Adição de lúpulo pós-fervura. Resfriamento do mosto - dúvida.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Guaraná

Well-Known Member
Joined
Apr 18, 2017
Messages
312
Reaction score
179
Location
Paraty - Brasil
Olá, camaradas.

Iniciante brassando uma Blond Ale.

Uma das dúvidas:

Tenho feito maiores adições tardias de lúpulo ao final da fervura do mosto para teoricamente contribuir com um amargor de igual intensidade mas que se apresente menos “agressivo”, além de se obter aroma e sabor.

Quero testar nesta cerva a adição no “whirpool” ou “steeped” que também é sugerido para que se obtenha mais aroma ainda. Vou seguir a indicação de algumas receitas e colegas que li de deixar 10 minutos a 80ºC.

A dúvida que tenho é relacionada ao resfriamento do mosto.

Também sigo a recomendação de se resfriar o mosto o mais rápido possível para que a coagulação/ precipitação de proteínas para o trub seja a maior possível, evitando, por exemplo, a turbidez na cerveja já pronta, quando gelada.

Esta interrupção a 80ºC não irá gerar justamente esse problema, entre outros, relacionados com demora em se resfriar o mosto após a fervura?

Grande abraço.
 
Bom dia!!!

Vou tentar contribuir com o pouco que sei:

Tenho feito maiores adições tardias de lúpulo ao final da fervura do mosto para teoricamente contribuir com um amargor de igual intensidade mas que se apresente menos “agressivo”, além de se obter aroma e sabor.

Adições tardias de lúpulo não contribuem com amargor de igual intensidade. O que gera o amargor da cerveja é a isomerização dos alfa-ácidos presentes no lúpulo, que acontece de acordo com o tempo de fervura. Logo, se o lúpulo ferver menos tempo, menos alfa-ácidos são isomerizados e menos amargor liberam no mosto. Já li aqui no fórum que para extrair o máximo de amargor do lúpulo deve se adicionar o quanto antes na fervura. Para extrair o máximo de sabor, o lúpulo deve ferver em torno de 15 minutos, aproximadamente. E para se extrair o máximo de aroma, quanto menos ferver, melhor. Adições com 5 minutos ou no whirlpool funcionam bem.


Quero testar nesta cerva a adição no “whirpool” ou “steeped” que também é sugerido para que se obtenha mais aroma ainda. Vou seguir a indicação de algumas receitas e colegas que li de deixar 10 minutos a 80ºC.

Acho que uma simples adição no whirlpool é suficiente, sem a necessidade de deixar 10' a 80°C. Talvez algum colega mais experiente possa te dar uma informação melhor.

Abraço, e boas brejas!
 
Valeu, camarada. Meu texto é que não foi bem escrito. O que quiz dizer é que mantenho os IBU's adicionando maior quantidade de lúpulo em adições mais tardias.
Terminei a brassagem ontem na madruga, estou inoculando agora. Depois dou um retorno sobre o resultado. Abração.
 
Cuidado com alguns detalhes:
- A temperatura do whirlpol e o tempo acima dos 80ºC;
- A adição dos demais componentes dos lúpulos mesmo abaixo dos 80ºC adicionarão diversos compostos dos mesmo e, mesmo não gerando mais iso-alfa-ácidos (principal componente do amargor) os demais inclusive os óleos aromáticos vão contribuir para a percepção e sensação de amargor. Há estudos que mostram que mesmo o DH vai trazer maior amargor perceptível à cerveja, mesmo que não altere os IBU´s da mesma.

É ... fazer cerveja nem sempre é uma ciência exata, mesmo sendo.
 
Senti isso, o amargor, quando experimentei o mosto! O BeerSmith elevou bem os IBU's quando eu lancei essa adição a 80ºC. Mas como no programa não havia opção para se informar a temperatura, não "acreditei" nesse dado.
 
Olá amigo,

Abri um tópico semelhante na aba "geral", dê uma olhada, talvez possamos nos ajudar.

https://www.homebrewtalk.com.br/threads/whirlpool-hoping-lupulagem-de-infusão-beersmith.412634/

Se vc quer um amargor mais "suave" ou "arredondado" tente pesquisar pela técnica de First Wort Hoping (FWH). As adições de infusão ou steeping hop tem o propósito principal de extrair e conservar os óleo essenciais responsáveis pelo sabor aroma intensos nas IPAs.


Opa! Isso, já estou usando o FWH, e realmente notei diferença.
É que na verdade esta dúvida que postei era mais centrada na interrupção do resfriamento do mosto, para a adição de lúpulo a 80ºC, e suas implicações na coagulação-precipitação de proteínas e demais elementos do trub.
Vou olhar o tópico sim! Valeu!
 
Senti isso, o amargor, quando experimentei o mosto! O BeerSmith elevou bem os IBU's quando eu lancei essa adição a 80ºC. Mas como no programa não havia opção para se informar a temperatura, não "acreditei" nesse dado.

fiz uma kolsch com adição no whirlpool (faço com bomba) a 80 graus e a 70 graus, fiquei bem feliz com o resultado
No Bs3 tem essa opção
 
Back
Top