A temperatura que não caiu após eu adicionar o malte

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Celio Rubens

Active Member
Joined
Jan 13, 2021
Messages
27
Reaction score
2
Location
Piraju, São Paulo
Olá, amigos cervejeiros!

Bassei uma American Pale Ale e tive um problema com a temperatura.

O problema está nesta parte da receita:
"Separar para mostura: 10 litros de água a 74°C.
Adicione o malte 2,5 quilos. Esperar a temperatura estabilizar em 66°C."

Aconteceu que a temperatura não caiu após adicionar os grãos, tive que esperar um tempão até a temperatura chegar a 66°C.

A temperatura ambiente estava em 27°C
O que pode ter acontecido?
É normal isso?

Antecipadamente agradeço muito a todos que responderem!!!
 
Opa, bom dia. Primeiramente achei 74°C um pouco alto pra 10 litros de água e apenas 2,5Kg de malte. Pouco malte em muita água não vai conseguir abaixar muito a temperatura, principalmente se o clima estiver quente também. Acho que 69°C, 70°C seria o ideal. Isso com certeza aumentou bastante o tempo pra temperatura estabilizar. Geralmente 10 minutos são suficientes pra estabilização. Procure o site do homebrewers. Lá tem várias calculadoras e uma específica pra mash.
 
Opa, bom dia. Primeiramente achei 74°C um pouco alto pra 10 litros de água e apenas 2,5Kg de malte. Pouco malte em muita água não vai conseguir abaixar muito a temperatura, principalmente se o clima estiver quente também. Acho que 69°C, 70°C seria o ideal. Isso com certeza aumentou bastante o tempo pra temperatura estabilizar. Geralmente 10 minutos são suficientes pra estabilização. Procure o site do homebrewers. Lá tem várias calculadoras e uma específica pra mash.
Perdi um tempão!
A próxima receita: Blond Ale 10 litros de água, 2,6 kg de malte, pede uma temperatura bem menor... cerca de 66°C

Muito obrigado por sua opinião, amigo!
 
Olá, amigos cervejeiros!

Bassei uma American Pale Ale e tive um problema com a temperatura.

O problema está nesta parte da receita:
"Separar para mostura: 10 litros de água a 74°C.
Adicione o malte 2,5 quilos. Esperar a temperatura estabilizar em 66°C."

Aconteceu que a temperatura não caiu após adicionar os grãos, tive que esperar um tempão até a temperatura chegar a 66°C.

A temperatura ambiente estava em 27°C
O que pode ter acontecido?
É normal isso?

Antecipadamente agradeço muito a todos que responderem!!!
Amigão, dica do Eddie: essas temperaturas de receitas de outras pessoas raramente vão bater. Recomendo, aquecer a água andes de botar o malte até no máximo 2° acima da primeira rampa... Se tiver dúvidas, aqueça até a temperatura de mostura, mantenha o fogo ligado e coloque os maltes. Controle a partir daí.
 
Olá, amigos cervejeiros!

Bassei uma American Pale Ale e tive um problema com a temperatura.

O problema está nesta parte da receita:
"Separar para mostura: 10 litros de água a 74°C.
Adicione o malte 2,5 quilos. Esperar a temperatura estabilizar em 66°C."

Aconteceu que a temperatura não caiu após adicionar os grãos, tive que esperar um tempão até a temperatura chegar a 66°C.

A temperatura ambiente estava em 27°C
O que pode ter acontecido?
É normal isso?

Antecipadamente agradeço muito a todos que responderem!!!

Bom dia!
Tenho passado por isso e, por consequencia, estou tendo problemas na fermentacao. A fg esta ficando looonge do esperado!
Tem acontecido com vc? Ou aconteceu neste seu caso?
 
Bom dia!
Tenho passado por isso e, por consequencia, estou tendo problemas na fermentacao. A fg esta ficando looonge do esperado!
Tem acontecido com vc? Ou aconteceu neste seu caso?
Sua FG está ficando muito acima ou muito abaixo do esperado? São duas situações em que a solução usa caminhos diferentes.
 
