A Rapadura substitui o Candy Sugar numa Cerveja Belga ?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

carloslyrio

Active Member
Joined
Jun 23, 2014
Messages
35
Reaction score
4
Estou querendo fazer uma dubel ou tripel aqui e estou pensando em utilizar ao invés do candy sugar a famosa rapadura de gengibre. Será que fica bom/??
 
Buenas amigo, cada um tem as suas características, se quiser ser fiel ao estilo utiliza candy, mas vale a experiência, se conseguir dividir o mesmo lote em 2
fermentadores e utilizar um em cada, vai conseguir encontrar qual é o melhor para o teu paladar.
Lembrando que Dubel/Quadrupel utiliza um candy escuro, e em Blond/Tripel usa-se candy claro, alguns até utilizam açúcar direto.
 
Já fiz uma, e utilizei rapadura.
O resultado é bem legal, mas tem algumas coisas que eu mudaria para uma próxima brassagem.

A dica é, se você for utilizar açúcar, seja a rapadura ou candy, eu diluiria e adicionaria alguns dias após o início da fermentação (ou até no final da fermentação). Isto faz com que a levedura consuma primeiro o açúcar extraído do malte, e depois o açúcar adicionado. Se você adicionar o açúcar a fervura, a levedura irá consumir o açúcar menos complexo primeiro, e posteriormente, o açúcar mais complexo. Pode ser que neste estágio a levedura não consuma os açúcares mais complexos, que são extraídos do malte, e você tenha um problema de atenuação.

Sobre a rapadura de gengibre, acho que fugiria um pouco do estilo, mas se você deseja um estilo próprio, manda ver.
 
Posso fazer um candy com AÇUCAR DEMERARA?

Não tenho experiência quanto ao demerara, mas creio que possa sim. O original é feito com açúcar de beterraba.

Certamente tem gente que faz candy caseiro e dá certo, mas a minha única experiência nisso foi fiasco total. A lição que tirei foi que você tem que ter um controle rigoroso da temperatura no estágio final, algo que só se consegue após muitas tentativas erradas, basta um pequeno vacilo e ele carameliza. Foi o que aconteceu comigo, pra piorar esfumaçou deixando um cheiro impregnado por quase uma semana, a onça lá de casa quase me devorou.....

Depois dessa tentativa frustrada eu passei a comprar o candy pronto.
 
Não tenho experiência quanto ao demerara, mas creio que possa sim. O original é feito com açúcar de beterraba.

Certamente tem gente que faz candy caseiro e dá certo, mas a minha única experiência nisso foi fiasco total. A lição que tirei foi que você tem que ter um controle rigoroso da temperatura no estágio final, algo que só se consegue após muitas tentativas erradas, basta um pequeno vacilo e ele carameliza. Foi o que aconteceu comigo, pra piorar esfumaçou deixando um cheiro impregnado por quase uma semana, a onça lá de casa quase me devorou.....

Depois dessa tentativa frustrada eu passei a comprar o candy pronto.
OK, colega, vou continuar a pesquisar e depois posto o resultado
 
CAROS COLEGAS, sou novo no fórum e necessito de ajuda para tentar fazer um clone da Westveteren 12. Por onde começar?
Para ter uma ideia leia no forum do homebrewtalk gringo os posts do Saq. Ele tem um ótimo clone da famosa trapista.
Tem também o clone elaborado pela Candi Syrup no site deles somente com malte base e o candi syrup D180.
Com demerara ficará uma quadrupel legal, mas não será mais um clone da Westvleteren.
 
Back
Top