• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

A temperatura que não caiu após eu adicionar o malte

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

alvarofisica

Well-Known Member
Afiliado
5/11/18
Mas o refratômetro nã faz a correção automaticamente?
Como fazer a correção? Eu não sei!!!
Tem várias calculadoras cervejeiras por aí, eu gosto do aplicativo Brewking.

Mas todas são parecidas é só colocar a OG e a medição do refratômetro que ela da o valor corrigido.

Lembra do que só é necessário fazer isso após o início da fermentação já que é o álcool que gera esse desvio na medicação.

Como o colega disse acima mesmo com a correção o refratômetro não é tão preciso com um densímetro para medidas de FG mas eu não me importo tanto com precisão

DanielDant

Active Member
Afiliado
13/7/17
Amigão, dica do Eddie: essas temperaturas de receitas de outras pessoas raramente vão bater. Recomendo, aquecer a água andes de botar o malte até no máximo 2° acima da primeira rampa... Se tiver dúvidas, aqueça até a temperatura de mostura, mantenha o fogo ligado e coloque os maltes. Controle a partir daí.
Dica de ouro!!!

DanielDant

Active Member
Afiliado
13/7/17
Hoje fazem 4 dias que a APA está fermentando... colhi uma amostra do mosto pra ver se tá havendo atenuação.
OG 1.054
FG 1.040 -> depois de 4 dias... medi agorinha.

Parece que tá meio devagar, não acham?
Celio, não acredito que o lance da temperatura iria afetar a atenuação da sua cerveja, uma vez que a temeperatura não era alta o suficiente para inativar as enzimas, o que eu acredito que pode acontecer é alterar o sabor que a sua cervja terá, uma vez que essa temperatura desativaria algumas enzimas que aturariam a 66°C, deixando outras que atuariam nessa temperatura maior. Só isso.

Isso não quer dizer tb que a sua cerva vai ficar ruim.

Depois conta pra gente o resultado final.

Afiliado
15/9/20
Olá, amigos cervejeiros!

Bassei uma American Pale Ale e tive um problema com a temperatura.

O problema está nesta parte da receita:
"Separar para mostura: 10 litros de água a 74°C.
Adicione o malte 2,5 quilos. Esperar a temperatura estabilizar em 66°C."

Aconteceu que a temperatura não caiu após adicionar os grãos, tive que esperar um tempão até a temperatura chegar a 66°C.

A temperatura ambiente estava em 27°C
O que pode ter acontecido?
É normal isso?

Antecipadamente agradeço muito a todos que responderem!!!
Vou dar um leve pitaco sobre um ponto que não foi abordado, afinal a galera já falou sobre os impactos das rampas e tals: muitas vezes eu noto diferença de temperatura na panela e acabo usando dois termômetros, além de mexer de tempos em tempos. Já me aconteceu de ficar "desesperado" quando a temperatura continuava alta após colocar o malte, aí depois de uma mexida boa, tudo se acertava, rs. Mas uma coisa q aprendi lendo dicas da galera aqui é que o importante é fazer a breja. Ou seja, se ficar com um pouco mais de corpo, um pouco menos de álcool, mais escura, menos amarga etc, o importante é que saia breja! Geralmente eu noto que fiquei mais preocupado do que deveria após ver o resultado final, nas vezes que aconteceu algo diferente do esperado... Aí, na próxima, eu uso as dicas da galera e assim vai. Boas brejas! 🍻🍻🍻

Carlos Cadamuro

Well-Known Member
Afiliado
3/4/19
Vou dar um leve pitaco sobre um ponto que não foi abordado, afinal a galera já falou sobre os impactos das rampas e tals: muitas vezes eu noto diferença de temperatura na panela e acabo usando dois termômetros, além de mexer de tempos em tempos. Já me aconteceu de ficar "desesperado" quando a temperatura continuava alta após colocar o malte, aí depois de uma mexida boa, tudo se acertava, rs. Mas uma coisa q aprendi lendo dicas da galera aqui é que o importante é fazer a breja. Ou seja, se ficar com um pouco mais de corpo, um pouco menos de álcool, mais escura, menos amarga etc, o importante é que saia breja! Geralmente eu noto que fiquei mais preocupado do que deveria após ver o resultado final, nas vezes que aconteceu algo diferente do esperado... Aí, na próxima, eu uso as dicas da galera e assim vai. Boas brejas! 🍻🍻🍻
Penso parecido Thiago, parabéns pela posição!

