• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Adição de açúcar

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Fdamata

Well-Known Member
Afiliado
16/12/13
Pessoal, para aqueles que fazem adição de açúcar para elevar o teor de álcool na cerveja (OG), pergunto:

1) que tipo de açúcar adicionam?
2) Como adicionam esse açúcar? Durante a fervura?
3) Para qual tipo de cerveja utilizam esse recurso?

SDS,

Fabiano da Mata

luizoliveira

Well-Known Member
Afiliado
16/1/14
Uso açúcar apenas no primming.
Açúcar de confeiteiro com algumas gotas de limão.

Diogo

Well-Known Member
Afiliado
10/6/13
Eu já usei açúcar mascavo, cristal, demerara, high maltose, melaço de cana de açúcar e estou vendo de usar rapadura em uma próxima brassagem.
A mais comum é açúcar cristal. Pode usar nos 15 a 5 minutos finais da fervura.
Algumas cervejas mais alcoólicas usam na fermentação.

Eu já usei em lager para ajustar a densidade inicial por motivo da mostura não ter sido boa. E a cerveja ficou uma beleza. Já visitei algumas cervejarias que utilizam açúcar cristal em suas receitas.
Já usei para cervejas mais alcoólicas como as belgas por exemplo.

E logicamente no primming também.

Fdamata

Well-Known Member
Afiliado
16/12/13
Diogo, a minha dúvida é exatamente o momento. Eu já usei na fermentação, fervendo o açúcar e resfriando. Mas pensando melhor, achei que seria melhor fazer na fervura. O que quero é coletar informações dos colegas para poder fazer da forma mais segura.

Rins

Well-Known Member
Afiliado
14/6/13
Fdamata o que pesquisei sobre açúcar é o seguinte:
Se vc quer somente "corrigir" a og ou fazer uma cerveja de corpo leve, que tenha entre 1040 e 1060, pode jogar nos 10 min finais da fervura.
Agora se você quer uma cerveja tenha entre 1070 e 1100, com um abv alto de 8 a 12 %, aí faz igual é fabricada a Duvel, faz uma cerveja de og menor e completa essa OG jogando o açúcar na fermentação.
Tenho em PDF uma palestra do Danivel Ropelato, que me foi passada, muito interessante sobre o uso dos mais variados açucares.
Mas não consigo enviar por anexo por ser muito grande (1mb) e o site só deixa até 300 kb. Ver se consigo te passar por Mensagem Privada.
Bom proveito!

renatomiani

Well-Known Member
Afiliado
6/12/13
Rins, não tem como você colocar esse arquivo no dropbox ou google drive e mandar o link pra compartilhar? valeu!!

david_jr

Well-Known Member
Afiliado
11/6/13
Rins, se vc puder me enviar o arquivo eu faço o upload no dropbox e compartiho link por aqui.

Diogo

Well-Known Member
Afiliado
10/6/13
Diogo, a minha dúvida é exatamente o momento. Eu já usei na fermentação, fervendo o açúcar e resfriando. Mas pensando melhor, achei que seria melhor fazer na fervura. O que quero é coletar informações dos colegas para poder fazer da forma mais segura.
Fdamata, pode usar de 15 a 5 minutos finais da fervura sem problemas.
Como o Rins falou tb acho que esta correto.

Rins

Well-Known Member
Afiliado
14/6/13
David rj me passa por email

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

Rins

Well-Known Member
Afiliado
14/6/13
Pessoal arquivo enviado ao Fdamata.

Peço que ele coloque na nuvem e divulgue pra geral.
Abs.

Rins

Well-Known Member
Afiliado
14/6/13
Credito pro autor do texto Daniel Vilmar

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

TiagoSouza

Well-Known Member
Afiliado
27/1/15
Será que rapadura na fermentaçao primaria para reativar os fermentos (baixa atenuação) funciona como açúcar, ou pode trazer características negativas?

FabioRicardo

Well-Known Member
Afiliado
6/8/14
Nunca fiz, mas acho q dependendo da quantidade deve deixar um gosto de cana..

Ronaldo

Well-Known Member
Afiliado
11/6/13
Será que rapadura na fermentaçao primaria para reativar os fermentos (baixa atenuação) funciona como açúcar, ou pode trazer características negativas?
Já usei mta rapadura em cervejas e ela tem um percentual (pequeno) de não fermentáveis e deixa sim uma pegada de sabor para trás...

TiagoSouza

Well-Known Member
Afiliado
27/1/15
Valeu! Acho que vou dividir os 20 litros em dois baldes, em um colocar açúcar, no outro deixar como está. É (era para ser) uma American Pale Ale; o sabor está legal, com amargor, aroma, mas a OG de 1048 só baixou para 1021( só usei um pacote de fermento seco, sem hidratar). Esperava pelo menos 1015 de FG. Deu uns 3.5% abv somente. É isso, vivendo e aprendendo. Pelo menos vai ficar tipo uma Session rs. Foi a primeira leva, deu para aprender muito.

Tiago

Well-Known Member
Moderador
Moderator
Afiliado
11/6/13
Valeu! Acho que vou dividir os 20 litros em dois baldes, em um colocar açúcar, no outro deixar como está. É (era para ser) uma American Pale Ale; o sabor está legal, com amargor, aroma, mas a OG de 1048 só baixou para 1021( só usei um pacote de fermento seco, sem hidratar). Esperava pelo menos 1015 de FG. Deu uns 3.5% abv somente. É isso, vivendo e aprendendo. Pelo menos vai ficar tipo uma Session rs. Foi a primeira leva, deu para aprender muito.
Mas a quanto tempo está fermentando? certeza que já acabou a fermentação?

Não aconselharia colocar qualquer tipo de açucar agora. Se a densidade baixou só até 1,021, de acordo com a sua descrição de como iniciou a fermentação, o problema não está na falta de açucares fermentáveis.

Eles já estão sobrando lá e não fermentaram até o fim, vc vai colocar mais, com o risco de não recomeçar a fermentação ou fermentar só um pouco. Assim vc corre o risco de ter ainda mais açucares fermentáveis, não fermentados, na cerveja. Pode ficar muito doce e um risco na hora de engarrafar, vai criar garrafa-bomba.

Adicionar ingredientes diferentes é bacana, mas sempre sugiro fazer isso como uma idéia pré-concebida, não pra tapar buracos ou consertar erros, isso pode atrapalhar o processo de aprendizagem ou em alguns casos até piorar o erro inicial.

Abraço

celiougo

Well-Known Member
Afiliado
26/6/14
arquivo baixado, vlw rins e ao autor. esqueci a todos tmb... é sempre bom termos textos desse nível....
todos os questionamentos anteriores são os meus... então tudo esclarecido.. vlw

vmsouza

Well-Known Member
Afiliado
1/4/16
Pessoal, qual é a diferença de adicionar açúcar cristal nas seguintes situações, para buscar um teor alcoólico maior, de uma forma mais genérica:

a) fervura de 60 minutos (adicionar aos 60min do fim)
b) fervura de 60 minutos (adicionar aos 10/15min do fim)
c) fermentação (fazer priming e adicionar no terceiro ou quarto dia) da primária?

Já fiz o item C e obtive os resultados que busquei e neste fds, fiz o modo a.

Obrigado