Adição de sais para perfil da água no BIAB

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Krishna

Well-Known Member
Joined
Sep 17, 2016
Messages
476
Reaction score
138
Fala Galera!

To super empolgado aqui com minha primeira experiência em manipular o perfil da água pra cerveja. Estudando aqui sobre cada um dos sais e outros, sobre alcalinidade, sobre o Ez water... Mas também estou com dúvidas em relação a essa manipulação no método BIAB.

Quero criar o perfil da água de Burton pra uma English IPA. Só que não uso o método de colocar toda a água na penela, normal do BIAB, porque minha penela não cabe toda a água pros 10 litros finais da leva.

Ai costumo fazer a mostura com o máximo de água que der (dependendo da quantidade de grãos) e depois dou uma lavada nos grãos com a quantidade de água que vai completar o volume de fervura, o que dá mais ou menos 60% a mais de água (as vezes mais, as vezes menos, dependendo da quantidade de grãos).

Minha dúvida é do momento da adição dos sais. Já vi o Guenther falando que não há consenso em relação ao momento certo de adição. Mas no meu caso, como vocês recomendariam? Tudo na mostura? Se sim, isso não vai ter impacto no ph da mostura ou em outro fator final, já que a quantidade vai estar concentrada demais por ter colocado tudo so na mostura?
 
Bom, eu ainda não corrijo água. Mas acredito que vc deva ajustar a água da mostura e a água da lavagem separadamente. Só fazer proporcionalmente com o volume. O próprio BS tem ferramenta pra isso, além do EZWater.
 
Verdade, Snoop. Não tinha pensado nisso.
Valeu meu velho.
 
Cara, dependendo de quanta água vc usa na "lavagem" (se for pouca), nem vale a pena se preocupar. Coloca tudo na mostura e provavelmente não haverá problema.
 
Eu particularmente faço os cálculos considerando a quantidade total da água e boto 2/3 dos sais na água de brassagem e 1/3 na água de "lavagem".

Só não lembro se li/ouvi alguém dizendo que faz assim ou comecei a fazer no feeling mesmo, mas certamente não vi em literatura nenhuma. Mas funciona bem pros meus objetivos.
 
Valeu pelas respostas, alexrnbr e lebvianna.

Fiz a cerveja esse fim de semana passado, com a adição de sais. Acabou que coloquei toda a quantidade indicada pelo EZwater só pra mostura, na água da mostura mesmo. A panilha já faz o cálculo de proporção entre essa água e a pra lavagem. Aí separei a parte da lavagem.

Mas ao invés de colocar o restante proporcional da lavagem na água da lavagem, coloque direto na fervura. Não sei se fiz certo... Tinha lido o Guenther dizer algo nesse sentido, mas não sei se era pra fazer isso com todos os sais ou só pra algum específico. Usei Gypsum, Epson, Carbonato de cálcio e bicarbonato de sódio.

Tem algum problema de algum desses sais se precipitarem por colocar na fervura, o perderem efeito por colocar nesse momento?

Acho que da próxima vou colocar na mostura e lavagem mesmo, como manda o figurino.
 
Eu também faço um processo parecido com o seu, sigo da seguinte forma.
Descrevo tudo normal no EZ Water, quanto de agua de brassagem, lavagens e etc, porem, nos sais, eu desmarco a opção de adicionar a proporção da água de lavagem.
Ou seja, trabalho com os sais na mosturação e apenas controlo o PH da água de lavagem para ser abaixo de 6.
 
Back
Top