Sua FG está ficando muito acima ou muito abaixo do esperado? São duas situações em que a solução usa caminhos diferentes.

opa!
Minha fg esta ficando muito ACIMA!
Estou tendo problemas pra fermentar. Desconfio desse problema em baixar a temperatura apos arriar os maltes...
 
Temperaturas mais baixas - Beta Amilase - Geração de Açúcares mais fermentáveis
Temperaturas mais altas - Alfa Amilase - Geração de Açúcares menos fermentáveis

Se a temperatura de mosturação foi acima do indicado na receita... gerou mais açúcares menos fermentáveis... então esses açúcares não foram consumidos pela levedura, então a FG fica mais alta.

Podem existir outros problemas na sua fermentação.... mas mosturar em temperatura mais alta contribui sim.
 
Bom dia!
Tenho passado por isso e, por consequencia, estou tendo problemas na fermentacao. A fg esta ficando looonge do esperado!
Tem acontecido com vc? Ou aconteceu neste seu caso?
Fazem apenas 2 dias que brassei a breja, ainda não colhi amostra pra FG, mas penso que poderá ocorre algum problema com a fermentação, porque demorou pra baixar a temperatura pra 24°C, depois da fervura, pra eu poder pôr a levedura que, por isso, ficou mais de 40 minutos hidratando num copo...

Dizem que o tempo máximo que a levedura pode ficar hidratando são 30 minutos, então estou no aguardo de mais alguns dias pra controlar a FG.
 
Na minha experiência, com brassagens de 30 litros finais, sempre arreio o malte 2° acima da primeira rampa, é o suficiente pra estabilizar na temperatura alvo.
 
Temperaturas mais baixas - Beta Amilase - Geração de Açúcares mais fermentáveis
Temperaturas mais altas - Alfa Amilase - Geração de Açúcares menos fermentáveis

Se a temperatura de mosturação foi acima do indicado na receita... gerou mais açúcares menos fermentáveis... então esses açúcares não foram consumidos pela levedura, então a FG fica mais alta.

Podem existir outros problemas na sua fermentação.... mas mosturar em temperatura mais alta contribui sim.

O resto do processo acredito que esteja certo. Fiz conforme manda a regra.
meu unico problema foi essa temperatura de mostura.
Acredito que vc tenha me esclarecido.
Tentarei uma mostura mais baixa e mais controlada na proxima. Valeu!
 
Sou meio novato no mundo cervejeiro, então se disser bobagem por favor me desculpem, mas não acredito que o fato de o autor do tópico ter demorado para alcançar a temperatura da rampa de sacarificação que tinha planejado possa ser a causa do problema de fermentação que está tendo. A sacarificação ocorre, salvo engano, em temperaturas entre 60° e 75°. Então dentro dessa faixa, em qualquer temperatura que esteja o mosto, a sacarificação está acontecendo. Temperaturas mais baixas privilegiam as beta amilases e as mais altas as alfa amilases. A princípio, pode-se considerar o tempo da rampa de sacarificação a partir do momento em que o malte foi arriado, não precisa aguardar atingir a temperatura desejada. Se esperou atingir a temperatura, ok, ao invés de fazer uma mostura de 60 minutos, fará de 65, 70, 80... também não vejo maiores problemas. Na verdade, o máximo que vai acontecer se após arriar o malte demorar um pouco para se atingir a temperatura programada para a rampa seria modificar, "um pouco", o perfil final da cerveja. Apostaria, assim, muito mais em algum problema com o fermento, como, por exemplo, underpitching.
 
Last edited:
Se arriou a 74ºC e após a arriada a temperatura ficou em 71, 72ºC...
Nessa temperatura a Beta amilase já está se desnaturando.

Se demorou demais pra baixar a temperatura, pode ter muito pouca beta amilase trabalhando, o que vai diminuir a quantidade de açúcar fermentável, modificando o perfil final da cerveja e causando um aumento da FG.

O autor do tópico ainda está fermentando, então não sabemos como vai terminar.
O outro usuário que teve problemas de FG não deu mais detalhes sobre o processo.

