Agitar balde pode causar stress nas leveduras?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

vander

Well-Known Member
Joined
Mar 29, 2017
Messages
52
Reaction score
10
Boa tarde pessoal.
Hoje pela manhã fiz uma cagada que acredito ser totalmente desnecessária.
Estou com 21L de uma cream ale fermentando a 19 graus. Brassei no sábado, então hoje é o terceito dia. no primeiro e segundo dia o airlock estava trabalhando bem.
Ai hoje de manhã já n havia tanta movimentação. Mas os níveis de água estavam desiguais. Foi ai q inventei de dar uma agitada no balde. N chegou a ser um chacoalhar, mas o liquido se movimentou bastante.
Quando voltei pro almoço cerca de 4h depois, o airlock estava alucinado. Mais do que nos outros dias. Tinha ate um pouco de krausen que subiu. Obviamente, vi que fiz merda. Pq nem havia medido a densidade ainda. Estava querendo fazer a primeira leitura qdo nível da agua se igualasse, creio q amanhã de noite (4 dia).

O fermento é o US-5 (2 pacotes - OG 1051). Sei que ele flocula bastante. Então essa agitada deve ter colocado mto fermento em suspensão.
Sera que isso pode estressar a levedura, fazendo ela liberar compostos indesejados, necessitando de uma secundária maior?
Realmente eu n devia ter mexido em nada né. Pelo menos até saber se atenuou.
Iniciante é fogo, fica inventando moda. Kkkkkm

Valeu!!
 
@vander, segue o mantra:

KEEP CALM And AIRLOCK NÃO É DENSÍMETRO !

A única coisa que tu pode saber pelo airlock é se há produção de CO2 e que o fermentador não tem tantos vazamantos assim. :D

O que estressa levedura é pouco açúcar, pouca quantidade de levedura para dar conta do mosto e temperaturas com grandes variações.

Agitar só vai fazer com que a levedura decantada volte a suspensão e talvez a atividade, se houver o que fazer.

O que estraga em 90% (dados extremamente "científicos do instituto tabajara de pesquisas com cientistas da inglaterra") é a ansiedade do homebrewer.

Faz o mosto, inocula a levedura e deixa elas quietas lá por pelo menos 1 ou 2 semanas.
 
Pois é!! Li que fazer cerveja é um exercício para controle de ansiedade. Kkkkkk
Hj eu tive uma recaída. Mas segue o jogo!!

Obrigado. Espero que n ter maiores problemas depois dessa lambança.
 
Agitar o balde não estressa as leveduras.....precisa chacoalhar e muito para q isso possa acontecer.

Inclusive é recomendado dar uma agitada um pouco durante o DH.
 
De onde vem esta informação ?

Ele pode ter partido da lógica de "aumentar a exposição das partículas de lúpulo dentro do mosto", com a agitação, que penso ser uma coisa suave, e não um chacoalhão propriamente dito.

Alguns bons foristas cervejeiros e o próprio Guenther já citaram algumas vezes essa prática, não desta forma simplória que estou tratando, mas inserido em alguma discussão própria ao tema de DH.

Particularmente, eu não faço.
 
Tirei uma amostra hj para aferir a densidade. E ela saiu com muitas bolhas de co2. Tapei a proveta cm a palma da mão e Agitei bem, formou mta espuma dando aquela pressão na palma da mão. Densidade 1014.
O sabor estava ótimo e a cor tbm. Ainda vai mais tempo na primaria. Vamos ver.
O airlock ainda esta liberando bastante co2, ja tirei ele umas 2 vezes p limpar.
Pergunto se minha agitada possa ter aumentado o co2 presente no liquido e se isso afataria o primming.

Valeu!!
 
Só afetará a carbonatação final e o primming se vc não fizer uma fermentação primária completa, ou seja, se no momento do envasamento/priming ainda houver açúcar fermentável na sua cerveja.

Sobre agitar o balde X carbonatação final envasada, não influencia. Pense que para carbonatar, a breja precisa de estar em um ambiente totalmente lacrado, para haver formação de pressão... Como o fermentador ficará pressurizado se o air-lock está borbulhando? Relaxa.
 
De onde vem esta informação ?

Ele pode ter partido da lógica de "aumentar a exposição das partículas de lúpulo dentro do mosto", com a agitação, que penso ser uma coisa suave, e não um chacoalhão propriamente dito.

Alguns bons foristas cervejeiros e o próprio Guenther já citaram algumas vezes essa prática, não desta forma simplória que estou tratando, mas inserido em alguma discussão própria ao tema de DH.

Particularmente, eu não faço.

Vc mexe para "diluir" e aumentar a area de contato do lupulo, pq se vc jogar somente o lupulo ele vai ficar lá....inflar devido a absorção de liquido e parado, se vc mexer, vc espalha ele aumentando a eficiencia do DH.
 
Back
Top