• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

A inalcançável Pilsner Urquell

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

gabrielskin

Well-Known Member
Afiliado
15/9/20
Ola
Nunca fiz lager, então desculpa se estou sendo intrometido, mas a essa cerveja que vcs estao clonando não pede light struck?
Vcs estão fazendo sem? Não precisa?
Imagina! Fórum é pra tirar dúvida mesmo. A urquell não costuma ter lightstruck, ao menos não que eu saiba...geralmente as que apresentam lightstruck são cervejas de garrafas verdes/transparentes, que ficam mais suscetíveis à luz...heineken, corona, becks...em algumas, como heineken e becks, é presente até mesmo na lata, indicando que eles submetem à luz propositalmente em alguma parte do processo de produção. Abraços!

bduque

Active Member
Afiliado
8/5/20
Mas ela é de garrafa verde e li que justamente é um dos melhores exemplode lightstruck3398780A-896B-4295-B9DF-6866D12CC51E.jpeg

Eu fiz intercâmbio pra República Tcheca há 20 anos atrás (nada a ver com o assunto né) Particularmente prefiro a ceske budvar, que não é de garrafa verde.
Certeza que nao precisa de lightstruck?

gabrielskin

Well-Known Member
Afiliado
15/9/20
Tou sabendo pouco, então! Sempre tomei a urquell em garrafa âmbar no Brasil. Sempre oxidada pra caramba, a ponto de ter parado de tentar tomar uma decente, mas nunca notei lightstruck. Com papelão, metálico, mas nunca lightstruck...não sabia que tinha exemplar dela em garrafa verde! Abraços

bduque

Active Member
Afiliado
8/5/20
Só vi com garrafa Ambar agora pq vc comentou e eu fui procurar no google
Lá na República Tcheca só vende em garrafa verde. Apesar de que nunca comprei garrafa, tomava só chopp. Já comprei outras bohemian pislner tchecas aqui no Brasil, mas eram todas em garrafa verde. Uma vez tomei um pilsner tcheca (não era a urquell) na Espanha, de um dono de bar eslovaco, casado com uma tcheca. Ele reclamava que perdia muito do sabor no transporte. Lá na tcheca tem fábricas de cerveja a rodo. A galera sempre prefere a das cidades mais próximas. Na época eu nem sabia que existia ale e lager. Ainda tenho contato com o pessoal de lá, mas acho que não compensa importar insumos. Mas quando voltar lá, experimentarei brassar com insumos frescos locais. Por enquanto é sonhar e tomar minhas ales, que já estão deliciosas!

recomendo a quem está fazendo o clone experimentar dar lightstruck, se quer realmente chegar lá. Mas recomendo tb tentar tomar uma ceske budvar, que na minha humilde opinião é mais saborosa

boas brassagens!!

Flasenar

New Member
Afiliado
24/1/20
Não, a receita da página 2 ainda está utilizando decocção. Já abandonei esse método por ser muito trabalhoso...

Resumo da minha receita atual :

Volume final 50 litros

10 kg de malte pilsen
1 kg de malte melanoidina
150 g de lúpulo saaz
fermento líquido WLP800 propagado

60min a 64°C
30min a 68°C
20min a 78°C

Fervura de 90min
40g de saaz antes do início da fervura
40g de saaz aos 45min de fervura
70g de saaz no início do resfriamento

OG 1,045
FG 1,014

Fermentação a 10°C
Descanso do diacetil por 5 dias no terço final da fermentação, em temperatura ambiente
Baixa a temperatura pra 0°C e deixa pelo tempo de maturação, ou deixa alguns dias pra sedimentar o fermento e trasfega pra maturação, por 2 meses (eu não aguento esperar e bebo com 30 dias de maturação.... já está bem arredondada)
Boa noite.
Para essa receita vc fez ajustes na agua? Se sim, poderia disponibilizar os valores finais de sulfato, cloreto, magnésio e bicarbonato?