A que temperatura o primming de Ales é parado? (Clone Malzebier c/ muito açúcar)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

De Niro

Active Member
Joined
Feb 7, 2019
Messages
32
Reaction score
19
Location
curitiba
Olá cervejeiros, bom dia.

Estou fazendo uma clone da Malzebier da Brahma para meu sogro.

Fiz uma pale ale bem leve e agora meus planos são adicionar corante caramelo4 e MUITO açúcar.

Sei que ao adicionar esse excesso de açucar estarei criando bombas nas garrafas. Pretendo acompanhar o primming nas garrafas com manômetro e quando chegar a uma determinada pressão coloca-las na geladeira, para parar a refermentação.

Minha pergunta: A qual temperatura devo ajustar a geladeira, para ter certeza que não terei garrafas explodindo dentro dela? A qual temperatura as leveduras ALE (US04/US05) páram a fermentação?

Obrigado.
 
Minha pergunta: A qual temperatura devo ajustar a geladeira, para ter certeza que não terei garrafas explodindo dentro dela? A qual temperatura as leveduras ALE (US04/US05) páram a fermentação?

Não sei vou ajudar ou atrapalhar, mas vamos lá...

Primeiro ponto que vejo é que você quer deixar a cerveja final adocicada mas está tomando um caminho muito perigoso. Meu conselho é você pesquisar mais sobre como fazer cervejas de FG elevada. Existem várias formas, a mais simples seria fazer um mosto pouco fermentável, brassando em temperatura elevada (não sei ao certo, mas talvez 70/72c), para que você leve para o fermentador um mosto com uma grande quantidade de açucares não fermentáveis. Desse modo, a levedura não vai conseguir comer todo o açúcar no fermentador, nem na garrafa... e você pode fazer o priming normalmente, considerando, ainda, que também está adicionando caramelo (que vai fermentar e que por isso deve ser incluído na conta do priming).

Além dessa, existem outras formas de fazer cerveja adocicada, tal como a adição de lactose e tal... mas pode ser que saia um pouco do caminho que você quer. Ainda assim, aconselho fortemente que pesquise mais um pouco sobre essas técnicas e que não entre nessa furada de fazer (ainda mais conscientemente) bombas caseiras. Isso pode provocar um acidente muito grave!

Dito isso, passo ao outro ponto. Não existe temperatura segura para "encerrar" a fermentação na garrafa e evitar explosão... pois pode até ser que você condicione em baixa temperatura e que fique tudo bem num primeiro momento, mas ao tirar essa garrafa da geladeira para dar para alguém, ao esquecer uma garrafa fora da geladeira por N motivos, ou qualquer vacilo que role, a cerveja voltará a fermentar (carbonatar) e você estará expondo você, sua família ou outros ao risco de explosão... Além disso, cabe dizer que não é garantido que em baixa temperatura (tipo 4c, 5c ou mesmo menos) a levedura cesse totalmente sua atividade, o que pode fazer com que a cerveja continue fermentando lentamente e, ao longo, você tenha problemas.

Por fim, se nada disso que eu falei te serve e você quer fazer de qualquer jeito da forma que você falou, meu conselho é o seguinte: colocou suas bombas por conta e risco para carbonatar (lembre-se que não há garantia de que a carbonatação vai ocorrer por igual em todas as garrafas, ou seja, umas podem explodir antes da garrafa que está com o manômetro chegar no seu "target"), atingiu o valor esperado, em vez de geladeira, parta para a PASTEURIZAÇÃO... procure na internet sobre técnicas de pasteurização caseira (a maioria consiste em "cozinhar" as garrafas em baixa temperatura por X tempo)... pois só assim você vai MATAR as leveduras e garantir que o processo de carbonatação (fermentação) seja interrompido.

De qualquer outro modo, o risco é elevado.
 
Back
Top