Como respondi acima:
Podem existir outros problemas na sua fermentação.... mas mosturar em temperatura mais alta contribui sim.
 
Na minha experiência, com brassagens de 30 litros finais, sempre arreio o malte 2° acima da primeira rampa, é o suficiente pra estabilizar na temperatura alvo.
Essa é a regra pra maioria das cervejas, também faço assim pra levas de 20 litros, e dá certo. A única exceção são cervejas com OG mais alta, que usam mais maltes em temperatura ambiente, aí deixo passar uns 3~4º antes de adicionar os maltes.

Sou meio novato no mundo cervejeiro, então se disser bobagem por favor me desculpem, mas não acredito que o fato de o autor do tópico ter demorado para alcançar a temperatura da rampa de sacarificação que tinha planejado possa ser a causa do problema de fermentação que está tendo. A sacarificação ocorre, salvo engano, em temperaturas entre 60° e 75°. Então dentro dessa faixa, em qualquer temperatura que esteja o mosto, a sacarificação está acontecendo. Temperaturas mais baixas privilegiam as beta amilases e as mais altas as alfa amilases. A princípio, pode-se considerar o tempo da rampa de sacarificação a partir do momento em que o malte foi arriado, não precisa aguardar atingir a temperatura desejada. Se esperou atingir a temperatura, ok, ao invés de fazer uma mostura de 60 minutos, fará de 65, 70, 80... também não vejo maiores problemas. Na verdade, o máximo que vai acontecer se após arriar o malte demorar um pouco para se atingir a temperatura programada para a rampa seria modificar, "um pouco", o perfil final da cerveja. Apostaria, assim, muito mais em algum problema com o fermento, como, por exemplo, underpitching.
O problema dessa questão é justamente o que falaram antes, nessa temperatura mais alta a beta amilase se desnatura, então não adianta deixar baixar pra tentar converter na faixa mais baixa, pois não haverá mais conversão. Quando as receitas contemplam rampas de beta e alfa amilase, sempre a rampa mais baixa ocorre primeiro, devido à esse fator.
Resumindo, vai ficar com a FG mais alta que o previsto. Pode tentar usar uma enzima brut pra ajudar a quebrar os açúcares e baixar a FG, ou adicionar um pouco de açúcar na fermentação, mas saiba que o açúcar vai alterar o perfil final da sua cerveja.
 
Se arriou a 74ºC e após a arriada a temperatura ficou em 71, 72ºC...
Nessa temperatura a Beta amilase já está se desnaturando.

Se demorou demais pra baixar a temperatura, pode ter muito pouca beta amilase trabalhando, o que vai diminuir a quantidade de açúcar fermentável, modificando o perfil final da cerveja e causando um aumento da FG.

O autor do tópico ainda está fermentando, então não sabemos como vai terminar.
O outro usuário que teve problemas de FG não deu mais detalhes sobre o processo.

Como respondi acima:
Hoje fazem 4 dias que a APA está fermentando... colhi uma amostra do mosto pra ver se tá havendo atenuação.
OG 1.054
FG 1.040 -> depois de 4 dias... medi agorinha.

Parece que tá meio devagar, não acham?
 
Hoje fazem 4 dias que a APA está fermentando... colhi uma amostra do mosto pra ver se tá havendo atenuação.
OG 1.054
FG 1.040 -> depois de 4 dias... medi agorinha.

Parece que tá meio devagar, não acham?

Mediu com densimetro ou refratometro?? e qual a temperatura que esta fermentando??
 
Medi com refratômetro e o fermentador está numa temperatura de 23°C.
Refratômetro é menos preciso depois que o mosto já contém álcool. Ele é ótimo para acompanhar o processo na fase quente, mas depois de iniciada a fermentação eu sugiro usar um densímetro mesmo.
Se ainda assim quiser continuar com o refratômetro, sem problemas, afinal somos cervejeiros caseiros e tudo é relativamente aproximado....só não esqueça de corrigir a medição em apps ou sites específicos.
 
Mas o refratômetro nã faz a correção automaticamente?
Como fazer a correção? Eu não sei!!!

Tem várias calculadoras cervejeiras por aí, eu gosto do aplicativo Brewking.

