. O meu é esse da lynus mesmo. Ainda não sei porque isso acontece, ou porque só algumas pessoas relatam isso. Tenh 2 hipóteses:

1 - Diferentes sensibilidades das pessoas ao cheiro e sabor de plástico.

2 - Alguns pulverizadores simplesmente vem com alguma particularidade do processo de fabricação que deixa eles com mais ou menos compostos que dão sabor pra água/cerveja. Isso é compreensível uma vez que o uso alimentício não é o foco (Ps. o manual diz que o corpo é em PP, mas não achei nenhuma indicação no corpo do pulverizador).

Eu também adoraria alguma dica que definitivamente removesse o cheiro/gosto de plástico. haha

jfmoretti

Well-Known Member
Afiliado
3/10/16
Tenho algumas bombonas, 30 e 40 litros, de polipropileno, como também algumas parecidas com baldes. O cheiro inicial eu consegui que sumisse depois da primeira fermentação. Bastou fermentar neles e o cheiro praticamente sumiu. Depois da segunda fermentação (que não há necessidade) o negócio ficou mais perfeito. Então sugiro, de alguma forma, que se fermente uma breja nesses agrokegs e o cheiro irá sumir ou diminuir consideravelmente. Fermentação não é fácil não...............
Gostaria que me informasse que tipo de rosca vc usou nesse ball lock instalado e a porca utilizada para fixar. Se puder envie a página da loja onde comprou. Agradeço.

Última edição:
Afiliado
17/12/18
Boa noite! Acredito que não tenha nenhuma vantagem, como não encontrei nenhum de polietileno fui no polipropileno mesmo. A maioria dos fabricantes não especifica de qual material é feito, de PP só encontrei o Lynus e o Bremen. Quando esvaziar farei as fotos sim

Tem certeza que o seu é de polipropileno? Alguns tipo o Palisad são de plastico ABS...
O meu é de PP, não tinha cheiro nem quando novo
Puts…, eu fui o escolhido, esse cheiro/gosto que passa para as cervejas não me vai…, o meu agrokeg é o LYNUS 10 litros.
um amigo acima, o @jfmoretti, sugeriu fazer uma fermentação no agrokeg para diminuir ou sumir o cheiro/gosto????
mas eu o tenho para transporte, digo, tinha.

Felipe de Mello

Active Member
Afiliado
26/3/19
Puts…, eu fui o escolhido, esse cheiro/gosto que passa para as cervejas não me vai…, o meu agrokeg é o LYNUS 10 litros.
um amigo acima, o @jfmoretti, sugeriu fazer uma fermentação no agrokeg para diminuir ou sumir o cheiro/gosto????
mas eu o tenho para transporte, digo, tinha.
Tu poderia deixar o bagaço de malte uns dias nele também, deve funcionar