ximenest

New Member
Afiliado
18/6/13
Olá, pessoal... eu tenho uma fórmula pra calcular a temperatura da água antes de adicionar os grãos (Strike Water Temperature). PARA MIM tem dado certo há alguns anos, mas recomendo que testem e ajustem caso necessário.
Pra calcular, leva em conta as variáveis: Quantidade de malte (kg), volume de água (l), temperatura desejada, temperatura do malte (uso a temperatura ambiente).
Tenho ela há muito tempo, e não me recordo de onde peguei a fórmula para citar a fonte.
Segue anexo uma planilha que montei no excel onde faço o cálculo.

Lembre-se de adicionar o malte moído e dar uma boa mexida antes de medir a temperatura.

Attachments

Celio Rubens

Member
Afiliado
13/1/21
Olá, pessoal... eu tenho uma fórmula pra calcular a temperatura da água antes de adicionar os grãos (Strike Water Temperature). PARA MIM tem dado certo há alguns anos, mas recomendo que testem e ajustem caso necessário.
Pra calcular, leva em conta as variáveis: Quantidade de malte (kg), volume de água (l), temperatura desejada, temperatura do malte (uso a temperatura ambiente).
Tenho ela há muito tempo, e não me recordo de onde peguei a fórmula para citar a fonte.
Segue anexo uma planilha que montei no excel onde faço o cálculo.

Lembre-se de adicionar o malte moído e dar uma boa mexida antes de medir a temperatura.
Agradeço muito por compartilhar o "Strike Water Temperature".

Muito obrigado!

Celio Rubens

Member
Afiliado
13/1/21
Já fazem 2 dias que acabei adicionando no fermentador um pouco de lama lavada que eu tinha, pois achei a atenuação muito fraca.

Acabei de coletar FG e tá 1.043 no refratômetro...
Corrigida no Brewking a FG é: 1.034.
ABV: 2.6% Vol.

Mas já está no 7° dia de fermentação.
Lembrando que a OG é 1.054.

Por que a FG aumentou 3 pontos, antes era 1.040 e agora está em 1.043... o que aconteceu?

EDGAR LOUZANO VERDILE

Well-Known Member
Afiliado
29/12/19
Já fazem 2 dias que acabei adicionando no fermentador um pouco de lama lavada que eu tinha, pois achei a atenuação muito fraca.

Por que a FG aumentou 3 pontos, antes era 1.040 e agora está em 1.043... o que aconteceu?
Devido a lama que vc acrescentou. Nunca fiz isso, de lavar a lama e adicionar depois. Do meu ponto de vista parece ser um lance que aumenta a chance de algo dar errado. Se essa lama estivesse "boa" deveria ter iniciado uma fermentação logo no primeiro dia.
Quando vou reutilizar lama, costumo programar a brassagem para um dia antes de retirar a breja pronta do fermentador. Daí no dia, apenas passo a breja pro keg e jogo o outro mosto por cima da lama. Em cerca de 6 horas já tem atividade.
Lembrando que:
- nunca reutilizei lama de brejas que levam DH;
- como a breja anterior estava em cold, costumo após encher o keg deixar o fermentador que está com a lama lacrado, em temperatura ambiente por umas 4-5 horas antes de colocar o novo mosto em cima. Este, entra no fermentador entre 24 e 30°;
- o máximo de vezes que já utilizei sem notar mudanças na breja foram 4 vezes. Na quinta vez já eram nítidas algumas diferenças.

EDGAR LOUZANO VERDILE

Well-Known Member
Afiliado
29/12/19

Eu particularmente não uso essas calculadoras e refratômetro para medir mosto fermentado.. refratômetro apenas para primeiro mosto, pré e pós fervura. Após inocular, recomendo usar um densímetro mesmo.