Mas todas são parecidas é só colocar a OG e a medição do refratômetro que ela da o valor corrigido.

Lembra do que só é necessário fazer isso após o início da fermentação já que é o álcool que gera esse desvio na medicação.

Como o colega disse acima mesmo com a correção o refratômetro não é tão preciso com um densímetro para medidas de FG mas eu não me importo tanto com precisão
 
Amigão, dica do Eddie: essas temperaturas de receitas de outras pessoas raramente vão bater. Recomendo, aquecer a água andes de botar o malte até no máximo 2° acima da primeira rampa... Se tiver dúvidas, aqueça até a temperatura de mostura, mantenha o fogo ligado e coloque os maltes. Controle a partir daí.

Dica de ouro!!!
 
Hoje fazem 4 dias que a APA está fermentando... colhi uma amostra do mosto pra ver se tá havendo atenuação.
OG 1.054
FG 1.040 -> depois de 4 dias... medi agorinha.

Parece que tá meio devagar, não acham?

Celio, não acredito que o lance da temperatura iria afetar a atenuação da sua cerveja, uma vez que a temeperatura não era alta o suficiente para inativar as enzimas, o que eu acredito que pode acontecer é alterar o sabor que a sua cervja terá, uma vez que essa temperatura desativaria algumas enzimas que aturariam a 66°C, deixando outras que atuariam nessa temperatura maior. Só isso.

Isso não quer dizer tb que a sua cerva vai ficar ruim.

Depois conta pra gente o resultado final.
 
Olá, amigos cervejeiros!

Bassei uma American Pale Ale e tive um problema com a temperatura.

O problema está nesta parte da receita:
"Separar para mostura: 10 litros de água a 74°C.
Adicione o malte 2,5 quilos. Esperar a temperatura estabilizar em 66°C."

Aconteceu que a temperatura não caiu após adicionar os grãos, tive que esperar um tempão até a temperatura chegar a 66°C.

A temperatura ambiente estava em 27°C
O que pode ter acontecido?
É normal isso?

Antecipadamente agradeço muito a todos que responderem!!!
Vou dar um leve pitaco sobre um ponto que não foi abordado, afinal a galera já falou sobre os impactos das rampas e tals: muitas vezes eu noto diferença de temperatura na panela e acabo usando dois termômetros, além de mexer de tempos em tempos. Já me aconteceu de ficar "desesperado" quando a temperatura continuava alta após colocar o malte, aí depois de uma mexida boa, tudo se acertava, rs. Mas uma coisa q aprendi lendo dicas da galera aqui é que o importante é fazer a breja. Ou seja, se ficar com um pouco mais de corpo, um pouco menos de álcool, mais escura, menos amarga etc, o importante é que saia breja! Geralmente eu noto que fiquei mais preocupado do que deveria após ver o resultado final, nas vezes que aconteceu algo diferente do esperado... Aí, na próxima, eu uso as dicas da galera e assim vai. Boas brejas! 🍻🍻🍻
 
Vou dar um leve pitaco sobre um ponto que não foi abordado, afinal a galera já falou sobre os impactos das rampas e tals: muitas vezes eu noto diferença de temperatura na panela e acabo usando dois termômetros, além de mexer de tempos em tempos. Já me aconteceu de ficar "desesperado" quando a temperatura continuava alta após colocar o malte, aí depois de uma mexida boa, tudo se acertava, rs. Mas uma coisa q aprendi lendo dicas da galera aqui é que o importante é fazer a breja. Ou seja, se ficar com um pouco mais de corpo, um pouco menos de álcool, mais escura, menos amarga etc, o importante é que saia breja! Geralmente eu noto que fiquei mais preocupado do que deveria após ver o resultado final, nas vezes que aconteceu algo diferente do esperado... Aí, na próxima, eu uso as dicas da galera e assim vai. Boas brejas! 🍻🍻🍻
Penso parecido Thiago, parabéns pela posição!
 
