Adição de suco de frutas ao fermentador

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

brewjau

Well-Known Member
Joined
Oct 3, 2015
Messages
108
Reaction score
28
Boa tarde a todos,

Estou querendo adicionar suco natural de laranja ou mexerica em uma IPA, e acredito que seria melhor adicioná-lo pasteurizado após 3 dias de fermentação primária, para que os açucares do suco sejam utilizados tardiamente pela levedura, porém tenho algumas dúvidas:

como eu deveria medir a densidade do mosto? mediria a OG no início da fermentação (sem o suco), e depois novamente após a inserção do suco? isso influenciaria na minha FG?

e há algum modo de calcular a água em software pra esse tipo de adição? pretendia adicionar uns 500ml em uma leva de 8 litros

Obrigado
 
Já pensou em adicionar a casca de mexerica? Só para semear um pouco da discórdia mesmo! rs

Acredito que a variação da densidade deve ser muito pequena para ser perceptível através da análise via densímetro.
 
Já pensou em adicionar a casca de mexerica? Só para semear um pouco da discórdia mesmo! rs

Acredito que a variação da densidade deve ser muito pequena para ser perceptível através da análise via densímetro.

Na verdade, o suco será feito com os gomos e parte das cascas...não vou bater no liquidificador...vou jogá-las na água quente, e pressioná-las para que soltem parte do sumo...depois irei ferver esse "suco" por um tempo para sanitizar, esperar esfriar, e jogar tudo no fermentador...bagaço e tudo mais....meio doidera isso eu acho, mas pode dar certo...
 
Eu faria assim, espremeria o suco, coaria, ferveria até começar a engrossar, ai sim jogaria na breja.

Da uma olhada nesse site http://viadelsuco.com.br/ sempre comprei com eles pra fazer minhas fruitbeers, com os sucos deles só sai maravilha. Já fiz de maracujá, framboesa, mirtilo, banana com cravo e canela, melancia, abacaxi com gengibre, e varias outras, todas perfeitas. Eu jogo os 1,4kg para 20L no quarto dia de fermentação e depois espero mais uma semana a fermentação.
 
Eu faria assim, espremeria o suco, coaria, ferveria até começar a engrossar, ai sim jogaria na breja.

Da uma olhada nesse site http://viadelsuco.com.br/ sempre comprei com eles pra fazer minhas fruitbeers, com os sucos deles só sai maravilha. Já fiz de maracujá, framboesa, mirtilo, banana com cravo e canela, melancia, abacaxi com gengibre, e varias outras, todas perfeitas. Eu jogo os 1,4kg para 20L no quarto dia de fermentação e depois espero mais uma semana a fermentação.

Valeu Korvocore pelas dicas!
 
Bom dia Marco

Vc pasteuriza os sucos deles antes de adicionar ou simplesmente despeja fermentador?

Valeu


Eu faria assim, espremeria o suco, coaria, ferveria até começar a engrossar, ai sim jogaria na breja.

Da uma olhada nesse site http://viadelsuco.com.br/ sempre comprei com eles pra fazer minhas fruitbeers, com os sucos deles só sai maravilha. Já fiz de maracujá, framboesa, mirtilo, banana com cravo e canela, melancia, abacaxi com gengibre, e varias outras, todas perfeitas. Eu jogo os 1,4kg para 20L no quarto dia de fermentação e depois espero mais uma semana a fermentação.
 
Bom dia Marco

Vc pasteuriza os sucos deles antes de adicionar ou simplesmente despeja fermentador?

Valeu

Não pq vc armazena no freezer, antes eu diluia eles com um pouco de água que foi fervida e jogava a mistura no fermentador. Agora que uso fermentador pressurizado, coloco um pouco de cerveja por contra pressão em um postmix, tiro a pressão e abro ele, jogo o suco direto, fecho e pressurizo, agito o PM até dar uma misturada no suco, depois volto a mistura pro fermentador por contra pressão.

Nunca tive problemas com contaminação, e olha q já fiz umas 20x ou mais.
 
Bom dia!
Chegou a usar a mexirica?
Tbm quero fazer uma IPA com o suco, mas não achei nada ref. a quantidades...pensei em usar uns 500 ml para cada 20 litros.
Abraco!
 
Ferver para esterilizar e tirar o excesso de água do suco.

Fala Korvocore, beleza? Achei bem interessante esse site. Mas, como funciona pra comprar? Eles enviam? o_O

O suco sem ferver da um sabor e aroma mais "fresco" da fruta verdade? Acredito que fervendo ficaria bem diferente. Nunca fiz adições de frutas nas minhas cervejas ainda, mas depois desse site fiquei animado rsrs

Valeu por compartilhar :mug:
 
Mais uma vez vou alertar, o suco da via del suco tem um grande percentual de frutose e o sabor se compara mais a suco fervido mesmo, apesar da dificuldade de se sentir o sabor pela grande quantidade de frutose adicionada. O suco, na verdade, é um xarope.
 
Sempre penso em ferver o suco da fruta antes de colocar so que sempre tenho medo do gosto mudar por algum cambio fisico/quimico no suco pelo calor da fervura.
Alguem tem alguma experiencia com isso?

Abraco e obrigado.
 
