Aerador de Mosto

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Celso Peres

Well-Known Member
Joined
Feb 22, 2020
Messages
131
Reaction score
62
Location
Belo Horizonte/MG
Boa noite cervejeiros. Sou bem novo nesse mundo de fazer cerveja e gosto de pesquisar por acessórios simples e baratos que podem simplificar o processo de produção e principalmente melhorar nossa cerveja. Nessas andanças me deparei com aeradores elétricos de mosto. O mais completo que encontrei consiste em uma bomba compressora ligada a uma pedra difusora em inox sinterizado + um filtro esterilizador para evitar contaminação. Os pequenos poros na área sinterizada produzem microbolhas de ar que agilizam o processo de aeração do mosto. Seria um investimento de +/- R$ 150,00. Alguém já utilizou alguma coisa do tipo antes? Será que vale a pena?
 

Attachments

  • download.jpg
    download.jpg
    5 KB · Views: 5
  • images.jpg
    images.jpg
    3.3 KB · Views: 5
Olá Celso,
É uma prática comum e um kit amplamente usado.
Tenho certeza que funcionou pra outros, mas na minha experiência pessoal, a bombinha de aquário (tenho 2 de marcas e potencias diferentes) nunca teve força o suficiente para passar o filtro e o difusor de inox , mesmo o com furos maiores e devidamente cuidado (ex fervido, fervido em água com vinagre - já tentei de tudo).

O que fiz foi abandonar o de inox e comprar um difusor de aquário , de resina. É super barato, coisa de R$3 ou R$5... Sanitizo , uso, jogo fora.

Abs

Persevalli
 
Ao invés da bomba de aquário eu uso um inalador como bomba. o resto é igual. Funciona que é uma beleza.
 
Uso bomba de aeração de aquário de 100W e de vez em quando um inalador. O inalador e uma pedra de 2 ou 5 micra faz o mesmo que a bomba com pedra de 1 micra.
 
Ao invés da bomba de aquário eu uso um inalador como bomba. o resto é igual. Funciona que é uma beleza.
Uso bomba de aeração de aquário de 100W e de vez em quando um inalador. O inalador e uma pedra de 2 ou 5 micra faz o mesmo que a bomba com pedra de 1 micra.

Vocês utilizam algum tupo de filtro para a entrada de ar no inalador?
 
Celso,

Vale a pena sim. Afinal, quem não tem cão caça como gato....

O ideal seria usar um tubo de oxigênio, um minutinho só e pronto, mas um tubo de O2 não sai por menos de R$ 500,00. A bombinha funciona perfeitamente, é só não ter pressa. Com mosto resfriado no fermentador, insiro a pedra e ponho bombinha pra funcionar, vou lavar as tralhas e ela fica lá 30 - 40 min aerando, deixo lá até a temperatura chegar aos 24 - 25oC. Só não esqueça de sanitizar a pedra antes de colocar no mosto resfriado.

Abs
 
Boa noite. Obrigado pelo retorno de vocês. Interessante. Vou registrar aqui como um investimento para o futuro. Preciso melhorar minha técnica no básico antes de dar esses passos. Um mosto bem oxigenado sem dominar a parte da fermentação não seria totalmente eficaz.

E uma pergunta. Nesse kit que postei a foto, a vazão é 4L/min. Isso quer dizer q se eu tiver um balde fermentador de 20L demoraria 5 minutos pra aerar? E o filtro deve ser usado apenas 1 vez, correto?
 
Vocês utilizam algum tupo de filtro para a entrada de ar no inalador?
Sim, uso o inalador com o filtro PRÓPRIO, que é de espuma e tecido.
Outra poção e passar o fluxo de ar filtrado por um tubo de metal aquecido a 100 °C ou até mais, e depous noutro dentro de agua fria antes de injetar no mosto.
 
Back
Top