Olá, pessoal... eu tenho uma fórmula pra calcular a temperatura da água antes de adicionar os grãos (Strike Water Temperature). PARA MIM tem dado certo há alguns anos, mas recomendo que testem e ajustem caso necessário.
Pra calcular, leva em conta as variáveis: Quantidade de malte (kg), volume de água (l), temperatura desejada, temperatura do malte (uso a temperatura ambiente).
Tenho ela há muito tempo, e não me recordo de onde peguei a fórmula para citar a fonte.
Segue anexo uma planilha que montei no excel onde faço o cálculo.

Lembre-se de adicionar o malte moído e dar uma boa mexida antes de medir a temperatura.
 

Attachments

  • Strike Water Temperature.zip
    5.1 KB · Views: 19
Olá, pessoal... eu tenho uma fórmula pra calcular a temperatura da água antes de adicionar os grãos (Strike Water Temperature). PARA MIM tem dado certo há alguns anos, mas recomendo que testem e ajustem caso necessário.
Pra calcular, leva em conta as variáveis: Quantidade de malte (kg), volume de água (l), temperatura desejada, temperatura do malte (uso a temperatura ambiente).
Tenho ela há muito tempo, e não me recordo de onde peguei a fórmula para citar a fonte.
Segue anexo uma planilha que montei no excel onde faço o cálculo.

Lembre-se de adicionar o malte moído e dar uma boa mexida antes de medir a temperatura.
Agradeço muito por compartilhar o "Strike Water Temperature".

Muito obrigado!
 
Já fazem 2 dias que acabei adicionando no fermentador um pouco de lama lavada que eu tinha, pois achei a atenuação muito fraca.

Acabei de coletar FG e tá 1.043 no refratômetro...
Corrigida no Brewking a FG é: 1.034.
ABV: 2.6% Vol.

Mas já está no 7° dia de fermentação.
Lembrando que a OG é 1.054.

Por que a FG aumentou 3 pontos, antes era 1.040 e agora está em 1.043... o que aconteceu?
 
Já fazem 2 dias que acabei adicionando no fermentador um pouco de lama lavada que eu tinha, pois achei a atenuação muito fraca.

Acabei de coletar FG e tá 1.043 no refratômetro...
Corrigida no Brewking a FG é: 1.034.
ABV: 2.6% Vol.

Mas já está no 7° dia de fermentação.
Lembrando que a OG é 1.054.

Por que a FG aumentou 3 pontos, antes era 1.040 e agora está em 1.043... o que aconteceu?
Devido a lama que vc acrescentou. Nunca fiz isso, de lavar a lama e adicionar depois. Do meu ponto de vista parece ser um lance que aumenta a chance de algo dar errado. Se essa lama estivesse "boa" deveria ter iniciado uma fermentação logo no primeiro dia.
Quando vou reutilizar lama, costumo programar a brassagem para um dia antes de retirar a breja pronta do fermentador. Daí no dia, apenas passo a breja pro keg e jogo o outro mosto por cima da lama. Em cerca de 6 horas já tem atividade.
Lembrando que:
- nunca reutilizei lama de brejas que levam DH;
- como a breja anterior estava em cold, costumo após encher o keg deixar o fermentador que está com a lama lacrado, em temperatura ambiente por umas 4-5 horas antes de colocar o novo mosto em cima. Este, entra no fermentador entre 24 e 30°;
- o máximo de vezes que já utilizei sem notar mudanças na breja foram 4 vezes. Na quinta vez já eram nítidas algumas diferenças.
 
Já fazem 2 dias que acabei adicionando no fermentador um pouco de lama lavada que eu tinha, pois achei a atenuação muito fraca.

Acabei de coletar FG e tá 1.043 no refratômetro...
Corrigida no Brewking a FG é: 1.034.
ABV: 2.6% Vol.

Mas já está no 7° dia de fermentação.
Lembrando que a OG é 1.054.

Por que a FG aumentou 3 pontos, antes era 1.040 e agora está em 1.043... o que aconteceu?
Eu particularmente não uso essas calculadoras e refratômetro para medir mosto fermentado.. refratômetro apenas para primeiro mosto, pré e pós fervura. Após inocular, recomendo usar um densímetro mesmo.
 
Back
Top