Então...vou fazer expor minha experiência, ja usei goiaba, maracujá, hibiscus, alem de ervas tipo nas witbiers que vão aos 5min do final.... na gringa no insta e por aqui se fala muito em add esses sucos na maturação..mas assim como vcs eu era bem cabreiro... então sempre add aos 5min finais... Agora fiz uma American Wheat Beer com maracujá que levou açucar orgânico.... ai introduzir o açúcar com a polpa após alguns dias e o sabor foi expetacular.... então deixo essa lida... fazer um mucê com açúcar e add na maturação.... minhas exp. tb são boas aos 5min.
 
Sempre ponho no final da fermentação, já coloquei nos minutos finais da fervura com bons resultados, mas desde que passei a adicionar no final da fermentação o sabor e aroma das frutas se tornaram bem mais presentes. Geralmente compro a polpa já pronta em fornecedores de confiança e no dia do uso esterilizo bem uma vasilha coloco as polpas e deixo descongelar na geladeira (bem tampado)...
 
Sempre ponho no final da fermentação, já coloquei nos minutos finais da fervura com bons resultados, mas desde que passei a adicionar no final da fermentação o sabor e aroma das frutas se tornaram bem mais presentes. Geralmente compro a polpa já pronta em fornecedores de confiança e no dia do uso esterilizo bem uma vasilha coloco as polpas e deixo descongelar na geladeira (bem tampado)...
Pessoal recorre pesado as polpas pasteurizadas, mas ai já começa que este processo, na minha opinião pessoal, já dá aquele gostinho de fruta cozida...motivo até que nem costumo consumir polpa, apenas as que faço... mas em fim, acredito que as vezes somos muito cabreiros!

O Pessoal do Brassagem Forte da cervejaria Suricato se não me engano do RS falou que congela e joga na moral na maturação, diz ele que nas mais de dezenas de vezes nunca deu nada rsss... olha, conhecendo a lida dos alimentos brasileiros e todo cuidado que agente tem eu não encorajo ninguém não...
 
Pessoal recorre pesado as polpas pasteurizadas, mas ai já começa que este processo, na minha opinião pessoal, já dá aquele gostinho de fruta cozida...motivo até que nem costumo consumir polpa, apenas as que faço... mas em fim, acredito que as vezes somos muito cabreiros!

O Pessoal do Brassagem Forte da cervejaria Suricato se não me engano do RS falou que congela e joga na moral na maturação, diz ele que nas mais de dezenas de vezes nunca deu nada rsss... olha, conhecendo a lida dos alimentos brasileiros e todo cuidado que agente tem eu não encorajo ninguém não...

eu tbm nao tenho mais esse medo, ja fiz com manjericao, maracuja, cravo, cafe... tudo in natura (o que dava pra lavar lavei e o q dava pra congelar antes congelei) geralmente adiciono no cold crash e nao na maturação, mas o cafe por exemplo foi na maturação.

O unico adjunto que eu tive mais cuidado foi amburana, que fiz um extrato numa cachaça artesanal

As chances de contaminar não sao tao grandes, visto que maior parte do açucar ja foi convertido, temperatura esta baixa, ja tem um pouco alcool e as proprias leveduras podem suprimir outros microorganismo.
 
Last edited:
eu tbm nao tenho mais esse medo, ja fiz com manjericao, maracuja, cravo, cafe... tudo in natura (o que dava pra lavar lavei e o q dava pra congelar antes congelei) geralmente adiciono no cold crash e nao na maturação, mas o cafe por exemplo foi na maturação.

O unico adjunto que eu tive mais cuidado foi amburana, que fiz um extrato numa cachaça artesanal

As chances de contaminar não sao tao grandes, visto que maior parte do açucar ja foi convertido, temperatura esta baixa, ja tem um pouco alcool e as proprias leveduras podem suprimir outros microorganismo.
Baaaa é na real mesmo então.... é mais medo que verdadeira probabilidade de contaminação rss?
 
Eu já tive que duas experiências com abacaxi, na primeira coloquei abacaxi bem maduro, mas usei primming, nas primeiras tava show, aroma e sabor, depois de um tempo sumiu quase TD o aroma e o sabor ficou suave tbm. Na segunda vez fiz com um abacaxi não tão maduro, tava meio azedo o pedaço que experimentei... Resultado coloquei mais fruta q da primeira vez e fiz carbonatacao forçada e nada... Quase nada de sabor e de aroma..
Acho q se for usar, use fruta madura, que esteja bem cheirosa.. do contrário vai se arrepender...
 
Eu já tive que duas experiências com abacaxi, na primeira coloquei abacaxi bem maduro, mas usei primming, nas primeiras tava show, aroma e sabor, depois de um tempo sumiu quase TD o aroma e o sabor ficou suave tbm. Na segunda vez fiz com um abacaxi não tão maduro, tava meio azedo o pedaço que experimentei... Resultado coloquei mais fruta q da primeira vez e fiz carbonatacao forçada e nada... Quase nada de sabor e de aroma..
Acho q se for usar, use fruta madura, que esteja bem cheirosa.. do contrário vai se arrepender...
IMG-20201022-WA0059.jpeg
 
Back
Top